Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.
Objetivos específicos
Resolver situação-problema envolvendo comparação e equivalência de valores monetários em situações de compra e venda.
Conceito-chave
equivalência- comparação de valores- valores monetários- compra- venda- situações-problema.
Recursos necessários
- Atividades impressa.
- Lápis e borracha.
- Caderno.
- Dinheiro fictício impresso.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula. Acesse aqui para saber Sobre o Plano.
Aquecimento.
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Inicie a aula, registrando dois questionamentos na lousa ou projete o slide. E peça que eles respondam oralmente. Para que eles possam responder, entregue o dinheiro fictício.
Propósito: Retomar os conhecimentos sobre comparação e equivalência de valores.
Discuta com a turma:
- De que maneira, eu posso elaborar descobrir quanto eu consigo comprar algo com o valor que eu tenho em mãos?
- Usando o dinheiro eu consigo pensar em uma estratégia?
Aquecimento.
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Coletivamente, registre no quadro uma ou duas estratégia diferentes elaborada por eles. Peça que eles expliquem como resolveram e escreva na lousa a estratégia. Destaque a ideia de que podemos usar o dinheiro para ajudar no cálculo ou recorrer às operações de adição ou multiplicação.
Propósito: Retomar os conhecimentos sobre comparação e equivalência de valores.
Discuta com a turma:
- O que foi essencial para resolver os questionamentos?
- As operações também facilitam?
Atividade principal.
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Convide a turma a resolver uma situação-problema.
Propósito: Resolver situação-problema envolvendo comparação e equivalência de valores monetários em situações de compra e venda.
Atividade principal.
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Forme duplas, escolha com base nos níveis de aprendizagem, para garantir as trocas.Entregue a atividade impressa.Informe que eles irão resolver a situação-problema usando o dinheiro fictício para auxiliar na elaboração das estratégias.A proposta é que eles desenvolvam a ideia de comparar os valores e perceber se o valor que tem em mãos é necessário para efetuar a compra e o quanto ele pode comprar. Pois, esse tipo de situação ocorre no dia-a-dia, quando uma criança vai no mercadinho e quer comprar, por exemplo, todo o dinheiro que tem de pirulito. Para isso, é necessário que ele saiba elaborar estratégias para calcular a quantidade que ele pode comprar e escolher a melhor proposta de venda. Acompanhe as duplas, observem as interações e se necessário faça intervenções de maneira que eles usem o dinheiro, apoiem-se nas ideias de equivalência entre os valores monetários.Veja o guia de intervenção.
Propósito: Resolver situação-problema envolvendo comparação e equivalência de valores monetários em situações de compra e venda.
Discuta com a turma:
- Ao fazer a leitura do problema, o que podemos fazer para ajudar na resolução? (Espera-se que eles atentem-se para destacar os dados mais importantes).
- Na elaboração das estratégias, usar o dinheiro ajuda?
- Podemos também usar as operações, como a multiplicação?
Discussão da solução. Slide ( 7 e 8).
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Escolha duplas que elaboraram estratégias diferentes e peça que elas registre na lousa suas estratégias. Permita que a dupla, explique como construiu a resolução, de maneira, que os colegas compreendam com é possível resolver o problema, com abordagens diferentes de resoluções. As duplas, podem optar por resolver utilizando as operações de adição e subtração.
Propósito: Socializar as diferentes estratégias elaboradas pela turma.
Discuta com a turma:
- O que João precisaria para comprar todas as cartelas?
- E, se ele tivesse R$ 100,00, quantas cartelas ele poderia comprar?
Discussão da solução. Slide ( 7 e 8).
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Outra possibilidade de resolução que pode ser apresentada por eles é pela decomposição do valor de R$ 50,00, usando as cédulas de R$ 10,00. Decompondo o valor e a cada R$ 20,00 equivalem a 2 cartelas. Caso a turma não apresente as resoluções ou apenas uma estratégia, explore outras possibilidades, garantindo que todos tenham compreendido.Veja a resolução da atividade.
Propósito: Socializar as diferentes estratégias elaboradas pela turma.
Discuta com a turma:
- O que João precisaria para comprar todas as cartelas?
- Quais outras combinações de cédulas vocês poderiam usar para decompor o valor de R$ 50,00 ?
- Por qual valor Daniel poderia vender suas cartelas para que João conseguisse comprar todas as 6 cartelas?
Encerramento.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete o slide ou registre o resumo da aula na lousa. Destaque que podemos usar estratégias diferentes para saber quanto podemos comprar com um determinado valor.Em muitas situações, teremos que saber se o dinheiro que temos será suficiente para comprar o que desejamos.
Propósito: Retomar os conhecimentos explorados durante à aula.
Raio X.
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Individualmente, entregue a atividade e peça que depois da leitura, destaquem os dados importantes do problema. Informe que eles podem utilizar as estratégias que foram socializadas e as cédulas e moedas para auxiliarem na elaboração da estratégia deles. A proposta é que ele usem os conhecimentos de equivalência e a comparação para resolverem a atividade.No momento da resolução, peça que um ou dois apresentem as estratégias. Veja a resolução da atividade. Proponha mais atividades complementares para turma, podendo a tarefa ser enviada para ser feita em casa ou novamente em dupla.
Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno.
Materiais complementares :