Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo de aprendizagem desse plano é elaborar mapa mental do cotidiano do aluno e relacionar com a urbanização na América. É importante solicitar em aula anterior uma pesquisa de imagens do bairro do aluno ou da cidade que mostram modificações no espaço do bairro / da cidade. Outra opção é o professor trazer essas imagens para a sala de aula, o que dispensaria a pesquisa prévia dos alunos.
Materiais necessários: Pesquisa realizada em casa, lápis, borracha, fita crepe (ou durex), papel, lápis de cor, projetor multimídia e computador.
Material complementar:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3uZfjnjW8UkJ5hquJkTAmFzAnnnceTTJrJ967fKEtJSAwbHEzVbG459JeNJ9/geo8-18und05-problematizacao.pdf
Exemplos de mapa mental: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hk5FSNHFR5WSM2mbydTMH6PV2cz7HqWafydeue4KPRRVXKuzCCpNbXafZP2S/geo8-18und05-exemplos-de-mapa-mental.pdf
Para você saber mais:
ALVES, Bruno Cezar de Souza. O estudo do lugar a partir do mapa mental. Revista Ensino de Geografia (Recife), v.1, n.2, mai/ago 2018. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/ensinodegeografia/index.php/ensinodegeografia/article/view/43/25>. Acesso em: 21 abr 2019.
ARCHELA, R. S.; GRATÃO, L. H. B; TROSTDORF, M. A. S. O Lugar dos Mapas Mentais na Representação do Lugar. Geografia, nº 1, vol. 13. Londrina - PR, UEL, jan/jun 2004. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/7.pdf>. Acesso em: 21 abr 2019.
LOPES, Alyne R. C.; RICHTER, D. A construção de mapas mentais e o ensino de Geografia: articulações entre o cotidiano e os conteúdos escolares. Territorium Terram: Revista de Pós-Graduação em Geografia, vol. 2, nº3, Disponível em: <http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/territorium_terram/article/view/606>. Acesso em: 21 abr 2019.
MAASSEN, A.; GALVIN, M. 5 cidades mostram o que é transformação urbana. Archdaily. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/907739/5-cidades-mostram-o-que-sao-transformacoes-urbanas>. Acesso em: 26 abr 2019.
VASCONCELOS, Lia. Urbanização: metrópoles em movimento. Desafios do desenvolvimento, IPEA, ano 3, ed.22, 2006. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=994:reportagens-materias&Itemid=39>. Acesso em: 26 abr 2019.
Mobilidade urbana: está ligada às condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades.
Contextos prévios: Noções de cartografia básica.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Explique que nessa aula eles vão criar mapas mentais da região que moram com foco na dinâmica urbana e/ou rural e relacionar com a urbanização na América.
Como adequar à sua realidade: Procure focar na dinâmica urbana do local de moradia da criança. Trabalhe imagens das ruas e do bairro onde ele mora, procure fotos atuais e fotos antigas.
Para você saber mais:
LOPES, Alyne R. C.; RICHTER, D. A construção de mapas mentais e o ensino de Geografia: articulações entre o cotidiano e os conteúdos escolares. Territorium Terram: Revista de Pós-Graduação em Geografia, vol. 2, nº3, Disponível em: <http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/territorium_terram/article/view/606>. Acesso em: 21 abr 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Pergunte para a turma o que eles entende sobre dinâmica urbana, pergunte também se eles conseguem citar mudanças nas suas cidades ao longo do tempo, uma padaria que virou farmácia, um campo de futebol que virou um shopping, etc. Comente com a turma que as cidades sofrem modificações com o passar do tempo e em muitas ocasiões um espaço utilizado para uma determinada função pode passar a realizar outra atividade. O professor Milton Santos chama isso de rugosidade. Ao longo da História as ações humanas e as sociedades vão imprimindo suas construções ao espaço geográfico, registrando suas atividades, seus costumes, suas tecnologias, suas culturas.
Apresente o vídeo para os alunos, assim eles vão perceber as mudanças nas paisagens:
BAGLI, P. São Paulo: paisagens em transformação. Youtube, 2008 (3min17seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Td7L1o0rw64>. Acesso em: 26 abr 2019.
Pare o vídeo em alguns momentos e peça para os alunos identificarem algumas mudanças nas paisagens. Use um projetor para mostrar o vídeo, ou os celulares dos alunos, ou o laboratório de informática. Caso não seja possível, imprima algumas imagens do mesmo local em tempos diferentes. Procure focar nas mudanças urbanas.
Como adequar à sua realidade: Procure focar na dinâmica urbana do local de moradia da criança. Trabalhe imagens das ruas e do bairro onde ele mora, procure fotos atuais e fotos antigas.
Para você saber mais:
MAASSEN, A.; GALVIN, M. 5 cidades mostram o que é transformação urbana. Archdaily. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/907739/5-cidades-mostram-o-que-sao-transformacoes-urbanas>. Acesso em: 26 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide para a turma ou faça cópias. Discuta com a turma as mudanças na Avenida Paulista. Outra opção é usar os celulares dos alunos para visualizar estas. Ou outras imagens da cidade de São Paulo no link
http://www.saopauloantiga.com.br/rua-libero-badaro-1947-2013/, ou no link https://www.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/71476-confira-27-imagens-impressionantes-de-cidades-antes-e-depois.htm você encontrará outras imagens de outras cidades da América e do mundo, apenas como exemplo (outra opção é usar o laboratório de informática. Você pode também trazer imagens impressas de outros lugares para os alunos).
Pergunte para os alunos quais são as principais mudanças nas imagens. Instigue os alunos, pergunte quais são as implicações diretas na urbanização, o que mudou na vida das pessoas, quais foram os desafios, quais problemas enfrentaram, como resolveram os problemas, etc. Discuta com os alunos que o processo de urbanização implica superar diversos desafios como a mobilidade urbana, a infraestrutura para atender a população (escolas, hospitais, comércio etc), a violência, o desemprego, etc.
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3uZfjnjW8UkJ5hquJkTAmFzAnnnceTTJrJ967fKEtJSAwbHEzVbG459JeNJ9/geo8-18und05-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
VASCONCELOS, Lia. Urbanização: metrópoles em movimento. Desafios do desenvolvimento, IPEA, ano 3, ed.22, 2006. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=994:reportagens-materias&Itemid=39>. Acesso em: 26 abr 2019.
Mobilidade urbana: está ligada às condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: Abra o link abaixo para você visualizar alguns exemplos de mapas mentais elaborados por alunos. Mostre para a turma se julgar necessários.
Exemplos de mapa mental: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hk5FSNHFR5WSM2mbydTMH6PV2cz7HqWafydeue4KPRRVXKuzCCpNbXafZP2S/geo8-18und05-exemplos-de-mapa-mental.pdf
No mapa mental não é necessário o uso de escalas, legendas, orientação. Este é o momento para os alunos criarem o mapa mental. Caso eles tenham feito uma pesquisa, esse é o momento de usar as imagens (ou distribua para a turma as imagens que você pesquisou). Oriente os alunos a desenharem dois mapas mentais o anterior e o atual (ou o mais recente). O ideal é que cada aluno faça o seu, mas se julgar necessário, forme duplas. Caminhe pela classe e auxilie os alunos.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Faça um mural na classe ou use algum espaço para os alunos colarem os mapas mentais. Promova uma discussão dos mapas mentais sobre as mudanças que ocorreram nos espaços representados. O ideal é que a discussão envolva aspectos relacionados com a dinâmica urbana, como: os transportes usados pelos alunos; a construção civil, as modificações feitas pelas prefeituras, escolas, ruas, hospitais, pontes; problemas enfrentados com o crescimento da população num determinado bairro; enchentes; violência, etc. Apenas guie os alunos e organize quem vai falar, faça intervenções quando necessário. Com o mapa mental é possível conhecer os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e os assuntos que não foram discutidos podem gerar uma nova aula sobre o tema.