17982
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - O cotidiano das comunidades remanescentes de quilombos

Plano de aula de Geografia com atividades para 4° ano do Fundamental sobre reconhecer no lugar de vivência, aspectos da cultura afro-brasileira.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; YouTube; Google Desenhos e Word Search.

Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos

Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta utilizada para comunicação com a turma, como agenda digital ou página de Facebook, o seguinte vídeo:
     - Quilombo - Quiz TV Escola, disponível aqui.

Peça para registrarem do que se trata o conteúdo.

Contextualização
Encaminhe as oito imagens previstas no plano original, nos slides da contextualização.
Peça aos alunos para registrarem o que veem nas imagens, de preferência, em uma tabela, como no modelo abaixo.
Para a construção da tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
     - Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.

Conforme previsto nas orientações do plano original, é importante e espera-se que os alunos percebam:
     - As vestimentas;
     - O ambiente;
     - O plantio;
     - As moradias;
     - A criação de animais;
     - As expressões religiosas, de dança e música.

A percepção desses elementos semelhantes nas imagens é que evidencia as tradições afro-brasileiras preservadas nas comunidades quilombolas de todo o território brasileiro.

Problematização
Encaminhe o slide a seguir aos alunos:

Peça para refletirem sobre a situação das comunidades quilombolas hoje, principalmente diante da situação imposta pela Covid-19.

A ideia é que os alunos percebam que as comunidades quilombolas fazem parte da identidade do nosso país; portanto, preocupar-se com a preservação dessas comunidades é cuidar de hábitos e tradições que vivem em nós.

Faça questionamentos à turma, de maneira sincrônica, ou encaminhe-os de maneira assincronica: será que que há algum elemento no nosso dia a dia, como, por exemplo, comida, dança ou religião, que também está presente no cotidiano de uma comunidade remanescente de quilombo?

Insira agora a questão-problematizadora prevista no plano original: que elementos da cultura quilombola estão presentes em seu lugar de vivência?
Diga aos alunos que podem conversar com os familiares para refletirem sobre essa questão.

Ação propositiva
Peça aos alunos que utilizem o Google Desenhos para fazer o registro destacando os elementos da cultura afro-brasileira das comunidades quilombolas que estão presentes no local onde moram ou até no seu dia a dia, a partir da reflexão da etapa anterior.

Lembre-se que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.

Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.

Sistematização
Peça aos alunos para criarem um caça-palavras com o tema: Aspectos da cultura afro-brasileira onde moro.

Os alunos precisam:
     1. Escolher as palavras que serão utilizadas;
     2. Assistir ao tutorial para criar caça-palavras, disponível aqui;
     3. Acessar o site Educolorir, disponível aqui, e fazer o caça-palavras;
     4. Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.

Os alunos podem compartilhar o caça-palavras por WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da classe.

Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
     - Quilombolas (documentário) - disponível aqui;
     - Direito à terra: povos indígenas e comunidades quilombolas - disponível aqui;
     - Maior comunidade quilombola do Brasil mantém tradições no interior de Goiás - disponível aqui;
     - Vida no quilombo: quilombolas preservam tradições, mas não querem parar no tempo - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_01UND09

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas