17980
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Problemas ambientais climáticos

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre refletir sobre os principais problemas ambientais climáticos causados pelos humanos e alternativas para amenizá-los ou resolvê-los.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Luiza Gouvea

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: GEO6_13UND10

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.

- Optativas: Google Classroom, YouTube.

Valor trabalhado

Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes reflitam sobre os principais problemas ambientais climáticos causados pelos humanos e alternativas para amenizá-los ou resolvê-los. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e comente com os alunos que um dos assuntos mais abordados mundialmente quando se trata de meio ambiente é o problema do aquecimento global. Solicite que leiam em conjunto o tema do slide e acrescente que, além do aquecimento pensado em escala global, vivenciamos outros problemas relacionados à temperatura em escala local, tais como a inversão térmica e as ilhas de calor.

Contextualização (30 minutos – assincronamente)

Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.

Solicite que os alunos observem a imagem apresentada. Questione se eles sabem sobre o que a imagem se refere. Explique que a camada de ozônio ou ozonosfera é uma parte da atmosfera com maior concentração de ozônio.
Pergunte quais outros problemas ambientais os alunos possuem conhecimento, se eles já pararam para pensar quais são as causas e de que maneira esses problemas poderiam ser evitados. Permita que se expressem livremente. Esse é o momento de levantar os conhecimentos que os alunos já possuem sobre a causa ambiental.

Problematização (20 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original,

Explique aos alunos que o buraco na camada de ozônio é um problema que atinge a população da Terra como um todo, assim como o aquecimento global, tão discutido ultimamente. Mas que, além desses problemas globais, enfrentamos hoje uma série de problemas ambientais relacionados ao clima localmente.

Como poderíamos resolver ou amenizar os problemas climáticos urbanos sem causar grandes prejuízos econômicos?

Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Distribua a folha com os esquemas representativos e a folha com as frases embaralhadas, cujos links se encontram a seguir e instrua-os que, observando os esquemas, eles deverão recortar as frases e ordená-las de forma que representem uma breve análise dos problemas: inversão térmica e da ilha de calor. Cada um desses fenômenos deverá ser descritos por eles em seus cadernos.

     1. Link para a observação dos esquemas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SCATRYmGaFNuW8Uevv6jmNbNe5YZVzrXHAhgAG6a9jzBU5mCvF5Uuc3MkH7v/geo6-13und10-problemas-climaticos-ambientais-urbanos.pdf. Acesso em 04/07/2020.

     2. Link com as frases embaralhadas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yt7nsBcYFnawCbVHKAPx4y5Uww9hGEWRdHmyE2XGe6XA2zFDfg2gfkmt5evu/geo6-13und10-frases-embaralhdas.pdf. Acesso em 04/07/2020.

     3. Link com o gabarito: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6wYXgndcgebSpCgA9WbvJTZH99GvU5xy3kRqYeJH5mBq2PpwJepHC2chrGvM/geo6-13und10-gabarito.pdf. Acesso em 04/07/2020.

Sistematização (30 minutos- assincronamente)

Após a conclusão das análises sobre a dinâmica da inversão térmica e das ilhas de calor, envie o slide e solicite que os alunos façam a leitura dos textos.

Convite às famílias

Sugira aos estudantes, que assistam com seus familiares ao vídeo:

     - Inversão Térmica Causas e efeitos da Inversão Térmica- https://www.youtube.com/watch?v=-IglCwcDxCc. Acesso em 30/06/2020

     - Globo Natueza: Ilhas de Calor- https://www.youtube.com/watch?v=S3gT-sHh3JI. Acesso em 30/06/2020

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO6_13UND10

(EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas