17973
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - A relação entre os rios e o relevo

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Analisar a localização dos rios de planície e rios de planalto do Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Rezende Lisboa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano - Sequência didática
GEO6_05UND03
GEO6_05UND05

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Atividade Síncrona (Zoom, Google Meets ou outros)

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Essa sequência didática envolve os conteúdos e metodologias dos planos GEO6_05UND03 e GEO6_05UND05. Conectamos esses dois planos pois ambos tratam de hidrografia do Brasil e precisam de significativa adaptação para o ensino remoto. A proposta dessa sequência é conhecer um pouco mais sobre as características hídricas do país, especialmente as relacionadas ao relevo e o aproveitamento dos principais rios brasileiros.
Uma preocupação que está presente no plano original e que repetimos aqui é que para o desenvolvimento dessa sequência é necessário que os estudantes identifiquem e reconheçam o que é uma bacia hidrográfica. Caso considere que esse conteúdo não esteja apropriado por sua turma,  recomendamos que envie algum material de estudo preliminarmente. Algumas sugestões: 1) vídeo explicativo sobre o que é uma bacia hidrográfica (disponível aqui); 2) Regiões hidrográficas brasileiras (acesse aqui). 

Contextualização
Para a contextualização dessa aula, envie como um primeiro momento de reflexão dessa aula, algumas fotografias sobre diferentes rios brasileiros (há 2 fotografias na contextualização do plano original que podem ser usadas). Caso tenha algum rio bem conhecido na região ou localidade da escola, seria interessante enviar também. Com o envio de 3 ou 4 fotografias, peça aos estudantes que descrevam as características dos rios e elabore hipóteses sobre possibilidades de uso dessas águas. Lembre aos estudantes que descrever significa apontar as principais características do objeto. Elaborar hipóteses significa pensar e escrever sobre possibilidades do objeto. No caso do rio, a observação e análise deve se pautar em a) volume de água (grande ou pequeno volume); b) águas paradas e calmas ou agitadas e com quedas d´agua; c) possibilidades de uso dessas águas. Para a resposta da última questão, professor, considere se deve já indicar algumas possibilidades ou se deixa em aberto para os estudantes elaborarem livremente essas hipóteses. Caso queira indicar possibilidades, algumas sugestões: pesca, turismo, geração de energia, uso como transporte, abastecimento de água, uso para irrigação do solo, entre outras possibilidades. Peça que os estudantes enviem a atividade finalizada que servirá, além de um primeiro momento da sequência, como um levantamento do que os estudantes já se apropriaram sobre o assunto.

Ação propositiva
A ação propositiva dessa sequência didática incorpora as intencionalidades pedagógicas das atividades dos dois planos, porém com significativa adaptação, dado o contexto do isolamento social. Vamos dividir a ação propositiva em 3 momentos.

Momento 01:
No momento 01 vamos adaptar a ação propositiva do plano GEO6_05UND03. A turma deverá ser dividida em 5 grupos, um para cada região brasileira, como está apresentado originalmente na ação propositiva. Professor, caso você tenha uma turma muito numerosa, recomendamos que faça mais grupos e divida as regiões brasileiras, sobretudo as maiores, em 2 grupos. O ideal são 4 a 5 alunos, no máximo, por grupo. Peça a colaboração dos familiares para criarem formas de contato entre os integrantes dos grupos. Sugira, para isso, a criação de um grupo de WhatsApp ou a organização de videochamadas por sistemas de webconferência para que a turma possa se ver e debater sobre o assunto. A proposta desse momento 01 é a realização da atividade de pesquisa sobre os rios. Cada grupo deve escolher um rio da região brasileira que representa e pesquisar as características desse rio. Acrescente entre as características, professor, o aproveitamento econômico desse rio. Além de pesquisar as características e, com base nessas informações, deve preparar 4 pistas para o jogo que será feito no momento 03.

Momento 02:
O momento 02 é de organização das atividades para o jogo e o acompanhamento mais de perto do professor. Assim, professor, solicite aos alunos que envie para você as informações pesquisadas e as 4 pistas que eles querem usar no jogo. Faça a correção tanto das características como das pistas. Considere, conforme a situação da pesquisa dos grupos, a possibilidade de solicitação de revisão ou mesmo o agendamento de uma conversa diretamente com o grupo.

Momento 03:
Hora do jogo! Para que o jogo aconteça será necessário agendar um encontro síncrono por webconferência como Zoom ou Google Meets. Agende com antecedência, professor, para que mais alunos possam participar. Combine anteriormente as regras com os alunos. Elas podem ser enviadas antes do dia do jogo por alguma ferramenta de comunicação tecnológica. O jogo é como se fosse de adivinhação, ou seja, um grupo lê as características (uma por uma) do rio que pesquisou e os demais grupos tentam descobrir qual o nome do rio pesquisado. Para que funcione como uma atividade lúdica e pedagógica, as seguintes regras são importantes: 1) Enumere os grupos - 01 a 05, por exemplo. O grupo 02 tem que adivinhar o nome do rio do grupo 01, o grupo 03 do 02, o grupo 04 do 03, o grupo 05 do 04 e o grupo 01 do 05. 2) Cada grupo deve ler as 4 características e repetir uma vez cada uma, caso o grupo que está adivinhando peça; 3) O grupo tem até 30 segundos, após a repetição das pistas, para adivinhar qual o rio; 4) Caso não saiba, o professor pode abrir aos outros grupos. 5) Ganha o jogo o grupo que tiver o maior número de acertos.

Sistematização
Prepare, antecipadamente, um arquivo com as características dos rios pesquisados pelos estudantes. Envie a turma por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, peça para que eles guardem esse material (em pasta ou colada no caderno) e identifiquem no mapa do Brasil a localização desses importantes rios do país. Para isso, peça aos estudantes que usem o mapa físico do Brasil do Atlas ou utilize o mapa do Atlas do IBGE, disponível aqui

Convite às famílias
Convide os familiares a conhecer um pouco mais sobre os rios brasileiros assistindo, junto com o estudante, ao documentário chamado “Caminho das Águas” feito pela EMBRAPA, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO6_05UND03

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas