17996
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Construção de problemas a partir de placar de jogo

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do EF sobre Construção de problemas a partir de placar de jogo

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra Gabarão Altemari,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Participar de situações coletivas de elaboração de problemas


Objetivos específicos

  • Conseguir organizar ideias e perceber os dados importantes para criação de problemas.
  • Construir coletivamente um problema a partir do contexto de jogos.

Conceito-chave

Elaboração de problemas

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Garrafas PET.
  • Bola.
  • Lápis.
  • Caderno.
  • Atividades impressas.

Os alunos devem dominar

  • Compreender a ideia de que um problema é uma situação que precisa ser resolvida.
  • Saber fazer questionamentos coerente com a ideia do problema.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Converse com os alunos sobre o jogo de boliche, pois o jogo “derrubada de garrafas” será bem parecido. Poderá fazer outros questionamentos pertinentes.

Propósito: Preparar os alunos para a brincadeira de derrubada de garrafas.

Discuta com a turma:

  • O que é um jogo de boliche? Como se joga?
  • Quais os materiais utilizados?
  • Qual o objetivo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (tempo do jogo entre os slides 4 a 6).

Orientação: Apresente o jogo aos alunos oralmente.

Propósito: Apresentar as regras para a turma.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Veja um local apropriado para o jogo, separe as duas equipes com o mesmo número de participantes e marque a pontuação dos alunos num placar. Esta marcação poderá ser feita por você ou por um aluno. Cada aluno arremessará a bola uma vez para tentar derrubar as garrafas.

Propósito: Fazer as anotações do placar para, posteriormente, terem ideias para montar uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quantas vezes a bola foi arremessada por cada participante ? (1 vez)
  • E por equipe? (depende do número de participante da equipe)
  • Quantos pontos cada equipe fez? Teve empate ou alguma equipe ganhou?
  • Por que uma equipe perdeu?
  • Quantos pontos a equipe A fez a mais que a equipe B?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (entre o slides 6 e 7).

Orientação: Relembre o jogo conforme as perguntas do slide e anote as respostas.

Propósito: Criar um problema coletivo com os dados obtidos na partida de derrubada de garrafas e, também, a partir da observação do placar.

Discuta com a turma:

  • Todo jogo tem um ganhador?
  • O que é um placar? Todo jogo tem um placar?
  • Para criar um problema, o que precisamos fazer?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (entre o slides 6 e 7).

Orientação: De acordo com as respostas obtidas pelos questionamentos do slide anterior, organize o problema escrevendo-o no quadro.

Propósito: Criar um problema coletivo com os dados obtidos na partida de derrubada de garrafas e, também, a partir da observação do placar.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma de escrever o que aconteceu?
  • Como podemos escrever quem participou?
  • Qual pode ser a pergunta do problema?

Referências:

Smole, Kátia Stocco e Diniz, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas - cap. 8 - Saraiva.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Dialogue com a turma sobre quais são as informações importantes do problema criado e como pode ser escrito um problema.

Propósito: Levar o aluno a perceber que um problema precisa conter informações importantes, chamados de dados do problema.

Discuta com a turma:

  • O problema que nós construímos contém quais informações importantes?
  • Será que poderíamos mudar a maneira como escrevemos este problema? O que não poderia ser alterado?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Como o problema foi coletivo e escrito, você deverá marcar os dados no próprio problema, destacando-os.

Propósito: Destacar os dados do problema.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceu? (uma partida de derrubada de garrafas)
  • Quem participou? (participaram duas equipes)
  • Qual foi o placar?
  • Qual a pergunta do problema?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Encerre a aula. Os alunos precisam aprender a observar, ler, analisar e saber quais são as informações importantes de um problema.

Propósito: Mostrar a importância do problema ser escrito com dados completos para, então, poder ser resolvido.

Discuta com a turma:

  • Quando criamos um problema o que não podemos deixar que falte? (Um questionamento e os dados)
  • Se o problema conter muitas informações o que podemos fazer para compreender o que está sendo pedido? (Localizar a pergunta e os dados referentes a pergunta. As demais informações são apenas o contexto.)

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1. Entregue para cada aluno uma tabela de um placar com um jogo hipotético preenchido. Caso não puder imprimir, escreva a tabela na lousa ou faça um cartaz.

2. Analisem coletivamente os dados da tabela e leiam o início do problema.

3. Peça que, individualmente, os alunos elaborem uma pergunta, observando o placar do mesmo jogo.

4. Esta parte do problema (pergunta) poderá ser feita oralmente ou escrita.

Exemplos:

  • Qual equipe foi vencedora?
  • Quantos pontos a equipe B fez a mais que a equipe A?
  • Quantos pontos as duas equipes fizeram juntas?

Propósito: Alterar a pergunta do problema de acordo com os dados contidos no problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês perceberam que em um mesmo problema temos diversas maneiras de fazer perguntas?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução das atividades complementares

Guia de intervenção

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Participar de situações coletivas de elaboração de problemas


Objetivos específicos

  • Conseguir organizar ideias e perceber os dados importantes para criação de problemas.
  • Construir coletivamente um problema a partir do contexto de jogos.

Conceito-chave

Elaboração de problemas

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas.
  • Garrafas PET.
  • Bola.
  • Lápis.
  • Caderno.
  • Atividades impressas.

Os alunos devem dominar

  • Compreender a ideia de que um problema é uma situação que precisa ser resolvida.
  • Saber fazer questionamentos coerente com a ideia do problema.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Converse com os alunos sobre o jogo de boliche, pois o jogo “derrubada de garrafas” será bem parecido. Poderá fazer outros questionamentos pertinentes.

Propósito: Preparar os alunos para a brincadeira de derrubada de garrafas.

Discuta com a turma:

  • O que é um jogo de boliche? Como se joga?
  • Quais os materiais utilizados?
  • Qual o objetivo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (tempo do jogo entre os slides 4 a 6).

Orientação: Apresente o jogo aos alunos oralmente.

Propósito: Apresentar as regras para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Veja um local apropriado para o jogo, separe as duas equipes com o mesmo número de participantes e marque a pontuação dos alunos num placar. Esta marcação poderá ser feita por você ou por um aluno. Cada aluno arremessará a bola uma vez para tentar derrubar as garrafas.

Propósito: Fazer as anotações do placar para, posteriormente, terem ideias para montar uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quantas vezes a bola foi arremessada por cada participante ? (1 vez)
  • E por equipe? (depende do número de participante da equipe)
  • Quantos pontos cada equipe fez? Teve empate ou alguma equipe ganhou?
  • Por que uma equipe perdeu?
  • Quantos pontos a equipe A fez a mais que a equipe B?

Materiais complementares:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (entre o slides 6 e 7).

Orientação: Relembre o jogo conforme as perguntas do slide e anote as respostas.

Propósito: Criar um problema coletivo com os dados obtidos na partida de derrubada de garrafas e, também, a partir da observação do placar.

Discuta com a turma:

  • Todo jogo tem um ganhador?
  • O que é um placar? Todo jogo tem um placar?
  • Para criar um problema, o que precisamos fazer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (entre o slides 6 e 7).

Orientação: De acordo com as respostas obtidas pelos questionamentos do slide anterior, organize o problema escrevendo-o no quadro.

Propósito: Criar um problema coletivo com os dados obtidos na partida de derrubada de garrafas e, também, a partir da observação do placar.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma de escrever o que aconteceu?
  • Como podemos escrever quem participou?
  • Qual pode ser a pergunta do problema?

Referências:

Smole, Kátia Stocco e Diniz, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas - cap. 8 - Saraiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Dialogue com a turma sobre quais são as informações importantes do problema criado e como pode ser escrito um problema.

Propósito: Levar o aluno a perceber que um problema precisa conter informações importantes, chamados de dados do problema.

Discuta com a turma:

  • O problema que nós construímos contém quais informações importantes?
  • Será que poderíamos mudar a maneira como escrevemos este problema? O que não poderia ser alterado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Como o problema foi coletivo e escrito, você deverá marcar os dados no próprio problema, destacando-os.

Propósito: Destacar os dados do problema.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceu? (uma partida de derrubada de garrafas)
  • Quem participou? (participaram duas equipes)
  • Qual foi o placar?
  • Qual a pergunta do problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Encerre a aula. Os alunos precisam aprender a observar, ler, analisar e saber quais são as informações importantes de um problema.

Propósito: Mostrar a importância do problema ser escrito com dados completos para, então, poder ser resolvido.

Discuta com a turma:

  • Quando criamos um problema o que não podemos deixar que falte? (Um questionamento e os dados)
  • Se o problema conter muitas informações o que podemos fazer para compreender o que está sendo pedido? (Localizar a pergunta e os dados referentes a pergunta. As demais informações são apenas o contexto.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1. Entregue para cada aluno uma tabela de um placar com um jogo hipotético preenchido. Caso não puder imprimir, escreva a tabela na lousa ou faça um cartaz.

2. Analisem coletivamente os dados da tabela e leiam o início do problema.

3. Peça que, individualmente, os alunos elaborem uma pergunta, observando o placar do mesmo jogo.

4. Esta parte do problema (pergunta) poderá ser feita oralmente ou escrita.

Exemplos:

  • Qual equipe foi vencedora?
  • Quantos pontos a equipe B fez a mais que a equipe A?
  • Quantos pontos as duas equipes fizeram juntas?

Propósito: Alterar a pergunta do problema de acordo com os dados contidos no problema.

Discuta com a turma:

  • Vocês perceberam que em um mesmo problema temos diversas maneiras de fazer perguntas?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução das atividades complementares

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano