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Plano de aula - O cotidiano das comunidades remanescentes de quilombos

Plano de aula de Geografia com atividades para 4° ano do Fundamental sobre reconhecer no lugar de vivência, aspectos da cultura afro-brasileira.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GEO1) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor de slides ou imagens impressas.

Para você saber mais:

Os quilombos se formaram principalmente de povos escravizados que fugiam dos seus senhores. O que caracterizava o quilombo, portanto, não era o isolamento e a fuga e sim a resistência e a autossuficiência. Os habitantes viviam da caça, pesca e coleta de frutas (manga, jaca, abacate e outras), bem como da agricultura (feijão, milho, mandioca, banana, laranja e cana-de-açúcar).

Além disso, os quilombolas produziam artesanatos (cestas, tecidos, cerâmica, metalurgia) e os excedentes eram comercializados com as populações vizinhas. Isso gerava uma economia razoavelmente intensa na região do quilombo.

O Quilombo dos Palmares foi o porto seguro para os escravos que escapavam das fazendas da região.

Com o passar dos anos se tornaram as comunidades tradicionais quilombolas (comunidades remanescentes dos quilombos). Elas são constituídas pelos descendentes dos escravos negros que, no processo de resistência à escravidão, originaram grupos sociais que ocupam um território comum e compartilham características culturais até os dias de hoje. As terras conquistadas pelos escravos negros são um legado transmitido de geração para geração e constituem os territórios das comunidades atualmente conhecidas como remanescentes de quilombos ou quilombolas. Ocupam ecossistemas muito diversos e desenvolveram diferentes estratégias de exploração dos recursos de seus territórios. As manifestações culturais também variam de comunidade para comunidade.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-08/incra-reconhece-terras-de-comunidades-quilombolas-em-quatro-estados

http://museuafrobrasil.org.br/docs/default-source/publica%C3%A7%C3%B5es/-nbsp-arquivo-em-pdf.pdf?sfvrsn. pag. de 1 a 4.

http://geografia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=47

Contextos prévios: A turma poderá estar organizada 5 agrupamentos. É necessário um trabalho prévio sobre Quilombo dos Palmares e seu contexto histórico na libertação dos escravos. Poderá ser uma pesquisa ou uma aula anterior a essa. Busque parceria com professor de História. Um bom momento para essa aula é o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamento, projete a frase ou escreva no quadro. Diga que iremos falar sobre como o como é o cotidiano das pessoas que vivem em comunidades remanescentes de quilombos, o que produzem, como vivem, como a cultura afro-brasileira está presente nessas comunidades que se originaram de quilombos. Vamos perceber que muitos desses elementos também estão presentes no nosso lugar de vivência.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.

Fonte das imagens:

slide 3 Quilombo dos Palmares Wikimedia Commons

slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br

slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0

slide 6 Quilombo São José da Serra RJ Wikimedia Commons

slide 7 Quilombo de Goiás CC BY-SA 2.0

slide 8 Quilombo dos Palmares CC BY 2.0

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.

Fonte das imagens:

slide 3 Quilombo dos Palmares Wikimedia Commons

slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br

slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0

slide 6 Quilombo São José da Serra RJ Wikimedia Commons

slide 7 Quilombo de Goiás CC BY-SA 2.0

slide 8 Quilombo dos Palmares CC BY 2.0

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.

Fonte das imagens:

slide 3 Quilombo dos Palmares Wikimedia Commons

slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br

slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0

slide 6 Quilombo São José da Serra RJ Wikimedia Commons

slide 7 Quilombo de Goiás CC BY-SA 2.0

slide 8 Quilombo dos Palmares CC BY 2.0

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Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.

Fonte das imagens:

slide 3 Quilombo dos Palmares Wikimedia Commons

slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br

slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0

slide 6 Quilombo São José da Serra RJ Wikimedia Commons

slide 7 Quilombo de Goiás CC BY-SA 2.0

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Contextualização select-down

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Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.

Fonte das imagens:

slide 3 Quilombo dos Palmares Wikimedia Commons

slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br

slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0

slide 6 Quilombo São José da Serra RJ Wikimedia Commons

slide 7 Quilombo de Goiás CC BY-SA 2.0

slide 8 Quilombo dos Palmares CC BY 2.0

Contextualização select-down

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Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.

Fonte das imagens:

slide 3 Quilombo dos Palmares Wikimedia Commons

slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br

slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0

slide 6 Quilombo São José da Serra RJ Wikimedia Commons

slide 7 Quilombo de Goiás CC BY-SA 2.0

slide 8 Quilombo dos Palmares CC BY 2.0

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre o cotidiano de uma comunidade remanescente de quilombo. Faça questionamentos como: O que eles fazem para se alimentar? Será que produzem objetos que usam? E a religião? E as danças? Como as famílias vivem? Como são as moradias?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Peça para que os alunos conversem com o seu agrupamento e escreva suas ideias sobre quais elementos da cultura afro-brasileira presentes nas comunidades remanescentes de quilombos fazem parte do seu lugar de vivência. Se necessário retome as imagens da contextualização. Em seguida peça para que leiam suas anotações para socializar com a turma. Garanta que circule informações tais como: criam animais para comer a carne; plantam seus próprios alimentos; fazem artesanatos para utilizar e vender; o trabalho é feito pelas próprias famílias; as moradias são construídas para viverem em comunidade, ou seja, sem muros e separações; praticam a religião, música e festas de tradição africana. É importante que o aluno perceba as comunidades remanescentes como patrimônio cultural e que os elementos presentes nelas também podem ser percebidos no lugar de vivência do aluno.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamento, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que irão montar uma nuvem de palavras sobre elementos afro-brasileiros das comunidades quilombolas que estão presentes no lugar de vivência. Vá anotando as palavras que os alunos dizem no quadro ou num papel pardo. Garanta que falem expressões como: Plantam seus alimentos como: milho, arroz, mandioca, banana, cana. Criam vacas. Fazem artesanato. Vivem em comunidades, Praticam danças e religião de seus antepassados. Nesse momento espera-se que os alunos percebam que elementos das comunidades quilombolas também estão presentes no lugar de vivência.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GEO1) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor de slides ou imagens impressas.

Para você saber mais:

Os quilombos se formaram principalmente de povos escravizados que fugiam dos seus senhores. O que caracterizava o quilombo, portanto, não era o isolamento e a fuga e sim a resistência e a autossuficiência. Os habitantes viviam da caça, pesca e coleta de frutas (manga, jaca, abacate e outras), bem como da agricultura (feijão, milho, mandioca, banana, laranja e cana-de-açúcar).

Além disso, os quilombolas produziam artesanatos (cestas, tecidos, cerâmica, metalurgia) e os excedentes eram comercializados com as populações vizinhas. Isso gerava uma economia razoavelmente intensa na região do quilombo.

O Quilombo dos Palmares foi o porto seguro para os escravos que escapavam das fazendas da região.

Com o passar dos anos se tornaram as comunidades tradicionais quilombolas (comunidades remanescentes dos quilombos). Elas são constituídas pelos descendentes dos escravos negros que, no processo de resistência à escravidão, originaram grupos sociais que ocupam um território comum e compartilham características culturais até os dias de hoje. As terras conquistadas pelos escravos negros são um legado transmitido de geração para geração e constituem os territórios das comunidades atualmente conhecidas como remanescentes de quilombos ou quilombolas. Ocupam ecossistemas muito diversos e desenvolveram diferentes estratégias de exploração dos recursos de seus territórios. As manifestações culturais também variam de comunidade para comunidade.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-08/incra-reconhece-terras-de-comunidades-quilombolas-em-quatro-estados

http://museuafrobrasil.org.br/docs/default-source/publica%C3%A7%C3%B5es/-nbsp-arquivo-em-pdf.pdf?sfvrsn. pag. de 1 a 4.

http://geografia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=47

Contextos prévios: A turma poderá estar organizada 5 agrupamentos. É necessário um trabalho prévio sobre Quilombo dos Palmares e seu contexto histórico na libertação dos escravos. Poderá ser uma pesquisa ou uma aula anterior a essa. Busque parceria com professor de História. Um bom momento para essa aula é o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamento, projete a frase ou escreva no quadro. Diga que iremos falar sobre como o como é o cotidiano das pessoas que vivem em comunidades remanescentes de quilombos, o que produzem, como vivem, como a cultura afro-brasileira está presente nessas comunidades que se originaram de quilombos. Vamos perceber que muitos desses elementos também estão presentes no nosso lugar de vivência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.

Fonte das imagens:

slide 3 Quilombo dos Palmares Wikimedia Commons

slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br

slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0

slide 6 Quilombo São José da Serra RJ Wikimedia Commons

slide 7 Quilombo de Goiás CC BY-SA 2.0

slide 8 Quilombo dos Palmares CC BY 2.0

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.

Fonte das imagens:

slide 3 Quilombo dos Palmares Wikimedia Commons

slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br

slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0

slide 6 Quilombo São José da Serra RJ Wikimedia Commons

slide 7 Quilombo de Goiás CC BY-SA 2.0

slide 8 Quilombo dos Palmares CC BY 2.0

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.

Fonte das imagens:

slide 3 Quilombo dos Palmares Wikimedia Commons

slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br

slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0

slide 6 Quilombo São José da Serra RJ Wikimedia Commons

slide 7 Quilombo de Goiás CC BY-SA 2.0

slide 8 Quilombo dos Palmares CC BY 2.0

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Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .

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Fonte das imagens:

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slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br

slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0

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slide 7 Quilombo de Goiás CC BY-SA 2.0

slide 8 Quilombo dos Palmares CC BY 2.0

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Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.

Fonte das imagens:

slide 3 Quilombo dos Palmares Wikimedia Commons

slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br

slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0

slide 6 Quilombo São José da Serra RJ Wikimedia Commons

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slide 8 Quilombo dos Palmares CC BY 2.0

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Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.

Fonte das imagens:

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre o cotidiano de uma comunidade remanescente de quilombo. Faça questionamentos como: O que eles fazem para se alimentar? Será que produzem objetos que usam? E a religião? E as danças? Como as famílias vivem? Como são as moradias?

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Peça para que os alunos conversem com o seu agrupamento e escreva suas ideias sobre quais elementos da cultura afro-brasileira presentes nas comunidades remanescentes de quilombos fazem parte do seu lugar de vivência. Se necessário retome as imagens da contextualização. Em seguida peça para que leiam suas anotações para socializar com a turma. Garanta que circule informações tais como: criam animais para comer a carne; plantam seus próprios alimentos; fazem artesanatos para utilizar e vender; o trabalho é feito pelas próprias famílias; as moradias são construídas para viverem em comunidade, ou seja, sem muros e separações; praticam a religião, música e festas de tradição africana. É importante que o aluno perceba as comunidades remanescentes como patrimônio cultural e que os elementos presentes nelas também podem ser percebidos no lugar de vivência do aluno.

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Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamento, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que irão montar uma nuvem de palavras sobre elementos afro-brasileiros das comunidades quilombolas que estão presentes no lugar de vivência. Vá anotando as palavras que os alunos dizem no quadro ou num papel pardo. Garanta que falem expressões como: Plantam seus alimentos como: milho, arroz, mandioca, banana, cana. Criam vacas. Fazem artesanato. Vivem em comunidades, Praticam danças e religião de seus antepassados. Nesse momento espera-se que os alunos percebam que elementos das comunidades quilombolas também estão presentes no lugar de vivência.

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