17990
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Os 5 Brasis

Plano de aula de Geografia com atividades para 4° ano do Fundamental sobre conhecer a proposta regionalização do Brasil segundo matrizes culturais e justificar a classificação de seu município dentro dessa forma de regionalização.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Google Jamboard e Wordsearch.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e a própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema, encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta utilizada pela escola, o seguinte vídeo:
     - Existem muitos “Brasis” dentro do Brasil: conheça a História da Arte no Brasil – disponível aqui.

Apesar de o vídeo falar de História da Arte, traz a ideia de vários “Brasis” dentro do Brasil, que é a proposta da aula.

Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide com o texto, o mapa e a imagem, todos previstos no plano original.
Peça que registrem a relação entre a imagem e o mapa, ou seja, o que querem retratar do Brasil.

Problematização
Encaminhe o slide e peça aos alunos que registrem suas hipóteses sobre a questão problematizadora.
Para localizarem o município onde moram, peça que:
     1. Acessem o Atlas Escolar do IBGE, disponível aqui;
     2. Cliquem no ícone:
           - Mapas do Brasil
     3. Em seguida, cliquem no ícone:
           - Federação e território
     4. Selecionem o mapa:
           - Político

Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o slide da ação propositiva. Peça que utilizem o Google Jamboard para fazerem o registro desta etapa utilizando as notas adesivas.
Veja o modelo a seguir:

 

Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.

Sistematização
Peça aos alunos para criarem um caça-palavras com o tema: Os cinco "Brasis" e suas características.
Eles precisam:
     1. Escolher as palavras que serão utilizadas;
     2. Assistir ao tutorial para criar caça-palavras, disponível aqui;
     3. Acessar o site do Wordsearch, disponível aqui, e fazer o caça-palavras;
     4. Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.

Convite às famílias
Posteriormente, sugira que os alunos que assistam com seus familiares ao vídeo:
     - Darcy Ribeiro: O povo brasileiro - disponível aqui.

Leiam com seus familiares:
     - Darcy Ribeiro e os brasileiros do Brasil - disponível aqui;
     - Projeto Samples do Brasil - disponível aqui;
     - Cultura, sustentabilidade e a imagem de destinos turísticos: um estudo comparativo nas sub-regiões do Brasil - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_02UND08

(EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas