Plano de Aula

Plano de aula: Coleta e Organização dos dados de uma pesquisa amostral

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Coleta, agrupamento e análise de dados de pesquisa

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

Conhecimentos Prévios

Saber que para realizar a coleta de dados, é preciso ter em mente qual é a população a ser pesquisada. Saber elaborar tabelas com colunas e linhas pertinentes ao objetivo que se quer atingir.

Objetivos específicos

Identificar as duas etapas seguintes de uma pesquisa amostral: coleta dos dados e a organização desses dados. Concluir o melhor recurso para se utilizar de acordo com a população estabelecida e aprender a organizar, da melhor forma, os dados coletados.

Conceito-chave

Coleta, organização, recurso, tabela

Recursos necessários

  • Giz;
  • Lousa;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar as duas etapas seguintes de uma pesquisa amostral: coleta dos dados e a organização desses dados. Concluir o melhor recurso para se utilizar de acordo com a população estabelecida e aprender a organizar, da melhor forma, os dados coletados.