17975
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Lixo e suas consequências

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Compreender como o lixo é tratado nas cidades e identificar a relação entre lixo e consumo

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Paula Costa Moraes Carrasco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem o objetivo de realizar nos alunos uma reflexão sobre o consumo excessivo e a produção de lixo, além de discutir a relação entre lixo e matéria-prima, ou seja, quanto mais consumimos, mais lixo produzimos e mais recursos naturais são retirados.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva em grupo que deve ser impressa. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7fwZgfytqZUFrRDFbtGR4NKCzJ8vCgDss5gVVgbsCrxF2ZWvKv2AeQk7VY7U/geo6-11und05-atividade-em-grupo.pdf

Atividade em Grupo: Ação Propositiva - Gabarito

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ga7mVGwbwvTCe25nYT3cBcVvFr7yWuWd8gEUxPtEbhCNdEzSNVZAwfBKcTKY/geo6-11und05-gabarito-da-atividade.pdf

Gabarito - Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2TyD49TRuPpXQUUPMHRtvKsu2vt895fSz8sKXCkANqayrDtatR76Hys8YFM7/gabarito-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

A coleta e o destino do lixo. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/lixo-2-a-coleta-e-o-destino-do-lixo.htm>. Acesso em: 16 abr 19.

ALBERT, A.; FERNANDES, R. Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1180/como-mudar-habitos-de-consumo-para-produzir-menos-lixo>. Acesso em: 16 abr 2019.

Lixo. Disponível em: <https://www.resumoescolar.com.br/biologia/lixo/>. Acesso em: 16 abr 2019.

MACHADO, G.B. O que é o serviço de coleta de lixo? Disponível em: <https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-o-servico-de-coleta-de-lixo/>. Acesso em: 16 abr 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos que discutirão sobre o lixo, como ele é tratado nas grandes cidades e a relação entre a produção de lixo e o consumo exagerado que a sociedade possui.

Como adequar à sua realidade: Fale do lixo da escola, principalmente se não houver coleta seletiva no ambiente escolar.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete os dois slides para os alunos e oriente para que eles prestem bastante atenção nos esquemas apresentados. Peça para que dois alunos expliquem os esquemas. Neste momento, espera-se que a sala perceba que o lixo gerado nada mais é que recursos que são retirados da natureza, transformam-se em produtos e são consumidos até serem jogados fora.

No segundo esquema, são mostradas duas maneiras de coleta de lixo:

  • O lixão (forma mais inadequada, pois o lixo é acumulado a céu aberto, sem medidas ecológicas e de saúde pública) e
  • O aterro sanitário (um tipo de depósito, destinado para resíduos sólidos não recicláveis, onde lixo é enterrado para se decompor).

Se for necessário, explique os dois conceitos para a turma. Leia o “Para você saber mais” para compreender melhor as diferenças entre lixão e aterro sanitário. Oriente os alunos para focarem na questão do lixo descartado de maneira errada e nas consequências da coleta de lixo: odor, doenças, insetos.

Pergunte à turma:

  • A coleta de lixo é eficiente?
  • Mesmo sendo coletado, o lixo gera consequências?
  • O lixo pode ser visto como um problema?
  • Por que pode-se considerar o lixo algo essencialmente humano?

Como adequar à sua realidade: Procure saber como é feito o descarte do lixo em sua cidade, veja se é através de lixão ou aterro sanitário.

Para você saber mais:

Como funciona o aterro sanitário? Disponível em: <https://www.vgresiduos.com.br/blog/como-funciona-o-aterro-sanitario/>. Acesso em: 16 abr 2019.

Formas de disposição de resíduos: lixão. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res12.html>. Acesso em: 16 abr 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os dois slides para os alunos e oriente para que eles prestem bastante atenção nos esquemas apresentados. Peça para que dois alunos expliquem os esquemas. Neste momento, espera-se que a sala perceba que o lixo gerado nada mais é que recursos que são retirados da natureza, transformam-se em produtos e são consumidos até serem jogados fora.

No segundo esquema, são mostradas duas maneiras de coleta de lixo:

  • O lixão (forma mais inadequada, pois o lixo é acumulado a céu aberto, sem medidas ecológicas e de saúde pública) e
  • O aterro sanitário (um tipo de depósito, destinado para resíduos sólidos não recicláveis, onde lixo é enterrado para se decompor).

Se for necessário, explique os dois conceitos para a turma. Leia o “Para você saber mais” para compreender melhor as diferenças entre lixão e aterro sanitário. Oriente os alunos para focarem na questão do lixo descartado de maneira errada e nas consequências da coleta de lixo: odor, doenças, insetos.

Pergunte à turma:

  • A coleta de lixo é eficiente?
  • Mesmo sendo coletado, o lixo gera consequências?
  • O lixo pode ser visto como um problema?
  • Por que pode-se considerar o lixo algo essencialmente humano?

Como adequar à sua realidade: Procure saber como é feito o descarte do lixo em sua cidade, veja se é através de lixão ou aterro sanitário.

Para você saber mais:

Como funciona o aterro sanitário? Disponível em: <https://www.vgresiduos.com.br/blog/como-funciona-o-aterro-sanitario/>. Acesso em: 16 abr 2019.

Formas de disposição de resíduos: lixão. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res12.html>. Acesso em: 16 abr 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Divida a sala em trios, projete a imagem para a sala e escreva no quadro a seguinte pergunta:

  • Qual a relação entre o lixo e os nossos hábitos de consumo?

Oriente os grupos a discutirem a pergunta. Após alguns minutos, peça para que alguns grupos compartilhem a discussão com a sala.

A imagem retrata uma das consequências da produção excessiva e do descarte indevido de lixo: as enchentes. É importante ressaltar neste momento, que não é apenas o lixo que colabora para a enchentes, mas ele se torna um agravante nas grandes cidades. Com base na imagem, também é possível discutir que é necessário mudar nossos hábitos de consumo, pois quanto mais consumimos, mais lixo produzimos e mais consequências teremos.

Para finalizar esta etapa, pergunte aos alunos:

  • Como alterar esse processo?

Os alunos devem identificar que para alterar o processo é necessário maior conscientização, menor consumo, reciclagem e reaproveitamento de materiais.

Para você saber mais:

ALBERT, A.; FERNANDES, R. Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1180/como-mudar-habitos-de-consumo-para-produzir-menos-lixo>. Acesso em: 16 abr 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Oriente a sala para permanecer em grupos e entregue uma folha de atividade para cada grupo. Na atividade os alunos receberão diversas palavras e devem circular as que consideram que possuem relação com lixo. A folha se encontra disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7fwZgfytqZUFrRDFbtGR4NKCzJ8vCgDss5gVVgbsCrxF2ZWvKv2AeQk7VY7U/geo6-11und05-atividade-em-grupo.pdf

O gabarito da atividade se encontra disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ga7mVGwbwvTCe25nYT3cBcVvFr7yWuWd8gEUxPtEbhCNdEzSNVZAwfBKcTKY/geo6-11und05-gabarito-da-atividade.pdf

Após circularem as palavras, peça para os grupos continuarem a atividade discutindo entre si a relação que encontraram entre as palavras circuladas e o lixo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça para os grupos continuarem a atividade discutindo entre si a relação que encontraram entre as palavras circuladas e o lixo. Após alguns minutos, comece o compartilhamento de ideias, fale uma palavra e peça para qualquer grupo, de maneira aleatória, explique a relação que encontrou. É importante que todos os grupos participem e todas as palavras sejam faladas.

As possíveis relações que podem ser encontradas estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2TyD49TRuPpXQUUPMHRtvKsu2vt895fSz8sKXCkANqayrDtatR76Hys8YFM7/gabarito-sistematizacao.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem o objetivo de realizar nos alunos uma reflexão sobre o consumo excessivo e a produção de lixo, além de discutir a relação entre lixo e matéria-prima, ou seja, quanto mais consumimos, mais lixo produzimos e mais recursos naturais são retirados.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva em grupo que deve ser impressa. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7fwZgfytqZUFrRDFbtGR4NKCzJ8vCgDss5gVVgbsCrxF2ZWvKv2AeQk7VY7U/geo6-11und05-atividade-em-grupo.pdf

Atividade em Grupo: Ação Propositiva - Gabarito

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ga7mVGwbwvTCe25nYT3cBcVvFr7yWuWd8gEUxPtEbhCNdEzSNVZAwfBKcTKY/geo6-11und05-gabarito-da-atividade.pdf

Gabarito - Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2TyD49TRuPpXQUUPMHRtvKsu2vt895fSz8sKXCkANqayrDtatR76Hys8YFM7/gabarito-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

A coleta e o destino do lixo. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/lixo-2-a-coleta-e-o-destino-do-lixo.htm>. Acesso em: 16 abr 19.

ALBERT, A.; FERNANDES, R. Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1180/como-mudar-habitos-de-consumo-para-produzir-menos-lixo>. Acesso em: 16 abr 2019.

Lixo. Disponível em: <https://www.resumoescolar.com.br/biologia/lixo/>. Acesso em: 16 abr 2019.

MACHADO, G.B. O que é o serviço de coleta de lixo? Disponível em: <https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-o-servico-de-coleta-de-lixo/>. Acesso em: 16 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos que discutirão sobre o lixo, como ele é tratado nas grandes cidades e a relação entre a produção de lixo e o consumo exagerado que a sociedade possui.

Como adequar à sua realidade: Fale do lixo da escola, principalmente se não houver coleta seletiva no ambiente escolar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete os dois slides para os alunos e oriente para que eles prestem bastante atenção nos esquemas apresentados. Peça para que dois alunos expliquem os esquemas. Neste momento, espera-se que a sala perceba que o lixo gerado nada mais é que recursos que são retirados da natureza, transformam-se em produtos e são consumidos até serem jogados fora.

No segundo esquema, são mostradas duas maneiras de coleta de lixo:

  • O lixão (forma mais inadequada, pois o lixo é acumulado a céu aberto, sem medidas ecológicas e de saúde pública) e
  • O aterro sanitário (um tipo de depósito, destinado para resíduos sólidos não recicláveis, onde lixo é enterrado para se decompor).

Se for necessário, explique os dois conceitos para a turma. Leia o “Para você saber mais” para compreender melhor as diferenças entre lixão e aterro sanitário. Oriente os alunos para focarem na questão do lixo descartado de maneira errada e nas consequências da coleta de lixo: odor, doenças, insetos.

Pergunte à turma:

  • A coleta de lixo é eficiente?
  • Mesmo sendo coletado, o lixo gera consequências?
  • O lixo pode ser visto como um problema?
  • Por que pode-se considerar o lixo algo essencialmente humano?

Como adequar à sua realidade: Procure saber como é feito o descarte do lixo em sua cidade, veja se é através de lixão ou aterro sanitário.

Para você saber mais:

Como funciona o aterro sanitário? Disponível em: <https://www.vgresiduos.com.br/blog/como-funciona-o-aterro-sanitario/>. Acesso em: 16 abr 2019.

Formas de disposição de resíduos: lixão. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res12.html>. Acesso em: 16 abr 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os dois slides para os alunos e oriente para que eles prestem bastante atenção nos esquemas apresentados. Peça para que dois alunos expliquem os esquemas. Neste momento, espera-se que a sala perceba que o lixo gerado nada mais é que recursos que são retirados da natureza, transformam-se em produtos e são consumidos até serem jogados fora.

No segundo esquema, são mostradas duas maneiras de coleta de lixo:

  • O lixão (forma mais inadequada, pois o lixo é acumulado a céu aberto, sem medidas ecológicas e de saúde pública) e
  • O aterro sanitário (um tipo de depósito, destinado para resíduos sólidos não recicláveis, onde lixo é enterrado para se decompor).

Se for necessário, explique os dois conceitos para a turma. Leia o “Para você saber mais” para compreender melhor as diferenças entre lixão e aterro sanitário. Oriente os alunos para focarem na questão do lixo descartado de maneira errada e nas consequências da coleta de lixo: odor, doenças, insetos.

Pergunte à turma:

  • A coleta de lixo é eficiente?
  • Mesmo sendo coletado, o lixo gera consequências?
  • O lixo pode ser visto como um problema?
  • Por que pode-se considerar o lixo algo essencialmente humano?

Como adequar à sua realidade: Procure saber como é feito o descarte do lixo em sua cidade, veja se é através de lixão ou aterro sanitário.

Para você saber mais:

Como funciona o aterro sanitário? Disponível em: <https://www.vgresiduos.com.br/blog/como-funciona-o-aterro-sanitario/>. Acesso em: 16 abr 2019.

Formas de disposição de resíduos: lixão. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res12.html>. Acesso em: 16 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Divida a sala em trios, projete a imagem para a sala e escreva no quadro a seguinte pergunta:

  • Qual a relação entre o lixo e os nossos hábitos de consumo?

Oriente os grupos a discutirem a pergunta. Após alguns minutos, peça para que alguns grupos compartilhem a discussão com a sala.

A imagem retrata uma das consequências da produção excessiva e do descarte indevido de lixo: as enchentes. É importante ressaltar neste momento, que não é apenas o lixo que colabora para a enchentes, mas ele se torna um agravante nas grandes cidades. Com base na imagem, também é possível discutir que é necessário mudar nossos hábitos de consumo, pois quanto mais consumimos, mais lixo produzimos e mais consequências teremos.

Para finalizar esta etapa, pergunte aos alunos:

  • Como alterar esse processo?

Os alunos devem identificar que para alterar o processo é necessário maior conscientização, menor consumo, reciclagem e reaproveitamento de materiais.

Para você saber mais:

ALBERT, A.; FERNANDES, R. Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1180/como-mudar-habitos-de-consumo-para-produzir-menos-lixo>. Acesso em: 16 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Oriente a sala para permanecer em grupos e entregue uma folha de atividade para cada grupo. Na atividade os alunos receberão diversas palavras e devem circular as que consideram que possuem relação com lixo. A folha se encontra disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7fwZgfytqZUFrRDFbtGR4NKCzJ8vCgDss5gVVgbsCrxF2ZWvKv2AeQk7VY7U/geo6-11und05-atividade-em-grupo.pdf

O gabarito da atividade se encontra disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ga7mVGwbwvTCe25nYT3cBcVvFr7yWuWd8gEUxPtEbhCNdEzSNVZAwfBKcTKY/geo6-11und05-gabarito-da-atividade.pdf

Após circularem as palavras, peça para os grupos continuarem a atividade discutindo entre si a relação que encontraram entre as palavras circuladas e o lixo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça para os grupos continuarem a atividade discutindo entre si a relação que encontraram entre as palavras circuladas e o lixo. Após alguns minutos, comece o compartilhamento de ideias, fale uma palavra e peça para qualquer grupo, de maneira aleatória, explique a relação que encontrou. É importante que todos os grupos participem e todas as palavras sejam faladas.

As possíveis relações que podem ser encontradas estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2TyD49TRuPpXQUUPMHRtvKsu2vt895fSz8sKXCkANqayrDtatR76Hys8YFM7/gabarito-sistematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano