19199
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - Acompanhando de perto um processo de impressão

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre Planejar a visitação em uma gráfica, jornal, museu ou outra instituição para compreender como ocorre a impressão através do acompanhamento de todo o processo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

Para que esse plano de aula seja realizado fora da escola, oriente que algum adulto faça a realização da atividade com a criança e peça para que assistam ao vídeo a seguir: “A HISTÓRIA DA IMPRESSÃO 2015". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2645Scfct54. Acesso em: 03 abril. 2020.

Em seguida, peça para conversarem sobre as diferentes formas de impressão vistas no vídeo. Proponha à família a produção impressa de uma ideia e/ou mensagem que eles gostariam de transmitir. Sugira que escolham diferentes tipos de materiais para confecção de “carimbos caseiros”, como folhas de árvores, pedras e outros recursos da natureza, sucatas, objetos com diferentes texturas, rolha de vinho, materiais de madeira etc. Também tinta, papel ou tecido para impressão.

Oriente que façam juntos um planejamento de como esses recursos serão aplicados e não esqueçam qual mensagem pretendem transmitir. Agora, mão na massa! Lembre-os de aproveitarem para se divertir juntos!

Sugestão Enviada Por: Cibele Kimura


Código: EDE1_04UND02

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 1º ano:

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas