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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Quanto vale a água?

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Conhecer os efeitos da perda da vegetação para a qualidade da água e o custo social para a população que utiliza o sistema de abastecimento público

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Luiza Gouvea

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_10UND08

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube, Google Docs.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Participação
Direitos Humanos

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes conheçam os efeitos da perda da vegetação para a qualidade da água e o custo social para a população que utiliza o sistema de abastecimento público. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e diga fale para os alunos que a aula abordará questões relacionadas ao custo social da degradação da qualidade da água para o consumidor. Comente com a turma que para garantir qualidade da água de um determinado local é importante manter a cobertura vegetal dos mananciais de água. Destaque também que os custos do tratamento variam conforme a qualidade da água captada para tratamento e abastecimento público, impactando nos gastos do consumidor.

Contextualização (40 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Pergunte aos alunos se já ouviram falar no custo da degradação da qualidade da água para o consumidor. Se disserem que sim, questione-os se têm noção do impacto da mudança na qualidade ambiental sobre o custo de tratamento da água para o consumidor. Faça os seguintes questionamentos para a turma:

     - Você saber se a conta de água de sua residência é alta ou baixa?
     - Você e sua família procuram economizar água para reduzir os custos com ela?

Se preferir, envie a imagem desta etapa usando o link:
IMAGEM CONTEXTUALIZAÇÃO:
     - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zvn9TMrnhWJx8v4Z3SvkUNPsaJnuPkGvNYakxNReE7VgzEuyjhmmC4fRed4X/geo6-10und08-magem-contextualizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020

Problematização (40 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie os slides (4 a 8) que mostram um córrego extremamente poluído que corta uma favela na Índia; a espuma formada pela poluição no Rio Tietê, na altura da cidade de Salto; a desflorestação na Indonésia para transformação da área em uma plantação de palmeiras oleaginosas; a poluição e assoreamento no Ribeirão Caladinho, um pequeno curso hidrográfico da zona urbana de Coronel Fabriciano; e a descarga de efluente.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, existem uma série de situações que podem causar a degradação das áreas de mananciais. Projete as imagens para os alunos. Cada imagem projetada representa situações que levam à degradação das áreas de mananciais. Dessa forma, eles devem observar as imagens e buscar responder às seguintes perguntas:
     - Como a degradação de áreas de mananciais impacta na qualidade da água?
     - Esse impacto pode refletir no custo da água? Por quê?

No vídeo, explique alguns conceitos aos estudantes, e oriente que anotem em seus cadernos. Você pode usar o Google Docs, para enviar esses conceitos.

ALGUMAS DAS CAUSAS QUE LEVAM À DEGRADAÇÃO DAS ÁREAS DE MANANCIAIS SÃO:
     - Ocupação desordenada do solo, especialmente Áreas de Preservação Permanente (APP);
     - Práticas impróprias de uso do solo e da água;
     - Precariedade nos sistemas de esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e resíduos sólidos;
     - Superexploração dos recursos hídricos;
     - Retirada da cobertura vegetal;
     - Erosão e assoreamento de rios e córregos; e
     - Desenvolvimento de atividades industriais em descumprimento à legislação ambiental.

     - Se preferir envie o link das imagens da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Btvbu5jBqRu9HeFQ6k7YABqXxnJQvNMjSWermtDbAdChveGmgEcFvKyBNHZ5/geo6-10und08-imagens-problematizacao.pdf. Acesso em 04/07/2020

Ação propositiva (três dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias.

     - Encaminhe a folha de atividade que está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WGA8Pq2psrexjtwGNFMvjdQRBkX6wXQ5WGN7ZcYhJRuDA3skDRN3uQFfxEdT/geo6-10und08-atividades-da-sistematizacao.pdf. Acesso em 30/06/2020

Peça que os alunos leiam as instruções para a realização da atividade que consiste em observar cada período (ano) com o respectivo custo com despesas de água para o consumidor das categorias popular (baixa renda) e normal (renda média a alta).

Nesta etapa, cada eles devem calcular a média dos custos das despesas de água para cada uma das categorias. Para isso, deve somar o custo social das despesas de água da categoria popular e dividir por 6 (seis) que corresponde ao período de análise (2003-2008) e proceder da mesma forma para a categoria normal. Fale para os alunos que estes valores representam o impacto no bolso do consumidor da degradação da qualidade hídrica.

Na sequência peça que analisem um mapa da região metropolitana de São Paulo e seus principais mananciais. A ideia é que eles saibam os custos e visualizem áreas de vulnerabilidade num meio com extremo desenvolvimento urbano, se questionando se realmente é possível preservar áreas de mananciais em regiões tão grandes e populosas tal como a representada no mapa. Pergunte para os alunos o que eles concluem a partir desta observação.

Sistematização (50 minutos- assincronamente)

Em duplas, deverão conversar utilizando o WhatsApp.

     - Encaminhe a folha com a atividade para as duplas disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nYYxnZFvqtwS2Y24Msxxvp5dk6tEAsXmfQQrD6up6NWNWWpFaruft2GUf3ES/geo6-10und08-atividades-da-sistematizacao.pdf. Acesso em 30/06/2020

As duplas devem anotar acima de cada barra do gráfico os valores correspondentes dos custos com despesas de água nas diferentes categorias (%) de cada ano, incluindo a média que eles calcularam. Os percentuais anuais encontram-se na atividade da Ação Propositiva. Depois que anotarem os valores, eles deverão responder as questões da Atividade de Sistematização e apresentar para a turma.

Convite às famílias

Oriente que as famílias acompanhem os estudantes na realização das atividades da ação e sistematização deste plano.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_10UND08

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.


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