18011
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Resolução de situações-problema envolvendo situações de compra e venda

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do EF sobre Resolução de situações-problema envolvendo situações de compra e venda

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Objetivos específicos

Resolver situação-problema envolvendo comparação e equivalência de valores monetários em situações de compra e venda.

Conceito-chave

equivalência- comparação de valores- valores monetários- compra- venda- situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressa.
  • Lápis e borracha.
  • Caderno.
  • Dinheiro fictício impresso.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula. Acesse aqui para saber Sobre o Plano.

Aquecimento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Inicie a aula, registrando dois questionamentos na lousa ou projete o slide. E peça que eles respondam oralmente. Para que eles possam responder, entregue o dinheiro fictício.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre comparação e equivalência de valores.

Discuta com a turma:

  • De que maneira, eu posso elaborar descobrir quanto eu consigo comprar algo com o valor que eu tenho em mãos?
  • Usando o dinheiro eu consigo pensar em uma estratégia?

Aquecimento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Coletivamente, registre no quadro uma ou duas estratégia diferentes elaborada por eles. Peça que eles expliquem como resolveram e escreva na lousa a estratégia. Destaque a ideia de que podemos usar o dinheiro para ajudar no cálculo ou recorrer às operações de adição ou multiplicação.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre comparação e equivalência de valores.

Discuta com a turma:

  • O que foi essencial para resolver os questionamentos?
  • As operações também facilitam?

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Convide a turma a resolver uma situação-problema.

Propósito: Resolver situação-problema envolvendo comparação e equivalência de valores monetários em situações de compra e venda.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Forme duplas, escolha com base nos níveis de aprendizagem, para garantir as trocas.Entregue a atividade impressa.Informe que eles irão resolver a situação-problema usando o dinheiro fictício para auxiliar na elaboração das estratégias.A proposta é que eles desenvolvam a ideia de comparar os valores e perceber se o valor que tem em mãos é necessário para efetuar a compra e o quanto ele pode comprar. Pois, esse tipo de situação ocorre no dia-a-dia, quando uma criança vai no mercadinho e quer comprar, por exemplo, todo o dinheiro que tem de pirulito. Para isso, é necessário que ele saiba elaborar estratégias para calcular a quantidade que ele pode comprar e escolher a melhor proposta de venda. Acompanhe as duplas, observem as interações e se necessário faça intervenções de maneira que eles usem o dinheiro, apoiem-se nas ideias de equivalência entre os valores monetários.Veja o guia de intervenção.

Propósito: Resolver situação-problema envolvendo comparação e equivalência de valores monetários em situações de compra e venda.

Discuta com a turma:

  • Ao fazer a leitura do problema, o que podemos fazer para ajudar na resolução? (Espera-se que eles atentem-se para destacar os dados mais importantes).
  • Na elaboração das estratégias, usar o dinheiro ajuda?
  • Podemos também usar as operações, como a multiplicação?

Discussão da solução. Slide ( 7 e 8). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Escolha duplas que elaboraram estratégias diferentes e peça que elas registre na lousa suas estratégias. Permita que a dupla, explique como construiu a resolução, de maneira, que os colegas compreendam com é possível resolver o problema, com abordagens diferentes de resoluções. As duplas, podem optar por resolver utilizando as operações de adição e subtração.

Propósito: Socializar as diferentes estratégias elaboradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • O que João precisaria para comprar todas as cartelas?
  • E, se ele tivesse R$ 100,00, quantas cartelas ele poderia comprar?

Discussão da solução. Slide ( 7 e 8). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Outra possibilidade de resolução que pode ser apresentada por eles é pela decomposição do valor de R$ 50,00, usando as cédulas de R$ 10,00. Decompondo o valor e a cada R$ 20,00 equivalem a 2 cartelas. Caso a turma não apresente as resoluções ou apenas uma estratégia, explore outras possibilidades, garantindo que todos tenham compreendido.Veja a resolução da atividade.

Propósito: Socializar as diferentes estratégias elaboradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • O que João precisaria para comprar todas as cartelas?
  • Quais outras combinações de cédulas vocês poderiam usar para decompor o valor de R$ 50,00 ?
  • Por qual valor Daniel poderia vender suas cartelas para que João conseguisse comprar todas as 6 cartelas?

Encerramento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete o slide ou registre o resumo da aula na lousa. Destaque que podemos usar estratégias diferentes para saber quanto podemos comprar com um determinado valor.Em muitas situações, teremos que saber se o dinheiro que temos será suficiente para comprar o que desejamos.

Propósito: Retomar os conhecimentos explorados durante à aula.

Raio X. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Individualmente, entregue a atividade e peça que depois da leitura, destaquem os dados importantes do problema. Informe que eles podem utilizar as estratégias que foram socializadas e as cédulas e moedas para auxiliarem na elaboração da estratégia deles. A proposta é que ele usem os conhecimentos de equivalência e a comparação para resolverem a atividade.No momento da resolução, peça que um ou dois apresentem as estratégias. Veja a resolução da atividade. Proponha mais atividades complementares para turma, podendo a tarefa ser enviada para ser feita em casa ou novamente em dupla.

Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno.

Discuta com a turma:

  • X
  • X
  • x

Materiais complementares :

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula. Acesse aqui para saber Sobre o Plano.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Objetivos específicos

Resolver situação-problema envolvendo comparação e equivalência de valores monetários em situações de compra e venda.

Conceito-chave

equivalência- comparação de valores- valores monetários- compra- venda- situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressa.
  • Lápis e borracha.
  • Caderno.
  • Dinheiro fictício impresso.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Inicie a aula, registrando dois questionamentos na lousa ou projete o slide. E peça que eles respondam oralmente. Para que eles possam responder, entregue o dinheiro fictício.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre comparação e equivalência de valores.

Discuta com a turma:

  • De que maneira, eu posso elaborar descobrir quanto eu consigo comprar algo com o valor que eu tenho em mãos?
  • Usando o dinheiro eu consigo pensar em uma estratégia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Coletivamente, registre no quadro uma ou duas estratégia diferentes elaborada por eles. Peça que eles expliquem como resolveram e escreva na lousa a estratégia. Destaque a ideia de que podemos usar o dinheiro para ajudar no cálculo ou recorrer às operações de adição ou multiplicação.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre comparação e equivalência de valores.

Discuta com a turma:

  • O que foi essencial para resolver os questionamentos?
  • As operações também facilitam?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Convide a turma a resolver uma situação-problema.

Propósito: Resolver situação-problema envolvendo comparação e equivalência de valores monetários em situações de compra e venda.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Forme duplas, escolha com base nos níveis de aprendizagem, para garantir as trocas.Entregue a atividade impressa.Informe que eles irão resolver a situação-problema usando o dinheiro fictício para auxiliar na elaboração das estratégias.A proposta é que eles desenvolvam a ideia de comparar os valores e perceber se o valor que tem em mãos é necessário para efetuar a compra e o quanto ele pode comprar. Pois, esse tipo de situação ocorre no dia-a-dia, quando uma criança vai no mercadinho e quer comprar, por exemplo, todo o dinheiro que tem de pirulito. Para isso, é necessário que ele saiba elaborar estratégias para calcular a quantidade que ele pode comprar e escolher a melhor proposta de venda. Acompanhe as duplas, observem as interações e se necessário faça intervenções de maneira que eles usem o dinheiro, apoiem-se nas ideias de equivalência entre os valores monetários.Veja o guia de intervenção.

Propósito: Resolver situação-problema envolvendo comparação e equivalência de valores monetários em situações de compra e venda.

Discuta com a turma:

  • Ao fazer a leitura do problema, o que podemos fazer para ajudar na resolução? (Espera-se que eles atentem-se para destacar os dados mais importantes).
  • Na elaboração das estratégias, usar o dinheiro ajuda?
  • Podemos também usar as operações, como a multiplicação?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Escolha duplas que elaboraram estratégias diferentes e peça que elas registre na lousa suas estratégias. Permita que a dupla, explique como construiu a resolução, de maneira, que os colegas compreendam com é possível resolver o problema, com abordagens diferentes de resoluções. As duplas, podem optar por resolver utilizando as operações de adição e subtração.

Propósito: Socializar as diferentes estratégias elaboradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • O que João precisaria para comprar todas as cartelas?
  • E, se ele tivesse R$ 100,00, quantas cartelas ele poderia comprar?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Outra possibilidade de resolução que pode ser apresentada por eles é pela decomposição do valor de R$ 50,00, usando as cédulas de R$ 10,00. Decompondo o valor e a cada R$ 20,00 equivalem a 2 cartelas. Caso a turma não apresente as resoluções ou apenas uma estratégia, explore outras possibilidades, garantindo que todos tenham compreendido.Veja a resolução da atividade.

Propósito: Socializar as diferentes estratégias elaboradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • O que João precisaria para comprar todas as cartelas?
  • Quais outras combinações de cédulas vocês poderiam usar para decompor o valor de R$ 50,00 ?
  • Por qual valor Daniel poderia vender suas cartelas para que João conseguisse comprar todas as 6 cartelas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete o slide ou registre o resumo da aula na lousa. Destaque que podemos usar estratégias diferentes para saber quanto podemos comprar com um determinado valor.Em muitas situações, teremos que saber se o dinheiro que temos será suficiente para comprar o que desejamos.

Propósito: Retomar os conhecimentos explorados durante à aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Individualmente, entregue a atividade e peça que depois da leitura, destaquem os dados importantes do problema. Informe que eles podem utilizar as estratégias que foram socializadas e as cédulas e moedas para auxiliarem na elaboração da estratégia deles. A proposta é que ele usem os conhecimentos de equivalência e a comparação para resolverem a atividade.No momento da resolução, peça que um ou dois apresentem as estratégias. Veja a resolução da atividade. Proponha mais atividades complementares para turma, podendo a tarefa ser enviada para ser feita em casa ou novamente em dupla.

Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno.

Discuta com a turma:

  • X
  • X
  • x

Materiais complementares :

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano