17986
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Associação das Economias Emergentes

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre compreender o que são os BRICS, as vantagens dessa associação de países e as principais características de cada um dos membros

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Luiz Mação Campos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramenta sugerida
WhatsApp

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender o que são os BRICS, as vantagens dessa associação de países e as principais características de cada um dos membros. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Grave um áudio e diga aos alunos que hoje vocês irão conhecer um pouco mais sobre um grupo de países chamado BRICS. Diga aos alunos que o acrônimo é formado pelas letras iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e South Africa (África do Sul). Questione os alunos que semelhanças podemos encontrar entre esses países. Incentive-os a participarem e enviarem mensagens e áudios pelo WhatsApp. Se as respostas não fluírem naturalmente, tente fazer com que os alunos destaquem fatores ligados às economias, às situações dos países quanto ao estágio de desenvolvimento, à população residente e ao consequente mercado consumidor, à existência de recursos naturais etc. Tempo estimado de 10 minutos.

Problematização
Provoque a discussão com mais perguntas: "Será que esse grupo de países tem alguma importância no contexto global? Quais são as principais características desse grupo?". Solicite que enviem áudios ou mensagens pelo WhatsApp expondo suas ideias. Tempo estimado de 10 minutos.

Ação propositiva
Peça que os alunos se juntem em trios e lhes entregue os textos selecionados. Peça que cada integrante leia 2 dos 3 textos, organizando-os da seguinte forma: Aluno 1 - textos 1 e 2; Aluno 2 - textos 2 e 3; Aluno 3 - textos 3 e 1. Os textos estão disponíveis aqui (Texto 1); aqui (Texto 2) e aqui (Texto 3). Após ler os textos, os estudantes certamente se sentirão mais preparados para discutir o tema. Passe então para a etapa posterior. Os alunos irão fazer um mapa conceitual. Explique o que é e, se achar necessário, envie aos alunos o exemplo disponível aqui. Todo mapa conceitual precisa de uma pergunta focal, portanto, explique que eles irão responder à seguinte pergunta: "Quais são as características comuns a esses países?". Tempo estimado de 50 minutos.

Sistematização
É hora de socializar os mapas conceituais! Solicite que os alunos enviem pelo WhatsApp uma foto do mapa conceitual com um áudio explicando como foi elaborado. Incentive-os a ler os mapas conceituais produzidos pelos amigos. Professor, aproveite para retomar o objetivo de aprendizagem; se for necessário, faça comentários sobre os conceitos utilizados por eles e proponha melhorias. Tempo estimado de 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem ao documentário sobre os BRICS, disponível aquiAssim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO8_09UND01

(EF08GE09) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas