18007
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Desvendando os mistérios das vistas ortogonais

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do EF sobre Desvendando os mistérios das vistas ortogonais

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA16 - Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

EF08MA15 - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Compreender a existência de diferentes vistas ortogonais de um mesmo objeto.

Conceito-chave

Construir um sólido geométrico a partir de vistas ortogonais planas (superior e lateral) deste sólido.

Conhecimentos Prévios

Representação de figuras geométricas planas.

Conceito de vistas ortogonais.

Recursos necessários

  • Régua
  • Material dourado ou Cubos construídos em sala
  • Aquecimento impresso
  • Atividades Principal Impressa
  • Raio X impresso

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).

Orientações: Professor, leia a definição de projeções ortogonais para a turma, converse com os alunos sobre este conceito, pergunte quantos alunos já ouviram falar sobre isso e que relações as projeções ortogonais tem com a matemática.

Levante com os alunos os conceitos geométricos existentes nessa relação e as aplicações matemáticas que podemos encontrar.

Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.

Material complementar:

Atividade retomada para impressão

Resolução atividade Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).

Orientações: Professor, leve para a sala de aula um caixa semelhante à da imagem, ou outra caixa para contextualizar a aula.

Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.

Material complementar:

Atividade retomada para impressão

Resolução atividade Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).

Orientações: Peça que os alunos observem a caixa somente olhando por cima, questione sobre que figura geométrica podemos encontrar analisando essa caixa. Mostre somente a parte superior da caixa.

Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.

Discuta com a turma:

  • Analisando apenas a face superior desta caixa que figura geométrica é possível verificar?
  • É possível representar essa face em uma superfície plana?

Material complementar:

Atividade retomada para impressão

Resolução atividade Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).

Orientações: Peça que os alunos observem a caixa somente olhando por cima, questione sobre que figura geométrica podemos encontrar analisando essa caixa. Mostre somente a parte lateral da caixa.

Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.

Discuta com a turma:

  • Analisando apenas a face lateral desta caixa que figura geométrica é possível verificar?
  • É possível representar essa face em uma superfície plana?
  • Qual a diferença dessa imagem com a vista superior?

Material complementar:

Atividade retomada para impressão

Resolução atividade Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).

Orientações: Peça que os alunos observem a caixa somente olhando por baixo, questione sobre que figura geométrica podemos encontrar analisando essa caixa. Mostre somente a parte inferior da caixa.

Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.

Discuta com a turma:

  • Analisando apenas a face inferior desta caixa que figura geométrica é possível verificar?
  • É possível representar essa face em uma superfície plana?
  • Qual a diferença ou semelhança dessa imagem com a vista superior?

Material complementar:

Atividade retomada para impressão

Resolução atividade Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).

Orientações: Peça que os alunos observem uma projeção da caixa e sua vista inferior rotacionada, questione sobre que figura geométrica podemos encontrar analisando essa caixa.

Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.

Material complementar:

Atividade retomada para impressão

Resolução atividade Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).

Orientações: Professor, converse com os alunos sobre as diferenças e semelhanças da imagem com a caixa analisada. Peça que analisem a imagem antes de construir a representação geométrica.

Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.

Material complementar:

Atividade retomada para impressão

Resolução atividade Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).

Orientações: Professor, converse com os alunos sobre as diferenças e semelhanças da imagem com a caixa analisada. Peça que analisem a imagem antes de construir a representação geométrica.

Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.

Discuta com a turma:

  • Analisando apenas a face lateral desta caixa que figura geométrica é possível verificar?
  • Sem ter a caixa em mãos é possível representar sua vista superior?
  • É possível representar essa face em uma superfície plana?
  • Quantas figuras geométricas diferentes é possível encontrar nesse sólido?

Material complementar:

Atividade retomada para impressão

Resolução atividade Retomada

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 a 14).

Orientações: Professor, desafie os alunos a pensarem de forma contrária à atividades anterior. Converse com a turma que neste momento ao invés de observar o sólido e obter as vistas ortogonais, vamos trabalhar ao contrário.

A partir de vistas ortogonais criaremos sólidos geométricos.

Para essa atividade você pode utilizar o material dourado, peça que os alunos construam seus sólidos geométricos utilizando os cubinhos. Caso não tenha esse material disponível para realizar a atividade, construa com os alunos em uma aula anterior os cubos para essa atividades. Leve impresso cubos planificados e peça que os alunos construam as peças e decorem como quiserem, isso torna a atividade mais interessante.

Uma proposta para continuar essa atividade é pedir que os alunos tirem fotos de suas construções geométricas e montem um mural na escola com as vistas propostas na atividade e os sólidos construídos para que possa ser observado por toda a escola.

Propósito: Relacionar uma figura plana com uma construção geométrica não plana.

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 a 14).

Orientações: Professor, divida a turma em grupos ou duplas para a realização da atividade. Circule pela sala analisando as construções dos alunos, conversando com os mesmos para perceber se compreenderam a proposta da atividade e se estão realizando as construções corretamente.

Peça que os alunos não desmontem suas construções, que deixem sobre a mesa para que possam ser analisada posteriormente pelos seus colegas. Desafie a turma a construir mais de um sólido com a mesma vista superior.

Propósito: Relacionar uma figura plana com uma construção geométrica não plana.

Discuta com a turma:

  • Com essa figura geométrica é possível imaginar um sólido?
  • Será que temos apenas um sólido geométrico que pode ser representado com esta vista superior?
  • Quantos sólidos é possível construir?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 a 14).

Orientações: Professor, divida a turma em grupos ou duplas para a realização da atividade. Circule pela sala analisando as construções dos alunos, conversando com os mesmos para perceber se compreenderam a proposta da atividade e se estão realizando as construções corretamente.

Peça que os alunos não desmontem suas construções, que deixem sobre a mesa para que possa ser analisada posteriormente pelos seus colegas. Desafie a turma a construir mais de um sólido com a mesma vista lateral.

Propósito: Relacionar uma figura plana com uma construção geométrica não plana.

Discuta com a turma:

  • Com essa figura geométrica é possível imaginar um sólido?
  • Será que temos apenas um sólido geométrico que pode ser representado com esta vista lateral?
  • Quantos sólidos é possível construir?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 a 14).

Orientações: Professor, peça que os alunos não desmontem suas construções, que deixem sobre a mesa para que possa ser analisada pelos seus colegas. Oriente os alunos a circularem pela sala analisando as construções dos colegas e comparando com as vistas propostas na atividade principal, verificando se todas correspondem à estas vistas.

Desafie a turma a construir mais de um sólido com a mesma vista superior.

Propósito: Relacionar uma figura plana com uma construção geométrica não plana.

Discuta com a turma:

  • Todos os sólidos criados pelos colegas correspondem às vistas lateral e superior propostas?
  • Será que é possível ainda criar um sólido diferente de todos os que foram construídos até agora?
  • É possível criar um sólido regular com estas vistas propostas?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 15 e 16).

Orientações: Após os alunos circularem pela sala, é possível que obtenham sólidos bem diferentes, entretanto pode acontecer que todos os alunos tenham construído sólidos bem semelhantes, sendo assim, desafie nesse momento a criarem sólidos diferentes dos sólidos criados inicialmente.

Converse com os alunos sobre a aplicação destas vistas em nosso cotidiano, leve-os a perceber as colaborações desta forma de análise de sólidos geométricos para a construção civil. Para tornar o assunto mais interessante, pode-se levar para a sala plantas de diferentes construções analisada sob estas vistas.

Professor, é importante ressaltar com os alunos que as imagens no slide acima são apenas 2 propostas de muitas outras construções que podem ser realizadas.

Preparamos para você um vídeo com a rotação do sólido onde é possível observar a vista lateral dos sólidos apresentados na imagem.

Propósito: Identificar diferentes sólidos geométricos com a mesma vista ortogonal.

Discuta com a turma:

  • Quantos sólidos foram criados pela nossa turma?
  • Será que esgotamos todas as possibilidades ou é possível construir outras?
  • Se juntar o seu sólido com o sólido de seu colega, é possível manter a mesma vista? Vamos tentar?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 15 e 16).

Orientações: Após os alunos circularem pela sala, é possível que obtenham sólidos bem diferentes, entretanto pode acontecer que todos os alunos tenham construído sólidos bem semelhantes, sendo assim, desafie nesse momento a criarem sólidos diferentes dos sólidos criados inicialmente.

Converse com os alunos sobre a aplicação destas vistas em nosso cotidiano, leve-os a perceber as colaborações desta forma de análise de sólidos geométricos para a construção civil. Para tornar o assunto mais interessante, pode-se levar para a sala plantas de diferentes construções analisada sob estas vistas.

Professor, é importante ressaltar com os alunos que as imagens no slide acima são apenas 2 propostas de muitas outras construções que podem ser realizadas.

Preparamos para você um vídeo com a rotação do sólido onde é possível observar a vista lateral dos sólidos apresentados na imagem.

Propósito: Identificar diferentes sólidos geométricos com a mesma vista ortogonal.

Discuta com a turma:

  • Quantos sólidos foram criados pela nossa turma?
  • Será que esgotamos todas as possibilidades ou é possível construir outras?
  • Se juntar o seu sólido com o sólido de seu colega, é possível manter a mesma vista? Vamos tentar?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Discuta com a turma:

  • Que valores estão escondidos nesses dados?
  • É possível saber os números que estão na base?
  • Por que a planificação nos auxilia nesta resolução?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA16 - Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

EF08MA15 - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Compreender a existência de diferentes vistas ortogonais de um mesmo objeto.

Conceito-chave

Construir um sólido geométrico a partir de vistas ortogonais planas (superior e lateral) deste sólido.

Conhecimentos Prévios

Representação de figuras geométricas planas.

Conceito de vistas ortogonais.

Recursos necessários

  • Régua
  • Material dourado ou Cubos construídos em sala
  • Aquecimento impresso
  • Atividades Principal Impressa
  • Raio X impresso
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).

Orientações: Professor, leia a definição de projeções ortogonais para a turma, converse com os alunos sobre este conceito, pergunte quantos alunos já ouviram falar sobre isso e que relações as projeções ortogonais tem com a matemática.

Levante com os alunos os conceitos geométricos existentes nessa relação e as aplicações matemáticas que podemos encontrar.

Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.

Material complementar:

Atividade retomada para impressão

Resolução atividade Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).

Orientações: Professor, leve para a sala de aula um caixa semelhante à da imagem, ou outra caixa para contextualizar a aula.

Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.

Material complementar:

Atividade retomada para impressão

Resolução atividade Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).

Orientações: Peça que os alunos observem a caixa somente olhando por cima, questione sobre que figura geométrica podemos encontrar analisando essa caixa. Mostre somente a parte superior da caixa.

Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.

Discuta com a turma:

  • Analisando apenas a face superior desta caixa que figura geométrica é possível verificar?
  • É possível representar essa face em uma superfície plana?

Material complementar:

Atividade retomada para impressão

Resolução atividade Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).

Orientações: Peça que os alunos observem a caixa somente olhando por cima, questione sobre que figura geométrica podemos encontrar analisando essa caixa. Mostre somente a parte lateral da caixa.

Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.

Discuta com a turma:

  • Analisando apenas a face lateral desta caixa que figura geométrica é possível verificar?
  • É possível representar essa face em uma superfície plana?
  • Qual a diferença dessa imagem com a vista superior?

Material complementar:

Atividade retomada para impressão

Resolução atividade Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).

Orientações: Peça que os alunos observem a caixa somente olhando por baixo, questione sobre que figura geométrica podemos encontrar analisando essa caixa. Mostre somente a parte inferior da caixa.

Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.

Discuta com a turma:

  • Analisando apenas a face inferior desta caixa que figura geométrica é possível verificar?
  • É possível representar essa face em uma superfície plana?
  • Qual a diferença ou semelhança dessa imagem com a vista superior?

Material complementar:

Atividade retomada para impressão

Resolução atividade Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).

Orientações: Peça que os alunos observem uma projeção da caixa e sua vista inferior rotacionada, questione sobre que figura geométrica podemos encontrar analisando essa caixa.

Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.

Material complementar:

Atividade retomada para impressão

Resolução atividade Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).

Orientações: Professor, converse com os alunos sobre as diferenças e semelhanças da imagem com a caixa analisada. Peça que analisem a imagem antes de construir a representação geométrica.

Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.

Material complementar:

Atividade retomada para impressão

Resolução atividade Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).

Orientações: Professor, converse com os alunos sobre as diferenças e semelhanças da imagem com a caixa analisada. Peça que analisem a imagem antes de construir a representação geométrica.

Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.

Discuta com a turma:

  • Analisando apenas a face lateral desta caixa que figura geométrica é possível verificar?
  • Sem ter a caixa em mãos é possível representar sua vista superior?
  • É possível representar essa face em uma superfície plana?
  • Quantas figuras geométricas diferentes é possível encontrar nesse sólido?

Material complementar:

Atividade retomada para impressão

Resolução atividade Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 a 14).

Orientações: Professor, desafie os alunos a pensarem de forma contrária à atividades anterior. Converse com a turma que neste momento ao invés de observar o sólido e obter as vistas ortogonais, vamos trabalhar ao contrário.

A partir de vistas ortogonais criaremos sólidos geométricos.

Para essa atividade você pode utilizar o material dourado, peça que os alunos construam seus sólidos geométricos utilizando os cubinhos. Caso não tenha esse material disponível para realizar a atividade, construa com os alunos em uma aula anterior os cubos para essa atividades. Leve impresso cubos planificados e peça que os alunos construam as peças e decorem como quiserem, isso torna a atividade mais interessante.

Uma proposta para continuar essa atividade é pedir que os alunos tirem fotos de suas construções geométricas e montem um mural na escola com as vistas propostas na atividade e os sólidos construídos para que possa ser observado por toda a escola.

Propósito: Relacionar uma figura plana com uma construção geométrica não plana.

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 a 14).

Orientações: Professor, divida a turma em grupos ou duplas para a realização da atividade. Circule pela sala analisando as construções dos alunos, conversando com os mesmos para perceber se compreenderam a proposta da atividade e se estão realizando as construções corretamente.

Peça que os alunos não desmontem suas construções, que deixem sobre a mesa para que possam ser analisada posteriormente pelos seus colegas. Desafie a turma a construir mais de um sólido com a mesma vista superior.

Propósito: Relacionar uma figura plana com uma construção geométrica não plana.

Discuta com a turma:

  • Com essa figura geométrica é possível imaginar um sólido?
  • Será que temos apenas um sólido geométrico que pode ser representado com esta vista superior?
  • Quantos sólidos é possível construir?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 a 14).

Orientações: Professor, divida a turma em grupos ou duplas para a realização da atividade. Circule pela sala analisando as construções dos alunos, conversando com os mesmos para perceber se compreenderam a proposta da atividade e se estão realizando as construções corretamente.

Peça que os alunos não desmontem suas construções, que deixem sobre a mesa para que possa ser analisada posteriormente pelos seus colegas. Desafie a turma a construir mais de um sólido com a mesma vista lateral.

Propósito: Relacionar uma figura plana com uma construção geométrica não plana.

Discuta com a turma:

  • Com essa figura geométrica é possível imaginar um sólido?
  • Será que temos apenas um sólido geométrico que pode ser representado com esta vista lateral?
  • Quantos sólidos é possível construir?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 a 14).

Orientações: Professor, peça que os alunos não desmontem suas construções, que deixem sobre a mesa para que possa ser analisada pelos seus colegas. Oriente os alunos a circularem pela sala analisando as construções dos colegas e comparando com as vistas propostas na atividade principal, verificando se todas correspondem à estas vistas.

Desafie a turma a construir mais de um sólido com a mesma vista superior.

Propósito: Relacionar uma figura plana com uma construção geométrica não plana.

Discuta com a turma:

  • Todos os sólidos criados pelos colegas correspondem às vistas lateral e superior propostas?
  • Será que é possível ainda criar um sólido diferente de todos os que foram construídos até agora?
  • É possível criar um sólido regular com estas vistas propostas?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 15 e 16).

Orientações: Após os alunos circularem pela sala, é possível que obtenham sólidos bem diferentes, entretanto pode acontecer que todos os alunos tenham construído sólidos bem semelhantes, sendo assim, desafie nesse momento a criarem sólidos diferentes dos sólidos criados inicialmente.

Converse com os alunos sobre a aplicação destas vistas em nosso cotidiano, leve-os a perceber as colaborações desta forma de análise de sólidos geométricos para a construção civil. Para tornar o assunto mais interessante, pode-se levar para a sala plantas de diferentes construções analisada sob estas vistas.

Professor, é importante ressaltar com os alunos que as imagens no slide acima são apenas 2 propostas de muitas outras construções que podem ser realizadas.

Preparamos para você um vídeo com a rotação do sólido onde é possível observar a vista lateral dos sólidos apresentados na imagem.

Propósito: Identificar diferentes sólidos geométricos com a mesma vista ortogonal.

Discuta com a turma:

  • Quantos sólidos foram criados pela nossa turma?
  • Será que esgotamos todas as possibilidades ou é possível construir outras?
  • Se juntar o seu sólido com o sólido de seu colega, é possível manter a mesma vista? Vamos tentar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 15 e 16).

Orientações: Após os alunos circularem pela sala, é possível que obtenham sólidos bem diferentes, entretanto pode acontecer que todos os alunos tenham construído sólidos bem semelhantes, sendo assim, desafie nesse momento a criarem sólidos diferentes dos sólidos criados inicialmente.

Converse com os alunos sobre a aplicação destas vistas em nosso cotidiano, leve-os a perceber as colaborações desta forma de análise de sólidos geométricos para a construção civil. Para tornar o assunto mais interessante, pode-se levar para a sala plantas de diferentes construções analisada sob estas vistas.

Professor, é importante ressaltar com os alunos que as imagens no slide acima são apenas 2 propostas de muitas outras construções que podem ser realizadas.

Preparamos para você um vídeo com a rotação do sólido onde é possível observar a vista lateral dos sólidos apresentados na imagem.

Propósito: Identificar diferentes sólidos geométricos com a mesma vista ortogonal.

Discuta com a turma:

  • Quantos sólidos foram criados pela nossa turma?
  • Será que esgotamos todas as possibilidades ou é possível construir outras?
  • Se juntar o seu sólido com o sólido de seu colega, é possível manter a mesma vista? Vamos tentar?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Discuta com a turma:

  • Que valores estão escondidos nesses dados?
  • É possível saber os números que estão na base?
  • Por que a planificação nos auxilia nesta resolução?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano