18011
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Resolução de situações-problema envolvendo situações de compra e venda

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do EF sobre Resolução de situações-problema envolvendo situações de compra e venda

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Objetivo 2. Aquecimento. 3. Atividade principal. 4. Discussão da solução. Slide ( 7 e 8). 5. Encerramento. 6. Raio X. Materiais e Atividades
download Baixar plano

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Objetivos específicos

Resolver situação-problema envolvendo comparação e equivalência de valores monetários em situações de compra e venda.

Conceito-chave

equivalência- comparação de valores- valores monetários- compra- venda- situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressa.
  • Lápis e borracha.
  • Caderno.
  • Dinheiro fictício impresso.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula. Acesse aqui para saber Sobre o Plano.

Aquecimento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Inicie a aula, registrando dois questionamentos na lousa ou projete o slide. E peça que eles respondam oralmente. Para que eles possam responder, entregue o dinheiro fictício.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre comparação e equivalência de valores.

Discuta com a turma:

  • De que maneira, eu posso elaborar descobrir quanto eu consigo comprar algo com o valor que eu tenho em mãos?
  • Usando o dinheiro eu consigo pensar em uma estratégia?

Aquecimento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Coletivamente, registre no quadro uma ou duas estratégia diferentes elaborada por eles. Peça que eles expliquem como resolveram e escreva na lousa a estratégia. Destaque a ideia de que podemos usar o dinheiro para ajudar no cálculo ou recorrer às operações de adição ou multiplicação.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre comparação e equivalência de valores.

Discuta com a turma:

  • O que foi essencial para resolver os questionamentos?
  • As operações também facilitam?

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Convide a turma a resolver uma situação-problema.

Propósito: Resolver situação-problema envolvendo comparação e equivalência de valores monetários em situações de compra e venda.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Forme duplas, escolha com base nos níveis de aprendizagem, para garantir as trocas.Entregue a atividade impressa.Informe que eles irão resolver a situação-problema usando o dinheiro fictício para auxiliar na elaboração das estratégias.A proposta é que eles desenvolvam a ideia de comparar os valores e perceber se o valor que tem em mãos é necessário para efetuar a compra e o quanto ele pode comprar. Pois, esse tipo de situação ocorre no dia-a-dia, quando uma criança vai no mercadinho e quer comprar, por exemplo, todo o dinheiro que tem de pirulito. Para isso, é necessário que ele saiba elaborar estratégias para calcular a quantidade que ele pode comprar e escolher a melhor proposta de venda. Acompanhe as duplas, observem as interações e se necessário faça intervenções de maneira que eles usem o dinheiro, apoiem-se nas ideias de equivalência entre os valores monetários.Veja o guia de intervenção.

Propósito: Resolver situação-problema envolvendo comparação e equivalência de valores monetários em situações de compra e venda.

Discuta com a turma:

  • Ao fazer a leitura do problema, o que podemos fazer para ajudar na resolução? (Espera-se que eles atentem-se para destacar os dados mais importantes).
  • Na elaboração das estratégias, usar o dinheiro ajuda?
  • Podemos também usar as operações, como a multiplicação?

Discussão da solução. Slide ( 7 e 8). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Escolha duplas que elaboraram estratégias diferentes e peça que elas registre na lousa suas estratégias. Permita que a dupla, explique como construiu a resolução, de maneira, que os colegas compreendam com é possível resolver o problema, com abordagens diferentes de resoluções. As duplas, podem optar por resolver utilizando as operações de adição e subtração.

Propósito: Socializar as diferentes estratégias elaboradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • O que João precisaria para comprar todas as cartelas?
  • E, se ele tivesse R$ 100,00, quantas cartelas ele poderia comprar?

Discussão da solução. Slide ( 7 e 8). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Outra possibilidade de resolução que pode ser apresentada por eles é pela decomposição do valor de R$ 50,00, usando as cédulas de R$ 10,00. Decompondo o valor e a cada R$ 20,00 equivalem a 2 cartelas. Caso a turma não apresente as resoluções ou apenas uma estratégia, explore outras possibilidades, garantindo que todos tenham compreendido.Veja a resolução da atividade.

Propósito: Socializar as diferentes estratégias elaboradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • O que João precisaria para comprar todas as cartelas?
  • Quais outras combinações de cédulas vocês poderiam usar para decompor o valor de R$ 50,00 ?
  • Por qual valor Daniel poderia vender suas cartelas para que João conseguisse comprar todas as 6 cartelas?

Encerramento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete o slide ou registre o resumo da aula na lousa. Destaque que podemos usar estratégias diferentes para saber quanto podemos comprar com um determinado valor.Em muitas situações, teremos que saber se o dinheiro que temos será suficiente para comprar o que desejamos.

Propósito: Retomar os conhecimentos explorados durante à aula.

Raio X. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Individualmente, entregue a atividade e peça que depois da leitura, destaquem os dados importantes do problema. Informe que eles podem utilizar as estratégias que foram socializadas e as cédulas e moedas para auxiliarem na elaboração da estratégia deles. A proposta é que ele usem os conhecimentos de equivalência e a comparação para resolverem a atividade.No momento da resolução, peça que um ou dois apresentem as estratégias. Veja a resolução da atividade. Proponha mais atividades complementares para turma, podendo a tarefa ser enviada para ser feita em casa ou novamente em dupla.

Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno.

Discuta com a turma:

  • X
  • X
  • x

Materiais complementares :

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula. Acesse aqui para saber Sobre o Plano.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Objetivos específicos

Resolver situação-problema envolvendo comparação e equivalência de valores monetários em situações de compra e venda.

Conceito-chave

equivalência- comparação de valores- valores monetários- compra- venda- situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressa.
  • Lápis e borracha.
  • Caderno.
  • Dinheiro fictício impresso.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Inicie a aula, registrando dois questionamentos na lousa ou projete o slide. E peça que eles respondam oralmente. Para que eles possam responder, entregue o dinheiro fictício.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre comparação e equivalência de valores.

Discuta com a turma:

  • De que maneira, eu posso elaborar descobrir quanto eu consigo comprar algo com o valor que eu tenho em mãos?
  • Usando o dinheiro eu consigo pensar em uma estratégia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Coletivamente, registre no quadro uma ou duas estratégia diferentes elaborada por eles. Peça que eles expliquem como resolveram e escreva na lousa a estratégia. Destaque a ideia de que podemos usar o dinheiro para ajudar no cálculo ou recorrer às operações de adição ou multiplicação.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre comparação e equivalência de valores.

Discuta com a turma:

  • O que foi essencial para resolver os questionamentos?
  • As operações também facilitam?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Convide a turma a resolver uma situação-problema.

Propósito: Resolver situação-problema envolvendo comparação e equivalência de valores monetários em situações de compra e venda.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Forme duplas, escolha com base nos níveis de aprendizagem, para garantir as trocas.Entregue a atividade impressa.Informe que eles irão resolver a situação-problema usando o dinheiro fictício para auxiliar na elaboração das estratégias.A proposta é que eles desenvolvam a ideia de comparar os valores e perceber se o valor que tem em mãos é necessário para efetuar a compra e o quanto ele pode comprar. Pois, esse tipo de situação ocorre no dia-a-dia, quando uma criança vai no mercadinho e quer comprar, por exemplo, todo o dinheiro que tem de pirulito. Para isso, é necessário que ele saiba elaborar estratégias para calcular a quantidade que ele pode comprar e escolher a melhor proposta de venda. Acompanhe as duplas, observem as interações e se necessário faça intervenções de maneira que eles usem o dinheiro, apoiem-se nas ideias de equivalência entre os valores monetários.Veja o guia de intervenção.

Propósito: Resolver situação-problema envolvendo comparação e equivalência de valores monetários em situações de compra e venda.

Discuta com a turma:

  • Ao fazer a leitura do problema, o que podemos fazer para ajudar na resolução? (Espera-se que eles atentem-se para destacar os dados mais importantes).
  • Na elaboração das estratégias, usar o dinheiro ajuda?
  • Podemos também usar as operações, como a multiplicação?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Escolha duplas que elaboraram estratégias diferentes e peça que elas registre na lousa suas estratégias. Permita que a dupla, explique como construiu a resolução, de maneira, que os colegas compreendam com é possível resolver o problema, com abordagens diferentes de resoluções. As duplas, podem optar por resolver utilizando as operações de adição e subtração.

Propósito: Socializar as diferentes estratégias elaboradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • O que João precisaria para comprar todas as cartelas?
  • E, se ele tivesse R$ 100,00, quantas cartelas ele poderia comprar?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Outra possibilidade de resolução que pode ser apresentada por eles é pela decomposição do valor de R$ 50,00, usando as cédulas de R$ 10,00. Decompondo o valor e a cada R$ 20,00 equivalem a 2 cartelas. Caso a turma não apresente as resoluções ou apenas uma estratégia, explore outras possibilidades, garantindo que todos tenham compreendido.Veja a resolução da atividade.

Propósito: Socializar as diferentes estratégias elaboradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • O que João precisaria para comprar todas as cartelas?
  • Quais outras combinações de cédulas vocês poderiam usar para decompor o valor de R$ 50,00 ?
  • Por qual valor Daniel poderia vender suas cartelas para que João conseguisse comprar todas as 6 cartelas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete o slide ou registre o resumo da aula na lousa. Destaque que podemos usar estratégias diferentes para saber quanto podemos comprar com um determinado valor.Em muitas situações, teremos que saber se o dinheiro que temos será suficiente para comprar o que desejamos.

Propósito: Retomar os conhecimentos explorados durante à aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Individualmente, entregue a atividade e peça que depois da leitura, destaquem os dados importantes do problema. Informe que eles podem utilizar as estratégias que foram socializadas e as cédulas e moedas para auxiliarem na elaboração da estratégia deles. A proposta é que ele usem os conhecimentos de equivalência e a comparação para resolverem a atividade.No momento da resolução, peça que um ou dois apresentem as estratégias. Veja a resolução da atividade. Proponha mais atividades complementares para turma, podendo a tarefa ser enviada para ser feita em casa ou novamente em dupla.

Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno.

Discuta com a turma:

  • X
  • X
  • x

Materiais complementares :

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade do Raio X

Slide Plano Aula
  • Para o professor
  • Documento

    Resolução da atividade principal

  • Documento

    Resolução da atividade complementar

  • Documento

    Resolução do raio x

  • Documento

    Guia de intervenções

  • Para o aluno
  • Documento

    Atividade principal

  • Documento

    Atividade complementar

  • Documento

    Atividade raio X


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Resolução de situações-problema envolvendo valores monetário...

AULA 03

Elaborando situações-problema envolvendo valores monetários.

AULA 04

Situação-problema envolvendo sistema monetário: o valor que ...

AULA 05

Situação-problema envolvendo sistema monetário:por quais pro...

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Uso Social do Calendário

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigando unidades de medidas não padronizadas

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Como posso medir a parede da sala de aula?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Dia, horas e minutos

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Horas, minutos e segundos

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Horas e minutos

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogando com área

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Contando copos

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Dominando a Área

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medidas de Superfície

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Combate de Superfícies

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medida de capacidade: litro

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Intervalo de tempo/calendário

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medindo com régua

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Cápsula do Tempo- Medidas de comprimento e massa

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Litro e mililitro

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medida de massa: quilograma

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Quanto pesa sua mochila?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Quais as medidas?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Aproximação inicial do conceito de área

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Caça Grandezas

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Situação-problema envolvendo sistema monetário: o valor que vou pagar está correto?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Situação-problema envolvendo sistema monetário:por quais produtos eu posso trocar?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Elaborando situações-problema envolvendo valores monetários.

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Plano Aula Relacionado por Eixo Medindo com régua

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

3º ano / Matemática / Números

Localizar números na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Operações na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Analisando a reta numerada

3º ano / Matemática / Álgebra

Transitividade da igualdade 1

3º ano / Matemática / Números

Divisão Equitativa

3º ano / Matemática / Números

Diferentes estratégias para o cálculo da adição

3º ano / Matemática / Números

Estratégias não convencionais de cálculos

3º ano / Matemática / Números

Estratégias pessoais para o cálculo da multiplicação

3º ano / Matemática / Números

Fatos Fundamentais da multiplicação - Tabuada 1

3º ano / Matemática / Números

Fatos Fundamentais da multiplicação - Tabuada 2

3º ano / Matemática / Números

Multiplicação - Tabela Pitagórica e suas regularidades

3º ano / Matemática / Números

Comparar e ordenar números naturais até quatro algarismos

3º ano / Matemática / Números

Representação e comparação dos números naturais

3º ano / Matemática / Números

Leitura e escrita dos números até quatro algarismos

3º ano / Matemática / Geometria

E agora! É paralelepípedo ou cubo?

3º ano / Matemática / Números

Estratégias não convencionais para o cálculo da multiplicação

3º ano / Matemática / Números

Regularidades que facilitam a memorização da tabuada - propriedade comutativa

3º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada

3º ano / Matemática / Números

Resolução de Problemas de Combinação

3º ano / Matemática / Números

Resolução de Problemas de disposição retangular

3º ano / Matemática / Números

Divisão com ideia de medir

3º ano / Matemática / Geometria

Identificando figuras congruentes

3º ano / Matemática / Números

Divisão com resto 0

3º ano / Matemática / Números

Divisão equitativa com resto diferente de 0

3º ano / Matemática / Álgebra

Batalha dos dados - Etapa I

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA24 da BNCC

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Situação-problema envolvendo sistema monetário: o valor que vou pagar está correto?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Situação-problema envolvendo sistema monetário:por quais produtos eu posso trocar?

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Elaborando situações-problema envolvendo valores monetários.

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Resolução de situações-problema envolvendo valores monetários

3º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Resolução de situações-problema envolvendo situações de compra e venda

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Matemática 1º ANO Matemática 2º ANO Matemática 3º ANO Matemática 4º ANO Matemática 5º ANO Matemática 6º ANO Matemática 7º ANO Matemática 8º ANO Matemática 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann