Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Reportagens e imagens sobre os desastres ambientais em Mariana e Brumadinho, cartolina e lápis de cor.
Para você saber mais:
https://www.youtube.com/watch?v=CEsk7YfpJis&t=25s (acesso: 04/02/2019)
Algumas manchetes pelo mundo sobre o ocorrido em Mariana - https://br.sputniknews.com/brasil/201611036716480-imprensa-estrangeira-desastre-mariana-repercussao-meio-ambiente/ (acesso: 04/02/2019)
Algumas manchetes sobre o ocorrido em Brumadinho - https://brasil.elpais.com/tag/brumadinho/a/ (acesso: 04/02/2019)
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a aula contando aos alunos sobre o que é mineração, quais são os principais minérios brasileiros e apresente-os às mineradoras brasileiras responsáveis pelos desastres ambientais recentes.
Texto base: Mineração é o ato de extrair da natureza substâncias minerais como ferro, manganês, bauxita, cobre, ouro, entre outros. A partir da extração os minérios são vendidos para às indústrias que os aproveitam para produzirem alguns produtos que vemos no nosso dia a dia. Por exemplo, nessa sala de aula existem alguns objetos feito de ferro? (tempo para a turma responder). Então, até chegar aqui na sala de aula este objeto passou por várias etapas e a primeira delas foi a extração da natureza, que chamamos de mineração. Hoje no Brasil o ferro é muito utilizado para construção de inúmero objetos, é verdade? (tempo para turma responder), seria possível um grupo de 100 pessoas com uma pá cavar o solo e retirar todo ferro necessário para as indústrias? (tempo). Por isso existem às mineradoras, que se responsabilizam por todo esse trabalho. No Brasil temos muitas delas, mas duas estão aparecendo na mídia com mais frequência, vocês sabem quais são? (tempo). A Vale do Rio Doce e a Samarco. Durante a aula falaremos mais sobre elas.
Para você saber mais:
https://www.youtube.com/watch?v=CEsk7YfpJis&t=25s (acesso: 04/02/2019)
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Distribua reportagens e imagens sobre os desastres ambientais que aconteceram no Brasil, por conta das mineradoras Samarco e Vale. Os alunos deverão ler e observar as imagens com atenção para a etapa seguinte.
Para você saber mais:
Algumas manchetes pelo mundo sobre o ocorrido em Mariana - https://br.sputniknews.com/brasil/201611036716480-imprensa-estrangeira-desastre-mariana-repercussao-meio-ambiente/ (acesso: 04/02/2019)
Algumas manchetes sobre o ocorrido em Brumadinho - https://brasil.elpais.com/tag/brumadinho/a/ (acesso: 04/02/2019)
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça aos alunos que escrevam em uma frase a resposta para a pergunta que está no slide. Em seguida cada um deverá ler sua frase. Aproveite para mediar a discussão e expor assuntos como: recurso natural, preservação ambiental e responsabilidade social. Os alunos são os protagonistas nesse momento porém a mediação nesta faixa etária deve ser conduzida para organização do pensamento e da fala. Como motivação para o momento seguinte, faça o seguinte questionamento: O que você poderia fazer para evitar desastres como esses? Permita que os alunos reflitam a respeito.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Vimos e lemos notícias muito ruins, da tragédia de Mariana até o ocorrido em Brumadinho, as mineradoras tiveram três anos para pensar e não cometerem o mesmo erro. Mas isso não aconteceu! Porém existem outras barragens pelo Brasil e podemos como turma organizar um ato de conscientização para que as mineradoras vejam que o problema é do Brasil e não só mais uma tragédia.
A reportagem - https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47077083 - trás cinco lições que poderiam ter sido levadas em consideração. Divida a turma em cinco grupos, entregue a reportagem para que possam ler e criar um cartaz para o ato de protesto na escola. Cada grupo deverá escolher uma das cinco lições que aparecem na reportagem como ideia central do cartaz. O cartaz precisa ter uma frase de efeito e um desenho expressivo.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Explique aos alunos a importância de se manifestarem e defenderem uma causa que é de todos. Organize a turma para exposição dos cartazes durante o ato de protesto. Escolha um horário para realização do ato, para que toda escola veja. Aconselho que seja no pátio na hora da saída ou da entrada.