Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_13UND05
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Desenhos, Paint.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Protagonismo
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes entendam os objetivos da criação do IPCC no combate ao aquecimento global. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e comente aos alunos que eles vão entender, com o desenvolvimento dessa aula. os objetivos da criação do IPCC que significa Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (em inglês, Intergovernmental Panel on Climate Changes).
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Busque a interpretação dos mapas junto com os alunos. Questione:
- O que os mapas expostos no slide estão querendo informar?
- O que vocês estão observando?
As cores significam alguma coisa? Diga que as respostas devem ser enviadas no WhatsApp.
Problematização (25 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e questione-os a respeito do aquecimento global, contextualize abordando a emissão de gases de efeito estufa (principalmente oriundos da queima de combustíveis fósseis) e seu agravamento junto com os alunos.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias.
Solicite aos alunos que produzam desenhos, que retratem as consequências do aquecimento global.
Os desenhos podem ser feitos com o recurso do Google Desenhos, ou do Paint.
Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Nesse momento, os alunos devem mostrar seus desenhos. Peça que enviem por e-mail, ou WhatsApp.
Convite às famílias
Deixe a sugestão para as famílias que assistam aos dois vídeos.
- O que causa o aquecimento global- https://www.youtube.com/watch?v=Oe0npq64-LI. Acesso em 04/07/2020.
- Efeito estufa e Aquecimento Global- https://www.youtube.com/watch?v=e054mplj5nw. Acesso em 04/07/2020.
Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira
Código: GEO6_13UND05
(EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes