18010
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Construções Geométricas na malha pontilhada

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do EF sobre Construções Geométricas na malha pontilhada

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA16 - Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

EF06MA16 - Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial;

Objetivos específicos

Relacionar a área de uma figura geométrica plana com as vistas ortogonais de uma figura geométrica não plana.

Conceito-chave

Construir vistas ortogonais de figuras geométricas não planas utilizando malha pontilhada e conceitos de perspectivas.

Conhecimentos Prévios

Representações de figuras geométricas no plano.

Representação de vistas ortogonais.

Recursos necessários

  • Régua
  • Malha pontilhada
  • Material dourado ou cubos planificados
  • Aquecimento impresso
  • Atividades Principal Impressa
  • Raio X impresso

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).

Orientações: Apresente aos alunos a malha pontilhada, converse com os alunos que existem outras malhas que podem nos auxiliar na construção de sólidos geométricos, mas que nesta aula o objetivo é apresentar a utilização da malha pontilhada para representação de sólidos geométricos e suas vistas.

Professor, essa aula pode ser ampliada para outras atividades de construções utilizando diferentes malhas como a malha quadriculada e a malha triangular.

Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).

Orientações: Converse com os alunos garantindo que toda a turma compreenda o passo a passo da construção de um sólido geométrico. Distribua entre os alunos malhas pontilhadas para que possam acompanhar o passo a passo da construção do cubo e representá-los em suas malhas.

Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).

Orientações: Converse com os alunos garantindo que toda a turma compreenda o passo a passo da construção de um sólido geométrico. Distribua entre os alunos malhas pontilhadas para que possam acompanhar o passo a passo da construção do paralelepípedo e representá-los em suas malhas.

Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).

Orientações: Desafie os alunos a brincarem com as malhas que tem em mãos, representando os sólidos que estão no slide e outros sólidos geométricos que queiram representar.

Circule pela sala auxiliando e orientando os alunos em suas representações e utilização da malha pontilhada.

Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).

Orientações: Distribua aos alunos a Atividade de Retomada impressa e peça que realizem a atividade proposta. Converse com os alunos sobre a representação e a utilização da malha para a mesma, desafie-os a imaginarem as letras e reproduzi-las na malha pontilhada. Alerte os alunos quanto à quantidade de cubos que a atividade propõe e peça que não fujam da quantidade proposta.

Circule pela sala orientando os alunos quanto à realização da atividade.

Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).

Orientações: Distribua aos alunos a Atividade de Retomada impressa e peça que realizem a atividade proposta. Converse com os alunos sobre a representação e a utilização da malha para a mesma, desafie-os a imaginarem as letras e reproduzi-las na malha pontilhada. Alerte os alunos quanto à quantidade de cubos que a atividade propõe e peça que não fujam da quantidade proposta.

Circule pela sala orientando os alunos quanto à realização da atividade.

Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 9 a 11).

Orientações: Professor, utilize o material dourado para a realização desta atividade. Caso não tenha disponível na escola o material dourado, você pode produzir cubos com os seus alunos para a realização desta atividade. Disponibilizamos cubos planificados para que possam ser impressos e confeccionados com os alunos.

Divida a turma em grupos de 4 alunos, oriente os grupos a construírem o sólido geométrico que quiserem, o desafio está em utilizar apenas 26 cubos para representá-los.

Reforce com os alunos a importância de utilizar a ideia de perspectiva para a representação deste sólido no plano.

Propósito: Utilizar a malha pontilhada para representação de sólidos geométricos e vistas ortogonais.

Discuta com a turma:

  • É possível construir sólidos geométricos diferentes com a mesma quantidade de cubos?
  • Quantos cubos no mínimo é necessário para construir um sólido?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Anexo cubo

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 9 a 11).

Orientações: Converse com os alunos sobre o que são vistas ortogonais e como representá-las. Para isso, solicite que observem o sólido sob os diferentes ângulos antes de iniciarem as representações. Sugiro antes desse plano, trabalhar com os alunos o plano MAT9_17GEO01 desta mesma unidade, que introduz o conceito de vistas ortogonais.

Propósito: Utilizar a malha pontilhada para representação de sólidos geométricos e vistas ortogonais.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 9 a 11).

Orientações: Converse com os alunos sobre o que são vistas ortogonais, como representá-las. Leia com os alunos o conceito de vistas ortogonais e peça que analisem o sólido sob diferentes vistas. Para isso, solicite que circulem o sólido, observem sob os diferentes ângulos antes de iniciarem as representações. Sugiro antes desse plano, trabalhar com os alunos o plano MAT9_17GEO01 desta mesma unidade, que introduz o conceito de vistas ortogonais.

No guia de intervenções há uma proposta de atividade para os alunos que apresentarem dificuldades sobre vistas ortogonais.

Propósito: Utilizar a malha pontilhada para representação de sólidos geométricos e vistas ortogonais.

Discuta com a turma:

  • É possível construir sólidos geométricos diferentes com a mesma quantidade de cubos?
  • Quantos cubos no mínimo é necessário para construir um sólido?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 12 a 16).

Orientações: Professor, esse sólido proposto no slide é apenas uma das soluções que podem solucionar essa questão. Peça aos alunos para deixarem os sólidos construídos sobre a mesa e circularem pela sala analisando os sólidos construídos pelos colegas.

Oriente os alunos que analisem também as vistas ortogonais construídas pelos colegas e verifiquem se correspondem aos sólidos construídos, se há semelhança com o sólido construídos por seus grupos.

Propósito: Analisar construções geométricas e tridimensionais e suas representações na malha pontilhada.

Discuta com a turma:

  • Existem sólidos iguais aos sólidos construídos pelo seu grupo?
  • Que semelhanças podemos encontrar nos sólidos construídos pelos outros grupos?
  • Que diferenças encontramos?
  • Cada grupo construiu diferentes sólidos geométricos, o volume destes sólidos é diferente também? Por quê?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 12 a 16).

Orientações: Professor, a vista ortogonal proposta no slide é apenas uma das soluções que podem solucionar essa questão.

Peça aos alunos que coloquem suas vistas no quadro sem o nome do grupo. Desafie a turma a encontrar os sólidos pela sala pela análise das vistas do quadro. Oriente aos alunos que não podem descobrir o seu próprio sólido. Essa brincadeira desafiará os alunos a uma melhor análise dos sólidos sob diferentes vistas.

Propósito: Analisar construções geométricas e tridimensionais e suas representações na malha pontilhada.

Discuta com a turma:

  • Existem vistas ortogonais de outros sólidos semelhantes ao sólido construído pelo seu grupo?
  • Que outros sólidos podemos construir com esta vista?
  • Existe algum sólido construído na sala com vista lateral semelhante à apresentada no slide?
  • Foram construídos sólidos diferentes com as mesmas vistas?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 12 a 16).

Orientações: Professor, a vista ortogonal proposta no slide é apenas uma das soluções que podem solucionar essa questão.

Peça aos alunos que coloquem suas vistas no quadro sem o nome do grupo. Desafie a turma a encontrar os sólidos pela sala pela análise das vistas do quadro. Oriente aos alunos que não podem descobrir o seu próprio sólido. Essa brincadeira desafiará os alunos a uma melhor análise dos sólidos sob diferentes vistas.

Propósito: Analisar construções geométricas e tridimensionais e suas representações na malha pontilhada.

Discuta com a turma:

  • Existem vistas ortogonais de outros sólidos semelhantes ao sólido construído pelo seu grupo?
  • Que outros sólidos podemos construir com esta vista?
  • Existe algum sólido construído na sala com vista lateral semelhante à apresentada no slide?
  • Foram construídos sólidos diferentes com as mesmas vistas?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 12 a 16).

Orientações: Professor, a vista ortogonal proposta no slide é apenas uma das soluções que podem solucionar essa questão.

Peça aos alunos que coloquem suas vistas no quadro sem o nome do grupo. Desafie a turma a encontrar os sólidos pela sala pela análise das vistas do quadro. Oriente aos alunos que não podem descobrir o seu próprio sólido. Essa brincadeira desafiará os alunos a uma melhor análise dos sólidos sob diferentes vistas.

Propósito: Analisar construções geométricas e tridimensionais e suas representações na malha pontilhada.

Discuta com a turma:

  • Existem vistas ortogonais de outros sólidos semelhantes ao sólido construído pelo seu grupo?
  • Que outros sólidos podemos construir com esta vista?
  • Existe algum sólido construído na sala com vista lateral semelhante à apresentada no slide?
  • Foram construídos sólidos diferentes com as mesmas vistas?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 12 a 16).

Orientações: Professor, a vista ortogonal proposta no slide é apenas uma das soluções que podem solucionar essa questão.

Peça aos alunos que coloquem suas vistas no quadro sem o nome do grupo. Desafie a turma a encontrar os sólidos pela sala pela análise das vistas do quadro. Oriente aos alunos que não podem descobrir o seu próprio sólido. Essa brincadeira desafiará os alunos a uma melhor análise dos sólidos sob diferentes vistas.

Propósito: Analisar construções geométricas e tridimensionais e suas representações na malha pontilhada.

Discuta com a turma:

  • Existem vistas ortogonais de outros sólidos semelhantes ao sólido construído pelo seu grupo?
  • Que outros sólidos podemos construir com esta vista?
  • Existe algum sólido construído na sala com vista lateral semelhante à apresentada no slide?
  • Foram construídos sólidos diferentes com as mesmas vistas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra malha que seja possível representar um sólido geométrico?
  • É possível utilizar o recurso da perspectiva?
  • É possível reproduzir essa imagem de forma plana?
  • Com o recurso da malha pontilhada é possível ampliar ou reduzir a imagem?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução Raio X

Atividade complementar

Resolução Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA16 - Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

EF06MA16 - Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial;

Objetivos específicos

Relacionar a área de uma figura geométrica plana com as vistas ortogonais de uma figura geométrica não plana.

Conceito-chave

Construir vistas ortogonais de figuras geométricas não planas utilizando malha pontilhada e conceitos de perspectivas.

Conhecimentos Prévios

Representações de figuras geométricas no plano.

Representação de vistas ortogonais.

Recursos necessários

  • Régua
  • Malha pontilhada
  • Material dourado ou cubos planificados
  • Aquecimento impresso
  • Atividades Principal Impressa
  • Raio X impresso
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).

Orientações: Apresente aos alunos a malha pontilhada, converse com os alunos que existem outras malhas que podem nos auxiliar na construção de sólidos geométricos, mas que nesta aula o objetivo é apresentar a utilização da malha pontilhada para representação de sólidos geométricos e suas vistas.

Professor, essa aula pode ser ampliada para outras atividades de construções utilizando diferentes malhas como a malha quadriculada e a malha triangular.

Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).

Orientações: Converse com os alunos garantindo que toda a turma compreenda o passo a passo da construção de um sólido geométrico. Distribua entre os alunos malhas pontilhadas para que possam acompanhar o passo a passo da construção do cubo e representá-los em suas malhas.

Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).

Orientações: Converse com os alunos garantindo que toda a turma compreenda o passo a passo da construção de um sólido geométrico. Distribua entre os alunos malhas pontilhadas para que possam acompanhar o passo a passo da construção do paralelepípedo e representá-los em suas malhas.

Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).

Orientações: Desafie os alunos a brincarem com as malhas que tem em mãos, representando os sólidos que estão no slide e outros sólidos geométricos que queiram representar.

Circule pela sala auxiliando e orientando os alunos em suas representações e utilização da malha pontilhada.

Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).

Orientações: Distribua aos alunos a Atividade de Retomada impressa e peça que realizem a atividade proposta. Converse com os alunos sobre a representação e a utilização da malha para a mesma, desafie-os a imaginarem as letras e reproduzi-las na malha pontilhada. Alerte os alunos quanto à quantidade de cubos que a atividade propõe e peça que não fujam da quantidade proposta.

Circule pela sala orientando os alunos quanto à realização da atividade.

Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).

Orientações: Distribua aos alunos a Atividade de Retomada impressa e peça que realizem a atividade proposta. Converse com os alunos sobre a representação e a utilização da malha para a mesma, desafie-os a imaginarem as letras e reproduzi-las na malha pontilhada. Alerte os alunos quanto à quantidade de cubos que a atividade propõe e peça que não fujam da quantidade proposta.

Circule pela sala orientando os alunos quanto à realização da atividade.

Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 9 a 11).

Orientações: Professor, utilize o material dourado para a realização desta atividade. Caso não tenha disponível na escola o material dourado, você pode produzir cubos com os seus alunos para a realização desta atividade. Disponibilizamos cubos planificados para que possam ser impressos e confeccionados com os alunos.

Divida a turma em grupos de 4 alunos, oriente os grupos a construírem o sólido geométrico que quiserem, o desafio está em utilizar apenas 26 cubos para representá-los.

Reforce com os alunos a importância de utilizar a ideia de perspectiva para a representação deste sólido no plano.

Propósito: Utilizar a malha pontilhada para representação de sólidos geométricos e vistas ortogonais.

Discuta com a turma:

  • É possível construir sólidos geométricos diferentes com a mesma quantidade de cubos?
  • Quantos cubos no mínimo é necessário para construir um sólido?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Anexo cubo

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 9 a 11).

Orientações: Converse com os alunos sobre o que são vistas ortogonais e como representá-las. Para isso, solicite que observem o sólido sob os diferentes ângulos antes de iniciarem as representações. Sugiro antes desse plano, trabalhar com os alunos o plano MAT9_17GEO01 desta mesma unidade, que introduz o conceito de vistas ortogonais.

Propósito: Utilizar a malha pontilhada para representação de sólidos geométricos e vistas ortogonais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 9 a 11).

Orientações: Converse com os alunos sobre o que são vistas ortogonais, como representá-las. Leia com os alunos o conceito de vistas ortogonais e peça que analisem o sólido sob diferentes vistas. Para isso, solicite que circulem o sólido, observem sob os diferentes ângulos antes de iniciarem as representações. Sugiro antes desse plano, trabalhar com os alunos o plano MAT9_17GEO01 desta mesma unidade, que introduz o conceito de vistas ortogonais.

No guia de intervenções há uma proposta de atividade para os alunos que apresentarem dificuldades sobre vistas ortogonais.

Propósito: Utilizar a malha pontilhada para representação de sólidos geométricos e vistas ortogonais.

Discuta com a turma:

  • É possível construir sólidos geométricos diferentes com a mesma quantidade de cubos?
  • Quantos cubos no mínimo é necessário para construir um sólido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 12 a 16).

Orientações: Professor, esse sólido proposto no slide é apenas uma das soluções que podem solucionar essa questão. Peça aos alunos para deixarem os sólidos construídos sobre a mesa e circularem pela sala analisando os sólidos construídos pelos colegas.

Oriente os alunos que analisem também as vistas ortogonais construídas pelos colegas e verifiquem se correspondem aos sólidos construídos, se há semelhança com o sólido construídos por seus grupos.

Propósito: Analisar construções geométricas e tridimensionais e suas representações na malha pontilhada.

Discuta com a turma:

  • Existem sólidos iguais aos sólidos construídos pelo seu grupo?
  • Que semelhanças podemos encontrar nos sólidos construídos pelos outros grupos?
  • Que diferenças encontramos?
  • Cada grupo construiu diferentes sólidos geométricos, o volume destes sólidos é diferente também? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 12 a 16).

Orientações: Professor, a vista ortogonal proposta no slide é apenas uma das soluções que podem solucionar essa questão.

Peça aos alunos que coloquem suas vistas no quadro sem o nome do grupo. Desafie a turma a encontrar os sólidos pela sala pela análise das vistas do quadro. Oriente aos alunos que não podem descobrir o seu próprio sólido. Essa brincadeira desafiará os alunos a uma melhor análise dos sólidos sob diferentes vistas.

Propósito: Analisar construções geométricas e tridimensionais e suas representações na malha pontilhada.

Discuta com a turma:

  • Existem vistas ortogonais de outros sólidos semelhantes ao sólido construído pelo seu grupo?
  • Que outros sólidos podemos construir com esta vista?
  • Existe algum sólido construído na sala com vista lateral semelhante à apresentada no slide?
  • Foram construídos sólidos diferentes com as mesmas vistas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 12 a 16).

Orientações: Professor, a vista ortogonal proposta no slide é apenas uma das soluções que podem solucionar essa questão.

Peça aos alunos que coloquem suas vistas no quadro sem o nome do grupo. Desafie a turma a encontrar os sólidos pela sala pela análise das vistas do quadro. Oriente aos alunos que não podem descobrir o seu próprio sólido. Essa brincadeira desafiará os alunos a uma melhor análise dos sólidos sob diferentes vistas.

Propósito: Analisar construções geométricas e tridimensionais e suas representações na malha pontilhada.

Discuta com a turma:

  • Existem vistas ortogonais de outros sólidos semelhantes ao sólido construído pelo seu grupo?
  • Que outros sólidos podemos construir com esta vista?
  • Existe algum sólido construído na sala com vista lateral semelhante à apresentada no slide?
  • Foram construídos sólidos diferentes com as mesmas vistas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 12 a 16).

Orientações: Professor, a vista ortogonal proposta no slide é apenas uma das soluções que podem solucionar essa questão.

Peça aos alunos que coloquem suas vistas no quadro sem o nome do grupo. Desafie a turma a encontrar os sólidos pela sala pela análise das vistas do quadro. Oriente aos alunos que não podem descobrir o seu próprio sólido. Essa brincadeira desafiará os alunos a uma melhor análise dos sólidos sob diferentes vistas.

Propósito: Analisar construções geométricas e tridimensionais e suas representações na malha pontilhada.

Discuta com a turma:

  • Existem vistas ortogonais de outros sólidos semelhantes ao sólido construído pelo seu grupo?
  • Que outros sólidos podemos construir com esta vista?
  • Existe algum sólido construído na sala com vista lateral semelhante à apresentada no slide?
  • Foram construídos sólidos diferentes com as mesmas vistas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 12 a 16).

Orientações: Professor, a vista ortogonal proposta no slide é apenas uma das soluções que podem solucionar essa questão.

Peça aos alunos que coloquem suas vistas no quadro sem o nome do grupo. Desafie a turma a encontrar os sólidos pela sala pela análise das vistas do quadro. Oriente aos alunos que não podem descobrir o seu próprio sólido. Essa brincadeira desafiará os alunos a uma melhor análise dos sólidos sob diferentes vistas.

Propósito: Analisar construções geométricas e tridimensionais e suas representações na malha pontilhada.

Discuta com a turma:

  • Existem vistas ortogonais de outros sólidos semelhantes ao sólido construído pelo seu grupo?
  • Que outros sólidos podemos construir com esta vista?
  • Existe algum sólido construído na sala com vista lateral semelhante à apresentada no slide?
  • Foram construídos sólidos diferentes com as mesmas vistas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra malha que seja possível representar um sólido geométrico?
  • É possível utilizar o recurso da perspectiva?
  • É possível reproduzir essa imagem de forma plana?
  • Com o recurso da malha pontilhada é possível ampliar ou reduzir a imagem?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução Raio X

Atividade complementar

Resolução Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano