Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem o objetivo de realizar nos alunos uma reflexão sobre o consumo excessivo e a produção de lixo, além de discutir a relação entre lixo e matéria-prima, ou seja, quanto mais consumimos, mais lixo produzimos e mais recursos naturais são retirados.
Material complementar:
Atividade da Ação Propositiva em grupo que deve ser impressa. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7fwZgfytqZUFrRDFbtGR4NKCzJ8vCgDss5gVVgbsCrxF2ZWvKv2AeQk7VY7U/geo6-11und05-atividade-em-grupo.pdf
Atividade em Grupo: Ação Propositiva - Gabarito
Gabarito - Sistematização
Para você saber mais:
A coleta e o destino do lixo. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/lixo-2-a-coleta-e-o-destino-do-lixo.htm>. Acesso em: 16 abr 19.
ALBERT, A.; FERNANDES, R. Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1180/como-mudar-habitos-de-consumo-para-produzir-menos-lixo>. Acesso em: 16 abr 2019.
Lixo. Disponível em: <https://www.resumoescolar.com.br/biologia/lixo/>. Acesso em: 16 abr 2019.
MACHADO, G.B. O que é o serviço de coleta de lixo? Disponível em: <https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-o-servico-de-coleta-de-lixo/>. Acesso em: 16 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos que discutirão sobre o lixo, como ele é tratado nas grandes cidades e a relação entre a produção de lixo e o consumo exagerado que a sociedade possui.
Como adequar à sua realidade: Fale do lixo da escola, principalmente se não houver coleta seletiva no ambiente escolar.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete os dois slides para os alunos e oriente para que eles prestem bastante atenção nos esquemas apresentados. Peça para que dois alunos expliquem os esquemas. Neste momento, espera-se que a sala perceba que o lixo gerado nada mais é que recursos que são retirados da natureza, transformam-se em produtos e são consumidos até serem jogados fora.
No segundo esquema, são mostradas duas maneiras de coleta de lixo:
- O lixão (forma mais inadequada, pois o lixo é acumulado a céu aberto, sem medidas ecológicas e de saúde pública) e
- O aterro sanitário (um tipo de depósito, destinado para resíduos sólidos não recicláveis, onde lixo é enterrado para se decompor).
Se for necessário, explique os dois conceitos para a turma. Leia o “Para você saber mais” para compreender melhor as diferenças entre lixão e aterro sanitário. Oriente os alunos para focarem na questão do lixo descartado de maneira errada e nas consequências da coleta de lixo: odor, doenças, insetos.
Pergunte à turma:
- A coleta de lixo é eficiente?
- Mesmo sendo coletado, o lixo gera consequências?
- O lixo pode ser visto como um problema?
- Por que pode-se considerar o lixo algo essencialmente humano?
Como adequar à sua realidade: Procure saber como é feito o descarte do lixo em sua cidade, veja se é através de lixão ou aterro sanitário.
Para você saber mais:
Como funciona o aterro sanitário? Disponível em: <https://www.vgresiduos.com.br/blog/como-funciona-o-aterro-sanitario/>. Acesso em: 16 abr 2019.
Formas de disposição de resíduos: lixão. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res12.html>. Acesso em: 16 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Projete os dois slides para os alunos e oriente para que eles prestem bastante atenção nos esquemas apresentados. Peça para que dois alunos expliquem os esquemas. Neste momento, espera-se que a sala perceba que o lixo gerado nada mais é que recursos que são retirados da natureza, transformam-se em produtos e são consumidos até serem jogados fora.
No segundo esquema, são mostradas duas maneiras de coleta de lixo:
- O lixão (forma mais inadequada, pois o lixo é acumulado a céu aberto, sem medidas ecológicas e de saúde pública) e
- O aterro sanitário (um tipo de depósito, destinado para resíduos sólidos não recicláveis, onde lixo é enterrado para se decompor).
Se for necessário, explique os dois conceitos para a turma. Leia o “Para você saber mais” para compreender melhor as diferenças entre lixão e aterro sanitário. Oriente os alunos para focarem na questão do lixo descartado de maneira errada e nas consequências da coleta de lixo: odor, doenças, insetos.
Pergunte à turma:
- A coleta de lixo é eficiente?
- Mesmo sendo coletado, o lixo gera consequências?
- O lixo pode ser visto como um problema?
- Por que pode-se considerar o lixo algo essencialmente humano?
Como adequar à sua realidade: Procure saber como é feito o descarte do lixo em sua cidade, veja se é através de lixão ou aterro sanitário.
Para você saber mais:
Como funciona o aterro sanitário? Disponível em: <https://www.vgresiduos.com.br/blog/como-funciona-o-aterro-sanitario/>. Acesso em: 16 abr 2019.
Formas de disposição de resíduos: lixão. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res12.html>. Acesso em: 16 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Divida a sala em trios, projete a imagem para a sala e escreva no quadro a seguinte pergunta:
- Qual a relação entre o lixo e os nossos hábitos de consumo?
Oriente os grupos a discutirem a pergunta. Após alguns minutos, peça para que alguns grupos compartilhem a discussão com a sala.
A imagem retrata uma das consequências da produção excessiva e do descarte indevido de lixo: as enchentes. É importante ressaltar neste momento, que não é apenas o lixo que colabora para a enchentes, mas ele se torna um agravante nas grandes cidades. Com base na imagem, também é possível discutir que é necessário mudar nossos hábitos de consumo, pois quanto mais consumimos, mais lixo produzimos e mais consequências teremos.
Para finalizar esta etapa, pergunte aos alunos:
- Como alterar esse processo?
Os alunos devem identificar que para alterar o processo é necessário maior conscientização, menor consumo, reciclagem e reaproveitamento de materiais.
Para você saber mais:
ALBERT, A.; FERNANDES, R. Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1180/como-mudar-habitos-de-consumo-para-produzir-menos-lixo>. Acesso em: 16 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Oriente a sala para permanecer em grupos e entregue uma folha de atividade para cada grupo. Na atividade os alunos receberão diversas palavras e devem circular as que consideram que possuem relação com lixo. A folha se encontra disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7fwZgfytqZUFrRDFbtGR4NKCzJ8vCgDss5gVVgbsCrxF2ZWvKv2AeQk7VY7U/geo6-11und05-atividade-em-grupo.pdf
O gabarito da atividade se encontra disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ga7mVGwbwvTCe25nYT3cBcVvFr7yWuWd8gEUxPtEbhCNdEzSNVZAwfBKcTKY/geo6-11und05-gabarito-da-atividade.pdf
Após circularem as palavras, peça para os grupos continuarem a atividade discutindo entre si a relação que encontraram entre as palavras circuladas e o lixo.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça para os grupos continuarem a atividade discutindo entre si a relação que encontraram entre as palavras circuladas e o lixo. Após alguns minutos, comece o compartilhamento de ideias, fale uma palavra e peça para qualquer grupo, de maneira aleatória, explique a relação que encontrou. É importante que todos os grupos participem e todas as palavras sejam faladas.
As possíveis relações que podem ser encontradas estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2TyD49TRuPpXQUUPMHRtvKsu2vt895fSz8sKXCkANqayrDtatR76Hys8YFM7/gabarito-sistematizacao.pdf