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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Matemática é arte!

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do EF sobre Matemática é arte!

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA16 - Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

EF07MA17 - Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.;

Objetivos específicos

Perceber a presença do conhecimento matemático na história da arte utilizando o conceito de perspectiva.

Conceito-chave

Apresentar a construção de um sólido com perspectiva, propor construção de outros sólidos a partir de suas vistas ortogonais e apresentar a utilização do conceito de perspectiva na arte.

Conhecimentos Prévios

Representação de vistas ortogonais.

Construir figuras geométricas planas.

Recursos necessários

  • Régua
  • Obras de arte impressas
  • Aquecimento impresso
  • Atividades Principal Impressa
  • Raio X impresso

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 6).

Orientações: Professor, leve para a aula reproduções de quadros em que o pintor tenha utilizado perspectivas e quadros em que não utilizam perspectivas para que os alunos possam comparar e compreender a utilização desta técnica na arte.

Seguem algumas sugestões de imagens nos links abaixo:

  • A obra o “Chamamento dos Apóstolos” de Duccio de Bueninsegna, a primeira encontrada com o conceito de perspectiva.
  • A obra O Batistério de florença a partir do portão da frente da catedral inacabado obra de arte de Filipo Brunellechi
  • Obras sem Perspectiva da artista Tarsila do Amaral
  • Obras de M. C. Escher um artista que explorou de forma criativa a perspectiva.

Propósito: Apresentar através da história da arte a importância do conceito e perspectiva.

Sugestão de site:

Amo pintar

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 6).

Orientações: Professor, leve para a aula reproduções de quadros em que o pintor tenha utilizado perspectivas e quadros em que não utilizam perspectivas para que os alunos possam comparar e compreender a utilização desta técnica na arte.

Seguem algumas sugestões de imagens nos links abaixo:

  • A obra o “Chamamento dos Apóstolos” de Duccio de Bueninsegna, a primeira encontrada com o conceito de perspectiva.
  • A obra O Batistério de florença a partir do portão da frente da catedral inacabado obra de arte de Filipo Brunellechi
  • Obras sem Perspectiva da artista Tarsila do Amaral
  • Obras de M. C. Escher um artista que explorou de forma criativa a perspectiva.

Propósito: Apresentar através da história da arte a importância do conceito e perspectiva.

Sugestão de site:

Amo pintar

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 6).

Orientações: Professor, leve para a aula reproduções de quadros em que o pintor tenha utilizado perspectivas e quadros em que não utilizam perspectivas para que os alunos possam comparar e compreender a utilização desta técnica na arte.

Seguem algumas sugestões de imagens nos links abaixo:

  • A obra o “Chamamento dos Apóstolos” de Duccio de Bueninsegna, a primeira encontrada com o conceito de perspectiva.
  • A obra O Batistério de florença a partir do portão da frente da catedral inacabado obra de arte de Filipo Brunellechi
  • Obras sem Perspectiva da artista Tarsila do Amaral
  • Obras de M. C. Escher um artista que explorou de forma criativa a perspectiva.

Propósito: Apresentar através da história da arte a importância do conceito e perspectiva.

Sugestão de site:

Amo pintar

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 6).

Orientações: Professor, leve para a aula reproduções de quadros em que o pintor tenha utilizado perspectivas e quadros em que não utilizam perspectivas para que os alunos possam comparar e compreender a utilização desta técnica na arte.

Seguem algumas sugestões de imagens nos links abaixo:

  • A obra o “Chamamento dos Apóstolos” de Duccio de Bueninsegna, a primeira encontrada com o conceito de perspectiva.
  • A obra O Batistério de florença a partir do portão da frente da catedral inacabado obra de arte de Filipo Brunellechi
  • Obras sem Perspectiva da artista Tarsila do Amaral
  • Obras de M. C. Escher um artista que explorou de forma criativa a perspectiva.

Propósito: Apresentar através da história da arte a importância do conceito e perspectiva.

Sugestão de site:

Amo pintar

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 14).

Orientações: Professor, mantenha as obras de arte utilizadas na atividade de retomada fixadas no quadro ou em um local que os alunos possam analisar durante toda a aula. Neste momento converse com os alunos se eles entenderam o conceito de perspectiva, leia a definição do slide e faça alguns questionamentos.

Propósito: Representar sólidos geométricos utilizando o conceito de perspectiva.

Discuta com a turma:

  • É possível perceber diferença entre uma arte com perspectiva e outra sem o uso de perspectiva?
  • Todas as artes apresentadas com o uso da perspectiva teriam o mesmo efeito visual se fossem apresentadas sem perspectiva?
  • Que relações você encontra entre o conceito de perspectiva e a matemática?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 14).

Orientações: Converse com seus alunos sobre a diferença das duas representações apresentadas no slide, é importante que os alunos percebam que as duas imagens podem representar o mesmo pão de forma, relacionando a imagem 1 à vista ortogonal frontal e a imagem 2 à vista com perspectiva.

Propósito: Representar sólidos geométricos utilizando o conceito de perspectiva.

Discuta com a turma:

  • Que diferença você percebe entre as imagens 1 e 2?
  • As duas podem ser representação do mesmo sólido?
  • Qual delas permite melhor visualização do sólido?
  • Como classificamos a vista ortogonal da imagem 1?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 14).

Orientações: Converse com seus alunos sobre a diferença das duas representações apresentadas no slide, é importante que os alunos percebam que as duas imagens podem representar o mesmo pão de forma, relacionando a imagem 1 à vista ortogonal frontal e a imagem 2 à vista com perspectiva.

Volte às obras de arte fixadas no quadro e faça um exercício com os alunos para identificar a linha do horizonte e os pontos de fuga utilizados na construção. Essas linhas podem estar em qualquer posição na obra, nem sempre estarão no centro.

Propósito: Representar sólidos geométricos utilizando o conceito de perspectiva.

Discuta com a turma:

  • O que é linha do horizonte?
  • É possível encontrar essas linhas do horizonte nas obras de arte apresentadas?
  • Que outras situações de nosso dia a dia podemos encontrar a linha do horizonte?
  • Nas Obras de arte, encontramos apenas um ponto de fuga ou é possível encontrar vários pontos em uma mesma obra?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 14).

Orientações: Professor, ao apresentar esses slides sobre a construção de um sólido em perspectiva convide os alunos a acompanharem a construção, distribua uma folha com a malha quadriculada e oriente que cada um realize a sua construção, para melhor compreensão das etapas e identificação dos elementos como ponto de fuga e linha do horizonte.

Oriente os alunos que iniciamos a construção com a vista ortogonal frontal, tendo em vista o sólido que se deseja construir.

Propósito: Representar sólidos geométricos utilizando o conceito de perspectiva.

Discuta com a turma:

  • Por que precisamos colocar a vista frontal distante da linha do horizonte?
  • Essa é a única posição possível para a vista frontal?
  • É possível utilizar perspectiva com outras vistas ortogonais?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 14).

Orientações: Professor, ao apresentar esses slides sobre a construção de um sólido em perspectiva convide os alunos a acompanharem a construção, distribua uma folha com a malha quadriculada e oriente que cada um realize a sua construção, para melhor compreensão das etapas e identificação dos elementos como ponto de fuga e linha do horizonte.

Oriente os alunos que iniciamos a construção com a vista ortogonal frontal, tendo em vista o sólido que se deseja construir.

Propósito: Representar sólidos geométricos utilizando o conceito de perspectiva.

Discuta com a turma:

  • Que efeitos esses segmentos construídos dão à imagem?
  • Eles precisam permanecer na imagem após a construção ou podem ser apenas imaginários?
  • É possível ter 2 pontos de fuga em um mesmo sólido?
  • Se mudarmos a posição do ponto de fuga, ocorre alguma alteração no sólido representado?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 14).

Orientações: Professor, ao apresentar esses slides sobre a construção de um sólido em perspectiva convide os alunos a acompanharem a construção, distribua uma folha com a malha quadriculada e oriente que cada um realize a sua construção, para melhor compreensão das etapas e identificação dos elementos como ponto de fuga e linha do horizonte.

Oriente os alunos que iniciamos a construção com a vista ortogonal frontal, tendo em vista o sólido que se deseja construir.

Propósito: Representar sólidos geométricos utilizando o conceito de perspectiva.

Discuta com a turma:

  • O que acontece se afastarmos as arestas paralelas? E se aproximarmos?
  • É possível obter diferentes sólidos com essa mesma vista frontal e mesmo ponto de fuga?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 14).

Orientações: Professor, ao apresentar esses slides sobre a construção de um sólido em perspectiva convide os alunos a acompanharem a construção, distribua uma folha com a malha quadriculada e oriente que cada um realize a sua construção, para melhor compreensão das etapas e identificação dos elementos como ponto de fuga e linha do horizonte.

Oriente os alunos que iniciamos a construção com a vista ortogonal frontal, tendo em vista o sólido que se deseja construir.

Propósito: Representar sólidos geométricos utilizando o conceito de perspectiva.

Discuta com a turma:

  • Que diferenças podemos encontrar entre essa representação e a representação abaixo da linha do horizonte?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 14).

Orientações: Professor, peça aos alunos que realizem a atividade individualmente. Oriente-os a iniciar a construção pela linha do horizonte e definindo o ponto de fuga.

Propósito: Representar sólidos geométricos utilizando o conceito de perspectiva.

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 15 a 22).

Orientações: Peça aos alunos que sentem com colegas em grupos de 4 alunos e comparem suas resoluções. Se possível realize a discussão da solução no GeoGebra, para que os alunos possam simular a posição dos sólidos.

Peça que movimentem os sólidos ou, desafie o grupo a desenhá-los, agora trocando o ponto de fuga, depois trocando a posição da linha do horizonte.

Propósito: Perceber semelhanças e diferenças entre construções com utilização de perspectiva sob diferentes vistas.

Discuta com a turma:

  • O que será que acontece com os sólidos se trocarmos o ponto de fuga de lugar?
  • Esses sólidos se mantém com a mesma perspectiva se colocarmos abaixo da linha do horizonte?
  • É possível construir esses mesmos sólidos com pontos de fuga diferentes mas na mesma linha do horizonte?
  • Qual a diferença de uma vista que está abaixo da linha do horizonte com a vista que está acima da linha do horizonte?
  • É possível representar esses sólidos nem abaixo nem acima da linha do horizonte, mas exatamente no meio dela?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 15 a 22).

Orientações: Peça aos alunos que sentem com colegas em grupos de 4 alunos e comparem suas resoluções. Se possível realize a discussão da solução no GeoGebra, para que os alunos possam simular com a posição dos sólidos.

Peça que movimentem os sólidos ou, desafie o grupo a desenhá-los, agora trocando o ponto de fuga, depois trocando a posição da linha do horizonte.

Propósito: Perceber semelhanças e diferenças entre construções com utilização de perspectiva sob diferentes vistas.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 15 a 22).

Orientações: Peça aos alunos que sentem com colegas em grupos de 4 alunos e comparem suas resoluções. Se possível realize a discussão da solução no GeoGebra, para que os alunos possam simular com a posição dos sólidos.

Peça que movimentem os sólidos ou, desafie o grupo a desenhá-los, agora trocando o ponto de fuga, depois trocando a posição da linha do horizonte.

Professor, é importante que os alunos percebem na imagem que se alterarmos o ponto de fuga, para que o desenho em perspectiva fique correto, é necessário alterar a posição de alguns segmentos, pois os mesmos devem ser paralelos aos segmentos que compõem a vista frontal.

Propósito: Perceber semelhanças e diferenças entre construções com utilização de perspectiva sob diferentes vistas.

Discuta com a turma:

  • Os segmentos permanecem os mesmo quando trocamos o ponto de fuga de lugar?
  • Na forma que os segmentos estão apresentados na imagem podemos afirmar que todos eles estão em perspectiva?
  • O que podemos fazer para que mesmo trocando o ponto de fuga, eles permaneçam em perspectiva?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 15 a 22).

Orientações: Peça aos alunos que sentem com colegas em grupos de 4 alunos e comparem suas resoluções. Se possível realize a discussão da solução no GeoGebra, para que os alunos possam simular com a posição dos sólidos.

Peça que movimentem os sólidos ou, desafie o grupo a desenhá-los, agora trocando o ponto de fuga, depois trocando a posição da linha do horizonte.

Propósito: Perceber semelhanças e diferenças entre construções com utilização de perspectiva sob diferentes vistas.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 15 a 22).

Orientações: Peça aos alunos que sentem com colegas em grupos de 4 alunos e comparem suas resoluções. Se possível realize a discussão da solução no GeoGebra, para que os alunos possam simular com a posição dos sólidos.

Peça que movimentem os sólidos ou, desafie o grupo a desenhá-los, agora trocando o ponto de fuga, depois trocando a posição da linha do horizonte.

Propósito: Perceber semelhanças e diferenças entre construções com utilização de perspectiva sob diferentes vistas.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 15 a 22).

Orientações: Peça aos alunos que sentem com colegas em grupos de 4 alunos e comparem suas resoluções. Se possível realize a discussão da solução no GeoGebra, para que os alunos possam simular com a posição dos sólidos.

Peça que movimentem os sólidos ou, desafie o grupo a desenhá-los, agora trocando o ponto de fuga, depois trocando a posição da linha do horizonte.

Propósito: Perceber semelhanças e diferenças entre construções com utilização de perspectiva sob diferentes vistas.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 15 a 22 ).

Orientações: Peça aos alunos que sentem com colegas em grupos de 4 alunos e comparem suas resoluções. Se possível realize a discussão da solução no GeoGebra, para que os alunos possam simular com a posição dos sólidos.

Peça que movimentem os sólidos ou, desafie o grupo a desenhá-los, agora trocando o ponto de fuga, depois trocando a posição da linha do horizonte.

Propósito: Perceber semelhanças e diferenças entre construções com utilização de perspectiva sob diferentes vistas.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 15 a 22).

Orientações: Peça aos alunos que sentem com colegas em grupos de 4 alunos e comparem suas resoluções. Se possível realize a discussão da solução no GeoGebra, para que os alunos possam simular com a posição dos sólidos.

Peça que movimentem os sólidos ou, desafie o grupo a desenhá-los, agora trocando o ponto de fuga, depois trocando a posição da linha do horizonte.

Propósito: Perceber semelhanças e diferenças entre construções com utilização de perspectiva sob diferentes vistas.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Professor, a proposta deste plano pode ser ampliada para um projeto interdisciplinar, com auxílio dos professores de arte e história é possível trabalhar o que foi o renascimento, a importância deste conceito de perspectiva para a história da arte e inovação na forma de representação.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Discuta com a turma:

  • Onde podemos encontrar o ponto de fuga desta imagem?
  • É possível perceber mais de um ponto de fuga nesta imagem?
  • A perspectiva utiliza conceitos como pontos de fuga e linha do horizonte para representar as obras. É possível encontrá-los nessa imagem?
  • A linha do horizonte está acima ou abaixo da imagem?
  • É possível fazer a releitura da imagem trocando a posição da linha do horizonte?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução atividades complementares

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA16 - Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

EF07MA17 - Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.;

Objetivos específicos

Perceber a presença do conhecimento matemático na história da arte utilizando o conceito de perspectiva.

Conceito-chave

Apresentar a construção de um sólido com perspectiva, propor construção de outros sólidos a partir de suas vistas ortogonais e apresentar a utilização do conceito de perspectiva na arte.

Conhecimentos Prévios

Representação de vistas ortogonais.

Construir figuras geométricas planas.

Recursos necessários

  • Régua
  • Obras de arte impressas
  • Aquecimento impresso
  • Atividades Principal Impressa
  • Raio X impresso
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 6).

Orientações: Professor, leve para a aula reproduções de quadros em que o pintor tenha utilizado perspectivas e quadros em que não utilizam perspectivas para que os alunos possam comparar e compreender a utilização desta técnica na arte.

Seguem algumas sugestões de imagens nos links abaixo:

  • A obra o “Chamamento dos Apóstolos” de Duccio de Bueninsegna, a primeira encontrada com o conceito de perspectiva.
  • A obra O Batistério de florença a partir do portão da frente da catedral inacabado obra de arte de Filipo Brunellechi
  • Obras sem Perspectiva da artista Tarsila do Amaral
  • Obras de M. C. Escher um artista que explorou de forma criativa a perspectiva.

Propósito: Apresentar através da história da arte a importância do conceito e perspectiva.

Sugestão de site:

Amo pintar

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 6).

Orientações: Professor, leve para a aula reproduções de quadros em que o pintor tenha utilizado perspectivas e quadros em que não utilizam perspectivas para que os alunos possam comparar e compreender a utilização desta técnica na arte.

Seguem algumas sugestões de imagens nos links abaixo:

  • A obra o “Chamamento dos Apóstolos” de Duccio de Bueninsegna, a primeira encontrada com o conceito de perspectiva.
  • A obra O Batistério de florença a partir do portão da frente da catedral inacabado obra de arte de Filipo Brunellechi
  • Obras sem Perspectiva da artista Tarsila do Amaral
  • Obras de M. C. Escher um artista que explorou de forma criativa a perspectiva.

Propósito: Apresentar através da história da arte a importância do conceito e perspectiva.

Sugestão de site:

Amo pintar

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 6).

Orientações: Professor, leve para a aula reproduções de quadros em que o pintor tenha utilizado perspectivas e quadros em que não utilizam perspectivas para que os alunos possam comparar e compreender a utilização desta técnica na arte.

Seguem algumas sugestões de imagens nos links abaixo:

  • A obra o “Chamamento dos Apóstolos” de Duccio de Bueninsegna, a primeira encontrada com o conceito de perspectiva.
  • A obra O Batistério de florença a partir do portão da frente da catedral inacabado obra de arte de Filipo Brunellechi
  • Obras sem Perspectiva da artista Tarsila do Amaral
  • Obras de M. C. Escher um artista que explorou de forma criativa a perspectiva.

Propósito: Apresentar através da história da arte a importância do conceito e perspectiva.

Sugestão de site:

Amo pintar

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 6).

Orientações: Professor, leve para a aula reproduções de quadros em que o pintor tenha utilizado perspectivas e quadros em que não utilizam perspectivas para que os alunos possam comparar e compreender a utilização desta técnica na arte.

Seguem algumas sugestões de imagens nos links abaixo:

  • A obra o “Chamamento dos Apóstolos” de Duccio de Bueninsegna, a primeira encontrada com o conceito de perspectiva.
  • A obra O Batistério de florença a partir do portão da frente da catedral inacabado obra de arte de Filipo Brunellechi
  • Obras sem Perspectiva da artista Tarsila do Amaral
  • Obras de M. C. Escher um artista que explorou de forma criativa a perspectiva.

Propósito: Apresentar através da história da arte a importância do conceito e perspectiva.

Sugestão de site:

Amo pintar

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 14).

Orientações: Professor, mantenha as obras de arte utilizadas na atividade de retomada fixadas no quadro ou em um local que os alunos possam analisar durante toda a aula. Neste momento converse com os alunos se eles entenderam o conceito de perspectiva, leia a definição do slide e faça alguns questionamentos.

Propósito: Representar sólidos geométricos utilizando o conceito de perspectiva.

Discuta com a turma:

  • É possível perceber diferença entre uma arte com perspectiva e outra sem o uso de perspectiva?
  • Todas as artes apresentadas com o uso da perspectiva teriam o mesmo efeito visual se fossem apresentadas sem perspectiva?
  • Que relações você encontra entre o conceito de perspectiva e a matemática?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 14).

Orientações: Converse com seus alunos sobre a diferença das duas representações apresentadas no slide, é importante que os alunos percebam que as duas imagens podem representar o mesmo pão de forma, relacionando a imagem 1 à vista ortogonal frontal e a imagem 2 à vista com perspectiva.

Propósito: Representar sólidos geométricos utilizando o conceito de perspectiva.

Discuta com a turma:

  • Que diferença você percebe entre as imagens 1 e 2?
  • As duas podem ser representação do mesmo sólido?
  • Qual delas permite melhor visualização do sólido?
  • Como classificamos a vista ortogonal da imagem 1?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 14).

Orientações: Converse com seus alunos sobre a diferença das duas representações apresentadas no slide, é importante que os alunos percebam que as duas imagens podem representar o mesmo pão de forma, relacionando a imagem 1 à vista ortogonal frontal e a imagem 2 à vista com perspectiva.

Volte às obras de arte fixadas no quadro e faça um exercício com os alunos para identificar a linha do horizonte e os pontos de fuga utilizados na construção. Essas linhas podem estar em qualquer posição na obra, nem sempre estarão no centro.

Propósito: Representar sólidos geométricos utilizando o conceito de perspectiva.

Discuta com a turma:

  • O que é linha do horizonte?
  • É possível encontrar essas linhas do horizonte nas obras de arte apresentadas?
  • Que outras situações de nosso dia a dia podemos encontrar a linha do horizonte?
  • Nas Obras de arte, encontramos apenas um ponto de fuga ou é possível encontrar vários pontos em uma mesma obra?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 14).

Orientações: Professor, ao apresentar esses slides sobre a construção de um sólido em perspectiva convide os alunos a acompanharem a construção, distribua uma folha com a malha quadriculada e oriente que cada um realize a sua construção, para melhor compreensão das etapas e identificação dos elementos como ponto de fuga e linha do horizonte.

Oriente os alunos que iniciamos a construção com a vista ortogonal frontal, tendo em vista o sólido que se deseja construir.

Propósito: Representar sólidos geométricos utilizando o conceito de perspectiva.

Discuta com a turma:

  • Por que precisamos colocar a vista frontal distante da linha do horizonte?
  • Essa é a única posição possível para a vista frontal?
  • É possível utilizar perspectiva com outras vistas ortogonais?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 14).

Orientações: Professor, ao apresentar esses slides sobre a construção de um sólido em perspectiva convide os alunos a acompanharem a construção, distribua uma folha com a malha quadriculada e oriente que cada um realize a sua construção, para melhor compreensão das etapas e identificação dos elementos como ponto de fuga e linha do horizonte.

Oriente os alunos que iniciamos a construção com a vista ortogonal frontal, tendo em vista o sólido que se deseja construir.

Propósito: Representar sólidos geométricos utilizando o conceito de perspectiva.

Discuta com a turma:

  • Que efeitos esses segmentos construídos dão à imagem?
  • Eles precisam permanecer na imagem após a construção ou podem ser apenas imaginários?
  • É possível ter 2 pontos de fuga em um mesmo sólido?
  • Se mudarmos a posição do ponto de fuga, ocorre alguma alteração no sólido representado?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 14).

Orientações: Professor, ao apresentar esses slides sobre a construção de um sólido em perspectiva convide os alunos a acompanharem a construção, distribua uma folha com a malha quadriculada e oriente que cada um realize a sua construção, para melhor compreensão das etapas e identificação dos elementos como ponto de fuga e linha do horizonte.

Oriente os alunos que iniciamos a construção com a vista ortogonal frontal, tendo em vista o sólido que se deseja construir.

Propósito: Representar sólidos geométricos utilizando o conceito de perspectiva.

Discuta com a turma:

  • O que acontece se afastarmos as arestas paralelas? E se aproximarmos?
  • É possível obter diferentes sólidos com essa mesma vista frontal e mesmo ponto de fuga?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 14).

Orientações: Professor, ao apresentar esses slides sobre a construção de um sólido em perspectiva convide os alunos a acompanharem a construção, distribua uma folha com a malha quadriculada e oriente que cada um realize a sua construção, para melhor compreensão das etapas e identificação dos elementos como ponto de fuga e linha do horizonte.

Oriente os alunos que iniciamos a construção com a vista ortogonal frontal, tendo em vista o sólido que se deseja construir.

Propósito: Representar sólidos geométricos utilizando o conceito de perspectiva.

Discuta com a turma:

  • Que diferenças podemos encontrar entre essa representação e a representação abaixo da linha do horizonte?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 14).

Orientações: Professor, peça aos alunos que realizem a atividade individualmente. Oriente-os a iniciar a construção pela linha do horizonte e definindo o ponto de fuga.

Propósito: Representar sólidos geométricos utilizando o conceito de perspectiva.

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 15 a 22).

Orientações: Peça aos alunos que sentem com colegas em grupos de 4 alunos e comparem suas resoluções. Se possível realize a discussão da solução no GeoGebra, para que os alunos possam simular a posição dos sólidos.

Peça que movimentem os sólidos ou, desafie o grupo a desenhá-los, agora trocando o ponto de fuga, depois trocando a posição da linha do horizonte.

Propósito: Perceber semelhanças e diferenças entre construções com utilização de perspectiva sob diferentes vistas.

Discuta com a turma:

  • O que será que acontece com os sólidos se trocarmos o ponto de fuga de lugar?
  • Esses sólidos se mantém com a mesma perspectiva se colocarmos abaixo da linha do horizonte?
  • É possível construir esses mesmos sólidos com pontos de fuga diferentes mas na mesma linha do horizonte?
  • Qual a diferença de uma vista que está abaixo da linha do horizonte com a vista que está acima da linha do horizonte?
  • É possível representar esses sólidos nem abaixo nem acima da linha do horizonte, mas exatamente no meio dela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 15 a 22).

Orientações: Peça aos alunos que sentem com colegas em grupos de 4 alunos e comparem suas resoluções. Se possível realize a discussão da solução no GeoGebra, para que os alunos possam simular com a posição dos sólidos.

Peça que movimentem os sólidos ou, desafie o grupo a desenhá-los, agora trocando o ponto de fuga, depois trocando a posição da linha do horizonte.

Propósito: Perceber semelhanças e diferenças entre construções com utilização de perspectiva sob diferentes vistas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 15 a 22).

Orientações: Peça aos alunos que sentem com colegas em grupos de 4 alunos e comparem suas resoluções. Se possível realize a discussão da solução no GeoGebra, para que os alunos possam simular com a posição dos sólidos.

Peça que movimentem os sólidos ou, desafie o grupo a desenhá-los, agora trocando o ponto de fuga, depois trocando a posição da linha do horizonte.

Professor, é importante que os alunos percebem na imagem que se alterarmos o ponto de fuga, para que o desenho em perspectiva fique correto, é necessário alterar a posição de alguns segmentos, pois os mesmos devem ser paralelos aos segmentos que compõem a vista frontal.

Propósito: Perceber semelhanças e diferenças entre construções com utilização de perspectiva sob diferentes vistas.

Discuta com a turma:

  • Os segmentos permanecem os mesmo quando trocamos o ponto de fuga de lugar?
  • Na forma que os segmentos estão apresentados na imagem podemos afirmar que todos eles estão em perspectiva?
  • O que podemos fazer para que mesmo trocando o ponto de fuga, eles permaneçam em perspectiva?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 15 a 22).

Orientações: Peça aos alunos que sentem com colegas em grupos de 4 alunos e comparem suas resoluções. Se possível realize a discussão da solução no GeoGebra, para que os alunos possam simular com a posição dos sólidos.

Peça que movimentem os sólidos ou, desafie o grupo a desenhá-los, agora trocando o ponto de fuga, depois trocando a posição da linha do horizonte.

Propósito: Perceber semelhanças e diferenças entre construções com utilização de perspectiva sob diferentes vistas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 15 a 22).

Orientações: Peça aos alunos que sentem com colegas em grupos de 4 alunos e comparem suas resoluções. Se possível realize a discussão da solução no GeoGebra, para que os alunos possam simular com a posição dos sólidos.

Peça que movimentem os sólidos ou, desafie o grupo a desenhá-los, agora trocando o ponto de fuga, depois trocando a posição da linha do horizonte.

Propósito: Perceber semelhanças e diferenças entre construções com utilização de perspectiva sob diferentes vistas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 15 a 22).

Orientações: Peça aos alunos que sentem com colegas em grupos de 4 alunos e comparem suas resoluções. Se possível realize a discussão da solução no GeoGebra, para que os alunos possam simular com a posição dos sólidos.

Peça que movimentem os sólidos ou, desafie o grupo a desenhá-los, agora trocando o ponto de fuga, depois trocando a posição da linha do horizonte.

Propósito: Perceber semelhanças e diferenças entre construções com utilização de perspectiva sob diferentes vistas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 15 a 22 ).

Orientações: Peça aos alunos que sentem com colegas em grupos de 4 alunos e comparem suas resoluções. Se possível realize a discussão da solução no GeoGebra, para que os alunos possam simular com a posição dos sólidos.

Peça que movimentem os sólidos ou, desafie o grupo a desenhá-los, agora trocando o ponto de fuga, depois trocando a posição da linha do horizonte.

Propósito: Perceber semelhanças e diferenças entre construções com utilização de perspectiva sob diferentes vistas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 15 a 22).

Orientações: Peça aos alunos que sentem com colegas em grupos de 4 alunos e comparem suas resoluções. Se possível realize a discussão da solução no GeoGebra, para que os alunos possam simular com a posição dos sólidos.

Peça que movimentem os sólidos ou, desafie o grupo a desenhá-los, agora trocando o ponto de fuga, depois trocando a posição da linha do horizonte.

Propósito: Perceber semelhanças e diferenças entre construções com utilização de perspectiva sob diferentes vistas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Professor, a proposta deste plano pode ser ampliada para um projeto interdisciplinar, com auxílio dos professores de arte e história é possível trabalhar o que foi o renascimento, a importância deste conceito de perspectiva para a história da arte e inovação na forma de representação.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Discuta com a turma:

  • Onde podemos encontrar o ponto de fuga desta imagem?
  • É possível perceber mais de um ponto de fuga nesta imagem?
  • A perspectiva utiliza conceitos como pontos de fuga e linha do horizonte para representar as obras. É possível encontrá-los nessa imagem?
  • A linha do horizonte está acima ou abaixo da imagem?
  • É possível fazer a releitura da imagem trocando a posição da linha do horizonte?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução atividades complementares

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