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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Problemas ambientais climáticos

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre refletir sobre os principais problemas ambientais climáticos causados pelos humanos e alternativas para amenizá-los ou resolvê-los.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Luiza Gouvea

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 de Geografia. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Os alunos serão levados a analisar e descrever os fenômenos da inversão térmica e da ilha de calor e refletirem sobre possíveis soluções para sanar ou amenizar esses problemas ambientais climáticos gerados ou agravados pela ação humana.

Para o desenvolvimento dessa aula, os alunos deverão estar organizados em grupos de 4 ou 5 alunos.

Materiais necessários: Quadro, cadernos e caneta, cópia das folhas de atividades.

Material complementar:

Observação dos esquemas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SCATRYmGaFNuW8Uevv6jmNbNe5YZVzrXHAhgAG6a9jzBU5mCvF5Uuc3MkH7v/geo6-13und10-problemas-climaticos-ambientais-urbanos.pdf

Frases embaralhadas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yt7nsBcYFnawCbVHKAPx4y5Uww9hGEWRdHmyE2XGe6XA2zFDfg2gfkmt5evu/geo6-13und10-frases-embaralhdas.pdf

Gabarito: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6wYXgndcgebSpCgA9WbvJTZH99GvU5xy3kRqYeJH5mBq2PpwJepHC2chrGvM/geo6-13und10-gabarito.pdf

Link das imagens:

Imagem do buraco na camada de ozônio:

NASA, Ozone 2001 sept 17. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ozonosfera#/media/File:Ozone_2001sept17_lrg.jpg>. Acesso em: 27 abr 2019.

Imagem de São Paulo:

Centro antigo de São Paulo, Brasil. Wikimedia commons. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b6/Centro_Antigo_de_S%C3%A3o_Paulo_-_by_Lucas.JPG>. Acesso em: 27 abr 2019.

Imagem de Paris:

Poluição atmosférica em Paris. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Invers%C3%A3o_t%C3%A9rmica#/media/File:TourEiffelDepuisEstParisien1.jpg>. Acesso em: 27 abr 2019.

Materiais complementares:

ROCHA, Camilo. Porque o buraco na camada de Ozônio diminuiu, segundo a Nasa. Nexo Jornal, 09/01/2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/01/09/Por-que-o-buraco-na-camada-de-oz%C3%B4nio-diminuiu-segundo-a-Nasa1>. Acesso em: 27 abr 2019.

Contextos Prévios:

Espera-se que os alunos já tenham conhecimento sobre o que são atividades econômicas para que sejam capazes de compreender que algumas práticas podem gerar poluentes.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que um dos assuntos mais abordados mundialmente quando se trata de meio ambiente é o problema do aquecimento global. Solicite que leiam em conjunto o tema do slide e acrescente que, além do aquecimento pensado em escala global, vivenciamos outros problemas relacionados à temperatura em escala local, tais como a inversão térmica e as ilhas de calor.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite que os alunos observem a imagem apresentada. Questione se eles sabem sobre o que a imagem se refere. Explique que a camada de ozônio ou ozonosfera é uma parte da atmosfera com maior concentração de ozônio. Saliente que essa camada funciona como um escudo protetor, filtrando mais de 90% dos raios solares que atingem a Terra. Continue comentando que no começo da década de 1980, cientistas constataram que havia uma menor concentração de ozônio em parte dessa camada. A principal razão da existência dessa diminuição era a emissão de gases conhecidos como CFCs emitido pelas atividades humanas. Os riscos a saúde eram muito grandes. Em 1987, foi assinado um acordo internacional entre os países denominado Protocolo de Montreal. Nesse acordo os países se comprometeram a substituir o uso dos CFCs em suas atividades por outros que não agredisse a camada de ozônio. O resultado foi uma diminuição grande no consumo dos CFCs e recentemente tem se constatado a reversão do problema.

Pergunte quais outros problemas ambientais os alunos possuem conhecimento, se eles já pararam para pensar quais são as causas e de que maneira esses problemas poderiam ser evitados. Permita que se expressem livremente. Esse é o momento de levantar os conhecimentos que os alunos já possuem sobre a causa ambiental.

Para saber mais:

ROCHA, Camilo. Porque o buraco na camada de Ozônio diminuiu, segundo a Nasa. Nexo Jornal, 09/01/2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/01/09/Por-que-o-buraco-na-camada-de-oz%C3%B4nio-diminuiu-segundo-a-Nasa1>. Acesso em: 27 abr 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Explique aos alunos que o buraco na camada de ozônio é um problema que atinge a população da Terra como um todo, assim como o aquecimento global, tão discutido ultimamente. Mas que, além desses problemas globais, enfrentamos hoje uma série de problemas ambientais relacionados ao clima localmente.

Pergunte aos alunos se eles conseguem perceber a diferença na qualidade do ar nas grandes cidades. Caso a escola esteja em um município bastante afastado dos grandes centros, busque referências em programas de TV, internet ou nas próprias imagens do plano. Questione sobre quais seriam os motivos dessa diferença e permita que eles exponham as suas ideias e experiências a respeito do assunto.

Conclua comentando com os alunos que os problemas ambientais das grandes cidades estão relacionados às atividades econômicas, por isso, para minimizá-los seria necessário interferir na economia. Sendo assim, solicite que reflitam:

  • Como poderíamos resolver ou amenizar os problemas climáticos urbanos sem causar grandes prejuízos econômicos?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Com os alunos divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas, distribua a folha com os esquemas representativos e a folha com as frases embaralhadas, cujos links se encontram a seguir e instrua-os que, observando os esquemas, eles deverão recortar as frases e ordená-las de forma que representem uma breve análise dos problemas: inversão térmica e da ilha de calor. Cada um desses fenômenos deverá ser descritos por eles em seus cadernos.

Link para a observação dos esquemas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SCATRYmGaFNuW8Uevv6jmNbNe5YZVzrXHAhgAG6a9jzBU5mCvF5Uuc3MkH7v/geo6-13und10-problemas-climaticos-ambientais-urbanos.pdf

Link com as frases embaralhadas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yt7nsBcYFnawCbVHKAPx4y5Uww9hGEWRdHmyE2XGe6XA2zFDfg2gfkmt5evu/geo6-13und10-frases-embaralhdas.pdf

Link com o gabarito: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6wYXgndcgebSpCgA9WbvJTZH99GvU5xy3kRqYeJH5mBq2PpwJepHC2chrGvM/geo6-13und10-gabarito.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a conclusão das análises sobre a dinâmica da inversão térmica e das ilhas de calor, projete o slide e solicite que os alunos façam a leitura dos textos. Peça para que, ainda nos grupos, os alunos discutam e proponham, ao menos, uma sugestão de como o problema da ilha de calor e o da inversão térmica poderiam ser resolvidos ou amenizados. Reforce que essa proposta deve ser viável economicamente e possível de ser realizada. Reserve os 5 minutos finais para que os grupos exponham suas sugestões e discutam qual seriam as melhores soluções apresentadas.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 de Geografia. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Os alunos serão levados a analisar e descrever os fenômenos da inversão térmica e da ilha de calor e refletirem sobre possíveis soluções para sanar ou amenizar esses problemas ambientais climáticos gerados ou agravados pela ação humana.

Para o desenvolvimento dessa aula, os alunos deverão estar organizados em grupos de 4 ou 5 alunos.

Materiais necessários: Quadro, cadernos e caneta, cópia das folhas de atividades.

Material complementar:

Observação dos esquemas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SCATRYmGaFNuW8Uevv6jmNbNe5YZVzrXHAhgAG6a9jzBU5mCvF5Uuc3MkH7v/geo6-13und10-problemas-climaticos-ambientais-urbanos.pdf

Frases embaralhadas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yt7nsBcYFnawCbVHKAPx4y5Uww9hGEWRdHmyE2XGe6XA2zFDfg2gfkmt5evu/geo6-13und10-frases-embaralhdas.pdf

Gabarito: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6wYXgndcgebSpCgA9WbvJTZH99GvU5xy3kRqYeJH5mBq2PpwJepHC2chrGvM/geo6-13und10-gabarito.pdf

Link das imagens:

Imagem do buraco na camada de ozônio:

NASA, Ozone 2001 sept 17. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ozonosfera#/media/File:Ozone_2001sept17_lrg.jpg>. Acesso em: 27 abr 2019.

Imagem de São Paulo:

Centro antigo de São Paulo, Brasil. Wikimedia commons. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b6/Centro_Antigo_de_S%C3%A3o_Paulo_-_by_Lucas.JPG>. Acesso em: 27 abr 2019.

Imagem de Paris:

Poluição atmosférica em Paris. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Invers%C3%A3o_t%C3%A9rmica#/media/File:TourEiffelDepuisEstParisien1.jpg>. Acesso em: 27 abr 2019.

Materiais complementares:

ROCHA, Camilo. Porque o buraco na camada de Ozônio diminuiu, segundo a Nasa. Nexo Jornal, 09/01/2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/01/09/Por-que-o-buraco-na-camada-de-oz%C3%B4nio-diminuiu-segundo-a-Nasa1>. Acesso em: 27 abr 2019.

Contextos Prévios:

Espera-se que os alunos já tenham conhecimento sobre o que são atividades econômicas para que sejam capazes de compreender que algumas práticas podem gerar poluentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que um dos assuntos mais abordados mundialmente quando se trata de meio ambiente é o problema do aquecimento global. Solicite que leiam em conjunto o tema do slide e acrescente que, além do aquecimento pensado em escala global, vivenciamos outros problemas relacionados à temperatura em escala local, tais como a inversão térmica e as ilhas de calor.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite que os alunos observem a imagem apresentada. Questione se eles sabem sobre o que a imagem se refere. Explique que a camada de ozônio ou ozonosfera é uma parte da atmosfera com maior concentração de ozônio. Saliente que essa camada funciona como um escudo protetor, filtrando mais de 90% dos raios solares que atingem a Terra. Continue comentando que no começo da década de 1980, cientistas constataram que havia uma menor concentração de ozônio em parte dessa camada. A principal razão da existência dessa diminuição era a emissão de gases conhecidos como CFCs emitido pelas atividades humanas. Os riscos a saúde eram muito grandes. Em 1987, foi assinado um acordo internacional entre os países denominado Protocolo de Montreal. Nesse acordo os países se comprometeram a substituir o uso dos CFCs em suas atividades por outros que não agredisse a camada de ozônio. O resultado foi uma diminuição grande no consumo dos CFCs e recentemente tem se constatado a reversão do problema.

Pergunte quais outros problemas ambientais os alunos possuem conhecimento, se eles já pararam para pensar quais são as causas e de que maneira esses problemas poderiam ser evitados. Permita que se expressem livremente. Esse é o momento de levantar os conhecimentos que os alunos já possuem sobre a causa ambiental.

Para saber mais:

ROCHA, Camilo. Porque o buraco na camada de Ozônio diminuiu, segundo a Nasa. Nexo Jornal, 09/01/2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/01/09/Por-que-o-buraco-na-camada-de-oz%C3%B4nio-diminuiu-segundo-a-Nasa1>. Acesso em: 27 abr 2019.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Explique aos alunos que o buraco na camada de ozônio é um problema que atinge a população da Terra como um todo, assim como o aquecimento global, tão discutido ultimamente. Mas que, além desses problemas globais, enfrentamos hoje uma série de problemas ambientais relacionados ao clima localmente.

Pergunte aos alunos se eles conseguem perceber a diferença na qualidade do ar nas grandes cidades. Caso a escola esteja em um município bastante afastado dos grandes centros, busque referências em programas de TV, internet ou nas próprias imagens do plano. Questione sobre quais seriam os motivos dessa diferença e permita que eles exponham as suas ideias e experiências a respeito do assunto.

Conclua comentando com os alunos que os problemas ambientais das grandes cidades estão relacionados às atividades econômicas, por isso, para minimizá-los seria necessário interferir na economia. Sendo assim, solicite que reflitam:

  • Como poderíamos resolver ou amenizar os problemas climáticos urbanos sem causar grandes prejuízos econômicos?
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Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Com os alunos divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas, distribua a folha com os esquemas representativos e a folha com as frases embaralhadas, cujos links se encontram a seguir e instrua-os que, observando os esquemas, eles deverão recortar as frases e ordená-las de forma que representem uma breve análise dos problemas: inversão térmica e da ilha de calor. Cada um desses fenômenos deverá ser descritos por eles em seus cadernos.

Link para a observação dos esquemas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SCATRYmGaFNuW8Uevv6jmNbNe5YZVzrXHAhgAG6a9jzBU5mCvF5Uuc3MkH7v/geo6-13und10-problemas-climaticos-ambientais-urbanos.pdf

Link com as frases embaralhadas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yt7nsBcYFnawCbVHKAPx4y5Uww9hGEWRdHmyE2XGe6XA2zFDfg2gfkmt5evu/geo6-13und10-frases-embaralhdas.pdf

Link com o gabarito: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6wYXgndcgebSpCgA9WbvJTZH99GvU5xy3kRqYeJH5mBq2PpwJepHC2chrGvM/geo6-13und10-gabarito.pdf

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a conclusão das análises sobre a dinâmica da inversão térmica e das ilhas de calor, projete o slide e solicite que os alunos façam a leitura dos textos. Peça para que, ainda nos grupos, os alunos discutam e proponham, ao menos, uma sugestão de como o problema da ilha de calor e o da inversão térmica poderiam ser resolvidos ou amenizados. Reforce que essa proposta deve ser viável economicamente e possível de ser realizada. Reserve os 5 minutos finais para que os grupos exponham suas sugestões e discutam qual seriam as melhores soluções apresentadas.

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