17990
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Os 5 Brasis

Plano de aula de Geografia com atividades para 4° ano do Fundamental sobre conhecer a proposta regionalização do Brasil segundo matrizes culturais e justificar a classificação de seu município dentro dessa forma de regionalização.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, materiais complementares.

Materiais complementares:

Mapa 5 Brasis de Darcy Ribeiro:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X95U7yUcpVfJEbV8vgb7nhbwW74HZquUXvXVmVzpjsEHP2AyTUM5sGKNKUTf/geo4-02und08-os-brasis-de-darcy-ribeiro.pdf

Imagem Brasil diverso- Os 5 Brasis:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v7bFMRHDypF8gXRD7mQRAbTa9fSrFxqvYgPSrkJy6PPBBmB2Cm6rukEK8ABC/geo4-02und08-o-brasil-diverso.pdf

Mapa do Brasil para preencher disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hUFXEQBCc6EssRu5xeB8QM8TTqGBh8YUfrtDWYGWGaVYGY7Dhd9FpJgYz4ET/geo4-02und08-mapa-do-brasil-para-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Esta proposta de regionalização do Brasil a partir de suas matrizes culturais é apresentada em:

RIBEIRO, Darcy. O Povo brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Os “Brasis”: No livro “O Povo Brasileiro”, o antropólogo Darcy Ribeiro aborda a história da formação étnica e cultural do povo brasileiro. Nesta obra lançada no ano de 1995, o autor estabelece 5 “Brasis” diferentes: O Brasil sertanejo, O Brasil crioulo, O Brasil caboclo, O Brasil caipira e o Brasil sulino.

Apesar das diferenças, os brasileiros são um só povo, todos pertencentes a uma mesma etnia, a etnia nacional. O povo brasileiro é um “povo-nação”, como afirma o autor.

BOT, Cláudia Mehler. A multiplicidade dos Brasis na versão de Darcy Ribeiro. Brasil Escola. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/a-multiplicidade-dos-brasis-na-versao-darcy-ribeiro.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia com a turma o texto do slide e diga aos alunos que nessa aula eles conhecerão a proposta do Antropólogo Darcy Ribeiro, que ao estudar o povo brasileiro, sugeriu dividir o território em 5 grandes regiões, partindo de suas origens, características culturais, crenças, e modo de vida.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Em uma roda de conversa, explique aos alunos que Darcy Ribeiro foi um importante Antropólogo brasileiro. Conte que a Antropologia é uma ciência que estuda as origens, os costumes, a organização social, crenças, religiões, isto é: o modo de vida dos povos. Explique que ele fez um estudo da origem e diversidade do povo brasileiro e percebeu que existem 5 grandes grupos distribuídos pelo território brasileiro, que, embora convivam em todas as regiões, apresentam maior concentração em algumas regiões. A partir daí ele propôs a divisão entre os 5 Brasis que a imagem e o mapa a seguir retratam.

Mapa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X95U7yUcpVfJEbV8vgb7nhbwW74HZquUXvXVmVzpjsEHP2AyTUM5sGKNKUTf/geo4-02und08-os-brasis-de-darcy-ribeiro.pdf

Imagem Brasil diverso: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v7bFMRHDypF8gXRD7mQRAbTa9fSrFxqvYgPSrkJy6PPBBmB2Cm6rukEK8ABC/geo4-02und08-o-brasil-diverso.pdf

Para saber mais:

Existem muitas formas de regionalizar o território brasileiro. Cada área de estudo tem critérios e objetivos de estudo diferentes, por isso encontramos diversas propostas. Os linguistas brasileiros, por exemplo, subdividem o país em dois tipos de falas, a do Norte e a do Sul; outros ainda preferem a dualidade Litoral/Sertão (que parece ter sido adotada por Euclides da Cunha). Os geógrafos, por sua volta, assumem outro critério na sua subdivisão regional do Brasil, apresentado em cinco grandes áreas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Para Darcy Ribeiro, como antropólogo, o método adotado centra-se no homem que lá vive, nas suas características locais, modo de sobrevivência, cultura dotada e a religião que segue (sabe-se que, no Brasil, uma das maiores nações católicas do mundo, permite-se a prática de uma série de outros cultos, tanto os de descendência indígena e africana como as importadas da Europa pelos imigrantes).

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Em uma roda de conversa, explique aos alunos que Darcy Ribeiro foi um importante Antropólogo brasileiro. Conte que a Antropologia é uma ciência que estuda as origens, os costumes, a organização social, crenças, religiões, isto é: o modo de vida dos povos. Explique que ele fez um estudo da origem e diversidade do povo brasileiro e percebeu que existem 5 grandes grupos distribuídos pelo território brasileiro, que, embora convivam em todas as regiões, apresentam maior concentração em algumas regiões. A partir daí ele propôs a divisão entre os 5 Brasis que a imagem e o mapa a seguir retratam.

Mapa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X95U7yUcpVfJEbV8vgb7nhbwW74HZquUXvXVmVzpjsEHP2AyTUM5sGKNKUTf/geo4-02und08-os-brasis-de-darcy-ribeiro.pdf

Imagem Brasil diverso: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v7bFMRHDypF8gXRD7mQRAbTa9fSrFxqvYgPSrkJy6PPBBmB2Cm6rukEK8ABC/geo4-02und08-o-brasil-diverso.pdf

Para saber mais:

Existem muitas formas de regionalizar o território brasileiro. Cada área de estudo tem critérios e objetivos de estudo diferentes, por isso encontramos diversas propostas. Os linguistas brasileiros, por exemplo, subdividem o país em dois tipos de falas, a do Norte e a do Sul; outros ainda preferem a dualidade Litoral/Sertão (que parece ter sido adotada por Euclides da Cunha). Os geógrafos, por sua volta, assumem outro critério na sua subdivisão regional do Brasil, apresentado em cinco grandes áreas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Para Darcy Ribeiro, como antropólogo, o método adotado centra-se no homem que lá vive, nas suas características locais, modo de sobrevivência, cultura dotada e a religião que segue (sabe-se que, no Brasil, uma das maiores nações católicas do mundo, permite-se a prática de uma série de outros cultos, tanto os de descendência indígena e africana como as importadas da Europa pelos imigrantes).

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Explore a imagem com os alunos. Chame a atenção para a diversidade de tipos humanos, e a distribuição deles pelo território. Explique que a imagem tem a intenção de retratar a grande diversidade existente na população brasileira e, mapear a distribuição dos vários grupos em áreas de maior concentração.

Mapa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X95U7yUcpVfJEbV8vgb7nhbwW74HZquUXvXVmVzpjsEHP2AyTUM5sGKNKUTf/geo4-02und08-os-brasis-de-darcy-ribeiro.pdf

Imagem Brasil diverso: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v7bFMRHDypF8gXRD7mQRAbTa9fSrFxqvYgPSrkJy6PPBBmB2Cm6rukEK8ABC/geo4-02und08-o-brasil-diverso.pdf

Para saber mais:

Existem muitas formas de regionalizar o território brasileiro. Cada área de estudo tem critérios e objetivos de estudo diferentes, por isso encontramos diversas propostas. Os linguistas brasileiros, por exemplo, subdividem o país em dois tipos de falas, a do Norte e a do Sul; outros ainda preferem a dualidade Litoral/Sertão (que parece ter sido adotada por Euclides da Cunha). Os geógrafos, por sua volta, assumem outro critério na sua subdivisão regional do Brasil, apresentado em cinco grandes áreas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Para Darcy Ribeiro, como antropólogo, o método adotado centra-se no homem que lá vive, nas suas características locais, modo de sobrevivência, cultura dotada e a religião que segue (sabe-se que, no Brasil, uma das maiores nações católicas do mundo, permite-se a prática de uma série de outros cultos, tanto os de descendência indígena e africana como as importadas da Europa pelos imigrantes).

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Localize no mapa cada um dos “5 Brasis” e faça uma breve explicação sobre o que caracteriza cada região:

Brasil Crioulo

Faixa litorânea do Nordeste, presença marcante do negro e cultura de origem africana.

Crioulo é o nome dado ao negro nascido no Brasil, e não os que vieram escravizados.

Brasil Caboclo

Área principal: Amazônia. Presença marcante de populações indígenas, portugueses e nordestinos.

Caboclo: Miscigenação de índio com branco.

Brasil Sertanejo

Área principal: Sertão desde a Caatinga do Nordeste ao Cerrado do Brasil central. Presença do vaqueiro, onde a presença do gado é importante na cultura.

Brasil Caipira

Áreas principais: Interior da região sudeste e centro-sul do país.

Presença marcante do bandeirantismo, indígenas.

Brasil Sulino:

Áreas principais: litoral, faixa central e pampas do Sul.

Abrange 3 grandes grupos: Açorianos, europeus e gaúchos (miscigenação entre indígena e branco)

Para saber mais:

Existem muitas formas de regionalizar o território brasileiro. Cada área de estudo tem critérios e objetivos de estudo diferentes, por isso encontramos diversas propostas. Os linguistas brasileiros, por exemplo, subdividem o país em dois tipos de falas, a do Norte e a do Sul; outros ainda preferem a dualidade Litoral/Sertão (que parece ter sido adotada por Euclides da Cunha). Os geógrafos, por sua volta, assumem outro critério na sua subdivisão regional do Brasil, apresentado em cinco grandes áreas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Para Darcy Ribeiro, como antropólogo, o método adotado centra-se no homem que lá vive, nas suas características locais, modo de sobrevivência, cultura dotada e a religião que segue (sabe-se que, no Brasil, uma das maiores nações católicas do mundo, permite-se a prática de uma série de outros cultos, tanto os de descendência indígena e africana como as importadas da Europa pelos imigrantes).

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: A partir desse momento, a turma deve ser dividida em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.

Leia com a turma a questão do slide. Faça a proposta, pedindo num primeiro momento que localizem o seu município dentro da proposta dos 5 Brasis. A seguir, problematize, pedindo aos grupos que levantem hipóteses sobre quais os que aspectos identificam do seu modo de vida que se encaixam nessa classificação.

Para saber mais:

“Ao pensarmos e falarmos da formação do povo brasileiro, uma palavra logo vem à nossa mente: diversidade. De fato, a história da formação do povo brasileiro tem longa duração e diversas personagens, destacando-se a questão da diversidade que assegura a riqueza da população que vive neste país.

O antropólogo Darcy Ribeiro afirma, em sua obra intitulada “O Povo Brasileiro”, que os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, todos pertencentes a uma mesma etnia, uma etnia nacional, um povo-nação”.

Trecho extraído de:

SILVA, Débora. Povo Brasileiro. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/povo-brasileiro-formacao-e-os-brasis/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Aprofunde as orientações, propondo aos alunos que conversem com os colegas do grupo, e com o professor sobre as origens, os hábitos, os costumes e o modo de vida da população no município onde vivem. Lance perguntas e incentive-os a pensar sobre como poderiam representar o seu município de acordo com esses critérios.

Estimule os alunos para que considerem aspectos culturais da população. Eles deverão usar o contexto atual, levando em conta as migrações, atividades econômicas, manifestações culturais, festas tradicionais, religiões, arte, etc.

a partir de seus conhecimentos sobre seu lugar de vivência, peça que discutam e listem, dentro dos critérios propostos por Darcy Ribeiro, as características do seu modo de vida e aspectos de seu município que justificam a classificação.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Para sistematizar as noções e conceitos trabalhados ao longo do plano, imprima e entregue para cada grupo, uma cópia do mapa do Brasil - somente contorno.

Peça aos grupos que preencham o mapa a seguir com desenhos ou colagem de imagens que retratam diversos aspectos da cultura brasileira. Retorne ao slide 6, e retome a imagem do Brasil diverso, e use-a como exemplo ou modelo do tipo de colagem ou desenhos que os alunos farão em seu próprio mapa.

Se julgar conveniente, oriente para que representem os 5 Brasis de Darcy Ribeiro. Caso contrário, levando-se em conta a ideia central, de que o Brasil é composto por todas essas influências, o mapa pode ser preenchido sem as subdivisões, de modo a retratar a diversidade da população de modo geral. As imagens podem ser obtidas em jornais e revistas, impressas a partir de imagens da internet e/ou desenhadas dentro dos limites do mapa.

Ao final das atividades socialize os resultados através de um mural ou mosaico ilustrado.

Se possível, é conveniente que os mapas sejam impressos em tamanho grande - Folha tamanho A3.

Mapa do Brasil para preencher disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hUFXEQBCc6EssRu5xeB8QM8TTqGBh8YUfrtDWYGWGaVYGY7Dhd9FpJgYz4ET/geo4-02und08-mapa-do-brasil-para-sistematizacao.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, materiais complementares.

Materiais complementares:

Mapa 5 Brasis de Darcy Ribeiro:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X95U7yUcpVfJEbV8vgb7nhbwW74HZquUXvXVmVzpjsEHP2AyTUM5sGKNKUTf/geo4-02und08-os-brasis-de-darcy-ribeiro.pdf

Imagem Brasil diverso- Os 5 Brasis:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v7bFMRHDypF8gXRD7mQRAbTa9fSrFxqvYgPSrkJy6PPBBmB2Cm6rukEK8ABC/geo4-02und08-o-brasil-diverso.pdf

Mapa do Brasil para preencher disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hUFXEQBCc6EssRu5xeB8QM8TTqGBh8YUfrtDWYGWGaVYGY7Dhd9FpJgYz4ET/geo4-02und08-mapa-do-brasil-para-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Esta proposta de regionalização do Brasil a partir de suas matrizes culturais é apresentada em:

RIBEIRO, Darcy. O Povo brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Os “Brasis”: No livro “O Povo Brasileiro”, o antropólogo Darcy Ribeiro aborda a história da formação étnica e cultural do povo brasileiro. Nesta obra lançada no ano de 1995, o autor estabelece 5 “Brasis” diferentes: O Brasil sertanejo, O Brasil crioulo, O Brasil caboclo, O Brasil caipira e o Brasil sulino.

Apesar das diferenças, os brasileiros são um só povo, todos pertencentes a uma mesma etnia, a etnia nacional. O povo brasileiro é um “povo-nação”, como afirma o autor.

BOT, Cláudia Mehler. A multiplicidade dos Brasis na versão de Darcy Ribeiro. Brasil Escola. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/a-multiplicidade-dos-brasis-na-versao-darcy-ribeiro.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia com a turma o texto do slide e diga aos alunos que nessa aula eles conhecerão a proposta do Antropólogo Darcy Ribeiro, que ao estudar o povo brasileiro, sugeriu dividir o território em 5 grandes regiões, partindo de suas origens, características culturais, crenças, e modo de vida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Em uma roda de conversa, explique aos alunos que Darcy Ribeiro foi um importante Antropólogo brasileiro. Conte que a Antropologia é uma ciência que estuda as origens, os costumes, a organização social, crenças, religiões, isto é: o modo de vida dos povos. Explique que ele fez um estudo da origem e diversidade do povo brasileiro e percebeu que existem 5 grandes grupos distribuídos pelo território brasileiro, que, embora convivam em todas as regiões, apresentam maior concentração em algumas regiões. A partir daí ele propôs a divisão entre os 5 Brasis que a imagem e o mapa a seguir retratam.

Mapa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X95U7yUcpVfJEbV8vgb7nhbwW74HZquUXvXVmVzpjsEHP2AyTUM5sGKNKUTf/geo4-02und08-os-brasis-de-darcy-ribeiro.pdf

Imagem Brasil diverso: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v7bFMRHDypF8gXRD7mQRAbTa9fSrFxqvYgPSrkJy6PPBBmB2Cm6rukEK8ABC/geo4-02und08-o-brasil-diverso.pdf

Para saber mais:

Existem muitas formas de regionalizar o território brasileiro. Cada área de estudo tem critérios e objetivos de estudo diferentes, por isso encontramos diversas propostas. Os linguistas brasileiros, por exemplo, subdividem o país em dois tipos de falas, a do Norte e a do Sul; outros ainda preferem a dualidade Litoral/Sertão (que parece ter sido adotada por Euclides da Cunha). Os geógrafos, por sua volta, assumem outro critério na sua subdivisão regional do Brasil, apresentado em cinco grandes áreas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Para Darcy Ribeiro, como antropólogo, o método adotado centra-se no homem que lá vive, nas suas características locais, modo de sobrevivência, cultura dotada e a religião que segue (sabe-se que, no Brasil, uma das maiores nações católicas do mundo, permite-se a prática de uma série de outros cultos, tanto os de descendência indígena e africana como as importadas da Europa pelos imigrantes).

Slide Plano Aula

Orientações: Em uma roda de conversa, explique aos alunos que Darcy Ribeiro foi um importante Antropólogo brasileiro. Conte que a Antropologia é uma ciência que estuda as origens, os costumes, a organização social, crenças, religiões, isto é: o modo de vida dos povos. Explique que ele fez um estudo da origem e diversidade do povo brasileiro e percebeu que existem 5 grandes grupos distribuídos pelo território brasileiro, que, embora convivam em todas as regiões, apresentam maior concentração em algumas regiões. A partir daí ele propôs a divisão entre os 5 Brasis que a imagem e o mapa a seguir retratam.

Mapa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X95U7yUcpVfJEbV8vgb7nhbwW74HZquUXvXVmVzpjsEHP2AyTUM5sGKNKUTf/geo4-02und08-os-brasis-de-darcy-ribeiro.pdf

Imagem Brasil diverso: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v7bFMRHDypF8gXRD7mQRAbTa9fSrFxqvYgPSrkJy6PPBBmB2Cm6rukEK8ABC/geo4-02und08-o-brasil-diverso.pdf

Para saber mais:

Existem muitas formas de regionalizar o território brasileiro. Cada área de estudo tem critérios e objetivos de estudo diferentes, por isso encontramos diversas propostas. Os linguistas brasileiros, por exemplo, subdividem o país em dois tipos de falas, a do Norte e a do Sul; outros ainda preferem a dualidade Litoral/Sertão (que parece ter sido adotada por Euclides da Cunha). Os geógrafos, por sua volta, assumem outro critério na sua subdivisão regional do Brasil, apresentado em cinco grandes áreas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Para Darcy Ribeiro, como antropólogo, o método adotado centra-se no homem que lá vive, nas suas características locais, modo de sobrevivência, cultura dotada e a religião que segue (sabe-se que, no Brasil, uma das maiores nações católicas do mundo, permite-se a prática de uma série de outros cultos, tanto os de descendência indígena e africana como as importadas da Europa pelos imigrantes).

Slide Plano Aula

Orientações: Explore a imagem com os alunos. Chame a atenção para a diversidade de tipos humanos, e a distribuição deles pelo território. Explique que a imagem tem a intenção de retratar a grande diversidade existente na população brasileira e, mapear a distribuição dos vários grupos em áreas de maior concentração.

Mapa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X95U7yUcpVfJEbV8vgb7nhbwW74HZquUXvXVmVzpjsEHP2AyTUM5sGKNKUTf/geo4-02und08-os-brasis-de-darcy-ribeiro.pdf

Imagem Brasil diverso: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v7bFMRHDypF8gXRD7mQRAbTa9fSrFxqvYgPSrkJy6PPBBmB2Cm6rukEK8ABC/geo4-02und08-o-brasil-diverso.pdf

Para saber mais:

Existem muitas formas de regionalizar o território brasileiro. Cada área de estudo tem critérios e objetivos de estudo diferentes, por isso encontramos diversas propostas. Os linguistas brasileiros, por exemplo, subdividem o país em dois tipos de falas, a do Norte e a do Sul; outros ainda preferem a dualidade Litoral/Sertão (que parece ter sido adotada por Euclides da Cunha). Os geógrafos, por sua volta, assumem outro critério na sua subdivisão regional do Brasil, apresentado em cinco grandes áreas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Para Darcy Ribeiro, como antropólogo, o método adotado centra-se no homem que lá vive, nas suas características locais, modo de sobrevivência, cultura dotada e a religião que segue (sabe-se que, no Brasil, uma das maiores nações católicas do mundo, permite-se a prática de uma série de outros cultos, tanto os de descendência indígena e africana como as importadas da Europa pelos imigrantes).

Slide Plano Aula

Orientações: Localize no mapa cada um dos “5 Brasis” e faça uma breve explicação sobre o que caracteriza cada região:

Brasil Crioulo

Faixa litorânea do Nordeste, presença marcante do negro e cultura de origem africana.

Crioulo é o nome dado ao negro nascido no Brasil, e não os que vieram escravizados.

Brasil Caboclo

Área principal: Amazônia. Presença marcante de populações indígenas, portugueses e nordestinos.

Caboclo: Miscigenação de índio com branco.

Brasil Sertanejo

Área principal: Sertão desde a Caatinga do Nordeste ao Cerrado do Brasil central. Presença do vaqueiro, onde a presença do gado é importante na cultura.

Brasil Caipira

Áreas principais: Interior da região sudeste e centro-sul do país.

Presença marcante do bandeirantismo, indígenas.

Brasil Sulino:

Áreas principais: litoral, faixa central e pampas do Sul.

Abrange 3 grandes grupos: Açorianos, europeus e gaúchos (miscigenação entre indígena e branco)

Para saber mais:

Existem muitas formas de regionalizar o território brasileiro. Cada área de estudo tem critérios e objetivos de estudo diferentes, por isso encontramos diversas propostas. Os linguistas brasileiros, por exemplo, subdividem o país em dois tipos de falas, a do Norte e a do Sul; outros ainda preferem a dualidade Litoral/Sertão (que parece ter sido adotada por Euclides da Cunha). Os geógrafos, por sua volta, assumem outro critério na sua subdivisão regional do Brasil, apresentado em cinco grandes áreas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Para Darcy Ribeiro, como antropólogo, o método adotado centra-se no homem que lá vive, nas suas características locais, modo de sobrevivência, cultura dotada e a religião que segue (sabe-se que, no Brasil, uma das maiores nações católicas do mundo, permite-se a prática de uma série de outros cultos, tanto os de descendência indígena e africana como as importadas da Europa pelos imigrantes).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: A partir desse momento, a turma deve ser dividida em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.

Leia com a turma a questão do slide. Faça a proposta, pedindo num primeiro momento que localizem o seu município dentro da proposta dos 5 Brasis. A seguir, problematize, pedindo aos grupos que levantem hipóteses sobre quais os que aspectos identificam do seu modo de vida que se encaixam nessa classificação.

Para saber mais:

“Ao pensarmos e falarmos da formação do povo brasileiro, uma palavra logo vem à nossa mente: diversidade. De fato, a história da formação do povo brasileiro tem longa duração e diversas personagens, destacando-se a questão da diversidade que assegura a riqueza da população que vive neste país.

O antropólogo Darcy Ribeiro afirma, em sua obra intitulada “O Povo Brasileiro”, que os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, todos pertencentes a uma mesma etnia, uma etnia nacional, um povo-nação”.

Trecho extraído de:

SILVA, Débora. Povo Brasileiro. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/povo-brasileiro-formacao-e-os-brasis/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Aprofunde as orientações, propondo aos alunos que conversem com os colegas do grupo, e com o professor sobre as origens, os hábitos, os costumes e o modo de vida da população no município onde vivem. Lance perguntas e incentive-os a pensar sobre como poderiam representar o seu município de acordo com esses critérios.

Estimule os alunos para que considerem aspectos culturais da população. Eles deverão usar o contexto atual, levando em conta as migrações, atividades econômicas, manifestações culturais, festas tradicionais, religiões, arte, etc.

a partir de seus conhecimentos sobre seu lugar de vivência, peça que discutam e listem, dentro dos critérios propostos por Darcy Ribeiro, as características do seu modo de vida e aspectos de seu município que justificam a classificação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Para sistematizar as noções e conceitos trabalhados ao longo do plano, imprima e entregue para cada grupo, uma cópia do mapa do Brasil - somente contorno.

Peça aos grupos que preencham o mapa a seguir com desenhos ou colagem de imagens que retratam diversos aspectos da cultura brasileira. Retorne ao slide 6, e retome a imagem do Brasil diverso, e use-a como exemplo ou modelo do tipo de colagem ou desenhos que os alunos farão em seu próprio mapa.

Se julgar conveniente, oriente para que representem os 5 Brasis de Darcy Ribeiro. Caso contrário, levando-se em conta a ideia central, de que o Brasil é composto por todas essas influências, o mapa pode ser preenchido sem as subdivisões, de modo a retratar a diversidade da população de modo geral. As imagens podem ser obtidas em jornais e revistas, impressas a partir de imagens da internet e/ou desenhadas dentro dos limites do mapa.

Ao final das atividades socialize os resultados através de um mural ou mosaico ilustrado.

Se possível, é conveniente que os mapas sejam impressos em tamanho grande - Folha tamanho A3.

Mapa do Brasil para preencher disponível aqui:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hUFXEQBCc6EssRu5xeB8QM8TTqGBh8YUfrtDWYGWGaVYGY7Dhd9FpJgYz4ET/geo4-02und08-mapa-do-brasil-para-sistematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano