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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Práticas agrícolas e conservação do solo

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Compreender as vantagens de se produzir a agricultura utilizando diferentes formas de uso do solo, visando sua maior conservação

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Luiza Gouvea

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade permite que os alunos conheçam diferentes práticas agrícolas, identificando aquela que promove maior conservação do solo, ou seja, a mais sustentável ambientalmente. Para tal, as equipes devem resolver a atividade da Ação Propositiva que consiste em analisar as características do solo com diferentes práticas agrícolas. Dessa forma, terão uma compreensão dos efeitos de cada prática para a conservação do solo e para o meio ambiente, detectando qual delas é mais sustentável.

Materiais necessários: Projetor de slides, lápis ou caneta para anotação.

Material complementar:

Imagem da Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kJVP9A74N2nkfAEceHcRcStmY3vZ8CvYVuv27TmJ7FKwThwwRpyBz64cwYWT/geo6-10und10-imagem-contextualizacao.pdf

Imagens Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WnfBD2eqwHzMBFrfZSScYUDf3PJsRmzjjgwMW2gDwgYpceMMPKTfXKtEppZB/geo6-10und10-imagens-problematizacao.pdf

Atividade da Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kr5BmUYZyRsMkGU6Y4nCMujqRZyHHGWxKgar8fDUtG47WSp8zD7jkDYRn9zc/geo6-10und10-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Imagem Atividade Ação Propositiva

Imagem Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p9KGmfuWYYY4VzpndGjuEJZ9EqM8AGXqg6naUYM95FyZ44bymdKy2eRcgs86/geo6-10und10-imagens-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Para conhecer diferentes práticas agrícolas acesse o link:

CRUZ, J. C.; FILHO, I. A. P.; FILHO, M. R. de A. Rotação de cultura. Agência Embrapa de Informação Tecnológica. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/milho/arvore/CONT000fy779fnk02wx5ok0pvo4k3s932q7k.html>. Acesso em: 16 mar 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para os alunos que a aula tratará da importância das práticas agrícolas sustentáveis para o solo e, consequentemente, para o meio ambiente. Comente com a turma que existem diferentes tipos de práticas agrícolas, desde aquelas que aceleram os processos erosivos, compactam o solo, promovem a perturbação da biota com o uso de agrotóxicos, como aquelas que tendem a conservar as características do solo.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: A imagem apresentada trata da rotação de culturas e monocultura na Fazenda Experimental Swojec, da Universidade de Ciências Ambientais e da Vida de Breslávia, Polônia. Na faixa dianteira, emprega-se a rotação de culturas, com os cultivos de batata, aveia, centeio, ervilha; e na faixa traseira, centeio tem sido cultivado por 45 anos consecutivos. Em regiões tropicais, como o Brasil, as condições de solos e clima admitem uma agricultura mais intensiva, razão pela qual torna-se muito importante o estabelecimento de práticas agrícolas conservacionistas para garantir uma agricultura sustentável. Práticas agrícolas que envolvem a adubação orgânica, a rotação, consórcio e a sucessão de culturas, entre outras, passam a ter maior importância. Fale para a turma que nesta aula conhecerão dois desses tipos de práticas, a rotação e o consórcio de culturas e a importância da matéria orgânica para o solo.

A rotação de cultura baseia em alternar, anualmente, espécies vegetais numa mesma área agrícola, enquanto o consórcio de cultura consiste no estabelecimento de duas ou mais espécies simultaneamente na mesma área. A variedade de cultivos destes tipos de práticas favorece o enriquecimento do solo e propicia uma microvida diversificada. O sistema de rotação de cultura, por exemplo, contribui na formação da cobertura morta. A matéria decomposta fertiliza o solo. Outra vantagem é que os restos de cultivos deixados no solo têm o efeito na intercepção das gotas de chuva, evitando o impacto direto sobre a superfície do solo. Pergunte para os alunos qual a importância de evitar o impacto direto das gotas da chuva para o solo. Espera-se que respondam que é importante na redução da desagregação das partículas, que é a fase inicial do processo erosivo, e o posterior carregamento pelas águas da chuva, que intensifica o processo erosivo.

Imagem da Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kJVP9A74N2nkfAEceHcRcStmY3vZ8CvYVuv27TmJ7FKwThwwRpyBz64cwYWT/geo6-10und10-imagem-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Utilizar imagens que remetam à sua localidade.

Para você saber mais:

Para saber mais sobre a rotação de culturas e outros tipos de práticas agrícolas, acesse os site da Agência Embrapa de Informação Tecnológica em: <https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/milho/arvore/CONT000fy779fnk02wx5ok0pvo4k3s932q7k.html>. Acesso em: 12 mai 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: As imagens dos slides 4 e 5 mostram uso de agrotóxicos e o emprego de máquinas em sistemas de produção convencional. Fale para a turma que a crescente demanda mundial por alimentos tem imposto uma grande pressão sobre as áreas agrícolas e recursos naturais. Dessa forma, o aumento da produtividade e a redução dos impactos sobre os recursos naturais torna-se um grande desafio. Destaque para a turma que, para atender uma crescente demanda por alimentos a opção adotada é o sistema de produção convencional que visa, sobretudo, a produção em si, deixando a conservação do solo em segundo plano. Este é um tipo de sistema baseado no uso de fertilizantes químicos altamente solúveis e uso de defensivos agrícolas para o controle de pragas. Além disso, esse tipo de sistema emprega máquinas em praticamente todas as etapas do processo, como é possível observar nas Figuras dos slides 4 e 5, que mostram o uso de agrotóxicos e o emprego de máquinas em sistemas de produção convencional. Apesar de assegurar maiores rendimentos das colheitas, pergunte para a turma quais impactos do emprego desse tipo de sistema agrícola para o homem, para o solo e recursos hídricos.

Espera-se que respondam que o emprego desses insumos traz riscos de contaminação dos alimentos, do solo, e dos recursos hídricos por conta do uso de agrotóxicos usados para o controle de pragas e favorece a compactação do solo devido ao uso de máquinas agrícolas.

Imagens Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WnfBD2eqwHzMBFrfZSScYUDf3PJsRmzjjgwMW2gDwgYpceMMPKTfXKtEppZB/geo6-10und10-imagens-problematizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: As imagens dos slides 4 e 5 mostram uso de agrotóxicos e o emprego de máquinas em sistemas de produção convencional. Fale para a turma que a crescente demanda mundial por alimentos tem imposto uma grande pressão sobre as áreas agrícolas e recursos naturais. Dessa forma, o aumento da produtividade e a redução dos impactos sobre os recursos naturais torna-se um grande desafio. Destaque para a turma que, para atender uma crescente demanda por alimentos a opção adotada é o sistema de produção convencional que visa, sobretudo, a produção em si, deixando a conservação do solo em segundo plano. Este é um tipo de sistema baseado no uso de fertilizantes químicos altamente solúveis e uso de defensivos agrícolas para o controle de pragas. Além disso, esse tipo de sistema emprega máquinas em praticamente todas as etapas do processo, como é possível observar nas Figuras dos slides 4 e 5, que mostram o uso de agrotóxicos e o emprego de máquinas em sistemas de produção convencional. Apesar de assegurar maiores rendimentos das colheitas, pergunte para a turma quais impactos do emprego desse tipo de sistema agrícola para o homem, para o solo e recursos hídricos.

Espera-se que respondam que o emprego desses insumos traz riscos de contaminação dos alimentos, do solo, e dos recursos hídricos por conta do uso de agrotóxicos usados para o controle de pragas e favorece a compactação do solo devido ao uso de máquinas agrícolas.

Imagens Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WnfBD2eqwHzMBFrfZSScYUDf3PJsRmzjjgwMW2gDwgYpceMMPKTfXKtEppZB/geo6-10und10-imagens-problematizacao.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações: Projete a imagem para os alunos. Antes de questionar sobre as características dos diferentes tipos de solo apresentados na figura apresente para a turma as características de um solo convencional e de um solo orgânico, oferecendo assim subsídio para que respondam ao questionamento. Diga para a turma que o solo convencional apresentado na figura representa o predomínio de material inorgânico, especialmente, nas camadas mais profundas do solo. Diga que o solo inorgânico é formado por matéria inorgânica, ou seja, são os minerais formados pela separação de partes de rochas. Esse processo resulta da ação do vento, da chuva ou das mudanças da própria temperatura.

Quanto ao solo orgânico, é aquele formado por materiais orgânicos. Ele resulta da decomposição de animais, vegetais e microrganismos, que ao final do processo se incorporam ao solo. Estes organismos que são decompostos que formam a matéria orgânica pode originar o húmus que é um material escuro, que fertiliza o solo. É por isso que os solos ricos em matéria orgânica apresentam uma coloração mais escura. Peça que observem a imagem e descrevam, no caderno, as características do solo convencional e do solo orgânico. Destaque para a turma que devem observar as setas que representam a direção do fluxo de água, a coloração e porosidade do solo, os organismos presentes e a densidade de raízes. Feito isso, apresente a atividade da ação propositiva a seguir:

A atividade consiste em apresentar uma proposta de prática agrícola para uma determinada área que foi desmatada para o cultivo de soja. Esta atividade deve ser realizada em equipe. Para tal, imprima a folha de atividade da Ação Propositiva disponível no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kr5BmUYZyRsMkGU6Y4nCMujqRZyHHGWxKgar8fDUtG47WSp8zD7jkDYRn9zc/geo6-10und10-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Enquanto desenvolvem a atividade, mostre figura que apresenta um exemplo de consórcio de cultura de soja e girassol, contida no link abaixo:

Imagem Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p9KGmfuWYYY4VzpndGjuEJZ9EqM8AGXqg6naUYM95FyZ44bymdKy2eRcgs86/geo6-10und10-imagens-acao-propositiva.pdf

Dessa forma, as equipes podem analisar se esse tipo de sistema é adequado enquanto debatem sobre a proposta a ser apresentada. Embora a rotação de cultura seja uma prática conservacionista, espera-se que escolham o consórcio de cultura por apresentar maior correspondência com solos orgânicos, tendo em vista que o objetivo da atividade é apresentar uma proposta que favoreça a fertilização do solo.

Uma opção de atividade é dividir a turma em duas grandes equipes para promover um debate e discussão mediada. Esta é uma forma de tratar um problema e apreciar possíveis soluções, além de ser uma estratégia que possibilita a aprendizagem durante todo o processo da construção do debate. Sugere-se que uma equipe apresente uma proposta que defenda o ponto de vista do agronegócio, ou seja, uma proposta de sistema de produção convencional; e outra que defenda o ponto de vista dos ambientalistas, ou seja, uma proposta de prática agrícola conservacionista. A proposta pode ser elaborada em sala, mas debatida na aula seguinte, pois demanda tempo para a realização. Para promover a discussão entre os integrantes a turma pode ser dividida em equipes menores, enquanto trabalham em sala, mas que possam ser agrupadas posteriormente em dois grandes grupos para o debate. Já organize a maior parte das discussões nessa etapa, para depois finalizar na sistematização.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Comece esta etapa lançando a pergunta exposta no slide, que é tema do debate organizado anteriormente na aula. Peça a opinião dos grupos, pedindo que defendam seus posicionamentos, independente se concordam ou não com o tipo de produção agrícola escolhida. Anote tudo no quadro e, se preciso, peça a ajuda de algum aluno para organizar os registros das opiniões lançadas pelos grupos. Retome também com eles suas propostas de cultivo da soja e conservação do solo. É esperado que eles retomem outros pontos da aula (esteja pronto para ajudá-los nisso) para conseguir estabelecer suas propostas. Na sequência, explore as duas premissas do debate, colocando os prós e contras de cada uma. É importante nessa etapa ouvir a opinião dos alunos, se atentando a capacidade deles de se expressar e defender seus posicionamentos. Isso pode dar indícios de como prosseguir com as próximas aulas, relacionando com o tema trabalhado na aula de hoje.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade permite que os alunos conheçam diferentes práticas agrícolas, identificando aquela que promove maior conservação do solo, ou seja, a mais sustentável ambientalmente. Para tal, as equipes devem resolver a atividade da Ação Propositiva que consiste em analisar as características do solo com diferentes práticas agrícolas. Dessa forma, terão uma compreensão dos efeitos de cada prática para a conservação do solo e para o meio ambiente, detectando qual delas é mais sustentável.

Materiais necessários: Projetor de slides, lápis ou caneta para anotação.

Material complementar:

Imagem da Contextualização

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Imagens Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WnfBD2eqwHzMBFrfZSScYUDf3PJsRmzjjgwMW2gDwgYpceMMPKTfXKtEppZB/geo6-10und10-imagens-problematizacao.pdf

Atividade da Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kr5BmUYZyRsMkGU6Y4nCMujqRZyHHGWxKgar8fDUtG47WSp8zD7jkDYRn9zc/geo6-10und10-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Imagem Atividade Ação Propositiva

Imagem Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/p9KGmfuWYYY4VzpndGjuEJZ9EqM8AGXqg6naUYM95FyZ44bymdKy2eRcgs86/geo6-10und10-imagens-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Para conhecer diferentes práticas agrícolas acesse o link:

CRUZ, J. C.; FILHO, I. A. P.; FILHO, M. R. de A. Rotação de cultura. Agência Embrapa de Informação Tecnológica. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/milho/arvore/CONT000fy779fnk02wx5ok0pvo4k3s932q7k.html>. Acesso em: 16 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para os alunos que a aula tratará da importância das práticas agrícolas sustentáveis para o solo e, consequentemente, para o meio ambiente. Comente com a turma que existem diferentes tipos de práticas agrícolas, desde aquelas que aceleram os processos erosivos, compactam o solo, promovem a perturbação da biota com o uso de agrotóxicos, como aquelas que tendem a conservar as características do solo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: A imagem apresentada trata da rotação de culturas e monocultura na Fazenda Experimental Swojec, da Universidade de Ciências Ambientais e da Vida de Breslávia, Polônia. Na faixa dianteira, emprega-se a rotação de culturas, com os cultivos de batata, aveia, centeio, ervilha; e na faixa traseira, centeio tem sido cultivado por 45 anos consecutivos. Em regiões tropicais, como o Brasil, as condições de solos e clima admitem uma agricultura mais intensiva, razão pela qual torna-se muito importante o estabelecimento de práticas agrícolas conservacionistas para garantir uma agricultura sustentável. Práticas agrícolas que envolvem a adubação orgânica, a rotação, consórcio e a sucessão de culturas, entre outras, passam a ter maior importância. Fale para a turma que nesta aula conhecerão dois desses tipos de práticas, a rotação e o consórcio de culturas e a importância da matéria orgânica para o solo.

A rotação de cultura baseia em alternar, anualmente, espécies vegetais numa mesma área agrícola, enquanto o consórcio de cultura consiste no estabelecimento de duas ou mais espécies simultaneamente na mesma área. A variedade de cultivos destes tipos de práticas favorece o enriquecimento do solo e propicia uma microvida diversificada. O sistema de rotação de cultura, por exemplo, contribui na formação da cobertura morta. A matéria decomposta fertiliza o solo. Outra vantagem é que os restos de cultivos deixados no solo têm o efeito na intercepção das gotas de chuva, evitando o impacto direto sobre a superfície do solo. Pergunte para os alunos qual a importância de evitar o impacto direto das gotas da chuva para o solo. Espera-se que respondam que é importante na redução da desagregação das partículas, que é a fase inicial do processo erosivo, e o posterior carregamento pelas águas da chuva, que intensifica o processo erosivo.

Imagem da Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kJVP9A74N2nkfAEceHcRcStmY3vZ8CvYVuv27TmJ7FKwThwwRpyBz64cwYWT/geo6-10und10-imagem-contextualizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Utilizar imagens que remetam à sua localidade.

Para você saber mais:

Para saber mais sobre a rotação de culturas e outros tipos de práticas agrícolas, acesse os site da Agência Embrapa de Informação Tecnológica em: <https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/milho/arvore/CONT000fy779fnk02wx5ok0pvo4k3s932q7k.html>. Acesso em: 12 mai 2019.

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: As imagens dos slides 4 e 5 mostram uso de agrotóxicos e o emprego de máquinas em sistemas de produção convencional. Fale para a turma que a crescente demanda mundial por alimentos tem imposto uma grande pressão sobre as áreas agrícolas e recursos naturais. Dessa forma, o aumento da produtividade e a redução dos impactos sobre os recursos naturais torna-se um grande desafio. Destaque para a turma que, para atender uma crescente demanda por alimentos a opção adotada é o sistema de produção convencional que visa, sobretudo, a produção em si, deixando a conservação do solo em segundo plano. Este é um tipo de sistema baseado no uso de fertilizantes químicos altamente solúveis e uso de defensivos agrícolas para o controle de pragas. Além disso, esse tipo de sistema emprega máquinas em praticamente todas as etapas do processo, como é possível observar nas Figuras dos slides 4 e 5, que mostram o uso de agrotóxicos e o emprego de máquinas em sistemas de produção convencional. Apesar de assegurar maiores rendimentos das colheitas, pergunte para a turma quais impactos do emprego desse tipo de sistema agrícola para o homem, para o solo e recursos hídricos.

Espera-se que respondam que o emprego desses insumos traz riscos de contaminação dos alimentos, do solo, e dos recursos hídricos por conta do uso de agrotóxicos usados para o controle de pragas e favorece a compactação do solo devido ao uso de máquinas agrícolas.

Imagens Problematização

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Slide Plano Aula

Orientações: As imagens dos slides 4 e 5 mostram uso de agrotóxicos e o emprego de máquinas em sistemas de produção convencional. Fale para a turma que a crescente demanda mundial por alimentos tem imposto uma grande pressão sobre as áreas agrícolas e recursos naturais. Dessa forma, o aumento da produtividade e a redução dos impactos sobre os recursos naturais torna-se um grande desafio. Destaque para a turma que, para atender uma crescente demanda por alimentos a opção adotada é o sistema de produção convencional que visa, sobretudo, a produção em si, deixando a conservação do solo em segundo plano. Este é um tipo de sistema baseado no uso de fertilizantes químicos altamente solúveis e uso de defensivos agrícolas para o controle de pragas. Além disso, esse tipo de sistema emprega máquinas em praticamente todas as etapas do processo, como é possível observar nas Figuras dos slides 4 e 5, que mostram o uso de agrotóxicos e o emprego de máquinas em sistemas de produção convencional. Apesar de assegurar maiores rendimentos das colheitas, pergunte para a turma quais impactos do emprego desse tipo de sistema agrícola para o homem, para o solo e recursos hídricos.

Espera-se que respondam que o emprego desses insumos traz riscos de contaminação dos alimentos, do solo, e dos recursos hídricos por conta do uso de agrotóxicos usados para o controle de pragas e favorece a compactação do solo devido ao uso de máquinas agrícolas.

Imagens Problematização

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Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações: Projete a imagem para os alunos. Antes de questionar sobre as características dos diferentes tipos de solo apresentados na figura apresente para a turma as características de um solo convencional e de um solo orgânico, oferecendo assim subsídio para que respondam ao questionamento. Diga para a turma que o solo convencional apresentado na figura representa o predomínio de material inorgânico, especialmente, nas camadas mais profundas do solo. Diga que o solo inorgânico é formado por matéria inorgânica, ou seja, são os minerais formados pela separação de partes de rochas. Esse processo resulta da ação do vento, da chuva ou das mudanças da própria temperatura.

Quanto ao solo orgânico, é aquele formado por materiais orgânicos. Ele resulta da decomposição de animais, vegetais e microrganismos, que ao final do processo se incorporam ao solo. Estes organismos que são decompostos que formam a matéria orgânica pode originar o húmus que é um material escuro, que fertiliza o solo. É por isso que os solos ricos em matéria orgânica apresentam uma coloração mais escura. Peça que observem a imagem e descrevam, no caderno, as características do solo convencional e do solo orgânico. Destaque para a turma que devem observar as setas que representam a direção do fluxo de água, a coloração e porosidade do solo, os organismos presentes e a densidade de raízes. Feito isso, apresente a atividade da ação propositiva a seguir:

A atividade consiste em apresentar uma proposta de prática agrícola para uma determinada área que foi desmatada para o cultivo de soja. Esta atividade deve ser realizada em equipe. Para tal, imprima a folha de atividade da Ação Propositiva disponível no link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Kr5BmUYZyRsMkGU6Y4nCMujqRZyHHGWxKgar8fDUtG47WSp8zD7jkDYRn9zc/geo6-10und10-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Enquanto desenvolvem a atividade, mostre figura que apresenta um exemplo de consórcio de cultura de soja e girassol, contida no link abaixo:

Imagem Ação Propositiva

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Dessa forma, as equipes podem analisar se esse tipo de sistema é adequado enquanto debatem sobre a proposta a ser apresentada. Embora a rotação de cultura seja uma prática conservacionista, espera-se que escolham o consórcio de cultura por apresentar maior correspondência com solos orgânicos, tendo em vista que o objetivo da atividade é apresentar uma proposta que favoreça a fertilização do solo.

Uma opção de atividade é dividir a turma em duas grandes equipes para promover um debate e discussão mediada. Esta é uma forma de tratar um problema e apreciar possíveis soluções, além de ser uma estratégia que possibilita a aprendizagem durante todo o processo da construção do debate. Sugere-se que uma equipe apresente uma proposta que defenda o ponto de vista do agronegócio, ou seja, uma proposta de sistema de produção convencional; e outra que defenda o ponto de vista dos ambientalistas, ou seja, uma proposta de prática agrícola conservacionista. A proposta pode ser elaborada em sala, mas debatida na aula seguinte, pois demanda tempo para a realização. Para promover a discussão entre os integrantes a turma pode ser dividida em equipes menores, enquanto trabalham em sala, mas que possam ser agrupadas posteriormente em dois grandes grupos para o debate. Já organize a maior parte das discussões nessa etapa, para depois finalizar na sistematização.

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Orientações: Comece esta etapa lançando a pergunta exposta no slide, que é tema do debate organizado anteriormente na aula. Peça a opinião dos grupos, pedindo que defendam seus posicionamentos, independente se concordam ou não com o tipo de produção agrícola escolhida. Anote tudo no quadro e, se preciso, peça a ajuda de algum aluno para organizar os registros das opiniões lançadas pelos grupos. Retome também com eles suas propostas de cultivo da soja e conservação do solo. É esperado que eles retomem outros pontos da aula (esteja pronto para ajudá-los nisso) para conseguir estabelecer suas propostas. Na sequência, explore as duas premissas do debate, colocando os prós e contras de cada uma. É importante nessa etapa ouvir a opinião dos alunos, se atentando a capacidade deles de se expressar e defender seus posicionamentos. Isso pode dar indícios de como prosseguir com as próximas aulas, relacionando com o tema trabalhado na aula de hoje.

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