17989
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 2º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - RAZÕES E CONSEQUÊNCIAS DA IMIGRAÇÃO

Plano de aula de Geografia com atividades para 2° ano do Fundamental sobre identificar razões e consequência do fenômeno imigratório tendo como referência imigrantes de seu espaço de vivência.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Barbara Ribeiro Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula você precisará da impressão da atividade disponível nos materiais complementares, caso não seja possível passe no quadro para os alunos copiarem no caderno e realizarem a atividade.

Material complementar:

Roteiro de entrevista:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WfQJMVhpm4NZeE8WYb578As8JrknjyPd7BF9r7aqn8VuDMxfYepP6t7Pq5Ce/geo2-02und04-roteiro-de-entrevista.pdf

Tabela para sistematização dos dados coletados nas entrevistas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QvXdVy7PFsNRZDWVH3hK3FSxejRybppfyz92gYTXzD4qrkyEPWH5hd2kECND/geo2-02und04-tabela-para-sistematizacao-dos-dados.pdf

Observação: se você optar por levar os entrevistados em sua sala, você pode apenas entregar a tabela e pedir para os alunos irem completando ao longo da fala dos imigrantes.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e pergunte aos alunos se já ouviram esse termo IMIGRAÇÃO. Escute e se necessário anote no quadro as possíveis definições prévias dos alunos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a breve história de um refugiado sírio aos alunos, depois pergunte o que eles acham da vinda de Jamil para o Brasil. “Vocês conhecem alguma pessoa que passou por uma situação como Jamil?”

Explique que todas as pessoas que moram fora da sua cidade natal são chamadas de imigrantes, independente se são de outros países, estados ou cidades.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Conhecendo agora o conceito de imigrantes, será que existe algum deles em nossa escola? Deixe que os alunos pensem sobre o questionamento e caso ainda não tenham entendido o conceito de imigração, dê outros exemplos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Em duplas, trios ou grupos os alunos irão entrevistar um imigrante da escola. Pode ser professor, funcionário ou colegas de outras turmas. O importante é conseguir encontrar alguém que não nasceu na cidade de sua escola. Nos materiais complementares, disponibilizamos uma ficha para facilitar a entrevista com perguntas previamente elaboradas. Caso queira, crie as perguntas com os próprios alunos e peça para que um do grupo copie em uma folha para a realização da entrevista. Combine um tempo para que todos os grupos estejam de volta com as entrevistas já realizadas. Caso a turma não tenha tanta autonomia ainda, você pode pedir para que alguns imigrantes da escola se disponibilizem para dar a entrevista na própria sala.

Depois de realizadas as entrevistas, peça aos grupos para compartilharem suas descobertas com os outros. Seria interessante a sistematização das informações em uma tabela. Assim, a cada exposição os grupos podem resumir os dados na tabela disponível nos materiais complementares.

Roteiro de entrevista:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WfQJMVhpm4NZeE8WYb578As8JrknjyPd7BF9r7aqn8VuDMxfYepP6t7Pq5Ce/geo2-02und04-roteiro-de-entrevista.pdf

Como adequar à sua realidade: Faça um levantamento prévio para ter certeza que existam imigrantes na sua escola e não encontrando um número suficiente para essa atividade, peça uma pesquisa prévia fora da escola.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois de realizadas as entrevistas, peça aos grupos para compartilharem suas descobertas com os outros. Seria interessante a sistematização das informações em uma tabela. Assim, a cada exposição os grupos podem resumir os dados na tabela disponível nos materiais complementares. A partir das respostas das entrevistas os alunos devem ser capazes de responder os principais motivos das pessoas deixarem suas cidades.

Tabela para sistematização dos dados coletados nas entrevistas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QvXdVy7PFsNRZDWVH3hK3FSxejRybppfyz92gYTXzD4qrkyEPWH5hd2kECND/geo2-02und04-tabela-para-sistematizacao-dos-dados.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula você precisará da impressão da atividade disponível nos materiais complementares, caso não seja possível passe no quadro para os alunos copiarem no caderno e realizarem a atividade.

Material complementar:

Roteiro de entrevista:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WfQJMVhpm4NZeE8WYb578As8JrknjyPd7BF9r7aqn8VuDMxfYepP6t7Pq5Ce/geo2-02und04-roteiro-de-entrevista.pdf

Tabela para sistematização dos dados coletados nas entrevistas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QvXdVy7PFsNRZDWVH3hK3FSxejRybppfyz92gYTXzD4qrkyEPWH5hd2kECND/geo2-02und04-tabela-para-sistematizacao-dos-dados.pdf

Observação: se você optar por levar os entrevistados em sua sala, você pode apenas entregar a tabela e pedir para os alunos irem completando ao longo da fala dos imigrantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e pergunte aos alunos se já ouviram esse termo IMIGRAÇÃO. Escute e se necessário anote no quadro as possíveis definições prévias dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a breve história de um refugiado sírio aos alunos, depois pergunte o que eles acham da vinda de Jamil para o Brasil. “Vocês conhecem alguma pessoa que passou por uma situação como Jamil?”

Explique que todas as pessoas que moram fora da sua cidade natal são chamadas de imigrantes, independente se são de outros países, estados ou cidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Conhecendo agora o conceito de imigrantes, será que existe algum deles em nossa escola? Deixe que os alunos pensem sobre o questionamento e caso ainda não tenham entendido o conceito de imigração, dê outros exemplos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Em duplas, trios ou grupos os alunos irão entrevistar um imigrante da escola. Pode ser professor, funcionário ou colegas de outras turmas. O importante é conseguir encontrar alguém que não nasceu na cidade de sua escola. Nos materiais complementares, disponibilizamos uma ficha para facilitar a entrevista com perguntas previamente elaboradas. Caso queira, crie as perguntas com os próprios alunos e peça para que um do grupo copie em uma folha para a realização da entrevista. Combine um tempo para que todos os grupos estejam de volta com as entrevistas já realizadas. Caso a turma não tenha tanta autonomia ainda, você pode pedir para que alguns imigrantes da escola se disponibilizem para dar a entrevista na própria sala.

Depois de realizadas as entrevistas, peça aos grupos para compartilharem suas descobertas com os outros. Seria interessante a sistematização das informações em uma tabela. Assim, a cada exposição os grupos podem resumir os dados na tabela disponível nos materiais complementares.

Roteiro de entrevista:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WfQJMVhpm4NZeE8WYb578As8JrknjyPd7BF9r7aqn8VuDMxfYepP6t7Pq5Ce/geo2-02und04-roteiro-de-entrevista.pdf

Como adequar à sua realidade: Faça um levantamento prévio para ter certeza que existam imigrantes na sua escola e não encontrando um número suficiente para essa atividade, peça uma pesquisa prévia fora da escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Depois de realizadas as entrevistas, peça aos grupos para compartilharem suas descobertas com os outros. Seria interessante a sistematização das informações em uma tabela. Assim, a cada exposição os grupos podem resumir os dados na tabela disponível nos materiais complementares. A partir das respostas das entrevistas os alunos devem ser capazes de responder os principais motivos das pessoas deixarem suas cidades.

Tabela para sistematização dos dados coletados nas entrevistas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QvXdVy7PFsNRZDWVH3hK3FSxejRybppfyz92gYTXzD4qrkyEPWH5hd2kECND/geo2-02und04-tabela-para-sistematizacao-dos-dados.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 2º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano