17991
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - IPCC

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Entender os objetivos da criação do IPCC no combate ao aquecimento global

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Soares Domingues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_13UND05

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Desenhos, Paint.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Cidadania
Respeito ao ambiente
Protagonismo

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes entendam os objetivos da criação do IPCC no combate ao aquecimento global. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e comente aos alunos que eles vão entender, com o desenvolvimento dessa aula. os objetivos da criação do IPCC que significa Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (em inglês, Intergovernmental Panel on Climate Changes).

Contextualização (40 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Busque a interpretação dos mapas junto com os alunos. Questione:
     - O que os mapas expostos no slide estão querendo informar?
     - O que vocês estão observando?

As cores significam alguma coisa? Diga que as respostas devem ser enviadas no WhatsApp.

Problematização (25 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e questione-os a respeito do aquecimento global, contextualize abordando a emissão de gases de efeito estufa (principalmente oriundos da queima de combustíveis fósseis) e seu agravamento junto com os alunos.

Ação propositiva (três dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias.

Solicite aos alunos que produzam desenhos, que retratem as consequências do aquecimento global.

Os desenhos podem ser feitos com o recurso do Google Desenhos, ou do Paint.

Sistematização (30 minutos- assincronamente)

Nesse momento, os alunos devem mostrar seus desenhos. Peça que enviem por e-mail, ou WhatsApp.

Convite às famílias

Deixe a sugestão para as famílias que assistam aos dois vídeos.

     - O que causa o aquecimento global- https://www.youtube.com/watch?v=Oe0npq64-LI. Acesso em 04/07/2020.

     - Efeito estufa e Aquecimento Global- https://www.youtube.com/watch?v=e054mplj5nw. Acesso em 04/07/2020.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_13UND05

(EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas