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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Biomas brasileiros

Plano de aula de Geografia com atividades para 4° ano do Fundamental sobre Conhecer os principais biomas brasileiros e relacioná-los com os tipos de vegetação, tipos de relevo, solo e padrões climáticos

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Teixeira De Mello

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO5 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, será possível identificar as características dos principais biomas brasileiros e relacionar a existência de diferentes tipos de vegetação aos padrões climáticos, aos tipos de solos, ao relevo e à fauna. Além disso, refletiremos sobre as formas de exploração e possíveis alternativas para a sua preservação a partir da elaboração de um mapa mental sobre as principais características dos biomas que serão estudados.

Materiais necessários: Datashow, celular ou computador com acesso à internet, imagens dos biomas brasileiros que sofreram ou não degradação, papel A4 ou folha de caderno, caneta, lápis, borracha e cartolina.

Se a escola não tiver acesso à internet, sugiro que o professor divida a turma em 6 grupos, para que cada grupo corresponda a um bioma brasileiro, e peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o bioma correspondente ao seu grupo. Esta pesquisa precisa conter informações sobre a região do bioma, relevo, clima, fauna, flora, problemas ambientais e ação de preservação/ recuperação.

Para você saber mais:

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Biomas. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas.html>. Acesso em: 23 mar 2019.

Mapa de biomas e vegetação. IBGE. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm>. Acesso em: 23 mar 2019.

Contextos prévios: Seria interessante que os alunos tivessem conhecimento sobre o clima e a vegetação brasileira e compreendessem a relação entre clima, vegetação e solo como um sistema interdependente e a importância do equilíbrio entre cada elemento para a preservação da biodiversidade.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula e comente que a turma estudará sobre a importância do clima, vegetação e relevo para a formação dos biomas brasileiros e sobre os principais impactos ambientais sofrido por eles. Como atividade, dividiremos a turma em 6 grupos, em que cada representará um bioma (Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Campos e Pantanal, faremos uma pesquisa com celular ou na sala de informática sobre as principais características desses biomas e, para finalizar, cada grupo desenvolverá um mapa mental com informações sobre o bioma estudado.

Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula informações extras sobre o bioma característico da sua cidade como exemplo: formas de exploração dos recursos naturais, atividades relacionadas a sustentabilidade na região ou práticas que visam a preservação do bioma local.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Instigue a turma a pensar sobre a interação entre clima, fauna e flora de uma região. Será que a vegetação de um lugar está relacionada ao seu clima ou relevo?

Estimule os alunos a refletir como os diferentes tipos de clima, tipo de solo, relevo estão relacionados à fauna, à flora e até mesmo ao modo de vida da população de uma região. Será que uma onça pintada que está adaptada à Floresta Amazônica, na região Norte do nosso país, teria dificuldade em se adaptar em uma região com clima e vegetação completamente diferente, como exemplo na região Sul?

Projete a pergunta e questione a turma.

Explique que bioma é o conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria.

Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula informações extras sobre o bioma característicos da sua cidade como exemplo: formas de exploração dos recursos naturais, atividades relacionadas a sustentabilidade da região ou práticas que visam a preservação do bioma. Se a escola não tiver acesso à internet, sugiro que o professor divida a turma em 6 grupos, para que cada grupo corresponda a um bioma brasileiro, e peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o bioma correspondente ao seu grupo. Esta pesquisa precisa conter a região do bioma, relevo, clima, fauna, flora, problemas ambientais e ação de preservação/ recuperação.

Para você saber mais:

Biodiversidade - preservação obrigatória - sem ela, tudo estará comprometido. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1261:reportagens-materias&Itemid=39>. Acesso em: 23 mar 2019.

Biomas Brasileiros. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Disponível em: <https://cnae.ibge.gov.br/en/component/content/94-7a12/7a12-vamos-conhecer-o-brasil/nosso-territorio/1465-ecossistemas.html?Itemid=101#campos-sulinos>. Acesso em: 23 mar 2019.

Mapas de biomas completo. IBGE. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias-novoportal/informacoes-ambientais/estudos-ambientais/15842-biomas.html?=&t=downloads>. Acesso em: 23 mar 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o mapa e mostre aos alunos que cada bioma se estende por áreas que apresentam características diferentes seja referente ao clima, relevo, biodiversidade, modo de vida da população e a história da ocupação, problemas ambientais e exploração dos recursos naturais. Estimule a turma a falar sobre o que vem a memória deles sobre cada bioma brasileiro.

Pergunte à turma o que diferencia um bioma do outro? Use a imagem do slide para orientar a aula, caso seja necessário, volte ao slide 3 para os alunos compararem as imagens.

  • Será que a localização está relacionada a essas diferenças?
  • O que significa faixa de transição entre os biomas?
  • Como sabemos que os biomas são diferentes, será que a exploração sua exploração também ocorre de forma e escala diferenciada?
  • Qual será principais formas de exploração e problemas ambientais de cada bioma?

Utilize o mapa para que os alunos relacionem o bioma, sua localizalização e os principais problemas ambientais.

Para você saber mais:

Mapa de Biomas e Vegetação. IBGE. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm>. Acesso em: 23 mar 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos

Orientações: Divida a turma em 6 grupos, cada um correspondendo a cada bioma brasileiro. Explique aos alunos que neste momento será permitido o usos do celular como facilitador da atividade. Essa atividade também poderá ser desenvolvida na sala de informática, caso seja de interesse do professor. Também seria o interessante pedir que os alunos façam uma pesquisa prévia, podendo ser em casa, para que tenham informações consistentes sobre os biomas que serão pesquisados em sala de aula e tragam imagem do biomas pesquisados para realizar a atividade.

A primeira etapa da atividade é a pesquisa. Explique aos alunos que cada grupo representará um bioma e que eles terão 10 minutos para fazer uma pesquisa rápida sobre cada bioma considerando as seguintes características:

  • Região brasileira: O bioma é característico de qual região?
  • Clima: Qual o clima predominante nesta região?
  • Relevo: Qual o relevo predominante nesta região?
  • Fauna e Flora: Quais as principais espécies desse bioma?
  • Problemas ambientais: Quais os principais problemas ambientais?
  • Alternativas de preservação ou recuperação ambiental: Quais ações para preservar o bioma?

Se houver condições, cada aluno do grupo pode ficar responsável por um item da pesquisa para dinamizar a atividade.

A segunda etapa do trabalho consiste na elaboração de um mapa mental sobre as características de cada bioma.

Caso a pesquisa seja feita em casa pelo aluno, peça para que ele traga uma imagem referente ao bioma de sua pesquisa, podendo ser imagem de revistas ou da internet. Se a pesquisa for feita em sala de aula com o uso de computador ou celular, será necessário imprimir a imagem na escola ou que o professor leve para a aula.

Comente que a pesquisa foi importante para que eles tivessem um pouco mais de conhecimento sobre o bioma referente ao seu grupo. Agora, a partir do conhecimento e olhar crítico, eles poderão elaborar o mapa mental relacionando os seus conhecimentos sobre os biomas com a sua criatividade de forma crítica.

Como adequar à sua realidade: Se a escola não tiver acesso à internet, sugiro que o professor divida a turma em 6 grupos, para que cada grupo corresponda a um bioma brasileiro, e peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o bioma correspondente ao seu grupo. Esta pesquisa precisa conter a região do bioma, relevo, clima, fauna, flora, problemas ambientais e ação de preservação/ recuperação.

Para você saber mais:

Junior Cabareta, Valter. A utilização de mapas conceituais como recursos didático para a construção e interrelação de conceitos, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n3/17.pdf. Acesso em 03 de Junho de 2019.

Campelo. Fabrício Leandro; Piconez Bertholo. Stela C. Os mapas conceituais como metodologia ativa no ensino de Geografia, disponível em: file:///C:/Users/Angela/Downloads/658-14-3548-1-10-20180518.pdf. Acesso em 03 de Junho de 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em 6 grupos, cada um correspondendo a cada bioma brasileiro. Explique aos alunos que neste momento será permitido o usos do celular como facilitador da atividade. Essa atividade também poderá ser desenvolvida na sala de informática, caso seja de interesse do professor. Também seria o interessante pedir que os alunos façam uma pesquisa prévia, podendo ser em casa, para que tenham informações consistentes sobre os biomas que serão pesquisados em sala de aula e tragam imagem do biomas pesquisados para realizar a atividade.

A primeira etapa da atividade é a pesquisa. Explique aos alunos que cada grupo representará um bioma e que eles terão 10 minutos para fazer uma pesquisa rápida a respeito, considerando as seguintes características:

  • Região brasileira: O bioma é característico de qual região?
  • Clima: Qual o clima predominante nesta região?
  • Relevo: Qual o relevo predominante nesta região?
  • Fauna e Flora: Quais as principais espécies desse bioma?
  • Problemas ambientais: Quais os principais problemas ambientais?
  • Alternativas de preservação ou recuperação ambiental: Quais ações para preservar o bioma?

Se houver condições, cada aluno do grupo pode ficar responsável por um item da pesquisa para dinamizar a atividade.

A segunda etapa do trabalho consiste na elaboração de um mapa mental sobre as características de cada bioma.

Caso a pesquisa seja feita em casa pelo aluno, peça para que ele traga uma imagem referente ao bioma de sua pesquisa, podendo ser imagem de revistas ou da internet. Se a pesquisa for feita em sala de aula com o uso de computador ou celular, será necessário imprimir a imagem na escola ou que o professor leve para a aula.

Comente que a pesquisa foi importante para que eles tivessem um pouco mais de conhecimento sobre o bioma referente ao seu grupo. Agora, a partir do conhecimento e olhar crítico, eles poderão elaborar o mapa mental relacionando os seus conhecimentos sobre os biomas com a sua criatividade de forma crítica.

Para você saber mais:

Junior Cabareta, Valter. A utilização de mapas conceituais como recursos didático para a construção e interrelação de conceitos, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n3/17.pdf. Acesso em 03 de Junho de 2019.

Campelo. Fabrício Leandro; Piconez Bertholo. Stela C. Os mapas conceituais como metodologia ativa no ensino de Geografia, disponível em: file:///C:/Users/Angela/Downloads/658-14-3548-1-10-20180518.pdf. Acesso em 03 de Junho de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Explique à turma que esta etapa será um pouco mais descontraída. Cada grupo deverá mostrar seus trabalhos aos colegas da turma. Eles deverão dizer qual o bioma correspondente ao seu grupo, explicar o mapa mental desenvolvido e relacionar seu bioma aos aspectos referentes ao tipo de vegetação,relevo, solo e padrões climáticos.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO5 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, será possível identificar as características dos principais biomas brasileiros e relacionar a existência de diferentes tipos de vegetação aos padrões climáticos, aos tipos de solos, ao relevo e à fauna. Além disso, refletiremos sobre as formas de exploração e possíveis alternativas para a sua preservação a partir da elaboração de um mapa mental sobre as principais características dos biomas que serão estudados.

Materiais necessários: Datashow, celular ou computador com acesso à internet, imagens dos biomas brasileiros que sofreram ou não degradação, papel A4 ou folha de caderno, caneta, lápis, borracha e cartolina.

Se a escola não tiver acesso à internet, sugiro que o professor divida a turma em 6 grupos, para que cada grupo corresponda a um bioma brasileiro, e peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o bioma correspondente ao seu grupo. Esta pesquisa precisa conter informações sobre a região do bioma, relevo, clima, fauna, flora, problemas ambientais e ação de preservação/ recuperação.

Para você saber mais:

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Biomas. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas.html>. Acesso em: 23 mar 2019.

Mapa de biomas e vegetação. IBGE. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm>. Acesso em: 23 mar 2019.

Contextos prévios: Seria interessante que os alunos tivessem conhecimento sobre o clima e a vegetação brasileira e compreendessem a relação entre clima, vegetação e solo como um sistema interdependente e a importância do equilíbrio entre cada elemento para a preservação da biodiversidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula e comente que a turma estudará sobre a importância do clima, vegetação e relevo para a formação dos biomas brasileiros e sobre os principais impactos ambientais sofrido por eles. Como atividade, dividiremos a turma em 6 grupos, em que cada representará um bioma (Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Campos e Pantanal, faremos uma pesquisa com celular ou na sala de informática sobre as principais características desses biomas e, para finalizar, cada grupo desenvolverá um mapa mental com informações sobre o bioma estudado.

Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula informações extras sobre o bioma característico da sua cidade como exemplo: formas de exploração dos recursos naturais, atividades relacionadas a sustentabilidade na região ou práticas que visam a preservação do bioma local.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Instigue a turma a pensar sobre a interação entre clima, fauna e flora de uma região. Será que a vegetação de um lugar está relacionada ao seu clima ou relevo?

Estimule os alunos a refletir como os diferentes tipos de clima, tipo de solo, relevo estão relacionados à fauna, à flora e até mesmo ao modo de vida da população de uma região. Será que uma onça pintada que está adaptada à Floresta Amazônica, na região Norte do nosso país, teria dificuldade em se adaptar em uma região com clima e vegetação completamente diferente, como exemplo na região Sul?

Projete a pergunta e questione a turma.

Explique que bioma é o conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria.

Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula informações extras sobre o bioma característicos da sua cidade como exemplo: formas de exploração dos recursos naturais, atividades relacionadas a sustentabilidade da região ou práticas que visam a preservação do bioma. Se a escola não tiver acesso à internet, sugiro que o professor divida a turma em 6 grupos, para que cada grupo corresponda a um bioma brasileiro, e peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o bioma correspondente ao seu grupo. Esta pesquisa precisa conter a região do bioma, relevo, clima, fauna, flora, problemas ambientais e ação de preservação/ recuperação.

Para você saber mais:

Biodiversidade - preservação obrigatória - sem ela, tudo estará comprometido. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1261:reportagens-materias&Itemid=39>. Acesso em: 23 mar 2019.

Biomas Brasileiros. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Disponível em: <https://cnae.ibge.gov.br/en/component/content/94-7a12/7a12-vamos-conhecer-o-brasil/nosso-territorio/1465-ecossistemas.html?Itemid=101#campos-sulinos>. Acesso em: 23 mar 2019.

Mapas de biomas completo. IBGE. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias-novoportal/informacoes-ambientais/estudos-ambientais/15842-biomas.html?=&t=downloads>. Acesso em: 23 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o mapa e mostre aos alunos que cada bioma se estende por áreas que apresentam características diferentes seja referente ao clima, relevo, biodiversidade, modo de vida da população e a história da ocupação, problemas ambientais e exploração dos recursos naturais. Estimule a turma a falar sobre o que vem a memória deles sobre cada bioma brasileiro.

Pergunte à turma o que diferencia um bioma do outro? Use a imagem do slide para orientar a aula, caso seja necessário, volte ao slide 3 para os alunos compararem as imagens.

  • Será que a localização está relacionada a essas diferenças?
  • O que significa faixa de transição entre os biomas?
  • Como sabemos que os biomas são diferentes, será que a exploração sua exploração também ocorre de forma e escala diferenciada?
  • Qual será principais formas de exploração e problemas ambientais de cada bioma?

Utilize o mapa para que os alunos relacionem o bioma, sua localizalização e os principais problemas ambientais.

Para você saber mais:

Mapa de Biomas e Vegetação. IBGE. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm>. Acesso em: 23 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos

Orientações: Divida a turma em 6 grupos, cada um correspondendo a cada bioma brasileiro. Explique aos alunos que neste momento será permitido o usos do celular como facilitador da atividade. Essa atividade também poderá ser desenvolvida na sala de informática, caso seja de interesse do professor. Também seria o interessante pedir que os alunos façam uma pesquisa prévia, podendo ser em casa, para que tenham informações consistentes sobre os biomas que serão pesquisados em sala de aula e tragam imagem do biomas pesquisados para realizar a atividade.

A primeira etapa da atividade é a pesquisa. Explique aos alunos que cada grupo representará um bioma e que eles terão 10 minutos para fazer uma pesquisa rápida sobre cada bioma considerando as seguintes características:

  • Região brasileira: O bioma é característico de qual região?
  • Clima: Qual o clima predominante nesta região?
  • Relevo: Qual o relevo predominante nesta região?
  • Fauna e Flora: Quais as principais espécies desse bioma?
  • Problemas ambientais: Quais os principais problemas ambientais?
  • Alternativas de preservação ou recuperação ambiental: Quais ações para preservar o bioma?

Se houver condições, cada aluno do grupo pode ficar responsável por um item da pesquisa para dinamizar a atividade.

A segunda etapa do trabalho consiste na elaboração de um mapa mental sobre as características de cada bioma.

Caso a pesquisa seja feita em casa pelo aluno, peça para que ele traga uma imagem referente ao bioma de sua pesquisa, podendo ser imagem de revistas ou da internet. Se a pesquisa for feita em sala de aula com o uso de computador ou celular, será necessário imprimir a imagem na escola ou que o professor leve para a aula.

Comente que a pesquisa foi importante para que eles tivessem um pouco mais de conhecimento sobre o bioma referente ao seu grupo. Agora, a partir do conhecimento e olhar crítico, eles poderão elaborar o mapa mental relacionando os seus conhecimentos sobre os biomas com a sua criatividade de forma crítica.

Como adequar à sua realidade: Se a escola não tiver acesso à internet, sugiro que o professor divida a turma em 6 grupos, para que cada grupo corresponda a um bioma brasileiro, e peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o bioma correspondente ao seu grupo. Esta pesquisa precisa conter a região do bioma, relevo, clima, fauna, flora, problemas ambientais e ação de preservação/ recuperação.

Para você saber mais:

Junior Cabareta, Valter. A utilização de mapas conceituais como recursos didático para a construção e interrelação de conceitos, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n3/17.pdf. Acesso em 03 de Junho de 2019.

Campelo. Fabrício Leandro; Piconez Bertholo. Stela C. Os mapas conceituais como metodologia ativa no ensino de Geografia, disponível em: file:///C:/Users/Angela/Downloads/658-14-3548-1-10-20180518.pdf. Acesso em 03 de Junho de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Divida a turma em 6 grupos, cada um correspondendo a cada bioma brasileiro. Explique aos alunos que neste momento será permitido o usos do celular como facilitador da atividade. Essa atividade também poderá ser desenvolvida na sala de informática, caso seja de interesse do professor. Também seria o interessante pedir que os alunos façam uma pesquisa prévia, podendo ser em casa, para que tenham informações consistentes sobre os biomas que serão pesquisados em sala de aula e tragam imagem do biomas pesquisados para realizar a atividade.

A primeira etapa da atividade é a pesquisa. Explique aos alunos que cada grupo representará um bioma e que eles terão 10 minutos para fazer uma pesquisa rápida a respeito, considerando as seguintes características:

  • Região brasileira: O bioma é característico de qual região?
  • Clima: Qual o clima predominante nesta região?
  • Relevo: Qual o relevo predominante nesta região?
  • Fauna e Flora: Quais as principais espécies desse bioma?
  • Problemas ambientais: Quais os principais problemas ambientais?
  • Alternativas de preservação ou recuperação ambiental: Quais ações para preservar o bioma?

Se houver condições, cada aluno do grupo pode ficar responsável por um item da pesquisa para dinamizar a atividade.

A segunda etapa do trabalho consiste na elaboração de um mapa mental sobre as características de cada bioma.

Caso a pesquisa seja feita em casa pelo aluno, peça para que ele traga uma imagem referente ao bioma de sua pesquisa, podendo ser imagem de revistas ou da internet. Se a pesquisa for feita em sala de aula com o uso de computador ou celular, será necessário imprimir a imagem na escola ou que o professor leve para a aula.

Comente que a pesquisa foi importante para que eles tivessem um pouco mais de conhecimento sobre o bioma referente ao seu grupo. Agora, a partir do conhecimento e olhar crítico, eles poderão elaborar o mapa mental relacionando os seus conhecimentos sobre os biomas com a sua criatividade de forma crítica.

Para você saber mais:

Junior Cabareta, Valter. A utilização de mapas conceituais como recursos didático para a construção e interrelação de conceitos, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n3/17.pdf. Acesso em 03 de Junho de 2019.

Campelo. Fabrício Leandro; Piconez Bertholo. Stela C. Os mapas conceituais como metodologia ativa no ensino de Geografia, disponível em: file:///C:/Users/Angela/Downloads/658-14-3548-1-10-20180518.pdf. Acesso em 03 de Junho de 2019.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Explique à turma que esta etapa será um pouco mais descontraída. Cada grupo deverá mostrar seus trabalhos aos colegas da turma. Eles deverão dizer qual o bioma correspondente ao seu grupo, explicar o mapa mental desenvolvido e relacionar seu bioma aos aspectos referentes ao tipo de vegetação,relevo, solo e padrões climáticos.

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