Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Adolf Lutz Keller
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA13 - Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo.
Objetivos específicos
Resolver, em grupos, exercícios envolvendo as relações métricas em triângulos retângulos através da brincadeira Caça ao Tesouro.
Conceito-chave
Relações métricas no triângulo retângulo.
Recursos necessários
Exercícios de retomada - um por grupo (no mínimo).
Exercícios do caça ao tesouro já “escondidos” pela escola em locais pré definidos - um por grupo.
Código: MAT9_14GEO06
(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.
AULA 04
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes