17983
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Unidade

Plano de aula - Transformações na paisagem por ações antrópicas

Plano de aula de Geografia com atividades para 4° ano do Fundamental sobre analisar as causas das transformações na paisagem natural a partir das ações antrópicas.

Plano 02 de 8 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano antecede os planos GEO4_11UND03, GEO4_11UND04 e GEO4UND05, que tratam das consequências da ação humana nas características naturais da paisagem.

Materiais necessários: Reportagens impressas (uma cópia por aluno), post-its (ou pedaços de papéis cortados e fita adesiva), imagens da Ação Propositiva impressas (um par "Antes e Depois" por grupo), papéis grandes para registro (flipchart ou cartolina ou papel kraft), papel pautado para a produção de texto

Material complementar:

Contextualização - Trecho da reportagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u7EpdM45ZsgyfMPtTkaZQCsyEvzySdmRErydvAfqjvFxqvfa4ZtkwpWfyHZW/geo4-11und02-contextualizacao-trecho-da-reportagem-para-impressao.pdf

Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZgMp46DG9u6r4FwRQUKkTEzPTvWjSD2Fzq7ZaAGcZKEnkpxEr76EfKUuaau/geo4-11und02-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Contextos prévios: O uso desse plano prevê que os alunos já tenham explorado brevemente características das paisagens naturais e antrópicas. Ele pode ser utilizado após o plano GEO4_11UND01.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles vão identificar transformações nas características da paisagem provocadas por ações humanas e refletirão sobre possíveis causas dessas transformações.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide ou imprima a imagem para os alunos. Leia, em voz alta, o trecho da reportagem sugerida nos materiais complementares para os alunos. Vá parando no texto quando for pertinente, explicando o significado de termos que as crianças talvez desconheçam e recontando o que está escrito em uma linguagem mais simples, de forma que todos compreendam a mensagem sobre a contradição entre as montanhas e as escavações da mineração. Dentre os termos que possam ser menos conhecidos, ressalte a palavra "engendrada" (que significa criada, produzida) e a sigla "PIB" (Produto Interno Bruto). Explique que essa sigla significa o quanto de riqueza/dinheiro é produzida pelo Estado, ou seja, uma boa parte do total de dinheiro é produzido pela mineração.

Você pode também apenas contar aos alunos o que diz a reportagem, em uma linguagem mais simples, ou até mesmo explorar a imagem diretamente. Mostre essa contradição na imagem fornecida, com Belo Horizonte ao fundo e a serra do Curral, explorada pela mineração. Peça para que os alunos discutam em duplas, utilizando a rotina de pensamento Pense - Questione - Explore. Nessa rotina, os alunos são convidados a pensar sobre o que eles pensam saber sobre o assunto, quais questões ou dúvidas eles têm e como o assunto pode ser explorado. Faça três colunas no quadro, ou em papel kraft, com os três títulos: pensamentos, questionamentos, como explorar. Peça para que cada dupla escreva suas contribuições em post-its (ou pequenos papéis) para as duas primeiras colunas e fixem-nos no quadro. Peça para que eles foquem a discussão em torno da paisagem observada e da transformação que ela vem sofrendo. Dê 2 minutos para isso. Leia, ou peça para que um aluno leia, as contribuições de todo o grupo, estabelecendo aglomerados com ideias semelhantes. Pergunte para o grupo: Como vamos explorar esse tópico e essas questões? Anote as contribuições dos alunos na terceira coluna. Caso não apareça na discussão, sugira que vocês também podem analisar imagens de lugares antes e depois das transformações ocorridas e diga que isso é o que vocês farão hoje. Você pode voltar a outras sugestões dos alunos em outras aulas ou sugerir que eles explorem essas ideias independentemente, façam um registro e compartilhem com a turma em um outro momento.

Material complementar:

Contextualização - Trecho da reportagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u7EpdM45ZsgyfMPtTkaZQCsyEvzySdmRErydvAfqjvFxqvfa4ZtkwpWfyHZW/geo4-11und02-contextualizacao-trecho-da-reportagem-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Rotina de pensamento Think - Puzzle - Explore: http://www.visiblethinkingpz.org/VisibleThinking_html_files/03_ThinkingRoutines/03d_UnderstandingRoutines/ThinkPuzzleExplore/ThinkPuzzleExplore_Routine.html (Acesso em 07/02/2019), com tradução da autora em https://drive.google.com/open?id=16Kufh6_yNFO3DRIf9ro9XG2nX8IE21ruuz6NGFwhRXA

Link para a reportagem: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/28/politica/1548631327_829073.html?rel=mas (Acesso em 06/02/2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a pergunta aos alunos. Comente que vocês viram, na contextualização, uma transformação na paisagem causada pela mineração. Pergunte: Quais outras possíveis ações do homem (ações antrópicas) causam transformações na paisagem? Deixe que os alunos falem suas ideias e vá registrando o que eles dizem no quadro. Quando terminarem, releia tudo o que foi falado e valide esse conhecimento prévio. Deixe essas ideias expostas para que sejam revisitadas ao longo da aula pelos alunos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: A ação propositiva será feita no formato World Café. Divida a turma em grupos, idealmente com 4 alunos. Peça para que cada grupo escolha um anfitrião para o grupo, que permanecerá na mesa para receber novos componentes. Você também pode designar quem será esse anfitrião de cada mesa. Forneça um papel grande (flipchart, kraft ou cartolina) para cada grupo. Distribua pares de fotografias "Antes e depois" (um par por grupo). Nos materiais complementares, você encontra 4 pares de fotografias. Caso haja mais que 4 grupos em sua sala, não há problemas em repetir as imagens em mais de um grupo. Explique como será a discussão em formato World Café: Você fará uma pergunta e o grupo discutirá aquela pergunta por 4 minutos, registrando os principais pontos da discussão no papel fornecido. Decorrido o tempo, você dará um sinal (combine com a turma previamente) e todos, exceto os anfitriões, trocarão de mesa. Você pode estabelecer a sequência ou deixar que eles escolham. Nesse caso, frise a necessidade de cada grupo manter o número inicial de pessoas e peça para que escolham grupos com imagens diferentes das do grupo anterior para continuar a discussão. O anfitrião da mesa terá, então, 1 minuto para contar aos novos membros da mesa o que foi falado anteriormente. Será dada uma nova pergunta e os grupos terão, novamente, 4 minutos para discuti-la e registrar sua discussão no papel. O mesmo processo se repete para a terceira rodada. Após a terceira rodada, os alunos devem voltar ao seu grupo original, onde o anfitrião fará uma retomada sobre tudo o que foi discutido nas três perguntas. Se possível, explique para os alunos a etiqueta do World Café, disponível na seção Para você saber mais.

Use as perguntas do slide para as três rodadas. Apresente uma pergunta por vez, para que os alunos mantenham o foco da discussão. Caso você esteja projetando os slides, projete um dos slides dessa etapa a cada rodada.

Durante o transcorrer da atividade, vá relembrando os alunos sobre cada etapa, dizendo: "Agora vocês têm 4 minutos para discutir a seguinte questão: ...", "Lembrem-se de registrar os pontos principais da discussão", "Troquem de grupos. Anfitrião, fique na mesa", etc.

As fotografias sugeridas nos materiais complementares são do Morro do Cauê (MG), do Rio Pinheiros (SP), da Amazônia (AM) e das Sete Quedas (PR). Na seção Para você saber mais você pode ler sobre esses locais, de forma a auxiliar pontualmente os grupos caso necessário.

Espera-se que os alunos observem as imagens das paisagens e reflitam sobre as questões em destaque. A questão “Quais transformações vocês percebem na paisagem”, leva o aluno a identificar as transformações das paisagens.No material complementar há quatro paisagens diferentes para ser analisadas. Como subsídio para a construção das respostas e auxiliar os alunos você pode consultar os textos disponíveis no link para você saber mais.

Material complementar:

Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZgMp46DG9u6r4FwRQUKkTEzPTvWjSD2Fzq7ZaAGcZKEnkpxEr76EfKUuaau/geo4-11und02-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola esteja localizada em uma região com uma visível transformação de paisagem ao longo do tempo devido à ação humana, utilize ao menos um dos pares de fotografias, se possível, da paisagem afetada.

Para você saber mais:

World Café: http://www.cocriar.com/biblioteca/metodologias/world-cafe/ (Acesso em 11/02/2019)

Morro do Cauê: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1211199938.htm (Acesso em 10/02/2019)

Rio Pinheiros: https://www.encontrapinheiros.com.br/pinheiros/rio-pinheiros/ (Acesso em 11/02/2019)

Amazônia: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,area-desmatada-na-amazonia-para-plantio-de-soja-aumenta-quatro-vezes-desde-2012,70002145718 (Acesso em 11/02/2019)

Sete Quedas: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/11/1936856-cidade-do-pr-remoi-luto-35-anos-apos-fechamento-de-parque-das-sete-quedas.shtml (Acesso em 11/02/2019)

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A ação propositiva será feita no formato World Café. Divida a turma em grupos, idealmente com 4 alunos. Peça para que cada grupo escolha um anfitrião para o grupo, que permanecerá na mesa para receber novos componentes. Você também pode designar quem será esse anfitrião de cada mesa. Forneça um papel grande (flipchart, kraft ou cartolina) para cada grupo. Distribua pares de fotografias "Antes e depois" (um par por grupo). Nos materiais complementares, você encontra 4 pares de fotografias. Caso haja mais que 4 grupos em sua sala, não há problemas em repetir as imagens em mais de um grupo. Explique como será a discussão em formato World Café: Você fará uma pergunta e o grupo discutirá aquela pergunta por 4 minutos, registrando os principais pontos da discussão no papel fornecido. Decorrido o tempo, você dará um sinal (combine com a turma previamente) e todos, exceto os anfitriões, trocarão de mesa. Você pode estabelecer a sequência ou deixar que eles escolham. Nesse caso, frise a necessidade de cada grupo manter o número inicial de pessoas e peça para que escolham grupos com imagens diferentes das do grupo anterior para continuar a discussão. O anfitrião da mesa terá, então, 1 minuto para contar aos novos membros da mesa o que foi falado anteriormente. Será dada uma nova pergunta e os grupos terão, novamente, 4 minutos para discuti-la e registrar sua discussão no papel. O mesmo processo se repete para a terceira rodada. Após a terceira rodada, os alunos devem voltar ao seu grupo original, onde o anfitrião fará uma retomada sobre tudo o que foi discutido nas três perguntas. Se possível, explique para os alunos a etiqueta do World Café, disponível na seção Para você saber mais.

Use as perguntas do slide para as três rodadas. Apresente uma pergunta por vez, para que os alunos mantenham o foco da discussão. Caso você esteja projetando os slides, projete um dos slides dessa etapa a cada rodada.

Durante o transcorrer da atividade, vá relembrando os alunos sobre cada etapa, dizendo: "Agora vocês têm 4 minutos para discutir a seguinte questão: ...", "Lembrem-se de registrar os pontos principais da discussão", "Troquem de grupos. Anfitrião, fique na mesa", etc.

As fotografias sugeridas nos materiais complementares são do Morro do Cauê (MG), do Rio Pinheiros (SP), da Amazônia (AM) e das Sete Quedas (PR). Na seção Para você saber mais você pode ler sobre esses locais, de forma a auxiliar pontualmente os grupos caso necessário.

Espera-se que os alunos observem as imagens das paisagens e reflitam sobre as questões em destaque. A questão “Quais transformações vocês percebem na paisagem”, leva o aluno a identificar as transformações das paisagens.No material complementar há quatro paisagens diferentes para ser analisadas. Como subsídio para a construção das respostas e auxiliar os alunos você pode consultar os textos disponíveis no link para você saber mais.

Material complementar:

Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZgMp46DG9u6r4FwRQUKkTEzPTvWjSD2Fzq7ZaAGcZKEnkpxEr76EfKUuaau/geo4-11und02-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola esteja localizada em uma região com uma visível transformação de paisagem ao longo do tempo devido à ação humana, utilize ao menos um dos pares de fotografias, se possível, da paisagem afetada.

Para você saber mais:

World Café: http://www.cocriar.com/biblioteca/metodologias/world-cafe/ (Acesso em 11/02/2019)

Morro do Cauê: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1211199938.htm (Acesso em 10/02/2019)

Rio Pinheiros: https://www.encontrapinheiros.com.br/pinheiros/rio-pinheiros/ (Acesso em 11/02/2019)

Amazônia: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,area-desmatada-na-amazonia-para-plantio-de-soja-aumenta-quatro-vezes-desde-2012,70002145718 (Acesso em 11/02/2019)

Sete Quedas: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/11/1936856-cidade-do-pr-remoi-luto-35-anos-apos-fechamento-de-parque-das-sete-quedas.shtml (Acesso em 11/02/2019)

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A ação propositiva será feita no formato World Café. Divida a turma em grupos, idealmente com 4 alunos. Peça para que cada grupo escolha um anfitrião para o grupo, que permanecerá na mesa para receber novos componentes. Você também pode designar quem será esse anfitrião de cada mesa. Forneça um papel grande (flipchart, kraft ou cartolina) para cada grupo. Distribua pares de fotografias "Antes e depois" (um par por grupo). Nos materiais complementares, você encontra 4 pares de fotografias. Caso haja mais que 4 grupos em sua sala, não há problemas em repetir as imagens em mais de um grupo. Explique como será a discussão em formato World Café: Você fará uma pergunta e o grupo discutirá aquela pergunta por 4 minutos, registrando os principais pontos da discussão no papel fornecido. Decorrido o tempo, você dará um sinal (combine com a turma previamente) e todos, exceto os anfitriões, trocarão de mesa. Você pode estabelecer a sequência ou deixar que eles escolham. Nesse caso, frise a necessidade de cada grupo manter o número inicial de pessoas e peça para que escolham grupos com imagens diferentes das do grupo anterior para continuar a discussão. O anfitrião da mesa terá, então, 1 minuto para contar aos novos membros da mesa o que foi falado anteriormente. Será dada uma nova pergunta e os grupos terão, novamente, 4 minutos para discuti-la e registrar sua discussão no papel. O mesmo processo se repete para a terceira rodada. Após a terceira rodada, os alunos devem voltar ao seu grupo original, onde o anfitrião fará uma retomada sobre tudo o que foi discutido nas três perguntas. Se possível, explique para os alunos a etiqueta do World Café, disponível na seção Para você saber mais.

Use as perguntas do slide para as três rodadas. Apresente uma pergunta por vez, para que os alunos mantenham o foco da discussão. Caso você esteja projetando os slides, projete um dos slides dessa etapa a cada rodada.

Durante o transcorrer da atividade, vá relembrando os alunos sobre cada etapa, dizendo: "Agora vocês têm 4 minutos para discutir a seguinte questão: ...", "Lembrem-se de registrar os pontos principais da discussão", "Troquem de grupos. Anfitrião, fique na mesa", etc.

As fotografias sugeridas nos materiais complementares são do Morro do Cauê (MG), do Rio Pinheiros (SP), da Amazônia (AM) e das Sete Quedas (PR). Na seção Para você saber mais você pode ler sobre esses locais, de forma a auxiliar pontualmente os grupos caso necessário.

Espera-se que os alunos observem as imagens das paisagens e reflitam sobre as questões em destaque. A questão “Quais transformações vocês percebem na paisagem”, leva o aluno a identificar as transformações das paisagens.No material complementar há quatro paisagens diferentes para ser analisadas. Como subsídio para a construção das respostas e auxiliar os alunos você pode consultar os textos disponíveis no link para você saber mais.

Material complementar:

Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZgMp46DG9u6r4FwRQUKkTEzPTvWjSD2Fzq7ZaAGcZKEnkpxEr76EfKUuaau/geo4-11und02-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola esteja localizada em uma região com uma visível transformação de paisagem ao longo do tempo devido à ação humana, utilize ao menos um dos pares de fotografias, se possível, da paisagem afetada.

Para você saber mais:

World Café: http://www.cocriar.com/biblioteca/metodologias/world-cafe/ (Acesso em 11/02/2019)

Morro do Cauê: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1211199938.htm (Acesso em 10/02/2019)

Rio Pinheiros: https://www.encontrapinheiros.com.br/pinheiros/rio-pinheiros/ (Acesso em 11/02/2019)

Amazônia: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,area-desmatada-na-amazonia-para-plantio-de-soja-aumenta-quatro-vezes-desde-2012,70002145718 (Acesso em 11/02/2019)

Sete Quedas: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/11/1936856-cidade-do-pr-remoi-luto-35-anos-apos-fechamento-de-parque-das-sete-quedas.shtml (Acesso em 11/02/2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após voltarem aos seus grupos originais, peça para que os anfitriões expliquem a discussão anterior aos membros de seu grupo e esclareçam possíveis questões que os outros alunos possam trazer. Instrua os alunos, então, a produzir um texto curto sistematizando as ideias discutidas nas Ação Propositiva e outras que possam surgir nesse momento. Peça para que os alunos exponham seus textos juntamente com as imagens pela sala, de forma que outros alunos possam acessá-las posteriormente. Se houver tempo disponível, você pode pedir que os alunos circulem entre os textos e vejam as produções dos colegas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE11) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano antecede os planos GEO4_11UND03, GEO4_11UND04 e GEO4UND05, que tratam das consequências da ação humana nas características naturais da paisagem.

Materiais necessários: Reportagens impressas (uma cópia por aluno), post-its (ou pedaços de papéis cortados e fita adesiva), imagens da Ação Propositiva impressas (um par "Antes e Depois" por grupo), papéis grandes para registro (flipchart ou cartolina ou papel kraft), papel pautado para a produção de texto

Material complementar:

Contextualização - Trecho da reportagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u7EpdM45ZsgyfMPtTkaZQCsyEvzySdmRErydvAfqjvFxqvfa4ZtkwpWfyHZW/geo4-11und02-contextualizacao-trecho-da-reportagem-para-impressao.pdf

Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZgMp46DG9u6r4FwRQUKkTEzPTvWjSD2Fzq7ZaAGcZKEnkpxEr76EfKUuaau/geo4-11und02-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Contextos prévios: O uso desse plano prevê que os alunos já tenham explorado brevemente características das paisagens naturais e antrópicas. Ele pode ser utilizado após o plano GEO4_11UND01.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles vão identificar transformações nas características da paisagem provocadas por ações humanas e refletirão sobre possíveis causas dessas transformações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide ou imprima a imagem para os alunos. Leia, em voz alta, o trecho da reportagem sugerida nos materiais complementares para os alunos. Vá parando no texto quando for pertinente, explicando o significado de termos que as crianças talvez desconheçam e recontando o que está escrito em uma linguagem mais simples, de forma que todos compreendam a mensagem sobre a contradição entre as montanhas e as escavações da mineração. Dentre os termos que possam ser menos conhecidos, ressalte a palavra "engendrada" (que significa criada, produzida) e a sigla "PIB" (Produto Interno Bruto). Explique que essa sigla significa o quanto de riqueza/dinheiro é produzida pelo Estado, ou seja, uma boa parte do total de dinheiro é produzido pela mineração.

Você pode também apenas contar aos alunos o que diz a reportagem, em uma linguagem mais simples, ou até mesmo explorar a imagem diretamente. Mostre essa contradição na imagem fornecida, com Belo Horizonte ao fundo e a serra do Curral, explorada pela mineração. Peça para que os alunos discutam em duplas, utilizando a rotina de pensamento Pense - Questione - Explore. Nessa rotina, os alunos são convidados a pensar sobre o que eles pensam saber sobre o assunto, quais questões ou dúvidas eles têm e como o assunto pode ser explorado. Faça três colunas no quadro, ou em papel kraft, com os três títulos: pensamentos, questionamentos, como explorar. Peça para que cada dupla escreva suas contribuições em post-its (ou pequenos papéis) para as duas primeiras colunas e fixem-nos no quadro. Peça para que eles foquem a discussão em torno da paisagem observada e da transformação que ela vem sofrendo. Dê 2 minutos para isso. Leia, ou peça para que um aluno leia, as contribuições de todo o grupo, estabelecendo aglomerados com ideias semelhantes. Pergunte para o grupo: Como vamos explorar esse tópico e essas questões? Anote as contribuições dos alunos na terceira coluna. Caso não apareça na discussão, sugira que vocês também podem analisar imagens de lugares antes e depois das transformações ocorridas e diga que isso é o que vocês farão hoje. Você pode voltar a outras sugestões dos alunos em outras aulas ou sugerir que eles explorem essas ideias independentemente, façam um registro e compartilhem com a turma em um outro momento.

Material complementar:

Contextualização - Trecho da reportagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u7EpdM45ZsgyfMPtTkaZQCsyEvzySdmRErydvAfqjvFxqvfa4ZtkwpWfyHZW/geo4-11und02-contextualizacao-trecho-da-reportagem-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Rotina de pensamento Think - Puzzle - Explore: http://www.visiblethinkingpz.org/VisibleThinking_html_files/03_ThinkingRoutines/03d_UnderstandingRoutines/ThinkPuzzleExplore/ThinkPuzzleExplore_Routine.html (Acesso em 07/02/2019), com tradução da autora em https://drive.google.com/open?id=16Kufh6_yNFO3DRIf9ro9XG2nX8IE21ruuz6NGFwhRXA

Link para a reportagem: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/28/politica/1548631327_829073.html?rel=mas (Acesso em 06/02/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente a pergunta aos alunos. Comente que vocês viram, na contextualização, uma transformação na paisagem causada pela mineração. Pergunte: Quais outras possíveis ações do homem (ações antrópicas) causam transformações na paisagem? Deixe que os alunos falem suas ideias e vá registrando o que eles dizem no quadro. Quando terminarem, releia tudo o que foi falado e valide esse conhecimento prévio. Deixe essas ideias expostas para que sejam revisitadas ao longo da aula pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: A ação propositiva será feita no formato World Café. Divida a turma em grupos, idealmente com 4 alunos. Peça para que cada grupo escolha um anfitrião para o grupo, que permanecerá na mesa para receber novos componentes. Você também pode designar quem será esse anfitrião de cada mesa. Forneça um papel grande (flipchart, kraft ou cartolina) para cada grupo. Distribua pares de fotografias "Antes e depois" (um par por grupo). Nos materiais complementares, você encontra 4 pares de fotografias. Caso haja mais que 4 grupos em sua sala, não há problemas em repetir as imagens em mais de um grupo. Explique como será a discussão em formato World Café: Você fará uma pergunta e o grupo discutirá aquela pergunta por 4 minutos, registrando os principais pontos da discussão no papel fornecido. Decorrido o tempo, você dará um sinal (combine com a turma previamente) e todos, exceto os anfitriões, trocarão de mesa. Você pode estabelecer a sequência ou deixar que eles escolham. Nesse caso, frise a necessidade de cada grupo manter o número inicial de pessoas e peça para que escolham grupos com imagens diferentes das do grupo anterior para continuar a discussão. O anfitrião da mesa terá, então, 1 minuto para contar aos novos membros da mesa o que foi falado anteriormente. Será dada uma nova pergunta e os grupos terão, novamente, 4 minutos para discuti-la e registrar sua discussão no papel. O mesmo processo se repete para a terceira rodada. Após a terceira rodada, os alunos devem voltar ao seu grupo original, onde o anfitrião fará uma retomada sobre tudo o que foi discutido nas três perguntas. Se possível, explique para os alunos a etiqueta do World Café, disponível na seção Para você saber mais.

Use as perguntas do slide para as três rodadas. Apresente uma pergunta por vez, para que os alunos mantenham o foco da discussão. Caso você esteja projetando os slides, projete um dos slides dessa etapa a cada rodada.

Durante o transcorrer da atividade, vá relembrando os alunos sobre cada etapa, dizendo: "Agora vocês têm 4 minutos para discutir a seguinte questão: ...", "Lembrem-se de registrar os pontos principais da discussão", "Troquem de grupos. Anfitrião, fique na mesa", etc.

As fotografias sugeridas nos materiais complementares são do Morro do Cauê (MG), do Rio Pinheiros (SP), da Amazônia (AM) e das Sete Quedas (PR). Na seção Para você saber mais você pode ler sobre esses locais, de forma a auxiliar pontualmente os grupos caso necessário.

Espera-se que os alunos observem as imagens das paisagens e reflitam sobre as questões em destaque. A questão “Quais transformações vocês percebem na paisagem”, leva o aluno a identificar as transformações das paisagens.No material complementar há quatro paisagens diferentes para ser analisadas. Como subsídio para a construção das respostas e auxiliar os alunos você pode consultar os textos disponíveis no link para você saber mais.

Material complementar:

Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZgMp46DG9u6r4FwRQUKkTEzPTvWjSD2Fzq7ZaAGcZKEnkpxEr76EfKUuaau/geo4-11und02-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola esteja localizada em uma região com uma visível transformação de paisagem ao longo do tempo devido à ação humana, utilize ao menos um dos pares de fotografias, se possível, da paisagem afetada.

Para você saber mais:

World Café: http://www.cocriar.com/biblioteca/metodologias/world-cafe/ (Acesso em 11/02/2019)

Morro do Cauê: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1211199938.htm (Acesso em 10/02/2019)

Rio Pinheiros: https://www.encontrapinheiros.com.br/pinheiros/rio-pinheiros/ (Acesso em 11/02/2019)

Amazônia: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,area-desmatada-na-amazonia-para-plantio-de-soja-aumenta-quatro-vezes-desde-2012,70002145718 (Acesso em 11/02/2019)

Sete Quedas: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/11/1936856-cidade-do-pr-remoi-luto-35-anos-apos-fechamento-de-parque-das-sete-quedas.shtml (Acesso em 11/02/2019)

Slide Plano Aula

Orientações: A ação propositiva será feita no formato World Café. Divida a turma em grupos, idealmente com 4 alunos. Peça para que cada grupo escolha um anfitrião para o grupo, que permanecerá na mesa para receber novos componentes. Você também pode designar quem será esse anfitrião de cada mesa. Forneça um papel grande (flipchart, kraft ou cartolina) para cada grupo. Distribua pares de fotografias "Antes e depois" (um par por grupo). Nos materiais complementares, você encontra 4 pares de fotografias. Caso haja mais que 4 grupos em sua sala, não há problemas em repetir as imagens em mais de um grupo. Explique como será a discussão em formato World Café: Você fará uma pergunta e o grupo discutirá aquela pergunta por 4 minutos, registrando os principais pontos da discussão no papel fornecido. Decorrido o tempo, você dará um sinal (combine com a turma previamente) e todos, exceto os anfitriões, trocarão de mesa. Você pode estabelecer a sequência ou deixar que eles escolham. Nesse caso, frise a necessidade de cada grupo manter o número inicial de pessoas e peça para que escolham grupos com imagens diferentes das do grupo anterior para continuar a discussão. O anfitrião da mesa terá, então, 1 minuto para contar aos novos membros da mesa o que foi falado anteriormente. Será dada uma nova pergunta e os grupos terão, novamente, 4 minutos para discuti-la e registrar sua discussão no papel. O mesmo processo se repete para a terceira rodada. Após a terceira rodada, os alunos devem voltar ao seu grupo original, onde o anfitrião fará uma retomada sobre tudo o que foi discutido nas três perguntas. Se possível, explique para os alunos a etiqueta do World Café, disponível na seção Para você saber mais.

Use as perguntas do slide para as três rodadas. Apresente uma pergunta por vez, para que os alunos mantenham o foco da discussão. Caso você esteja projetando os slides, projete um dos slides dessa etapa a cada rodada.

Durante o transcorrer da atividade, vá relembrando os alunos sobre cada etapa, dizendo: "Agora vocês têm 4 minutos para discutir a seguinte questão: ...", "Lembrem-se de registrar os pontos principais da discussão", "Troquem de grupos. Anfitrião, fique na mesa", etc.

As fotografias sugeridas nos materiais complementares são do Morro do Cauê (MG), do Rio Pinheiros (SP), da Amazônia (AM) e das Sete Quedas (PR). Na seção Para você saber mais você pode ler sobre esses locais, de forma a auxiliar pontualmente os grupos caso necessário.

Espera-se que os alunos observem as imagens das paisagens e reflitam sobre as questões em destaque. A questão “Quais transformações vocês percebem na paisagem”, leva o aluno a identificar as transformações das paisagens.No material complementar há quatro paisagens diferentes para ser analisadas. Como subsídio para a construção das respostas e auxiliar os alunos você pode consultar os textos disponíveis no link para você saber mais.

Material complementar:

Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZgMp46DG9u6r4FwRQUKkTEzPTvWjSD2Fzq7ZaAGcZKEnkpxEr76EfKUuaau/geo4-11und02-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola esteja localizada em uma região com uma visível transformação de paisagem ao longo do tempo devido à ação humana, utilize ao menos um dos pares de fotografias, se possível, da paisagem afetada.

Para você saber mais:

World Café: http://www.cocriar.com/biblioteca/metodologias/world-cafe/ (Acesso em 11/02/2019)

Morro do Cauê: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1211199938.htm (Acesso em 10/02/2019)

Rio Pinheiros: https://www.encontrapinheiros.com.br/pinheiros/rio-pinheiros/ (Acesso em 11/02/2019)

Amazônia: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,area-desmatada-na-amazonia-para-plantio-de-soja-aumenta-quatro-vezes-desde-2012,70002145718 (Acesso em 11/02/2019)

Sete Quedas: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/11/1936856-cidade-do-pr-remoi-luto-35-anos-apos-fechamento-de-parque-das-sete-quedas.shtml (Acesso em 11/02/2019)

Slide Plano Aula

Orientações: A ação propositiva será feita no formato World Café. Divida a turma em grupos, idealmente com 4 alunos. Peça para que cada grupo escolha um anfitrião para o grupo, que permanecerá na mesa para receber novos componentes. Você também pode designar quem será esse anfitrião de cada mesa. Forneça um papel grande (flipchart, kraft ou cartolina) para cada grupo. Distribua pares de fotografias "Antes e depois" (um par por grupo). Nos materiais complementares, você encontra 4 pares de fotografias. Caso haja mais que 4 grupos em sua sala, não há problemas em repetir as imagens em mais de um grupo. Explique como será a discussão em formato World Café: Você fará uma pergunta e o grupo discutirá aquela pergunta por 4 minutos, registrando os principais pontos da discussão no papel fornecido. Decorrido o tempo, você dará um sinal (combine com a turma previamente) e todos, exceto os anfitriões, trocarão de mesa. Você pode estabelecer a sequência ou deixar que eles escolham. Nesse caso, frise a necessidade de cada grupo manter o número inicial de pessoas e peça para que escolham grupos com imagens diferentes das do grupo anterior para continuar a discussão. O anfitrião da mesa terá, então, 1 minuto para contar aos novos membros da mesa o que foi falado anteriormente. Será dada uma nova pergunta e os grupos terão, novamente, 4 minutos para discuti-la e registrar sua discussão no papel. O mesmo processo se repete para a terceira rodada. Após a terceira rodada, os alunos devem voltar ao seu grupo original, onde o anfitrião fará uma retomada sobre tudo o que foi discutido nas três perguntas. Se possível, explique para os alunos a etiqueta do World Café, disponível na seção Para você saber mais.

Use as perguntas do slide para as três rodadas. Apresente uma pergunta por vez, para que os alunos mantenham o foco da discussão. Caso você esteja projetando os slides, projete um dos slides dessa etapa a cada rodada.

Durante o transcorrer da atividade, vá relembrando os alunos sobre cada etapa, dizendo: "Agora vocês têm 4 minutos para discutir a seguinte questão: ...", "Lembrem-se de registrar os pontos principais da discussão", "Troquem de grupos. Anfitrião, fique na mesa", etc.

As fotografias sugeridas nos materiais complementares são do Morro do Cauê (MG), do Rio Pinheiros (SP), da Amazônia (AM) e das Sete Quedas (PR). Na seção Para você saber mais você pode ler sobre esses locais, de forma a auxiliar pontualmente os grupos caso necessário.

Espera-se que os alunos observem as imagens das paisagens e reflitam sobre as questões em destaque. A questão “Quais transformações vocês percebem na paisagem”, leva o aluno a identificar as transformações das paisagens.No material complementar há quatro paisagens diferentes para ser analisadas. Como subsídio para a construção das respostas e auxiliar os alunos você pode consultar os textos disponíveis no link para você saber mais.

Material complementar:

Ação Propositiva - Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZgMp46DG9u6r4FwRQUKkTEzPTvWjSD2Fzq7ZaAGcZKEnkpxEr76EfKUuaau/geo4-11und02-acao-propositiva-imagens-para-impressao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso sua escola esteja localizada em uma região com uma visível transformação de paisagem ao longo do tempo devido à ação humana, utilize ao menos um dos pares de fotografias, se possível, da paisagem afetada.

Para você saber mais:

World Café: http://www.cocriar.com/biblioteca/metodologias/world-cafe/ (Acesso em 11/02/2019)

Morro do Cauê: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1211199938.htm (Acesso em 10/02/2019)

Rio Pinheiros: https://www.encontrapinheiros.com.br/pinheiros/rio-pinheiros/ (Acesso em 11/02/2019)

Amazônia: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,area-desmatada-na-amazonia-para-plantio-de-soja-aumenta-quatro-vezes-desde-2012,70002145718 (Acesso em 11/02/2019)

Sete Quedas: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/11/1936856-cidade-do-pr-remoi-luto-35-anos-apos-fechamento-de-parque-das-sete-quedas.shtml (Acesso em 11/02/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após voltarem aos seus grupos originais, peça para que os anfitriões expliquem a discussão anterior aos membros de seu grupo e esclareçam possíveis questões que os outros alunos possam trazer. Instrua os alunos, então, a produzir um texto curto sistematizando as ideias discutidas nas Ação Propositiva e outras que possam surgir nesse momento. Peça para que os alunos exponham seus textos juntamente com as imagens pela sala, de forma que outros alunos possam acessá-las posteriormente. Se houver tempo disponível, você pode pedir que os alunos circulem entre os textos e vejam as produções dos colegas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano