Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folha impressa, projetor, giz ou fita adesiva.
Material complementar:
Imagens: Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GprxZu9JTxWfx8ayUEfEbrRmRBQbgTWDkrkXM3MancV7FRMwPaBv3A8ZFUEg/geo3-11und01-imagens.pdf
Jogo para projetar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XAyxhmgY3TUqFcDvvdC9ymQr3av64G39UNQDnsUAMCPYJuYFDHCB3AfTsyxW/geo3-11und01-acao-propositiva-jogo-natural-x-cultural.pdf
Para você saber mais:
Conceito de paisagem natural: Paisagem natural é qualquer tipo de ambiente que não sofreu influência humana, mantendo preservados todos os elementos e características típicas da natureza.
As paisagens naturais ainda podem representar os espaços considerados inóspitos, onde torna-se difícil a manutenção da vida humana, como em desertos e áreas glaciais, por exemplo. Disponível em: https://www.significados.com.br/paisagem-natural/ Acesso em 25/01/2019.
Conceito paisagem cultural: Também conhecidas como paisagens antrópicas, as paisagens culturais são aquelas onde a interferência dos seres humanos no ambiente é notável.
Os humanos utilizam os recursos presentes no ambiente natural e alteram-no para satisfazer as suas necessidades, inserindo na paisagem objetos que caracterizam uma presença social e cultural no espaço. As cidades, as estradas, as pontes e os edifícios são exemplos de paisagens culturais (que também podem ser entendidas como paisagens humanizadas ou paisagens modificadas). Disponível em: https://www.significados.com.br/paisagem-natural/ Acesso em 25/01/2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Nesta aula, será apresentada uma atividade sobre paisagem natural e paisagem cultural. Para iniciar, divida-os em dois grupos na sala de aula e leia para os alunos o tema da aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete a imagem para os alunos. Peça que observem as duas imagens com atenção. Pergunte quais as características principais podem ser observadas em cada uma das imagens. E o que as diferencia.
Caso não haja possibilidade de projetar a imagem, elas estão disponíveis no documento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GprxZu9JTxWfx8ayUEfEbrRmRBQbgTWDkrkXM3MancV7FRMwPaBv3A8ZFUEg/geo3-11und01-imagens.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete a imagem e questione se os alunos acham que se trata de uma paisagem natural. Pergunte o porquê, e peça que justifiquem dizendo as características. Explique que o conceito de paisagem cultural consiste em um espaço que sofreu intervenção humana. Peça que observem a imagem novamente. Questione-os como a construção da fazenda foi parar lá. Deixe que debatam por um minuto e termine conversando que paisagens sofrem intervenções humanas e que isso gera impactos bons e ruins.
Caso não seja possível a projeção da imagem, imprima e mostre.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Proponha um jogo para a turma que já estará dividida em dois grupos. O jogo consistirá em uma linha (poderá ser desenhada com giz, ou poderá ser feita com uma fita adesiva) que dividirá o espaço em duas partes, uma parte deverá ser identificada como paisagem natural e outra parte como paisagem cultural. Os alunos deverão se posicionar sobre a linha divisória. Projete as imagens uma por vez, imediatamente após a imagem aparecer os alunos deverão pular para o lado correto que a imagem representa. Caso o aluno pule para o lado errado, deverá ficar sentado no campo que representa a escolha errada. Ao final, ganhará a equipe que tiver mais representantes de pé, acertando as imagens. Faça três rodadas, embaralhando a ordem de apresentação das imagens. Combine com os alunos um “prêmio” para a equipe vencedora. A cada imagem projetada, a resposta será dada através de uma tarja vermelha que surgirá com um clique. Deixe que os próprios alunos analisem se erraram ou acertaram.
Como sugestão de desdobramento, peça aos alunos que pesquisem e levem imagens que representem características de paisagem natural e de paisagem cultural e repita o jogo em outra oportunidade com as imagens dos alunos.
Material complementar
Jogo para projetar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XAyxhmgY3TUqFcDvvdC9ymQr3av64G39UNQDnsUAMCPYJuYFDHCB3AfTsyxW/geo3-11und01-acao-propositiva-jogo-natural-x-cultural.pdf (Clique em apresentar para melhor utilização do jogo).
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Após a atividade, peça aos alunos que criem uma lista com características da paisagem natural e da paisagem cultural percebidas durante a brincadeira.