17988
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Esquerda e Direita: o corpo em ação

Plano de aula de Geografia com atividades para 1° ano do Fundamental sobre identificar lado esquerdo e direito do corpo em atividades que o utilizem como referência.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF01GE09 - Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades presentes nesse plano são possíveis de serem realizadas em sala de aula, sugere-se deixar a sala disposta em círculo para que os alunos tenham espaço para realizar os comandos e se movimentar. Se desejar, no momento das atividades de problematização e da ação propositiva saia com os alunos para um espaço mais amplo da escola.

Materiais necessários: Rádio ou projetor com som, atividade quebra cabeça, uma fita vermelha para cada aluno (pode ser cetim, fitilho, barbante colorido ou tiras de EVA)

Material complementar:

Letra da música Direita e Esquerda:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sHRZEsENAwT5tBuYFUahWPXGDc5pZ239KYhpWJ2rQjnkZAfdygPaVmReqq2x/geo1-09und3-musica-direita-esquerda.pdf

Atividade quebra cabeça:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U8waP6v4FGZC6GaWBcHpevvVFMsmMBNvzRg5eDEPRy74sHzCKAAQ6Hp3mba6/geo1-09und3-quebra-cabeca.pdf

Vídeo com a letra da música Direita e Esquerda:

Direita, Esquerda. Youtube, 2009 (3min34seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sEt6qk93iSc>. Acesso em: 20 mai 2019.

Para você saber mais:

As atividades que envolvem lateralidade e orientação espacial também fazem parte dos conteúdos de Geometria, caso deseje acesse os planos abaixo para complementar o conteúdo:

FREITAS, Juliana Portella. Plano de aula: Utilizando a direita e a esquerda com a brincadeira da bomba. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1154/utilizando-a-direita-e-a-esquerda-com-a-brincadeira-da-bomba>. Acesso em: 20 mai 2019.

______________. Plano de Aula: O piquenique da direita e esquerda. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1087/o-piquenique-da-direita-e-esquerda>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente este slide ao aluno, ou escreva o tema no quadro. Permita que leiam e se necessário os ajude neste momento. Questione se já escutaram essas palavras e em que momentos acreditam que as utilizam ou utilizariam. Diga que este será o tema de nossa aula e ao longo das atividades poderão entender melhor a importância desse conceito.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Inicie este momento recordando com os alunos a história do Chapeuzinho Vermelho, caso não as conheçam realize a contação para turma. Feito isso, apresente este slide ou mostre a imagem impressa do mesmo, diga que depois de todo o ocorrido Chapeuzinho aprendeu a lição e só quer ir até a casa da vovó por um caminho seguro, no entanto foi informada que deverá seguir pela floresta pelo caminho da direita, mas que ficou perdida já que não havia nenhuma placa indicando essa direção. Questione:

  • Como ela pode proceder?

Escute atentamente as respostas e estratégias, mas não antecipe a resposta. O conceito será construído ao longo do plano.

Para você saber mais:

Chapeuzinho Vermelho. QDivertido. Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=1>. Acesso em: 20 mai 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Leia a questão presente no slide, em seguida oriente os alunos a se posicionarem no centro da sala de aula, certifique-se de que possuem espaço suficiente para se movimentarem. Diga que agora, para responderem a questão, eles escutarão uma música e que indicará alguns comandos. Trata-se da música “Direita e Esquerda! da cantora Jacky, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=sEt6qk93iSc. Todos devem estar atentos aos comandos cantados e segui-los. Ou seja, o que a música falar, eles têm que fazer.

Repita a música duas vezes, permita que eles observem os colegas, mas não realize nenhum movimento para que copiem. Ao findar essa etapa pergunte:

  • Foi fácil seguir todos os comandos?
  • Todos dançaram da mesma maneira?
  • Quais movimentos acharam mais complicados?

É provável que os alunos relatem dificuldades com os movimentos de direita ou esquerda; ou que digam que mesmo realizando os movimentos solicitados perceberam que alguns amigos não estavam fazendo os movimentos iguais aos dele.

É importante que aluno identifique não só qual o lado esquerdo e direito, mas consiga perceber que eles existem sempre a partir de um referencial que é o corpo.

Caso não possua equipamento de som você poderá aprender a melodia, seguir a letra (abaixo) e cantar a melodia para a turma:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sHRZEsENAwT5tBuYFUahWPXGDc5pZ239KYhpWJ2rQjnkZAfdygPaVmReqq2x/geo1-09und3-musica-direita-esquerda.pdf

Para você saber mais:

ROCHA, Helena Gonçalves. Direita ou esquerda: a importância da lateralidade no desenvolvimento da criança. Disponível em: <http://lisbonsouthbayblog.pt/direita-ou-esquerda-a-importancia-da-lateralidade-no-desenvolvimento-da-crianca/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 55 minutos

Orientações: Esta etapa da aula será realizada em dois momentos, conforme explicações a seguir:

1º momento: Nestas atividades os alunos serão levados a realizar situações que propiciem vivências e execução de gestos considerando o lado esquerdo e direito do corpo. Realize uma roda de conversa solicitando que ergam a mão direita, é provável que muitos alunos tenham dificuldade neste momento, diante disso, se posicione de costas para eles e erga seu braço direito, solicitando que sigam o modelo.

Explique que agiu dessa forma, pois queria se colocar na mesma posição deles a fim de mostrar que o seu lado direito é o mesmo deles, mas que de acordo com a posição do seu corpo pode causar a impressão de ser outro, o que de fato não ocorre. Demonstre isso, se posicionando de costas novamente, erga seu braço direito, realize um giro de 90º e possibilite que os alunos percebam que ao mudar sua posição o braço direito continuou levantado.

Decorridas as explicações, solicite aos alunos que observem a parte direita do seu corpo, os braços, as pernas, as mãos. Peça para tentarem identificar algo que sirva como referência de que aquele é o lado direito, como por exemplo, uma pintinha, uma cicatriz, etc. Depois amarre uma fitinha vermelha no punho direito de cada aluno.

Feito isso realize alguns comandos:

  • Pegue o estojo com a mão direita;
  • Pegue um lápis com a mão esquerda;
  • Abra o caderno com a mão direita,
  • Feche o caderno com a mão esquerda;
  • Encoste o braço direito na cabeça,
  • Encoste o braço esquerdo na cabeça;
  • Toque a orelha direita, depois à esquerda;

Solicitem que fiquem em pé, orientem a:

  • Dar um pulinho com a perna direita;
  • Dar um pulinho com a perna esquerda;
  • Toque no pé direito,
  • Toque no pé esquerdo,

A ideia da fitinha vermelha amarrada no punho servirá como uma referência para que o aluno adquira confiança e assimile as posições corretas de seu corpo. Após realizar uma rodada dos comandos acima mencionados, retire as fitas e repita as mesmas orientações visando compreender se os alunos identificam com mais segurança os lados direito e esquerdo.

2º momento: Projete este slide ou escreva o tema no quadro, permita que leiam auxiliando na leitura se necessário. Entregue a cada aluno um quebra cabeça do corpo humano. Diga que agora eles irão recortar as peças que corresponde a cada membro do corpo, montá-las sobre o caderno e posteriormente colá-las. Provavelmente não terão dificuldade neste momento, mas caso necessário os auxiliem instigando-os a pensar na posição de cada membro do corpo quando ficamos em posição semelhante. Feito isso questione:

  • O garoto que acabaram de montar está na mesma posição que vocês?

Escute as respostas e se conseguiram perceber que a posição do boneco está oposta à deles, ou seja, um está de frente para o outro. Prossiga solicitando que apontem e circulem a mão direita do garotinho do quebra cabeça, depois a perna esquerda, o olho direito, o pé esquerdo, e demais comandos que desejar. Neste momento observe e auxilie os alunos que não conseguiram compreender que a sua posição direita e esquerda é contrária à do garoto uma vez que estão em posições opostas. É interessante que você exemplifique a situação realizando o movimento do corpo colocando-se na posição do aluno e na posição do garoto do quebra cabeça.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Retome o slide 3 e pergunte aos alunos qual dica dariam a Chapeuzinho Vermelho para se guiar na floresta agora que já realizaram várias atividades envolvendo os conceitos de direita e esquerda. Espera-se que os alunos respondam que ela deverá se guiar pela sua direita, ou seja identificar qual o lado direito de seu corpo e seguir.

Em seguida, projete ou apresente a imagem deste slide. Contextualize dizendo que, ao invés de doces, desta vez Chapeuzinho está levando frutas para a vovozinha, peça para observarem a cesta e tendo a banana como referência respondam:

  • Quais as frutas que estão à direita da banana? (Morango e maçãs)
  • Quais as frutas que estão à esquerda da banana? (Uva, laranja e maçã)

Observe se ao mudar a referência os alunos conseguirão aplicar os conceitos de esquerda e direita. Auxilie-os em suas dificuldades reforçando os conceitos. Para finalizar coloque novamente a música “Direita e esquerda” e deixem que dancem seguindo os comandos e movimentos de acordo com a posição adequada.

Como adequar à sua realidade: Você poderá levar uma cesta de frutas com frutas variadas para exemplificar a atividade colocando àquelas mais fáceis de encontrar em sua região; caso não tenha projetor e não queira imprimir a imagem poderá desenhar uma cesta com frutas no quadro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF01GE09 - Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades presentes nesse plano são possíveis de serem realizadas em sala de aula, sugere-se deixar a sala disposta em círculo para que os alunos tenham espaço para realizar os comandos e se movimentar. Se desejar, no momento das atividades de problematização e da ação propositiva saia com os alunos para um espaço mais amplo da escola.

Materiais necessários: Rádio ou projetor com som, atividade quebra cabeça, uma fita vermelha para cada aluno (pode ser cetim, fitilho, barbante colorido ou tiras de EVA)

Material complementar:

Letra da música Direita e Esquerda:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sHRZEsENAwT5tBuYFUahWPXGDc5pZ239KYhpWJ2rQjnkZAfdygPaVmReqq2x/geo1-09und3-musica-direita-esquerda.pdf

Atividade quebra cabeça:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U8waP6v4FGZC6GaWBcHpevvVFMsmMBNvzRg5eDEPRy74sHzCKAAQ6Hp3mba6/geo1-09und3-quebra-cabeca.pdf

Vídeo com a letra da música Direita e Esquerda:

Direita, Esquerda. Youtube, 2009 (3min34seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sEt6qk93iSc>. Acesso em: 20 mai 2019.

Para você saber mais:

As atividades que envolvem lateralidade e orientação espacial também fazem parte dos conteúdos de Geometria, caso deseje acesse os planos abaixo para complementar o conteúdo:

FREITAS, Juliana Portella. Plano de aula: Utilizando a direita e a esquerda com a brincadeira da bomba. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1154/utilizando-a-direita-e-a-esquerda-com-a-brincadeira-da-bomba>. Acesso em: 20 mai 2019.

______________. Plano de Aula: O piquenique da direita e esquerda. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1087/o-piquenique-da-direita-e-esquerda>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente este slide ao aluno, ou escreva o tema no quadro. Permita que leiam e se necessário os ajude neste momento. Questione se já escutaram essas palavras e em que momentos acreditam que as utilizam ou utilizariam. Diga que este será o tema de nossa aula e ao longo das atividades poderão entender melhor a importância desse conceito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Inicie este momento recordando com os alunos a história do Chapeuzinho Vermelho, caso não as conheçam realize a contação para turma. Feito isso, apresente este slide ou mostre a imagem impressa do mesmo, diga que depois de todo o ocorrido Chapeuzinho aprendeu a lição e só quer ir até a casa da vovó por um caminho seguro, no entanto foi informada que deverá seguir pela floresta pelo caminho da direita, mas que ficou perdida já que não havia nenhuma placa indicando essa direção. Questione:

  • Como ela pode proceder?

Escute atentamente as respostas e estratégias, mas não antecipe a resposta. O conceito será construído ao longo do plano.

Para você saber mais:

Chapeuzinho Vermelho. QDivertido. Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=1>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Leia a questão presente no slide, em seguida oriente os alunos a se posicionarem no centro da sala de aula, certifique-se de que possuem espaço suficiente para se movimentarem. Diga que agora, para responderem a questão, eles escutarão uma música e que indicará alguns comandos. Trata-se da música “Direita e Esquerda! da cantora Jacky, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=sEt6qk93iSc. Todos devem estar atentos aos comandos cantados e segui-los. Ou seja, o que a música falar, eles têm que fazer.

Repita a música duas vezes, permita que eles observem os colegas, mas não realize nenhum movimento para que copiem. Ao findar essa etapa pergunte:

  • Foi fácil seguir todos os comandos?
  • Todos dançaram da mesma maneira?
  • Quais movimentos acharam mais complicados?

É provável que os alunos relatem dificuldades com os movimentos de direita ou esquerda; ou que digam que mesmo realizando os movimentos solicitados perceberam que alguns amigos não estavam fazendo os movimentos iguais aos dele.

É importante que aluno identifique não só qual o lado esquerdo e direito, mas consiga perceber que eles existem sempre a partir de um referencial que é o corpo.

Caso não possua equipamento de som você poderá aprender a melodia, seguir a letra (abaixo) e cantar a melodia para a turma:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sHRZEsENAwT5tBuYFUahWPXGDc5pZ239KYhpWJ2rQjnkZAfdygPaVmReqq2x/geo1-09und3-musica-direita-esquerda.pdf

Para você saber mais:

ROCHA, Helena Gonçalves. Direita ou esquerda: a importância da lateralidade no desenvolvimento da criança. Disponível em: <http://lisbonsouthbayblog.pt/direita-ou-esquerda-a-importancia-da-lateralidade-no-desenvolvimento-da-crianca/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 55 minutos

Orientações: Esta etapa da aula será realizada em dois momentos, conforme explicações a seguir:

1º momento: Nestas atividades os alunos serão levados a realizar situações que propiciem vivências e execução de gestos considerando o lado esquerdo e direito do corpo. Realize uma roda de conversa solicitando que ergam a mão direita, é provável que muitos alunos tenham dificuldade neste momento, diante disso, se posicione de costas para eles e erga seu braço direito, solicitando que sigam o modelo.

Explique que agiu dessa forma, pois queria se colocar na mesma posição deles a fim de mostrar que o seu lado direito é o mesmo deles, mas que de acordo com a posição do seu corpo pode causar a impressão de ser outro, o que de fato não ocorre. Demonstre isso, se posicionando de costas novamente, erga seu braço direito, realize um giro de 90º e possibilite que os alunos percebam que ao mudar sua posição o braço direito continuou levantado.

Decorridas as explicações, solicite aos alunos que observem a parte direita do seu corpo, os braços, as pernas, as mãos. Peça para tentarem identificar algo que sirva como referência de que aquele é o lado direito, como por exemplo, uma pintinha, uma cicatriz, etc. Depois amarre uma fitinha vermelha no punho direito de cada aluno.

Feito isso realize alguns comandos:

  • Pegue o estojo com a mão direita;
  • Pegue um lápis com a mão esquerda;
  • Abra o caderno com a mão direita,
  • Feche o caderno com a mão esquerda;
  • Encoste o braço direito na cabeça,
  • Encoste o braço esquerdo na cabeça;
  • Toque a orelha direita, depois à esquerda;

Solicitem que fiquem em pé, orientem a:

  • Dar um pulinho com a perna direita;
  • Dar um pulinho com a perna esquerda;
  • Toque no pé direito,
  • Toque no pé esquerdo,

A ideia da fitinha vermelha amarrada no punho servirá como uma referência para que o aluno adquira confiança e assimile as posições corretas de seu corpo. Após realizar uma rodada dos comandos acima mencionados, retire as fitas e repita as mesmas orientações visando compreender se os alunos identificam com mais segurança os lados direito e esquerdo.

2º momento: Projete este slide ou escreva o tema no quadro, permita que leiam auxiliando na leitura se necessário. Entregue a cada aluno um quebra cabeça do corpo humano. Diga que agora eles irão recortar as peças que corresponde a cada membro do corpo, montá-las sobre o caderno e posteriormente colá-las. Provavelmente não terão dificuldade neste momento, mas caso necessário os auxiliem instigando-os a pensar na posição de cada membro do corpo quando ficamos em posição semelhante. Feito isso questione:

  • O garoto que acabaram de montar está na mesma posição que vocês?

Escute as respostas e se conseguiram perceber que a posição do boneco está oposta à deles, ou seja, um está de frente para o outro. Prossiga solicitando que apontem e circulem a mão direita do garotinho do quebra cabeça, depois a perna esquerda, o olho direito, o pé esquerdo, e demais comandos que desejar. Neste momento observe e auxilie os alunos que não conseguiram compreender que a sua posição direita e esquerda é contrária à do garoto uma vez que estão em posições opostas. É interessante que você exemplifique a situação realizando o movimento do corpo colocando-se na posição do aluno e na posição do garoto do quebra cabeça.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Retome o slide 3 e pergunte aos alunos qual dica dariam a Chapeuzinho Vermelho para se guiar na floresta agora que já realizaram várias atividades envolvendo os conceitos de direita e esquerda. Espera-se que os alunos respondam que ela deverá se guiar pela sua direita, ou seja identificar qual o lado direito de seu corpo e seguir.

Em seguida, projete ou apresente a imagem deste slide. Contextualize dizendo que, ao invés de doces, desta vez Chapeuzinho está levando frutas para a vovozinha, peça para observarem a cesta e tendo a banana como referência respondam:

  • Quais as frutas que estão à direita da banana? (Morango e maçãs)
  • Quais as frutas que estão à esquerda da banana? (Uva, laranja e maçã)

Observe se ao mudar a referência os alunos conseguirão aplicar os conceitos de esquerda e direita. Auxilie-os em suas dificuldades reforçando os conceitos. Para finalizar coloque novamente a música “Direita e esquerda” e deixem que dancem seguindo os comandos e movimentos de acordo com a posição adequada.

Como adequar à sua realidade: Você poderá levar uma cesta de frutas com frutas variadas para exemplificar a atividade colocando àquelas mais fáceis de encontrar em sua região; caso não tenha projetor e não queira imprimir a imagem poderá desenhar uma cesta com frutas no quadro.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano