17994
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Práticas agrícolas e conservação do solo

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Compreender as vantagens de se produzir a agricultura utilizando diferentes formas de uso do solo, visando sua maior conservação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Luiza Gouvea

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_10UND10

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Protagonismo

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam as vantagens de se produzir a agricultura utilizando diferentes formas de uso do solo, visando sua maior conservação. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e diga que a aula tratará da importância das práticas agrícolas sustentáveis para o solo e, consequentemente, para o meio ambiente. Comente com a turma que existem diferentes tipos de práticas agrícolas, desde aquelas que aceleram os processos erosivos, compactam o solo, promovem a perturbação da biota com o uso de agrotóxicos, como aquelas que tendem a conservar as características do solo.

Contextualização (50 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

     - Imagem da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kJVP9A74N2nkfAEceHcRcStmY3vZ8CvYVuv27TmJ7FKwThwwRpyBz64cwYWT/geo6-10und10-imagem-contextualizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020

Diga que a imagem apresentada trata da rotação de culturas e monocultura na Fazenda Experimental Swojec, da Universidade de Ciências Ambientais e da Vida de Breslávia, Polônia. Na faixa dianteira, emprega-se a rotação de culturas, com os cultivos de batata, aveia, centeio, ervilha; e na faixa traseira, centeio tem sido cultivado por 45 anos consecutivos. Em regiões tropicais, como o Brasil, as condições de solos e clima admitem uma agricultura mais intensiva, razão pela qual torna-se muito importante o estabelecimento de práticas agrícolas conservacionistas para garantir uma agricultura sustentável. Práticas agrícolas que envolvem a adubação orgânica, a rotação, consórcio e a sucessão de culturas, entre outras, passam a ter maior importância. Fale para a turma que nesta aula conhecerão dois desses tipos de práticas, a rotação e o consórcio de culturas e a importância da matéria orgânica para o solo.

Problematização (40 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie os slides 4 e 5 que mostram uso de agrotóxicos e o emprego de máquinas em sistemas de produção convencional. Fale para a turma que a crescente demanda mundial por alimentos tem imposto uma grande pressão sobre as áreas agrícolas e recursos naturais.

Envie as imagens da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WnfBD2eqwHzMBFrfZSScYUDf3PJsRmzjjgwMW2gDwgYpceMMPKTfXKtEppZB/geo6-10und10-imagens-problematizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020

Se preferir envie as imagens por meio de uma das ferramentas que seguem como sugestão no início do plano.

Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Siga o passo a passo.

Envie a imagem para os alunos. Antes de questionar sobre as características dos diferentes tipos de solo apresentados na figura apresente para a turma as características de um solo convencional e de um solo orgânico, oferecendo assim subsídio para que respondam ao questionamento. Diga para a turma que o solo convencional apresentado na figura representa o predomínio de material inorgânico, especialmente, nas camadas mais profundas do solo. Diga que o solo inorgânico é formado por matéria inorgânica, ou seja, são os minerais formados pela separação de partes de rochas. Esse processo resulta da ação do vento, da chuva ou das mudanças da própria temperatura. (Grave um vídeo para esse momento).

Quanto ao solo orgânico, é aquele formado por materiais orgânicos. Ele resulta da decomposição de animais, vegetais e microrganismos, que ao final do processo se incorporam ao solo. Estes organismos que são decompostos que formam a matéria orgânica pode originar o húmus que é um material escuro, que fertiliza o solo. É por isso que os solos ricos em matéria orgânica apresentam uma coloração mais escura. Peça que observem a imagem e descrevam, no caderno, as características do solo convencional e do solo orgânico. Destaque para a turma que devem observar as setas que representam a direção do fluxo de água, a coloração e porosidade do solo, os organismos presentes e a densidade de raízes. Feito isso, apresente a atividade da ação propositiva a seguir:
A atividade consiste em apresentar uma proposta de prática agrícola para uma determinada área que foi desmatada para o cultivo de soja. Esta atividade deve ser realizada em casa, com o auxilio de um adulto. Para tal, envie a folha de atividade da Ação Propositiva disponível no link:
     - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kr5BmUYZyRsMkGU6Y4nCMujqRZyHHGWxKgar8fDUtG47WSp8zD7jkDYRn9zc/geo6-10und10-atividade-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em 04/07/2020

Enquanto desenvolvem a atividade, mostre figura que apresenta um exemplo de consórcio de cultura de soja e girassol, contida no link abaixo:
     - Imagem Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p9KGmfuWYYY4VzpndGjuEJZ9EqM8AGXqg6naUYM95FyZ44bymdKy2eRcgs86/geo6-10und10-imagens-acao-propositiva.pdf. Acesso em 04/07/2020

Complemente a explicação da sua videoaula, com as informações que se encontram descrita na etapa do plano original.

Sistematização (30 minutos- assincronamente)

Envie a pergunta geradora do slide do plano original, e oriente os estudantes registrarem suas respostas no caderno.

Convite às famílias

Deixe a sugestão para que em famílias os estudantes assistam ao documentário da EMBRAPA.

     - Manejo e Conservação do Solo e da Água- https://www.youtube.com/watch?v=xdYuEzergvE. Acesso em 04/07/2020

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_10UND10

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas