18006
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Mas qual será esse objeto?

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do EF sobre Mas qual será esse objeto?

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA16 - Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

EF08MA15 - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Analisar um objeto não plano sob diferentes vistas ortogonais planas.

Conceito-chave

Analisar um sólido geométrico e representá-lo no plano sob diferentes vistas

Conhecimentos Prévios

Representação de figuras geométricas planas

Reconhecer um sólido geométrico e sua planificação

Recursos necessários

  • Lanterna
  • Objetos diversos
  • Sólidos geométricos
  • Aquecimento impresso
  • Atividades Principal Impressa
  • Raio X impresso

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Para introduzirmos o conceito de projeção ortogonal, vamos brincar com as sombras. Professor, apague a luz da sala e leve uma lanterna, pequenos objetos e um brinde, esse brinde pode ser simples como chocolate, bala ou algum material escolar como lápis, régua ou caneta.

É importante que a sala esteja bem escura, caso a sala tenha muitas janelas, cubra com papel escuro ou TNT preto, o que ajuda a inibir o feixe de luz.

Realização do jogo:

  • Apague a luz da sala, feche todas as portas e janelas, deixe o ambiente o mais escuro possível.
  • Projete a luz da lanterna no quadro ou em uma parede lisa, de forma que os aluno não vejam o objeto que vai ser colocado na frente da lanterna, apenas a projeção.
  • Vá colocando objeto pequenos em frente à lanterna para que sejam projetados no quadro ou na parede e peça que os alunos registrem o nome dos objetos.
  • Você pode utilizar objetos simples que encontramos em sala de aula como:
  • Lápis
  • Clips
  • Borracha
  • Tesoura
  • Pincel
  • Estojo
  • Entre outros
  • Coloque também alguns sólidos geométricos, é interessante ter alguns objetos mais difíceis para a brincadeira ficar legal e atrativa.
  • Agora peça alguns alunos que façam com as mãos algumas sombras como de animais ou objetos, e peça que os outros alunos que continuem registrando na tabela.
  • Ao final, confira com os alunos os nomes dos objetos, aquele que acertar mais ganha um brinde.

Propósito: Introduzir a ideia de projeção ortogonal

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Para introduzirmos o conceito de projeção ortogonal, vamos brincar com as sombras. Professor, apague a luz da sala e leve uma lanterna, pequenos objetos e um brinde, esse brinde pode ser simples como chocolate, bala ou algum material escolar como lápis, régua ou caneta.

Realização do jogo:

  • Apague a luz da sala
  • Projete a luz da lanterna no quadro ou em uma parede lisa, de forma que os aluno não vejam o objeto que vai ser colocado na frente da lanterna, apenas a projeção.
  • Vá colocando objetos pequenos em frente à lanterna para que sejam projetados no quadro ou na parede e peça que os alunos registrem o nome dos objetos.
  • Você pode utilizar objetos simples que encontramos em sala de aula como:
  • Lápis
  • Clips
  • Borracha
  • Tesoura
  • Pincel
  • Estojo
  • Entre outros
  • Coloque também alguns sólidos geométricos, é interessante ter alguns objetos mais difíceis para a brincadeira ficar legal e atrativa.
  • Agora peça alguns alunos que façam com as mãos algumas sombras como de animais ou objetos, e peça que os outros alunos que continuem registrando na tabela.
  • Ao final, confira com os alunos os nomes dos objetos, aquele que acertar mais ganha um brinde.

Propósito: Introduzir a ideia de projeção ortogonal

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).

Orientações: Professor, coloque no centro da sala um sólido geométrico, esse sólido pode ser um objeto existente ou construído. É importante que seja um sólido com faces bem diferentes, de forma que cada grupo de aluno vai ver um lado diferente e representá-lo. Uma das faces pode ser circular, outra retangular, a outra ter um cone, etc.

Opções para esse objeto pode ser chocolates em formato de sólido geométrico, caixas de presente, televisores de tubo, etc.

Caso não encontre um objeto assim e que seja fácil de transportar, construa um objeto com auxílio de sólidos geométricos. Podem ser jogos de madeira ou sólidos construídos em papel cartão. Disponibilizamos como material complementar esses sólidos planificados para que possam ser impressos em papel cartão e construídos para a realização da atividade.

Propósito: Desenhar vistas ortogonais de figuras não planas.

Discuta com a turma:

  • Como você vê a imagem?
  • É possível representar o que você vê de forma plana?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Sólidos Planificados

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).

Orientações: Professor, coloque no centro da sala um sólido geométrico, esse sólido pode ser um objeto existente ou construído. É importante que seja um sólido com faces bem diferentes, de forma que cada grupo de aluno vai ver um lado diferente e representá-lo. Uma das faces pode ser circular, outra retangular, a outra ter um cone, etc.

Caso não encontre um objeto assim e que seja fácil de transportar, construa um objeto com auxílio de sólidos geométricos. Podem ser jogos de madeira ou sólidos construídos em papel cartão. Disponibilizamos como material complementar esses sólidos planificados para que possam ser impressos em papel cartão e construídos para a realização da atividade.

Professor é importante para a realização desta atividade que as vistas das faces sejam bem diferentes.

Propósito: Desenhar vistas ortogonais de figuras não planas.

Discuta com a turma:

  • Como você vê a imagem?
  • É possível representar o que você vê de forma plana?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Sólidos Planificados

Guia de intervenções

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 e 8).

Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas.

Recolha as atividades de todos os alunos e cole-as aleatoriamente no quadro para que possam ser analisadas por toda a turma. Utilize fita crepe para colar, para não danificar o quadro e para facilitar o próximo passo onde as imagens serão reorganizadas no próprio quadro (próximo slide).

Deixe que os alunos analisem a imagem por uns dois minutos antes de iniciar a discussão.

Propósito: Compara vistas ortogonais de um mesmo sólido não plano observado por diferentes ângulos.

Discuta com a turma:

  • Todas essas imagens são faces desse mesmo objeto?
  • Como é possível obter tantas imagens diferentes de um mesmo objeto?
  • Será que algumas imagens não são deste objeto? Como podemos explicar isto?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 19 a 23).

Orientações: Professor, cole no quadro folhas com os números de 1 a 4 impressos separadamente para que a turma reorganize as imagens, selecionando-as de acordo com cada lado do objeto.

É importante que toda a turma participe desse momento, você pode dividir a turma em 4 grupos e pedir que cada grupo organize um dos lados, ou se a turma for muito grande, escolha um líder que vai representar cada grupo e peça que os alunos oriente os líderes a pegarem as imagens correspondentes a cada lado e organizá-las no quadro.

Propósito: Comparar vistas ortogonais de um mesmo sólido não plano observado por diferentes ângulos.

Discuta com a turma:

  • Em cada grupo é possível encontrar imagens iguais?
  • No grupo 1, existe alguma imagem diferente das outras? Se sim, será que realmente ela representa a frente do objeto?
  • No grupo 2, existe alguma imagem diferente das outras? Se sim, será que realmente ela representa a lateral direita do objeto?
  • No grupo 3, existe alguma imagem diferente das outras? Se sim, será que realmente ela representa a lateral esquerda do objeto?
  • No grupo 4, existe alguma imagem diferente das outras? Se sim, será que realmente ela representa a parte de trás do objeto?
  • Por que encontramos imagens tão diferentes do mesmo objeto?
  • Existe alguma imagem que não se encaixa em nenhum desses quatro grupos? Se sim, por que isto acontece?
  • Tem algum lugar que alguém poderia estar e construir uma imagem diferentes destes 4 grupos que selecionamos deste mesmo objeto?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides de 9 e 10).

Orientações: Professor, converse com a turma sobre o que é uma projeção ortogonal. Leia o slide para a turma e leve-os a perceber que qualquer sólido geométrico pode ter uma projeção ortogonal, seja este regular ou não.

Propósito: Sistematizar os conceitos apresentados nesta aula.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides de 9 e 10).

Orientações: Professor, converse com a turma sobre o que é uma projeção ortogonal. Leia o slide para a turma e leve-os a perceber que qualquer sólido geométrico pode ter uma projeção ortogonal, seja este regular ou não.

Propósito: Sistematizar os conceitos apresentados nesta aula

Discuta com a turma:

  • É possível ter algum objeto com projeções ortogonais iguais?
  • Cite alguns exemplos de objetos que todas as projeções serão iguais.
  • Só é possível obter projeções de um sólido geométrico?
  • Que outros objetos podem ter projeções?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Discuta com a turma:

  • De quais formas é possível visualizar essa caixa?
  • Uma pessoa que vê essa caixa “de cima” terá a mesma visão que a lateral?
  • É possível representar essas visualizações com uma figura geométrica plana?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA16 - Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

EF08MA15 - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Analisar um objeto não plano sob diferentes vistas ortogonais planas.

Conceito-chave

Analisar um sólido geométrico e representá-lo no plano sob diferentes vistas

Conhecimentos Prévios

Representação de figuras geométricas planas

Reconhecer um sólido geométrico e sua planificação

Recursos necessários

  • Lanterna
  • Objetos diversos
  • Sólidos geométricos
  • Aquecimento impresso
  • Atividades Principal Impressa
  • Raio X impresso
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Para introduzirmos o conceito de projeção ortogonal, vamos brincar com as sombras. Professor, apague a luz da sala e leve uma lanterna, pequenos objetos e um brinde, esse brinde pode ser simples como chocolate, bala ou algum material escolar como lápis, régua ou caneta.

É importante que a sala esteja bem escura, caso a sala tenha muitas janelas, cubra com papel escuro ou TNT preto, o que ajuda a inibir o feixe de luz.

Realização do jogo:

  • Apague a luz da sala, feche todas as portas e janelas, deixe o ambiente o mais escuro possível.
  • Projete a luz da lanterna no quadro ou em uma parede lisa, de forma que os aluno não vejam o objeto que vai ser colocado na frente da lanterna, apenas a projeção.
  • Vá colocando objeto pequenos em frente à lanterna para que sejam projetados no quadro ou na parede e peça que os alunos registrem o nome dos objetos.
  • Você pode utilizar objetos simples que encontramos em sala de aula como:
  • Lápis
  • Clips
  • Borracha
  • Tesoura
  • Pincel
  • Estojo
  • Entre outros
  • Coloque também alguns sólidos geométricos, é interessante ter alguns objetos mais difíceis para a brincadeira ficar legal e atrativa.
  • Agora peça alguns alunos que façam com as mãos algumas sombras como de animais ou objetos, e peça que os outros alunos que continuem registrando na tabela.
  • Ao final, confira com os alunos os nomes dos objetos, aquele que acertar mais ganha um brinde.

Propósito: Introduzir a ideia de projeção ortogonal

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Para introduzirmos o conceito de projeção ortogonal, vamos brincar com as sombras. Professor, apague a luz da sala e leve uma lanterna, pequenos objetos e um brinde, esse brinde pode ser simples como chocolate, bala ou algum material escolar como lápis, régua ou caneta.

Realização do jogo:

  • Apague a luz da sala
  • Projete a luz da lanterna no quadro ou em uma parede lisa, de forma que os aluno não vejam o objeto que vai ser colocado na frente da lanterna, apenas a projeção.
  • Vá colocando objetos pequenos em frente à lanterna para que sejam projetados no quadro ou na parede e peça que os alunos registrem o nome dos objetos.
  • Você pode utilizar objetos simples que encontramos em sala de aula como:
  • Lápis
  • Clips
  • Borracha
  • Tesoura
  • Pincel
  • Estojo
  • Entre outros
  • Coloque também alguns sólidos geométricos, é interessante ter alguns objetos mais difíceis para a brincadeira ficar legal e atrativa.
  • Agora peça alguns alunos que façam com as mãos algumas sombras como de animais ou objetos, e peça que os outros alunos que continuem registrando na tabela.
  • Ao final, confira com os alunos os nomes dos objetos, aquele que acertar mais ganha um brinde.

Propósito: Introduzir a ideia de projeção ortogonal

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).

Orientações: Professor, coloque no centro da sala um sólido geométrico, esse sólido pode ser um objeto existente ou construído. É importante que seja um sólido com faces bem diferentes, de forma que cada grupo de aluno vai ver um lado diferente e representá-lo. Uma das faces pode ser circular, outra retangular, a outra ter um cone, etc.

Opções para esse objeto pode ser chocolates em formato de sólido geométrico, caixas de presente, televisores de tubo, etc.

Caso não encontre um objeto assim e que seja fácil de transportar, construa um objeto com auxílio de sólidos geométricos. Podem ser jogos de madeira ou sólidos construídos em papel cartão. Disponibilizamos como material complementar esses sólidos planificados para que possam ser impressos em papel cartão e construídos para a realização da atividade.

Propósito: Desenhar vistas ortogonais de figuras não planas.

Discuta com a turma:

  • Como você vê a imagem?
  • É possível representar o que você vê de forma plana?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Sólidos Planificados

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).

Orientações: Professor, coloque no centro da sala um sólido geométrico, esse sólido pode ser um objeto existente ou construído. É importante que seja um sólido com faces bem diferentes, de forma que cada grupo de aluno vai ver um lado diferente e representá-lo. Uma das faces pode ser circular, outra retangular, a outra ter um cone, etc.

Caso não encontre um objeto assim e que seja fácil de transportar, construa um objeto com auxílio de sólidos geométricos. Podem ser jogos de madeira ou sólidos construídos em papel cartão. Disponibilizamos como material complementar esses sólidos planificados para que possam ser impressos em papel cartão e construídos para a realização da atividade.

Professor é importante para a realização desta atividade que as vistas das faces sejam bem diferentes.

Propósito: Desenhar vistas ortogonais de figuras não planas.

Discuta com a turma:

  • Como você vê a imagem?
  • É possível representar o que você vê de forma plana?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Sólidos Planificados

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 e 8).

Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas.

Recolha as atividades de todos os alunos e cole-as aleatoriamente no quadro para que possam ser analisadas por toda a turma. Utilize fita crepe para colar, para não danificar o quadro e para facilitar o próximo passo onde as imagens serão reorganizadas no próprio quadro (próximo slide).

Deixe que os alunos analisem a imagem por uns dois minutos antes de iniciar a discussão.

Propósito: Compara vistas ortogonais de um mesmo sólido não plano observado por diferentes ângulos.

Discuta com a turma:

  • Todas essas imagens são faces desse mesmo objeto?
  • Como é possível obter tantas imagens diferentes de um mesmo objeto?
  • Será que algumas imagens não são deste objeto? Como podemos explicar isto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 19 a 23).

Orientações: Professor, cole no quadro folhas com os números de 1 a 4 impressos separadamente para que a turma reorganize as imagens, selecionando-as de acordo com cada lado do objeto.

É importante que toda a turma participe desse momento, você pode dividir a turma em 4 grupos e pedir que cada grupo organize um dos lados, ou se a turma for muito grande, escolha um líder que vai representar cada grupo e peça que os alunos oriente os líderes a pegarem as imagens correspondentes a cada lado e organizá-las no quadro.

Propósito: Comparar vistas ortogonais de um mesmo sólido não plano observado por diferentes ângulos.

Discuta com a turma:

  • Em cada grupo é possível encontrar imagens iguais?
  • No grupo 1, existe alguma imagem diferente das outras? Se sim, será que realmente ela representa a frente do objeto?
  • No grupo 2, existe alguma imagem diferente das outras? Se sim, será que realmente ela representa a lateral direita do objeto?
  • No grupo 3, existe alguma imagem diferente das outras? Se sim, será que realmente ela representa a lateral esquerda do objeto?
  • No grupo 4, existe alguma imagem diferente das outras? Se sim, será que realmente ela representa a parte de trás do objeto?
  • Por que encontramos imagens tão diferentes do mesmo objeto?
  • Existe alguma imagem que não se encaixa em nenhum desses quatro grupos? Se sim, por que isto acontece?
  • Tem algum lugar que alguém poderia estar e construir uma imagem diferentes destes 4 grupos que selecionamos deste mesmo objeto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides de 9 e 10).

Orientações: Professor, converse com a turma sobre o que é uma projeção ortogonal. Leia o slide para a turma e leve-os a perceber que qualquer sólido geométrico pode ter uma projeção ortogonal, seja este regular ou não.

Propósito: Sistematizar os conceitos apresentados nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides de 9 e 10).

Orientações: Professor, converse com a turma sobre o que é uma projeção ortogonal. Leia o slide para a turma e leve-os a perceber que qualquer sólido geométrico pode ter uma projeção ortogonal, seja este regular ou não.

Propósito: Sistematizar os conceitos apresentados nesta aula

Discuta com a turma:

  • É possível ter algum objeto com projeções ortogonais iguais?
  • Cite alguns exemplos de objetos que todas as projeções serão iguais.
  • Só é possível obter projeções de um sólido geométrico?
  • Que outros objetos podem ter projeções?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Discuta com a turma:

  • De quais formas é possível visualizar essa caixa?
  • Uma pessoa que vê essa caixa “de cima” terá a mesma visão que a lateral?
  • É possível representar essas visualizações com uma figura geométrica plana?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano