17999
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Coleta e Organização dos dados de uma pesquisa amostral

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do EF sobre Coleta e Organização dos dados de uma pesquisa amostral

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ellen Roberta Braga Bosso

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_24PES03

Recursos
- Necessários:
     - caderno
     - lápis
     - grupo de alunos no Whatsapp

- Opcionais:
     - Google Sala de Aula
     - Meet
     - Zoom
     - Padlet
     - Jamboard
Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644

Para este plano, foque na etapa: ATIVIDADE COMPLEMENTAR

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 2 (Desafio: Histórico de depressão familiar)
Professor, envie uma foto do problema via WhatsApp e crie um Painel de Soluções utilizando o Padlet, o Jamboard, ou um arquivo de acesso coletivo. Organize os alunos em duplas colaborativas, a interação pode ser feita via chamada de vídeo pelo whatsapp, Meet ou Zoom e oriente para que leiam o problema e discutam sobre o que entenderam. Esse plano, visa a coleta de dados e a organização desses dados. A intenção é que seja um trabalho contínuo das etapas de uma pesquisa amostral. Trabalhamos nos MAT8_24PES01 e MAT8_24PES02, as primeiras etapas: a escolha do tema, a população a ser pesquisada e o questionário que trará os dados para serem analisados. Nesse momento, os alunos analisam os dados coletados na tabela e organizam por agrupamentos, enriqueça a atividade solicitando a representação gráfica desses dados. Se apresentarem dificuldades para compreender como fazer a organização dos dados e a construção dos gráficos, sugiro que assistam os vídeos: “Organizando dados em tabelas e gráficos”- Khan Academy, disponível no link: https://youtu.be/Ld3i9Wcqaew?t=6 (acesso em 11 de jul 2020) e “Organizando dados em gráficos” - Khan Academy, disponível no link: https://youtu.be/06suiN7-AHs?t=195 (acesso em 11 de jul 2020). Peça aos alunos que anotem em seus cadernos como pensaram e quais estratégias utilizaram para a resolução.

Discussão das soluções
Professor, a escuta das respostas dos alunos é muito importante. Deixe que eles compartilhem suas respostas, seja por áudio, vídeo, fotos ou por meio do Painel de Soluções interativo, no Padlet, Jamboard, ou no arquivo de acesso coletivo. Em seguida faça alguns questionamentos aos alunos, utilize as perguntas do “discuta com a turma” deste Plano de Aula, elas têm o objetivo de fazer com os alunos pensem em quais recursos podem utilizar para a realização (efetiva) de uma pesquisa amostral. Essas perguntas ajudarão a conduzir a resolução da Atividade Principal deste Plano de Aula.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das perguntas e nas estratégias para chegar às respostas, é um momento favorável para interação familiar e, até mesmo para detectar se algum membro da família está passando por esse problema tão comum nesses tempos de pandemia. Entretanto, é importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de reclusão, podem estar envolvidos com outros afazeres.

Sugestão Enviada Por: Maria Aparecida Nemet


Código: MAT8_24PES03

(EF08MA26) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

(EF08MA27) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 8º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas