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Plano de aula > Geografia > 7º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Mapas em formatos diferenciados

Plano de aula de Geografia com atividades para 7º ano do Fundamental sobre compreender a lógica de construção e representação de um mapa histórico, especificamente o de formato T e O.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Murilo Rossi

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando a ideia do aluno quanto ao que é um mapa, a partir de seus referenciais atuais de vivência cultural quanto ao sentido cartográfico da atualidade, com mapas históricos que representavam uma realidade social, econômica e política diferenciada de hoje em sua época de confecção. Para isso, a proposta é compreender a lógica de construção e representação do mapa conhecido como T e O, originalmente produzido no ano de 623 com sua primeira impressão executada em 1472.

Em todas as etapas de aula, caso não seja possível projetar os slides, imprima-os e/ou tendo possibilidade, escreva-os no quadro.

Materiais necessários: Projetor de slides e/ou cópia dos mapas dos slides, papel sulfite, lápis de cor e/ou caneta hidrocor e/ou tinta guache.

Link para os mapas:

Mapa histórico de Europa - Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CCqZdENwwNxwTUzsNpsWyBewmQ5SBfawr83ZtUFAfY9bJM5CxaYDbgtvCkBG/ge07-09und07-contextualizacao-mapa.pdf

Mapa T e O - Mundo conhecido - Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a2cVEHvWmZ5SnfUMFhbWYG2unjYCJq5mhADDR69wC2yZr75YSFcUd2xsuJZv/ge07-09und07-problematizacao-mapa.pdf

Produção de Mapa T e O de nossa cidade/região - Ação propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xWSh9AvwHsbCRZu8rJaK4GQu6Fpe28BKUFEcxYBwZUgePBHqHJjCJg3u7rBq/producao-de-mapa-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

História da Cartografia, a origem

Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/historia-da-cartografia/a-origem.html Acesso em 03 abr. 2019.

História da Cartografia, idade média

Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/historia-da-cartografia/a-idade-media.html Acesso em 03 abr. 2019.

Mapas

Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mapas.htm Acesso em 03 abr. 2019.

Guia Geográfico - Mapas Históricos

Disponível em: http://www.mapas-historicos.com/ Acesso em 03 abr. 2019.

Mapas T O

Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=401&evento=5 Acesso em 03 abr. 2019.

Contextos prévios: É necessário que os alunos tenham o mínimo de compreensão sobre orientações geográficas em relação a si mesmo e em relação a diferentes objetos.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir algumas lógicas na construção e representação de mapas históricos. O mapa em questão, foco da aula, é o chamado T e O, fruto de uma realidade que remonta ao período medieval de nossa sociedade mundial. Como a técnica cartográfica não era tão desenvolvida ainda (pelo menos as técnicas de precisão matemática, muito útil para os interesses colonialistas europeus), os mapas T e O tinham representações que estavam embasadas em crenças religiosas, que ainda tinham uma presença marcante na época medieval. Seus traços são bastante simbólicos, de acordo com a realidade da época, criando um mapa muito diferente do que conhecemos nos dias de hoje. Atente-os também que irão fazer comparação entre esse mapa e um outro mapa histórico mais recente, sensibilizando o aluno sobre as finalidades e funções de cada mapa, seja em tempos passados ou nos dias de hoje. Por fim, irão construir mapas com tal formato baseado em referências espaciais locais, vivenciando brevemente a lógica de construção desses mapas.

Como adequar à sua realidade: Caso ache necessário, utilize imagens de mapas históricos de sua cidade, dando exemplos de como era a lógica de construção e representação de mapas em tempos passados em sua cidade/região.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para se ensinar mapas históricos é preciso levantar os conhecimentos prévios dos aluno no sentido do professor saber o quanto eles sabem sobre cartografia e mapas. Nesse caso, não é simplesmente entender o que o mapa representa, mas sim seus contextos simbólicos históricos para que a base cartográfica tenha o formato que ela se apresenta, de acordo com sua periodicidade histórica. Diante disso, pergunte aos alunos o que eles acham que é o mapa exposto no slide. Certamente saberão que é um mapa, mas provavelmente não inserido num contexto histórico. Na sequência, lance as seguintes perguntas:

1- Do que se trata o mapa? O que está representado nele?

2- Vocês sabem mais ou menos quando esse mapa foi confeccionado?

3- O mapa tem alguma semelhança com os mapas atuais? Que características vocês acham que se assemelham entre mapas históricos e mapas atuais?

O mapa exposto no slide é uma representação do continente europeu, parte do norte da África e da Ásia, confeccionado em 1930. Por ser uma época já no século XX, na qual o desenvolvimento matemático da cartografia estava bem adiantado devido ao acúmulo de conhecimento herdado do mercantilismo e da colonização, ele se assemelha muito com os mapas de hoje (formato dos continentes, limites e fronteiras bem delineadas, tom de cores, etc). Um mapa cumpre os objetivos de quem o cria, ou seja, seu define sua temática e possibilidades de uso de acordo com a demanda para confeccioná-lo. Um mapa pode servir para localizar, mas não só isso. Ele é utilizado em diferentes objetivos tais como a construção civil, transporte, meio ambiente, etc. É esperado que o aluno aponte semelhanças entre mapas históricos e atuais, delineando um certo entendimento sobre representação e grafia do mapa. É importante destacar que esse formato é muito utilizado nos dias de hoje, trazendo um padrão visual de mapa único enraizado nos alunos e na própria sociedade. Isso dará subsídio para a problematização de aula.

Material complementar

Mapa histórico de Europa - Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CCqZdENwwNxwTUzsNpsWyBewmQ5SBfawr83ZtUFAfY9bJM5CxaYDbgtvCkBG/ge07-09und07-contextualizacao-mapa.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Agora que o tema mapa, tanto nos dias de hoje como nos tempos passados, foi estudado, chegou o momento dos alunos terem contato com uma forma diferente de representar uma dada realidade através de enfoques diferenciados. Os mapas (com o formato do slide 3) são bastante conhecidos pois foram impostos como uma forma única de representar uma dada realidade através de dados mais precisos, mensuráveis. Mas a história da cartografia nos traz que nem sempre foi assim. Um mapa é uma marca de uma sociedade, de determinado tempo histórico e de um dado espaço, de acordo com os objetivos estabelecidos, tal como um texto escrito ou mesmo uma imagem. Assim, o mapa exposto no slide 4 é uma representação conhecida como T e O, ou seja, um tipo de mapa-múndi medieval, descrevendo o mundo segundo a ideia de Isidoro de Sevilha em sua publicação Etymologiae. O disco de Isidoro, refere-se ao mapa-múndi do século XIII. Este mapa está dividido em três continentes: Ásia, África e Europa. O formato em “T” representa o mar mediterrâneo, fundamental para as navegações e comunicação entre os povos na época. O “O” representa outros oceanos na Terra, que eram poucos conhecidos em relação ao mediterrâneo. O mundo, até então, era representado por esses três continentes e com referências religiosas e espirituais. É importante destacar que a ciência e a religião eram uma coisa só na antiguidade, sendo seus referenciais culturais - inclusive cartográficos - baseados na religiosidade. Diante disso, o mapa T e O foi construído a partir de referenciais da época, ou seja, o mundo conhecido cristão influenciado por respostas aos dilemas do mundo através de interpretações religiosas, incluídas aqui o mapa. Dessa forma, muitos mapas T e O tinham o centro baseado na cidade de Jerusalém, sagrada para muitos povos.

Sabendo disso, proponha a pergunta do slide aos alunos. É esperado que alguns alunos respondam que é um mapa e outros não. Explore todas suas respostas, através de uma breve conversa.

Material complementar

Mapa T e O - Mundo conhecido - Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a2cVEHvWmZ5SnfUMFhbWYG2unjYCJq5mhADDR69wC2yZr75YSFcUd2xsuJZv/ge07-09und07-problematizacao-mapa.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: A ideia central dessa ação propositiva é que o aluno vivencie através da produção de uma mapa não convencional e utilize as mesmas premissas simbólicas do mapa T e O utilizado na época, só que dessa vez os simbolismos serão trazidos a partir de suas realidades. A atividade é individual e feita com um papel sulfite. Para iniciar a produção cartográfica, escreva no quadro ou imprima a atividade.

É importante que você caminhe sobre a classe, observando os alunos e se disponibilizando para tirar dúvidas. Deixe eles livre para decidirem de que forma eles representarão graficamente os pontos escolhidos. Caso haja dificuldade de produzir um mapa no formato T e O de sua localidade, estimule-os a utilizar outras letras, mas mantendo o formato do mapa. O importante é que eles percebam que os mapas podem ter outras formas além da cartesiana, mostrada no slide 3.

É esperado que os alunos vivenciem uma experiência cartográfica relacionando suas realidades e refletindo sobre as formas que fez o ser humano, à época, fazer um mapa tão diferente. Muitas formas de representação aparecerão, além das diversas formas de desenhar os pontos de referência escolhidos, tais como formas, desenhos mais artísticos, pontos, linhas, áreas, etc.

Material complementar

Produção de Mapa T e O de nossa cidade/região

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xWSh9AvwHsbCRZu8rJaK4GQu6Fpe28BKUFEcxYBwZUgePBHqHJjCJg3u7rBq/producao-de-mapa-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Após terminada a ação propositiva, é necessário retomar e encadear os conhecimentos trabalhados nessa aula. Peça aos alunos, voluntariamente, que falem sobre suas escolhas simbólicas utilizados na confecção do mapa T e O. Estabeleça um diálogo relacionando os simbolismos utilizados no mapa histórico T e O trabalhado, e a opção do autor em retratar o mundo conhecido de até então muito impulsionado por uma realidade religiosa bastante presente à época. Feito isso, pergunte aos alunos, após eles discorrerem sobre suas escolhas, o quão importante essas são para eles, estimulando-os a refletir sobre seu trabalho. Compare com as simbologias utilizadas no passado e as que são presentes na atualidade, a partir da vivência com os mapas feitas anteriormente. É esperado que ao aluno se coloque como autor do seu próprio mapa, a partir de suas escolhas, relacionadas com sua realidade e com a o mundo que ele vive e acha importante nos dias de hoje. E que ele consiga se projetar no autor do mapa T e O do passado, com suas escolhas também baseada na sociedade e daquilo que eles achavam importantes até então naquela época. Feche a aula dizendo que a próprias simbologias escolhidas pelos alunos na aula de hoje provavelmente não serão as mesmas dos alunos e pessoas do futuro, assim como simbologias da atualidade porém diferentes, por se apresentar em diversos espaços pelo mundo e pelo Brasil.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nas etapas deste plano será permitido desenvolver tal habilidade relacionando a ideia do aluno quanto ao que é um mapa, a partir de seus referenciais atuais de vivência cultural quanto ao sentido cartográfico da atualidade, com mapas históricos que representavam uma realidade social, econômica e política diferenciada de hoje em sua época de confecção. Para isso, a proposta é compreender a lógica de construção e representação do mapa conhecido como T e O, originalmente produzido no ano de 623 com sua primeira impressão executada em 1472.

Em todas as etapas de aula, caso não seja possível projetar os slides, imprima-os e/ou tendo possibilidade, escreva-os no quadro.

Materiais necessários: Projetor de slides e/ou cópia dos mapas dos slides, papel sulfite, lápis de cor e/ou caneta hidrocor e/ou tinta guache.

Link para os mapas:

Mapa histórico de Europa - Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CCqZdENwwNxwTUzsNpsWyBewmQ5SBfawr83ZtUFAfY9bJM5CxaYDbgtvCkBG/ge07-09und07-contextualizacao-mapa.pdf

Mapa T e O - Mundo conhecido - Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a2cVEHvWmZ5SnfUMFhbWYG2unjYCJq5mhADDR69wC2yZr75YSFcUd2xsuJZv/ge07-09und07-problematizacao-mapa.pdf

Produção de Mapa T e O de nossa cidade/região - Ação propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xWSh9AvwHsbCRZu8rJaK4GQu6Fpe28BKUFEcxYBwZUgePBHqHJjCJg3u7rBq/producao-de-mapa-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

História da Cartografia, a origem

Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/historia-da-cartografia/a-origem.html Acesso em 03 abr. 2019.

História da Cartografia, idade média

Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/historia-da-cartografia/a-idade-media.html Acesso em 03 abr. 2019.

Mapas

Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mapas.htm Acesso em 03 abr. 2019.

Guia Geográfico - Mapas Históricos

Disponível em: http://www.mapas-historicos.com/ Acesso em 03 abr. 2019.

Mapas T O

Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=401&evento=5 Acesso em 03 abr. 2019.

Contextos prévios: É necessário que os alunos tenham o mínimo de compreensão sobre orientações geográficas em relação a si mesmo e em relação a diferentes objetos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir algumas lógicas na construção e representação de mapas históricos. O mapa em questão, foco da aula, é o chamado T e O, fruto de uma realidade que remonta ao período medieval de nossa sociedade mundial. Como a técnica cartográfica não era tão desenvolvida ainda (pelo menos as técnicas de precisão matemática, muito útil para os interesses colonialistas europeus), os mapas T e O tinham representações que estavam embasadas em crenças religiosas, que ainda tinham uma presença marcante na época medieval. Seus traços são bastante simbólicos, de acordo com a realidade da época, criando um mapa muito diferente do que conhecemos nos dias de hoje. Atente-os também que irão fazer comparação entre esse mapa e um outro mapa histórico mais recente, sensibilizando o aluno sobre as finalidades e funções de cada mapa, seja em tempos passados ou nos dias de hoje. Por fim, irão construir mapas com tal formato baseado em referências espaciais locais, vivenciando brevemente a lógica de construção desses mapas.

Como adequar à sua realidade: Caso ache necessário, utilize imagens de mapas históricos de sua cidade, dando exemplos de como era a lógica de construção e representação de mapas em tempos passados em sua cidade/região.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para se ensinar mapas históricos é preciso levantar os conhecimentos prévios dos aluno no sentido do professor saber o quanto eles sabem sobre cartografia e mapas. Nesse caso, não é simplesmente entender o que o mapa representa, mas sim seus contextos simbólicos históricos para que a base cartográfica tenha o formato que ela se apresenta, de acordo com sua periodicidade histórica. Diante disso, pergunte aos alunos o que eles acham que é o mapa exposto no slide. Certamente saberão que é um mapa, mas provavelmente não inserido num contexto histórico. Na sequência, lance as seguintes perguntas:

1- Do que se trata o mapa? O que está representado nele?

2- Vocês sabem mais ou menos quando esse mapa foi confeccionado?

3- O mapa tem alguma semelhança com os mapas atuais? Que características vocês acham que se assemelham entre mapas históricos e mapas atuais?

O mapa exposto no slide é uma representação do continente europeu, parte do norte da África e da Ásia, confeccionado em 1930. Por ser uma época já no século XX, na qual o desenvolvimento matemático da cartografia estava bem adiantado devido ao acúmulo de conhecimento herdado do mercantilismo e da colonização, ele se assemelha muito com os mapas de hoje (formato dos continentes, limites e fronteiras bem delineadas, tom de cores, etc). Um mapa cumpre os objetivos de quem o cria, ou seja, seu define sua temática e possibilidades de uso de acordo com a demanda para confeccioná-lo. Um mapa pode servir para localizar, mas não só isso. Ele é utilizado em diferentes objetivos tais como a construção civil, transporte, meio ambiente, etc. É esperado que o aluno aponte semelhanças entre mapas históricos e atuais, delineando um certo entendimento sobre representação e grafia do mapa. É importante destacar que esse formato é muito utilizado nos dias de hoje, trazendo um padrão visual de mapa único enraizado nos alunos e na própria sociedade. Isso dará subsídio para a problematização de aula.

Material complementar

Mapa histórico de Europa - Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CCqZdENwwNxwTUzsNpsWyBewmQ5SBfawr83ZtUFAfY9bJM5CxaYDbgtvCkBG/ge07-09und07-contextualizacao-mapa.pdf

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Agora que o tema mapa, tanto nos dias de hoje como nos tempos passados, foi estudado, chegou o momento dos alunos terem contato com uma forma diferente de representar uma dada realidade através de enfoques diferenciados. Os mapas (com o formato do slide 3) são bastante conhecidos pois foram impostos como uma forma única de representar uma dada realidade através de dados mais precisos, mensuráveis. Mas a história da cartografia nos traz que nem sempre foi assim. Um mapa é uma marca de uma sociedade, de determinado tempo histórico e de um dado espaço, de acordo com os objetivos estabelecidos, tal como um texto escrito ou mesmo uma imagem. Assim, o mapa exposto no slide 4 é uma representação conhecida como T e O, ou seja, um tipo de mapa-múndi medieval, descrevendo o mundo segundo a ideia de Isidoro de Sevilha em sua publicação Etymologiae. O disco de Isidoro, refere-se ao mapa-múndi do século XIII. Este mapa está dividido em três continentes: Ásia, África e Europa. O formato em “T” representa o mar mediterrâneo, fundamental para as navegações e comunicação entre os povos na época. O “O” representa outros oceanos na Terra, que eram poucos conhecidos em relação ao mediterrâneo. O mundo, até então, era representado por esses três continentes e com referências religiosas e espirituais. É importante destacar que a ciência e a religião eram uma coisa só na antiguidade, sendo seus referenciais culturais - inclusive cartográficos - baseados na religiosidade. Diante disso, o mapa T e O foi construído a partir de referenciais da época, ou seja, o mundo conhecido cristão influenciado por respostas aos dilemas do mundo através de interpretações religiosas, incluídas aqui o mapa. Dessa forma, muitos mapas T e O tinham o centro baseado na cidade de Jerusalém, sagrada para muitos povos.

Sabendo disso, proponha a pergunta do slide aos alunos. É esperado que alguns alunos respondam que é um mapa e outros não. Explore todas suas respostas, através de uma breve conversa.

Material complementar

Mapa T e O - Mundo conhecido - Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a2cVEHvWmZ5SnfUMFhbWYG2unjYCJq5mhADDR69wC2yZr75YSFcUd2xsuJZv/ge07-09und07-problematizacao-mapa.pdf

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Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: A ideia central dessa ação propositiva é que o aluno vivencie através da produção de uma mapa não convencional e utilize as mesmas premissas simbólicas do mapa T e O utilizado na época, só que dessa vez os simbolismos serão trazidos a partir de suas realidades. A atividade é individual e feita com um papel sulfite. Para iniciar a produção cartográfica, escreva no quadro ou imprima a atividade.

É importante que você caminhe sobre a classe, observando os alunos e se disponibilizando para tirar dúvidas. Deixe eles livre para decidirem de que forma eles representarão graficamente os pontos escolhidos. Caso haja dificuldade de produzir um mapa no formato T e O de sua localidade, estimule-os a utilizar outras letras, mas mantendo o formato do mapa. O importante é que eles percebam que os mapas podem ter outras formas além da cartesiana, mostrada no slide 3.

É esperado que os alunos vivenciem uma experiência cartográfica relacionando suas realidades e refletindo sobre as formas que fez o ser humano, à época, fazer um mapa tão diferente. Muitas formas de representação aparecerão, além das diversas formas de desenhar os pontos de referência escolhidos, tais como formas, desenhos mais artísticos, pontos, linhas, áreas, etc.

Material complementar

Produção de Mapa T e O de nossa cidade/região

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xWSh9AvwHsbCRZu8rJaK4GQu6Fpe28BKUFEcxYBwZUgePBHqHJjCJg3u7rBq/producao-de-mapa-acao-propositiva.pdf

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Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Após terminada a ação propositiva, é necessário retomar e encadear os conhecimentos trabalhados nessa aula. Peça aos alunos, voluntariamente, que falem sobre suas escolhas simbólicas utilizados na confecção do mapa T e O. Estabeleça um diálogo relacionando os simbolismos utilizados no mapa histórico T e O trabalhado, e a opção do autor em retratar o mundo conhecido de até então muito impulsionado por uma realidade religiosa bastante presente à época. Feito isso, pergunte aos alunos, após eles discorrerem sobre suas escolhas, o quão importante essas são para eles, estimulando-os a refletir sobre seu trabalho. Compare com as simbologias utilizadas no passado e as que são presentes na atualidade, a partir da vivência com os mapas feitas anteriormente. É esperado que ao aluno se coloque como autor do seu próprio mapa, a partir de suas escolhas, relacionadas com sua realidade e com a o mundo que ele vive e acha importante nos dias de hoje. E que ele consiga se projetar no autor do mapa T e O do passado, com suas escolhas também baseada na sociedade e daquilo que eles achavam importantes até então naquela época. Feche a aula dizendo que a próprias simbologias escolhidas pelos alunos na aula de hoje provavelmente não serão as mesmas dos alunos e pessoas do futuro, assim como simbologias da atualidade porém diferentes, por se apresentar em diversos espaços pelo mundo e pelo Brasil.

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