Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 que procura descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE05 que busca relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, dando especial atenção à região dos polos.
Assim, esse plano de aula, para contemplar a habilidade sugerida trabalhará com a compreensão do movimento de rotação da Terra e a importância do eixo de inclinação na ocorrência dos dias e noites no planeta.
Esse plano busca a compreensão do movimento de rotação da Terra e a importância do eixo de inclinação terrestre na ocorrência dos dias e noites no planeta. Em grupos de 3 a 4 pessoas os alunos irão realizar uma atividade prática que ilustra a incidência de raios solares (luz da lanterna) na superfície do Planeta Terra (bola de isopor), que possui o eixo inclinado (representado pelo espeto de churrasco inserido na bola).
Materiais necessários: Você deve preparar kits com esses 3 materiais (uma lanterna, uma bola de isopor, um canetão preto e um espeto de churrasco) para cada grupo formado. Você pode solicitar também que os alunos providenciem esses materiais em casa e tragam para sala de aula no dia do desenvolvimento desse plano.
Imagens das cidades de Tóquio a noite e Rio de Janeiro de dia apresentado no slide 4; uma lanterna, uma bola de isopor, um espeto de churrasco e um canetão preto.
Material complementar:
Imagens de Tóquio e Rio de Janeiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J4ctSvvSE2fXUTsRN3Cd8PYF8sGTBBpwzrchs8XfWaH43YzJzQp3PYSMTkbd/geo06-03und06-contextualizacao-imagens.pdf
Para você saber mais:
Sobre o movimento de rotação e translação acesse: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/movimentos-da-terra-rotacao-translacao-e-estacoes-do-ano.htm. Acesso em 10/04/2019. Também em: https://www.todamateria.com.br/movimento-de-rotacao/. Acesso em 10 de abril de 2019.
Somente sobre o movimento de rotação acesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rota%C3%A7%C3%A3o_da_Terra. Acesso em 10 de abril de 2019.
O vídeo “Movimentos de Rotação e Translação“ do Instituto Federal de Rondônia ilustra e explica os movimentos da Terra, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA. Acesso em 10 de abril de 2019.
Também acesse o vídeo “Movimentos da Terra” de Videoinstalação educativa produzida para a disciplina de Produção Audiovisual do curso de Sistemas e Mídias Digitais, UFC. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rt4pDL0fZa0. Acesso em 10 de abril de 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que os alunos tenham conhecimento sobre o formato da Terra e noções sobre seus movimentos principais (rotação e translação).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Comente que eles realizarão uma atividade em grupos para ilustrar a incidência de raios solares na superfície do planeta Terra.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia o slide em voz alta para os alunos. Deixe que eles se expressem a respeito do questionamento proposto.Depois passe para o próximo slide e apresente as imagens das cidades de Tóquio a noite, no Japão, e do Rio de Janeiro, no Brasil, de dia. Saliente que, enquanto em uma localidade é de dia, na outra é de noite.
Como adequar à sua realidade: A cidade do Rio de Janeiro fica no Brasil e você pode fazer o mesmo paralelo em relação à Tóquio para a sua cidade.
Contextualização
Orientações: Leia o slide em voz alta para os alunos. Deixe que eles se expressem a respeito do questionamento proposto.Depois passe para o próximo slide e apresente as imagens das cidades de Tóquio a noite, no Japão, e do Rio de Janeiro, no Brasil, de dia. Saliente que, enquanto em uma localidade é de dia, na outra é de noite.
Como adequar à sua realidade: A cidade do Rio de Janeiro fica no Brasil e você pode fazer o mesmo paralelo em relação à Tóquio para a sua cidade.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Solicite que os alunos levantem hipóteses acerca dos dias e noites no planeta Terra. Espera-se que eles sugiram que isso decorre do movimento de rotação realizado pelo planeta Terra em torno do próprio eixo, no sentido de oeste para leste. Este é o movimento que determina a sucessão dos dias e noites. Relembre com os alunos que esse movimento também é responsável pelo movimento aparente do céu. Se observarmos uma estrela durante um determinado tempo, veremos que sua posição irá mudar. Esse movimento tem duração de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos para completar uma rotação. Este é o chamado dia sideral. Se usarmos como referência o Sol (dia solar), o tempo para a Terra dar uma volta completa em torno do seu próprio eixo é em média 24 h.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Os alunos irão realizar essa atividade em grupos de 3 a 4 pessoas. Você deve entregar um kit com os materiais separados no início da aula para cada grupo ou a partir do que solicitou que trouxessem em sala de aula para o desenvolvimento desse plano.
A bola de isopor deve representar o planeta Terra, o espeto de churrasco deve ser inserido de maneira inclinada na bola de isopor, de cima para baixo, ou seja, representando o eixo inclinado de aproximadamente 23º27 do planeta de norte a sul e a lanterna acesa é o Sol. Peça que desenhem uma pessoa ou um ponto preto em alguma parte da bola de isopor, representando um habitante da Terra.
Solicite que o grupo escolha um aluno para acender a lanterna, representando a iluminação do Sol sobre o planeta, e outro aluno para girar a bola de isopor, representando a Terra e seu movimento de rotação, e, consequentemente, as sucessões de dias e noites visto pelo habitante (desenho ou ponto preto). Esclareça que a atividade apenas ilustra o movimento de rotação e não representa o tamanho real, já que não possui escala correta.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que demonstrem suas atividade e suas conclusões. Relate que o movimento de rotação é de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta Terra. Através dele há a alternância de exposição à radiação solar, pois se somente uma porção do planeta fosse voltado para o Sol, sua temperatura seria muito elevada, enquanto a outra porção apresentaria temperaturas baixas. Reproduza essa questão com iluminação direta em uma face da bola de isopor (planeta Terra).
Como adequar à sua realidade: Você pode fazer essa atividade com o uso do globo terrestre, assim demonstra as partes da superfície do mundo, países e continentes, iluminadas de dia, e as outras partes não iluminadas representando a noite. Compare com o Brasil em relação às outras localidades. Os alunos poderiam marcar no globo ou atlas a posição aproximada do Rio de Janeiro e do Japão para visualizarem os exemplos apresentados na aula.