17997
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Censo, Amostra e Observação. Etapas de uma pesquisa amostral

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do EF sobre Censo, Amostra e Observação. Etapas de uma pesquisa amostral

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ellen Roberta Braga Bosso

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

Conhecimentos Prévios

Saber o que é pesquisa amostral, quais os aspectos importante.

Objetivos específicos

Conceituar censo, amostra e observação

Conhecer as etapas de uma pesquisa

Conceito-chave

Censo, amostra, observação e etapas de pesquisa

Recursos necessários

  • Lousa;
  • Giz;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Caso necessário, impressões das atividades (para os alunos)

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:

Projete o slide na lousa e comente sobre o que é a pesquisa e os tipos existentes.

Antes de comentar com a turma sobre o tipo de pesquisa, use as questões do “Discuta com a turma” para começar a classificar e conforme as respostas, vá acrescentando de acordo com as informações abaixo.

“Pesquisa é um processo de investigação que se interessa em descobrir as relações existentes entre os aspectos que envolvem os fatos, fenômenos, situações ou coisas”

“Classificando as pesquisas pelo nível de profundidade do estudo, são três grupos: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa.”

“Classificando as pesquisas em procedimentos utilizados para coleta de dados, são dois grupos: as de fonte de papel - bibliográfica e documental e fontes de dados fornecidos por pessoas - experimental, estudo de caso e estudo de campo, sendo o estudo de campo ou pesquisa de campo o objetivo dessa aula.”

http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/cristala/materiais/Unidade3aPesquisaCientifica.pdf.

Propósito: Mostrar o objetivo da aula, apresentando o tipo de pesquisa que será estudado.

Discuta com a turma:

  • Na visão de vocês, como devemos elaborar uma pesquisa?
  • Quais os tipos de pesquisas?

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 Minutos

Orientação:

Organize os alunos em duplas. Atente-se para as duplas formadas, o objetivo é que os dois alunos discutam e pensem juntos na solução do problema. Uma dupla com um aluno que tem mais facilidade com outro que não tem, não é produtivo.

Projete o slide na lousa e leia a primeira questão. Possibilite a discussão entre os alunos e vá anotando os tópicos de cada questão no canto do quadro.

Conforme as respostas e o desenvolvimento do raciocínio do aluno, vá anotando tópicos na lousa para facilitar o entendimento no final da aula.

Propósito: Pensar nos pontos principais para uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Quais os primeiros passos para a realização de uma pesquisa qualquer, seja ela bibliográfico ou não?
  • Qual a diferença entre uma pesquisa comum e uma pesquisa amostral?
  • Na pesquisa amostral, livros são suficientes? O que mais precisa?
  • O que é necessário para concluir uma pesquisa? Resultados, gráfico, análises

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação:

Essas perguntas darão a noção dos primeiros passos para a elaboração de uma pesquisa.

No slide, há alguns elementos que fazem parte de uma pesquisa completa, por exemplo: a quantidade de pessoas que foram consideradas para a realização da pesquisa, o gráfico, as perguntas feitas para esses entrevistados.

Observando e analisando estes pontos discutidos, os alunos estarão trabalhando com dados que compõem as etapas para a realização de uma pesquisa completa.

Projete o slide na lousa e peça que um aluno faça a leitura.

Comente sobre esses elementos antes de iniciar a atividade.

Retome a leitura da primeira questão e pergunte a eles: “Vocês acham importante, dependendo do tema da pesquisa, selecionar a quantidade e as pessoas que responderão às perguntas?”

Para a questão “c” é necessário considerar algumas informações sobre o sono. Comente com a turma sobre uma pesquisa feita em relação a qualidade do sono. http://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,voce-dorme-bem-veja-o-que-e-considerado-o-sono-de-qualidade,70001641118. É considerado sono de qualidade quando:

  • Adormecer em até 30 minutos;
  • Acordar no máximo uma vez de madrugada (duas, se você é idoso);
  • Dormir durante 85% do tempo que você está na cama;
  • Passar no máximo 20 minutos acordado ao longo da noite quando você desperta do sono (30 minutos, se você é idoso)

Atividade para impressão, clique aqui.

Caso haja necessidade, clique aqui para acessar o guia de intervenção. Acesse a resolução da atividade aqui.

Propósito: Identificar os principais pontos para uma pesquisa de campo.

Discuta com a turma:

  • Quais os pontos importantes para uma pesquisa?
  • A quantidade de pessoas entrevistadas, alteram o resultado?
  • Quantas pessoas devemos considerar para a pesquisa escolhida por vocês? (Cada dupla escolherá seu tema - última questão. Permita que cada um deles comentem o número de entrevistados que avaliaram ser necessário)
  • Quais tipos de pesquisa podemos fazer? Como fazer? (Nesse ponto, oriente o pensamento para a pesquisa no Brasil. Será que é possível TODA a população brasileira? Ou devemos considerar uma parte da população?)
  • Pesquisa por testes, quantas pessoas devem fazer parte?
  • Vocês conhecem alguém que já participou de uma pesquisa? Qual era o assunto? Como foi?
  • Em 1996 o Brasil começou a utilizar a urna eletrônica nas eleições em algumas localidades. Podemos citar vantagens e desvantagens nesse recurso para o levantamento de uma pesquisa?

Materiais complementares:

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

Agora é o momento da discussão de todas as respostas.

Leia a primeira questão e permita que os alunos falem seus respostas. Questione sobre o ponto principal, o tema.

Leia a segunda pergunta e deixe que os alunos comentem sobre suas respostas. Vá fazendo o fechamento e as conclusões. Use os tópicos anotados no canto da lousa, no início da aula.

Utilize o mesmo procedimento na discussão das últimas questões.

Propósito: Definir censo, amostra e observação e refletir sobre as etapas de uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual a etapa que você acha mais importante?
  • A escolha da população, altera o resultado da pesquisa?
  • Você concorda com todas as etapas de uma pesquisa? Mudaria alguma coisa ou acrescentaria?
  • Você tem curiosidade de elaborar uma pesquisa? Qual o assunto mais te atrai?

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação:

Comente sobre cada conceito visto.

Permita que os alunos concluam, com as próprias palavras. Interfira, complemente e corrija caso necessário.

Propósito: Concretizar o entendimento do conceito de censo, amostra e observação, bem como das etapas para uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Podemos afirmar que essa sala é amostra ou censo?
  • Se fossemos elaborar uma pesquisa aqui no colégio, que tipo de pesquisa vocês escolheriam: a simples, com um questionário ou a de observação?
  • Qual pesquisa podemos ou devemos utilizar a técnica da observação? Por exemplo: o crescimento de uma planta, as ações de uma criança diante de um problema no brinquedo.

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:

Leia e conclua com os alunos objetivo da aula e as conclusões que chegaram. Caso haja alguma anotação na lousa, indique-as e use-as para finalizar a aula (antes da atividade do Raio X). Permita que os alunos perguntem ou complementem algo.

Propósito: Fortalecer os aprendizados da aula fazendo a recapitulação do que foi estudado.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação:

Essa atividade fará o aluno colocar em prática o que aprendeu nessa aula, considerando os pontos para uma pesquisa.

Quais pessoas abordar? Quais perguntas fazer (resposta fechada ou aberta)? O que considerar na pesquisa (sexo, idade)? Qual conclusão queremos obter?

Esses pontos deverão ser trabalhados no decorrer das respostas.

Atividade para impressão.

Resolução do Raio X.

Propósito: Organizar as etapas iniciais de uma pesquisa definindo o que se espera coletar de dados e os pesquisados (amostra).

Discuta com a turma:

  • Para a elaboração do questionário, devemos levar em consideração o que queremos analisar. Se quisermos saber Sexo x Estilo musical, o que devemos colocar na pesquisa? E se quisermos saber Idade x Estilo musical? E se o foco for conhecer a quantidade de pessoas que preferem cada estilo musical?
  • Para essa pesquisa, qual o melhor caminho seguir: a pessoa escreve o estilo que ela gosta (deixando livre) ou listamos os estilos que queremos pesquisar e a pessoa assinala o que ela gosta? Qual é mais rápido? E o mais eficiente?
  • Deixar a pesquisa aberta ou fechada, influência na conclusão final?
  • Qual o melhor gráfico utilizar para a conclusão que quer chegar?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:

Projete o slide na lousa e comente sobre o que é a pesquisa e os tipos existentes.

Antes de comentar com a turma sobre o tipo de pesquisa, use as questões do “Discuta com a turma” para começar a classificar e conforme as respostas, vá acrescentando de acordo com as informações abaixo.

“Pesquisa é um processo de investigação que se interessa em descobrir as relações existentes entre os aspectos que envolvem os fatos, fenômenos, situações ou coisas”

“Classificando as pesquisas pelo nível de profundidade do estudo, são três grupos: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa.”

“Classificando as pesquisas em procedimentos utilizados para coleta de dados, são dois grupos: as de fonte de papel - bibliográfica e documental e fontes de dados fornecidos por pessoas - experimental, estudo de caso e estudo de campo, sendo o estudo de campo ou pesquisa de campo o objetivo dessa aula.”

http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/cristala/materiais/Unidade3aPesquisaCientifica.pdf.

Propósito: Mostrar o objetivo da aula, apresentando o tipo de pesquisa que será estudado.

Discuta com a turma:

  • Na visão de vocês, como devemos elaborar uma pesquisa?
  • Quais os tipos de pesquisas?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

    Mentor: Tatiane C Guadagnucci

    Especialista de área: Rita Batista



    Habilidade da BNCC

    (EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

    (EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

    Conhecimentos Prévios

    Saber o que é pesquisa amostral, quais os aspectos importante.

    Objetivos específicos

    Conceituar censo, amostra e observação

    Conhecer as etapas de uma pesquisa

    Conceito-chave

    Censo, amostra, observação e etapas de pesquisa

    Recursos necessários

    • Lousa;
    • Giz;
    • Caderno;
    • Lápis;
    • Caso necessário, impressões das atividades (para os alunos)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 Minutos

Orientação:

Organize os alunos em duplas. Atente-se para as duplas formadas, o objetivo é que os dois alunos discutam e pensem juntos na solução do problema. Uma dupla com um aluno que tem mais facilidade com outro que não tem, não é produtivo.

Projete o slide na lousa e leia a primeira questão. Possibilite a discussão entre os alunos e vá anotando os tópicos de cada questão no canto do quadro.

Conforme as respostas e o desenvolvimento do raciocínio do aluno, vá anotando tópicos na lousa para facilitar o entendimento no final da aula.

Propósito: Pensar nos pontos principais para uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Quais os primeiros passos para a realização de uma pesquisa qualquer, seja ela bibliográfico ou não?
  • Qual a diferença entre uma pesquisa comum e uma pesquisa amostral?
  • Na pesquisa amostral, livros são suficientes? O que mais precisa?
  • O que é necessário para concluir uma pesquisa? Resultados, gráfico, análises

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação:

Essas perguntas darão a noção dos primeiros passos para a elaboração de uma pesquisa.

No slide, há alguns elementos que fazem parte de uma pesquisa completa, por exemplo: a quantidade de pessoas que foram consideradas para a realização da pesquisa, o gráfico, as perguntas feitas para esses entrevistados.

Observando e analisando estes pontos discutidos, os alunos estarão trabalhando com dados que compõem as etapas para a realização de uma pesquisa completa.

Projete o slide na lousa e peça que um aluno faça a leitura.

Comente sobre esses elementos antes de iniciar a atividade.

Retome a leitura da primeira questão e pergunte a eles: “Vocês acham importante, dependendo do tema da pesquisa, selecionar a quantidade e as pessoas que responderão às perguntas?”

Para a questão “c” é necessário considerar algumas informações sobre o sono. Comente com a turma sobre uma pesquisa feita em relação a qualidade do sono. http://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,voce-dorme-bem-veja-o-que-e-considerado-o-sono-de-qualidade,70001641118. É considerado sono de qualidade quando:

  • Adormecer em até 30 minutos;
  • Acordar no máximo uma vez de madrugada (duas, se você é idoso);
  • Dormir durante 85% do tempo que você está na cama;
  • Passar no máximo 20 minutos acordado ao longo da noite quando você desperta do sono (30 minutos, se você é idoso)

Atividade para impressão, clique aqui.

Caso haja necessidade, clique aqui para acessar o guia de intervenção. Acesse a resolução da atividade aqui.

Propósito: Identificar os principais pontos para uma pesquisa de campo.

Discuta com a turma:

  • Quais os pontos importantes para uma pesquisa?
  • A quantidade de pessoas entrevistadas, alteram o resultado?
  • Quantas pessoas devemos considerar para a pesquisa escolhida por vocês? (Cada dupla escolherá seu tema - última questão. Permita que cada um deles comentem o número de entrevistados que avaliaram ser necessário)
  • Quais tipos de pesquisa podemos fazer? Como fazer? (Nesse ponto, oriente o pensamento para a pesquisa no Brasil. Será que é possível TODA a população brasileira? Ou devemos considerar uma parte da população?)
  • Pesquisa por testes, quantas pessoas devem fazer parte?
  • Vocês conhecem alguém que já participou de uma pesquisa? Qual era o assunto? Como foi?
  • Em 1996 o Brasil começou a utilizar a urna eletrônica nas eleições em algumas localidades. Podemos citar vantagens e desvantagens nesse recurso para o levantamento de uma pesquisa?

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

Agora é o momento da discussão de todas as respostas.

Leia a primeira questão e permita que os alunos falem seus respostas. Questione sobre o ponto principal, o tema.

Leia a segunda pergunta e deixe que os alunos comentem sobre suas respostas. Vá fazendo o fechamento e as conclusões. Use os tópicos anotados no canto da lousa, no início da aula.

Utilize o mesmo procedimento na discussão das últimas questões.

Propósito: Definir censo, amostra e observação e refletir sobre as etapas de uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual a etapa que você acha mais importante?
  • A escolha da população, altera o resultado da pesquisa?
  • Você concorda com todas as etapas de uma pesquisa? Mudaria alguma coisa ou acrescentaria?
  • Você tem curiosidade de elaborar uma pesquisa? Qual o assunto mais te atrai?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação:

Comente sobre cada conceito visto.

Permita que os alunos concluam, com as próprias palavras. Interfira, complemente e corrija caso necessário.

Propósito: Concretizar o entendimento do conceito de censo, amostra e observação, bem como das etapas para uma pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Podemos afirmar que essa sala é amostra ou censo?
  • Se fossemos elaborar uma pesquisa aqui no colégio, que tipo de pesquisa vocês escolheriam: a simples, com um questionário ou a de observação?
  • Qual pesquisa podemos ou devemos utilizar a técnica da observação? Por exemplo: o crescimento de uma planta, as ações de uma criança diante de um problema no brinquedo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:

Leia e conclua com os alunos objetivo da aula e as conclusões que chegaram. Caso haja alguma anotação na lousa, indique-as e use-as para finalizar a aula (antes da atividade do Raio X). Permita que os alunos perguntem ou complementem algo.

Propósito: Fortalecer os aprendizados da aula fazendo a recapitulação do que foi estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação:

Essa atividade fará o aluno colocar em prática o que aprendeu nessa aula, considerando os pontos para uma pesquisa.

Quais pessoas abordar? Quais perguntas fazer (resposta fechada ou aberta)? O que considerar na pesquisa (sexo, idade)? Qual conclusão queremos obter?

Esses pontos deverão ser trabalhados no decorrer das respostas.

Atividade para impressão.

Resolução do Raio X.

Propósito: Organizar as etapas iniciais de uma pesquisa definindo o que se espera coletar de dados e os pesquisados (amostra).

Discuta com a turma:

  • Para a elaboração do questionário, devemos levar em consideração o que queremos analisar. Se quisermos saber Sexo x Estilo musical, o que devemos colocar na pesquisa? E se quisermos saber Idade x Estilo musical? E se o foco for conhecer a quantidade de pessoas que preferem cada estilo musical?
  • Para essa pesquisa, qual o melhor caminho seguir: a pessoa escreve o estilo que ela gosta (deixando livre) ou listamos os estilos que queremos pesquisar e a pessoa assinala o que ela gosta? Qual é mais rápido? E o mais eficiente?
  • Deixar a pesquisa aberta ou fechada, influência na conclusão final?
  • Qual o melhor gráfico utilizar para a conclusão que quer chegar?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 8º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA26 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano