17971
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Ano Bissexto

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Relacionar a existência do ano bissexto com o movimento de translação da Terra

Plano 05 de 12 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

Os movimentos da Terra, principalmente o de rotação e translação, influenciam de forma variada a organização da vida no planeta. O movimento de translação, por exemplo, é responsável pelas estações do ano.

Desde os primórdios da civilização o homem percebeu que sua sobrevivência dependia do controle do tempo e não demorou muito para descobrir que os fenômenos celestes garantiam a periodicidade necessária para planejar um calendário e assim planejar caçadas e plantios, por exemplo.

O calendário mais usado no mundo atualmente é o Gregoriano. Criado na Europa em 1582 permitiu o ajustamento do calendário com eventos astronômicos como o equinócio de primavera e solstício de inverno, para isso, um ano pode ter 365 ou 366 dias, sendo chamado neste caso de ano bissexto.

Nesta aula os alunos deverão compreender a relação existente entre o movimento de translação da Terra e o ano bissexto.

Materiais necessários: datashow, lápis, caneta, borracha, caderno e uma cópia do texto Ano Bissexto, ano da Confusão, por quarteto, link abaixo.

Material complementar:

GEO6_03UND05 Etapas da Ação Propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GAcQhZxZgnaNZ7ERcgqhPWSVpg3YHtRkuAzqnZ8ZRnSU5QCHafBXSsytuxxA/geo6-03und05-acao-propositiva-etapas.pdf

Link do texto para ser impresso e entregue aos grupos:

Ano Bissexto, ano da Confusão, Ciência Hoje das Crianças, disponível em: http://chc.org.br/coluna/ano-bissexto-ano-da-confusao/ Acesso em 20 de Abril de 2019.

Para você saber mais:

O que é Ano Bissexto? Por que ele existe? disponível em:

Acesso em 20 de Abril de 2019.

Esse vídeo, além de explicar o ano bissexto, ensina a fazer um programa no computador para saber se um determinado ano é bissexto.

Significado de Calendário gregoriano, disponível em: https://www.significados.com.br/calendario-gregoriano/ Acesso em 20 de Abril de 2019.

Ano Bissexto: saiba quando será o próximo e por que existe!, disponível em: https://www.calendarr.com/brasil/ano-bissexto/ Acesso em 22 de Abril de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso exista na sala alguém que faz aniversário no dia 29 de fevereiro pergunte se as pessoas costumam fazer algum comentário a esse respeito.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento deste plano é importante que o aluno tenha conhecimentos sobre o movimento de translação da Terra.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Fale e escreva no quadro o tema. Explique que nessa aula eles irão discutir a existência do ano bissexto no calendário usado pela maioria das pessoas no mundo e compreender a sua relação com o movimento de translação da Terra. Com base nas discussões e em um texto informativo, eles deverão criar uma reportagem sobre o tema.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete o slide 3 ou imprima de forma ampliada a imagem nele presente. Pergunte para a sala o que a imagem representa e em seguida questione o que há de especial nessa folha do calendário.

A imagem indica os dias do mês de fevereiro, bem como os dias da semana. O que há de especial é a presença do dia 29 no mês de fevereiro, indicando tratar-se de um ano bissexto. Pergunte para a sala se há ou conhecem alguém que faz aniversário nesta data.

É muito provável que já tenham ouvido falar que quem nasceu no dia 29 de fevereiro só faz aniversário de quatro em quatro anos, o que obviamente é uma brincadeira.

Evite dar maiores explicações durante a discussão, permitindo que o alunos exponham o que sabem sobre o assunto.

Como adequar à sua realidade: Caso exista na sala alguém que faz aniversário no dia 29 de fevereiro pergunte se as pessoas costumam fazer algum comentário a esse respeito.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide 4, fale ou escreva no quadro o seu conteúdo. Solicite que a turma se organize em quartetos, que discutam e respondam as questões propostas. Peça que registrem no caderno o resultado da discussão. Ao finalizarem o registro, alguns grupos podem ler oralmente o que concluíram.

Em seguida, projete o slide 5 ou desenhe no quadro a imagem que ele representa. Peça que um aluno explique o esquema. Em seguida, esclareça que o desenho representa o movimento de translação da Terra incompleto. 365 dias não são suficientes para que o planeta complete um giro ao redor do Sol. Para que isso aconteça é necessário mais 5 horas e 48 minutos.

Explique que o ano bissexto é o ano que tem 366 dias, ao invés de 365. Ele tem a função de ajustar o calendário terrestre, pois o período de tempo que a Terra leva para completar o ciclo das estações é 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Ou seja, cada ano tem em média 365 dias e 6 horas, sendo que ao somar essas 6 horas extras ao longo de 4 anos, temos o total de 24 horas (um dia inteiro).

Desta forma, com o ano bissexto acabamos por recuperar este "dia em falta". Caso não existisse esse "ajuste" no calendário terrestre, depois de certo tempo as estações do ano começariam a ficar descompassadas, devido à falta de sincronização com a translação da Terra.

Por exemplo, caso não existisse o ano bissexto, a cada 700 anos o Natal aconteceria durante o verão do Hemisfério Norte e no inverno do Hemisfério Sul, ou seja, completamente diferente do que é nos dias atuais.

Acrescente à explicação, o fato de que: como o “ajuste” é feito arredondando para 6 horas as 5 horas e 48 minutos, os 12 minutos a mais do ano bissexto também terão que ser “corrigidos” no calendário de tempos em tempos.

Existe uma regra para saber se um ano é bissexto: todos os anos múltiplos de 4 que também não são múltiplos de 100, com exceção dos múltiplos de 400, deverão ser anos bissextos.

Por exemplo, 2012 e 2016 são múltiplos de 4 e, por este motivo, são considerados anos bissextos. No entanto, 1900 e 1700 não foram anos bissextos, pois eram múltiplos de 100. Já o ano 2000, por outro lado, como é um múltiplo de 400, foi considerado ano bissexto.

Este método não é infalível, pois a cada 8 mil anos teremos um dia sobrando no calendário terrestre. Os cientistas esperam ainda desenvolver uma nova regra ou mecanismo que possa regularizar esta falha no futuro.

Dependendo do ano de aplicação deste plano, 2020 por exemplo, faça uma adaptação no texto da problematização.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide 4, fale ou escreva no quadro o seu conteúdo. Solicite que a turma se organize em quartetos, que discutam e respondam as questões propostas. Peça que registrem no caderno o resultado da discussão. Ao finalizarem o registro, alguns grupos podem ler oralmente o que concluíram.

Em seguida, projete o slide 5 ou desenhe no quadro a imagem que ele representa. Peça que um aluno explique o esquema. Em seguida esclareça que o desenho representa o movimento de translação da Terra incompleto. 365 dias não são suficientes para que o planeta complete um giro ao redor do Sol. Para que isso aconteça é necessário mais 5 horas e 48 minutos.

Explique que o ano bissexto é o ano que tem 366 dias, ao invés de 365. Ele tem a função de ajustar o calendário terrestre, pois o período de tempo que a Terra leva para completar o ciclo das estações é 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Ou seja, cada ano tem em média 365 dias e 6 horas, sendo que ao somar essas 6 horas extras ao longo de 4 anos, temos o total de 24 horas (um dia inteiro).

Desta forma, com o ano bissexto acabamos por recuperar este "dia em falta". Caso não existisse esse "ajuste" no calendário terrestre, depois de certo tempo as estações do ano começariam a ficar descompassadas, devido à falta de sincronização com a translação da Terra.

Por exemplo, caso não existisse o ano bissexto, a cada 700 anos o Natal aconteceria durante o verão do Hemisfério Norte e no inverno do Hemisfério Sul, ou seja, completamente diferente do que é nos dias atuais.

Acrescente à explicação, o fato de que: como o “ajuste” é feito arredondando para 6 horas as 5 horas e 48 minutos, os 12 minutos a mais do ano bissexto também terão que ser “corrigidos” no calendário de tempos em tempos.

Existe uma regra para saber se um ano é bissexto: todos os anos múltiplos de 4 que também não são múltiplos de 100, com exceção dos múltiplos de 400, deverão ser anos bissextos.

Por exemplo, 2012 e 2016 são múltiplos de 4 e, por este motivo, são considerados anos bissextos. No entanto, 1900 e 1700 não foram anos bissextos, pois eram múltiplos de 100. Já o ano 2000, por outro lado, como é um múltiplo de 400, foi considerado ano bissexto.

Este método não é infalível, pois a cada 8 mil anos teremos um dia sobrando no calendário terrestre. Os cientistas esperam ainda desenvolver uma nova regra ou mecanismo que possa regularizar esta falha no futuro.

Observação: Dependendo do ano de aplicação deste plano, 2020 por exemplo, faça uma adaptação no texto da problematização.

Para você saber mais:

O que é Ano Bissexto? Por que ele existe? disponível em:

Acesso em 20 de Abril de 2019.

Esse vídeo, além de explicar o ano bissexto, ensina a fazer um programa no computador para saber se um determinado ano é bissexto.

Significado de Calendário gregoriano, disponível em: https://www.significados.com.br/calendario-gregoriano/ Acesso em 20 de Abril de 2019.

Ano Bissexto: saiba quando será o próximo e por que existe!, disponível em: https://www.calendarr.com/brasil/ano-bissexto/ Acesso em 22 de Abril de 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Projete o slide 6 ou escreva no quadro a frase Hoje é dia 29 de fevereiro. Entregue para cada quarteto uma cópia do texto Ano Bissexto, ano da Confusão. Explique, que eles deverão imaginar que hoje é dia 29 de fevereiro e que na televisão, no jornal da manhã, será exibida uma reportagem sobre o ano bissexto. O grupo deverá preparar a reportagem. O tempo da reportagem não poderá ultrapassar 3 minutos.

Dê algumas sugestões: entrevistar pessoas na rua, ter um repórter âncora no estúdio para fazer a chamada e depois explicar o que é o ano bissexto ou mesmo ter um astrônomo para dar a explicação. Diga que é importante que eles registrem por escrito a estrutura da reportagem e também o texto com a explicação.

Projete o slide com as etapas da ação propositiva ou entregue o documento impresso, link abaixo.

Material complementar:

GEO6_03UND05 Etapas da Ação Propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GAcQhZxZgnaNZ7ERcgqhPWSVpg3YHtRkuAzqnZ8ZRnSU5QCHafBXSsytuxxA/geo6-03und05-acao-propositiva-etapas.pdf

Link do texto para ser impresso e entregue aos grupos:

Ano Bissexto, ano da Confusão, Ciência Hoje das Crianças, disponível em: http://chc.org.br/coluna/ano-bissexto-ano-da-confusao/ Acesso em 20 de Abril de 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Projete o slide 6 ou escreva no quadro a frase Hoje é dia 29 de fevereiro. Entregue para cada quarteto uma cópia do texto Ano Bissexto, ano da Confusão. Explique, que eles deverão imaginar que hoje é dia 29 de fevereiro e que na televisão, no jornal da manhã, será exibida uma reportagem sobre o ano bissexto. O grupo deverá preparar essa reportagem. O tempo da reportagem não poderá ultrapassar 3 minutos.

Dê algumas sugestões: entrevistar pessoas na rua, ter um repórter âncora no estúdio para fazer a chamada e depois explicar o que é o ano bissexto ou mesmo ter um astrônomo para dar a explicação. Diga que é importante que eles registrem por escrito a estrutura da reportagem e também o texto com a explicação.

Projete o slide com as etapas da ação propositiva ou entregue o documento impresso, link abaixo.

Material complementar:

GEO6_03UND05 Etapas da Ação Propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GAcQhZxZgnaNZ7ERcgqhPWSVpg3YHtRkuAzqnZ8ZRnSU5QCHafBXSsytuxxA/geo6-03und05-acao-propositiva-etapas.pdf

Link do texto para ser impresso e entregue aos grupos:

Ano Bissexto, ano da Confusão, Ciência Hoje das Crianças, disponível em: http://chc.org.br/coluna/ano-bissexto-ano-da-confusao/ Acesso em 20 de Abril de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após o término do planejamento da reportagem, lembre à turma que agora é o momento de definir funções e fazer um ensaio. Para tanto, eles devem fazer a distribuição dos papéis que cada um deve desempenhar. Assim que finalizarem a distribuição das funções, cada grupo deverá fazer um ensaio, restrito ao próprio grupo.

Combine com a turma que na próxima aula, os grupos deverão estar preparados para apresentarem para a sala a sua reportagem.

Sugestão de desdobramento desta aula: Incentive os alunos a filmarem a reportagem e depois divulgá-la em uma rede social ou exibi-la para outras salas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

Os movimentos da Terra, principalmente o de rotação e translação, influenciam de forma variada a organização da vida no planeta. O movimento de translação, por exemplo, é responsável pelas estações do ano.

Desde os primórdios da civilização o homem percebeu que sua sobrevivência dependia do controle do tempo e não demorou muito para descobrir que os fenômenos celestes garantiam a periodicidade necessária para planejar um calendário e assim planejar caçadas e plantios, por exemplo.

O calendário mais usado no mundo atualmente é o Gregoriano. Criado na Europa em 1582 permitiu o ajustamento do calendário com eventos astronômicos como o equinócio de primavera e solstício de inverno, para isso, um ano pode ter 365 ou 366 dias, sendo chamado neste caso de ano bissexto.

Nesta aula os alunos deverão compreender a relação existente entre o movimento de translação da Terra e o ano bissexto.

Materiais necessários: datashow, lápis, caneta, borracha, caderno e uma cópia do texto Ano Bissexto, ano da Confusão, por quarteto, link abaixo.

Material complementar:

GEO6_03UND05 Etapas da Ação Propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GAcQhZxZgnaNZ7ERcgqhPWSVpg3YHtRkuAzqnZ8ZRnSU5QCHafBXSsytuxxA/geo6-03und05-acao-propositiva-etapas.pdf

Link do texto para ser impresso e entregue aos grupos:

Ano Bissexto, ano da Confusão, Ciência Hoje das Crianças, disponível em: http://chc.org.br/coluna/ano-bissexto-ano-da-confusao/ Acesso em 20 de Abril de 2019.

Para você saber mais:

O que é Ano Bissexto? Por que ele existe? disponível em:

Acesso em 20 de Abril de 2019.

Esse vídeo, além de explicar o ano bissexto, ensina a fazer um programa no computador para saber se um determinado ano é bissexto.

Significado de Calendário gregoriano, disponível em: https://www.significados.com.br/calendario-gregoriano/ Acesso em 20 de Abril de 2019.

Ano Bissexto: saiba quando será o próximo e por que existe!, disponível em: https://www.calendarr.com/brasil/ano-bissexto/ Acesso em 22 de Abril de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso exista na sala alguém que faz aniversário no dia 29 de fevereiro pergunte se as pessoas costumam fazer algum comentário a esse respeito.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento deste plano é importante que o aluno tenha conhecimentos sobre o movimento de translação da Terra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Fale e escreva no quadro o tema. Explique que nessa aula eles irão discutir a existência do ano bissexto no calendário usado pela maioria das pessoas no mundo e compreender a sua relação com o movimento de translação da Terra. Com base nas discussões e em um texto informativo, eles deverão criar uma reportagem sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete o slide 3 ou imprima de forma ampliada a imagem nele presente. Pergunte para a sala o que a imagem representa e em seguida questione o que há de especial nessa folha do calendário.

A imagem indica os dias do mês de fevereiro, bem como os dias da semana. O que há de especial é a presença do dia 29 no mês de fevereiro, indicando tratar-se de um ano bissexto. Pergunte para a sala se há ou conhecem alguém que faz aniversário nesta data.

É muito provável que já tenham ouvido falar que quem nasceu no dia 29 de fevereiro só faz aniversário de quatro em quatro anos, o que obviamente é uma brincadeira.

Evite dar maiores explicações durante a discussão, permitindo que o alunos exponham o que sabem sobre o assunto.

Como adequar à sua realidade: Caso exista na sala alguém que faz aniversário no dia 29 de fevereiro pergunte se as pessoas costumam fazer algum comentário a esse respeito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide 4, fale ou escreva no quadro o seu conteúdo. Solicite que a turma se organize em quartetos, que discutam e respondam as questões propostas. Peça que registrem no caderno o resultado da discussão. Ao finalizarem o registro, alguns grupos podem ler oralmente o que concluíram.

Em seguida, projete o slide 5 ou desenhe no quadro a imagem que ele representa. Peça que um aluno explique o esquema. Em seguida, esclareça que o desenho representa o movimento de translação da Terra incompleto. 365 dias não são suficientes para que o planeta complete um giro ao redor do Sol. Para que isso aconteça é necessário mais 5 horas e 48 minutos.

Explique que o ano bissexto é o ano que tem 366 dias, ao invés de 365. Ele tem a função de ajustar o calendário terrestre, pois o período de tempo que a Terra leva para completar o ciclo das estações é 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Ou seja, cada ano tem em média 365 dias e 6 horas, sendo que ao somar essas 6 horas extras ao longo de 4 anos, temos o total de 24 horas (um dia inteiro).

Desta forma, com o ano bissexto acabamos por recuperar este "dia em falta". Caso não existisse esse "ajuste" no calendário terrestre, depois de certo tempo as estações do ano começariam a ficar descompassadas, devido à falta de sincronização com a translação da Terra.

Por exemplo, caso não existisse o ano bissexto, a cada 700 anos o Natal aconteceria durante o verão do Hemisfério Norte e no inverno do Hemisfério Sul, ou seja, completamente diferente do que é nos dias atuais.

Acrescente à explicação, o fato de que: como o “ajuste” é feito arredondando para 6 horas as 5 horas e 48 minutos, os 12 minutos a mais do ano bissexto também terão que ser “corrigidos” no calendário de tempos em tempos.

Existe uma regra para saber se um ano é bissexto: todos os anos múltiplos de 4 que também não são múltiplos de 100, com exceção dos múltiplos de 400, deverão ser anos bissextos.

Por exemplo, 2012 e 2016 são múltiplos de 4 e, por este motivo, são considerados anos bissextos. No entanto, 1900 e 1700 não foram anos bissextos, pois eram múltiplos de 100. Já o ano 2000, por outro lado, como é um múltiplo de 400, foi considerado ano bissexto.

Este método não é infalível, pois a cada 8 mil anos teremos um dia sobrando no calendário terrestre. Os cientistas esperam ainda desenvolver uma nova regra ou mecanismo que possa regularizar esta falha no futuro.

Dependendo do ano de aplicação deste plano, 2020 por exemplo, faça uma adaptação no texto da problematização.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide 4, fale ou escreva no quadro o seu conteúdo. Solicite que a turma se organize em quartetos, que discutam e respondam as questões propostas. Peça que registrem no caderno o resultado da discussão. Ao finalizarem o registro, alguns grupos podem ler oralmente o que concluíram.

Em seguida, projete o slide 5 ou desenhe no quadro a imagem que ele representa. Peça que um aluno explique o esquema. Em seguida esclareça que o desenho representa o movimento de translação da Terra incompleto. 365 dias não são suficientes para que o planeta complete um giro ao redor do Sol. Para que isso aconteça é necessário mais 5 horas e 48 minutos.

Explique que o ano bissexto é o ano que tem 366 dias, ao invés de 365. Ele tem a função de ajustar o calendário terrestre, pois o período de tempo que a Terra leva para completar o ciclo das estações é 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Ou seja, cada ano tem em média 365 dias e 6 horas, sendo que ao somar essas 6 horas extras ao longo de 4 anos, temos o total de 24 horas (um dia inteiro).

Desta forma, com o ano bissexto acabamos por recuperar este "dia em falta". Caso não existisse esse "ajuste" no calendário terrestre, depois de certo tempo as estações do ano começariam a ficar descompassadas, devido à falta de sincronização com a translação da Terra.

Por exemplo, caso não existisse o ano bissexto, a cada 700 anos o Natal aconteceria durante o verão do Hemisfério Norte e no inverno do Hemisfério Sul, ou seja, completamente diferente do que é nos dias atuais.

Acrescente à explicação, o fato de que: como o “ajuste” é feito arredondando para 6 horas as 5 horas e 48 minutos, os 12 minutos a mais do ano bissexto também terão que ser “corrigidos” no calendário de tempos em tempos.

Existe uma regra para saber se um ano é bissexto: todos os anos múltiplos de 4 que também não são múltiplos de 100, com exceção dos múltiplos de 400, deverão ser anos bissextos.

Por exemplo, 2012 e 2016 são múltiplos de 4 e, por este motivo, são considerados anos bissextos. No entanto, 1900 e 1700 não foram anos bissextos, pois eram múltiplos de 100. Já o ano 2000, por outro lado, como é um múltiplo de 400, foi considerado ano bissexto.

Este método não é infalível, pois a cada 8 mil anos teremos um dia sobrando no calendário terrestre. Os cientistas esperam ainda desenvolver uma nova regra ou mecanismo que possa regularizar esta falha no futuro.

Observação: Dependendo do ano de aplicação deste plano, 2020 por exemplo, faça uma adaptação no texto da problematização.

Para você saber mais:

O que é Ano Bissexto? Por que ele existe? disponível em:

Acesso em 20 de Abril de 2019.

Esse vídeo, além de explicar o ano bissexto, ensina a fazer um programa no computador para saber se um determinado ano é bissexto.

Significado de Calendário gregoriano, disponível em: https://www.significados.com.br/calendario-gregoriano/ Acesso em 20 de Abril de 2019.

Ano Bissexto: saiba quando será o próximo e por que existe!, disponível em: https://www.calendarr.com/brasil/ano-bissexto/ Acesso em 22 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Projete o slide 6 ou escreva no quadro a frase Hoje é dia 29 de fevereiro. Entregue para cada quarteto uma cópia do texto Ano Bissexto, ano da Confusão. Explique, que eles deverão imaginar que hoje é dia 29 de fevereiro e que na televisão, no jornal da manhã, será exibida uma reportagem sobre o ano bissexto. O grupo deverá preparar a reportagem. O tempo da reportagem não poderá ultrapassar 3 minutos.

Dê algumas sugestões: entrevistar pessoas na rua, ter um repórter âncora no estúdio para fazer a chamada e depois explicar o que é o ano bissexto ou mesmo ter um astrônomo para dar a explicação. Diga que é importante que eles registrem por escrito a estrutura da reportagem e também o texto com a explicação.

Projete o slide com as etapas da ação propositiva ou entregue o documento impresso, link abaixo.

Material complementar:

GEO6_03UND05 Etapas da Ação Propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GAcQhZxZgnaNZ7ERcgqhPWSVpg3YHtRkuAzqnZ8ZRnSU5QCHafBXSsytuxxA/geo6-03und05-acao-propositiva-etapas.pdf

Link do texto para ser impresso e entregue aos grupos:

Ano Bissexto, ano da Confusão, Ciência Hoje das Crianças, disponível em: http://chc.org.br/coluna/ano-bissexto-ano-da-confusao/ Acesso em 20 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Orientação: Projete o slide 6 ou escreva no quadro a frase Hoje é dia 29 de fevereiro. Entregue para cada quarteto uma cópia do texto Ano Bissexto, ano da Confusão. Explique, que eles deverão imaginar que hoje é dia 29 de fevereiro e que na televisão, no jornal da manhã, será exibida uma reportagem sobre o ano bissexto. O grupo deverá preparar essa reportagem. O tempo da reportagem não poderá ultrapassar 3 minutos.

Dê algumas sugestões: entrevistar pessoas na rua, ter um repórter âncora no estúdio para fazer a chamada e depois explicar o que é o ano bissexto ou mesmo ter um astrônomo para dar a explicação. Diga que é importante que eles registrem por escrito a estrutura da reportagem e também o texto com a explicação.

Projete o slide com as etapas da ação propositiva ou entregue o documento impresso, link abaixo.

Material complementar:

GEO6_03UND05 Etapas da Ação Propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GAcQhZxZgnaNZ7ERcgqhPWSVpg3YHtRkuAzqnZ8ZRnSU5QCHafBXSsytuxxA/geo6-03und05-acao-propositiva-etapas.pdf

Link do texto para ser impresso e entregue aos grupos:

Ano Bissexto, ano da Confusão, Ciência Hoje das Crianças, disponível em: http://chc.org.br/coluna/ano-bissexto-ano-da-confusao/ Acesso em 20 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após o término do planejamento da reportagem, lembre à turma que agora é o momento de definir funções e fazer um ensaio. Para tanto, eles devem fazer a distribuição dos papéis que cada um deve desempenhar. Assim que finalizarem a distribuição das funções, cada grupo deverá fazer um ensaio, restrito ao próprio grupo.

Combine com a turma que na próxima aula, os grupos deverão estar preparados para apresentarem para a sala a sua reportagem.

Sugestão de desdobramento desta aula: Incentive os alunos a filmarem a reportagem e depois divulgá-la em uma rede social ou exibi-la para outras salas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano