Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lara Martins Barbosa
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF09MA15) - Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conhecimento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.
Objetivos específicos
Explorar a Geometria do Taxi
Conceito-chave
Plano cartesiano, segmento de reta, Geometria do Taxi, distância entre pontos.
Recursos necessários
Malha quadriculada, lápis e régua.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. Professor, na Geometria do Taxi a menor distância entre dois pontos de um plano não é a linha reta, como considerada na Geometria Euclidiana. A distância é medida como a viagem de um táxi numa cidade, cujas ruas estendem-se vertical e horizontalmente em uma quadra ou malha urbana, que convenientemente pode ser associada ao plano euclidiano.
Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Distribua uma atividade de retomada por aluno e solicite que resolvam as questões no caderno.
Propósito: Calcular a distância entre dois pontos.
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Distribua uma atividade de retomada por aluno e resolva a atividade junto com toda a turma. Caso seja necessário proponha que os alunos encontrem a menor distância entre os pontos B e C e a menor distância entre os pontos C e D, essas soluções também constam na resolução da atividade.
Propósito: Calcular a distância entre dois pontos.
Discuta com a Turma:
- Quando o segmento formado pela união dos pontos é horizontal como calcular a distância entre eles?
- Quando o segmento formado pela união dos pontos é vertical como calcular a distância entre eles?
- Quando o segmento formado pela união dos pontos é uma diagonal como calcular a distância entre eles?
- É possível ter resultados distintos quanto ao cálculo da distância entre dois pontos?
- É possível encontrar outras distâncias entre os pontos, distintas da que encontramos na atividade anterior?
- Estamos acostumados sempre calcular a distância entre pontos e considerar uma única linha reta. E se essa linha não precisar ser única?
- No nosso cotidiano, quando estamos nos locomovendo de um ponto a outro sempre andamos em uma única linha reta?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6).
Orientações: Converse com os alunos sobre situações em que a Geometria do Táxi é aplicada no dia a dia, como no deslocamento até um local em que não temos a chance de ir pela “hipotenusa”. Professor, diga aos alunos que o nome “Geometria do Táxi”, vem da associação com a ideia de “trafegar por ruas”. A distância entre dois pontos no plano cartesiano é calculada assumindo-se que só se possa fazer trajetos horizontais e verticais (trajeto verde e trajeto azul). Ou seja, não se caminha entre os “terrenos” (trajeto vermelho). Assim como fazemos na “vida real”.
Propósito: Introduzir a concepção da Geometria do Táxi.
Discuta com a Turma:
- A Geometria do Táxi está mais próxima de nossa realidade?
- Só podemos trafegar em linha reta na vida real?
- Como fazemos trajetos quando andamos de carro? De táxi? Como calculamos essa distância?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6).
Orientações: Converse com os alunos sobre situações em que a Geometria do Táxi é aplicada no dia a dia, como no deslocamento de um imóvel ao outro em que não temos a chance de ir pela “hipotenusa”. Oriente quanto ao descolamento ser apenas na horizontal ou vertical. Professor, argumente com os alunos sobre a impossibilidade de ir da escola ao campo de futebol em uma única linha reta, discuta sobre as construções que existem no caminho e o desvio que deve ser realizado.
Propósito: Introduzir a concepção da Geometria do Táxi.
Discuta com a Turma:
- O temos na origem do sistema de coordenadas cartesianos representado?
- Há necessidade de saber a coordenada de cada um dos pontos?
- Qual a distância da escola ao campo de futebol em linha reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).
Orientações: Peça para que alguns alunos da turma apresentem as soluções a que chegaram. Não deixe de indagar sobre possíveis resoluções diferentes.
Propósito: Discutir com os alunos as resoluções.
Discuta com a Turma:
- Quais outros caminhos podemos percorrer para ter uma solução?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).
Orientações: Peça para que alguns alunos da turma apresentem as soluções a que chegaram. Não deixe de indagar sobre possíveis resoluções diferentes. Caso todos os alunos apresentem a mesma solução, mostre uma solução com um caminho diferente e que totalize a mesma distância de uma outra solução. Sobre o caminho da Escola ao Ponto de ônibus o menor caminho é único, uma vez que os locais estão alinhados horizontalmente.
Propósito: Discutir com os alunos as resoluções.
Discuta com a Turma:
- A distância euclidiana é menor, maior ou igual à distância do táxi?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Professor leia com alunos as conclusões apresentadas e solicite seu registro.
Propósito: Concluir a aula apresentando os conceitos estudados de forma breve.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Circule pela sala e veja se os alunos estão realizando a atividade de forma correta. Essa atividade deve ser realizada individualmente.
Propósito: Aplicar o conhecimento em um exercício contextualizado.
Discuta com a turma:
- Como deveríamos proceder se desejássemos calcular a menor distância utilizando a Geometria Euclidiana?
Materiais complementares para impressão: