10389
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Sequências e Expressões Algébricas (ax + b)

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Sequências numéricas e padrões algébricos

Plano 02 de 7 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Douglas Ferreira Soares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Douglas Ferreira Soares

Mentor: Rhomulo Menezes

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA10;) Investigação de padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática (continuar sequência; apresentar o termo qualquer).

Objetivos Específicos

Identificar o padrão de uma sequência numérica e expressá-lo por meio de linguagem algébrica.

Conceito-chave

Sequências numéricas e padrões algébricos

Recursos Necessários

  • DataShow e notebook  
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Projete no quadro ou entregue aos alunos a atividade impressa. Em seguida, leia juntamente com os alunos. Dê um tempo para pensarem sobre a solução do problema e, posteriormente, peça que dois a três alunos digam os valores que completam a tabela. Além disso, solicite aos alunos que expressem seus argumentos para a solução do questionamento.

Propósito: Completar a tabela com os valores corretos e expressar oralmente o item que está variando a quantidade.

Discuta com a turma:

  • Mantendo o padrão, como poderíamos calcular os valores gastos por Cauê nos próximos dias?

Obs: É importante que o aluno perceba que o valor total à ser pago está variando de R$ 0,50 em R$ 0,50, já que a cada dia, ele compra um pão a mais que no dia anterior.

Materiais complementares para download:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete as informações no quadro. Leia juntamente com eles o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento, os alunos devem, individualmente, analisar e pensar em uma forma de solucionar o problema. Após um tempo, deixe que os alunos discutam em duplas e tentem resolver o exercício. Ao final, discuta com os alunos as diferentes maneiras de resolução registrando algumas no quadro. Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam calcular o preço de cada caneta, do frete e defina a sequência até o 5° elemento e o padrão da sequência (expressão algébrica).

Discuta com a Turma:

  • Como conseguiram encontrar o valor de cada caneta?
  • Como conseguiram encontrar o valor do frete?
  • Como descobriram o valor das 5 canetas?
  • Qual foi a lógica que usaram para identificar o padrão da sequência?
  • Como representaram o padrão da sequência algebricamente?

Materiais complementares para download:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos. (Slides 5 a 8).

Orientações: Apresente as soluções que estão no slide e depois discuta com os alunos a forma que eles resolveram. Busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a turma:

  • Como conseguiram encontrar o valor da caneta?
  • Como conseguiram encontrar o valor do frete?
  • Qual foi o padrão que usaram para identificarem a formação da sequência (ou dos próximos valores)?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos. (Slides 5 a 8).

Orientações: Apresente as soluções que estão no slide e depois discuta com os alunos a forma que eles resolveram. Busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a turma:

  • Como conseguiram encontrar o valor da caneta?
  • Como conseguiram encontrar o valor do frete?
  • Qual foi o padrão que usaram para identificarem a formação da sequência (ou dos próximos valores)?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos. (Slides 5 a 8).

Orientações: Apresente as soluções que estão no slide e depois discuta com os alunos a forma que eles resolveram. Busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a turma:

  • Como conseguiram encontrar o valor da caneta?
  • Como conseguiram encontrar o valor do frete?
  • Qual foi o padrão que usaram para identificarem a formação da sequência (ou dos próximos valores)?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos. (Slides 5 a 8).

Orientações: Apresente as soluções que estão no slide e depois discuta com os alunos a forma que eles resolveram. Busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a turma:

  • Como conseguiram encontrar o valor da caneta?
  • Como conseguiram encontrar o valor do frete?
  • Qual foi o padrão que usaram para identificarem a formação da sequência (ou dos próximos valores)?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 9 e 10).

Orientações: Leia com os alunos o slide ou escreva no quadro, explicando o que é a incógnita (variável). Mostre que algum ou alguns dos termos de uma expressão pode não ter uma incógnita, tendo apenas números neste termo especificamente.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam entender os conceitos e os termos matemáticos e as suas aplicações.

Discuta com a Turma:

  • Usando a mesma expressão algébrica, podemos calcular o valor que será pago comprando mais canetas?
  • O uso desta expressão pode nos ajudar ganhar tempo nestes cálculos?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 9 e 10).

Orientações: Leia com os alunos o slide ou escreva no quadro, explicando o que é a incógnita (variável). Mostre que algum ou alguns dos termos de uma expressão pode não ter uma incógnita, tendo apenas números neste termo especificamente.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam entender os conceitos e os termos matemáticos e as suas aplicações.

Discuta com a Turma:

  • Usando a mesma expressão algébrica, podemos calcular o valor que será pago comprando mais canetas?
  • O uso desta expressão pode nos ajudar ganhar tempo nestes cálculos?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete-a no quadro. Peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, faça-os pensar na solução sozinhos.

Propósito: Fazer com que o aluno identifique a sequência numérica e a expressão algébrica e as descreva. Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado da atividade, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo, se necessário.

Materiais complementares para download:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Douglas Ferreira Soares

Mentor: Rhomulo Menezes

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

(EF07MA10;) Investigação de padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática (continuar sequência; apresentar o termo qualquer).

Objetivos Específicos

Identificar o padrão de uma sequência numérica e expressá-lo por meio de linguagem algébrica.

Conceito-chave

Sequências numéricas e padrões algébricos

Recursos Necessários

  • DataShow e notebook  
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Projete no quadro ou entregue aos alunos a atividade impressa. Em seguida, leia juntamente com os alunos. Dê um tempo para pensarem sobre a solução do problema e, posteriormente, peça que dois a três alunos digam os valores que completam a tabela. Além disso, solicite aos alunos que expressem seus argumentos para a solução do questionamento.

Propósito: Completar a tabela com os valores corretos e expressar oralmente o item que está variando a quantidade.

Discuta com a turma:

  • Mantendo o padrão, como poderíamos calcular os valores gastos por Cauê nos próximos dias?

Obs: É importante que o aluno perceba que o valor total à ser pago está variando de R$ 0,50 em R$ 0,50, já que a cada dia, ele compra um pão a mais que no dia anterior.

Materiais complementares para download:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete as informações no quadro. Leia juntamente com eles o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento, os alunos devem, individualmente, analisar e pensar em uma forma de solucionar o problema. Após um tempo, deixe que os alunos discutam em duplas e tentem resolver o exercício. Ao final, discuta com os alunos as diferentes maneiras de resolução registrando algumas no quadro. Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam calcular o preço de cada caneta, do frete e defina a sequência até o 5° elemento e o padrão da sequência (expressão algébrica).

Discuta com a Turma:

  • Como conseguiram encontrar o valor de cada caneta?
  • Como conseguiram encontrar o valor do frete?
  • Como descobriram o valor das 5 canetas?
  • Qual foi a lógica que usaram para identificar o padrão da sequência?
  • Como representaram o padrão da sequência algebricamente?

Materiais complementares para download:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos. (Slides 5 a 8).

Orientações: Apresente as soluções que estão no slide e depois discuta com os alunos a forma que eles resolveram. Busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a turma:

  • Como conseguiram encontrar o valor da caneta?
  • Como conseguiram encontrar o valor do frete?
  • Qual foi o padrão que usaram para identificarem a formação da sequência (ou dos próximos valores)?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos. (Slides 5 a 8).

Orientações: Apresente as soluções que estão no slide e depois discuta com os alunos a forma que eles resolveram. Busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a turma:

  • Como conseguiram encontrar o valor da caneta?
  • Como conseguiram encontrar o valor do frete?
  • Qual foi o padrão que usaram para identificarem a formação da sequência (ou dos próximos valores)?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos. (Slides 5 a 8).

Orientações: Apresente as soluções que estão no slide e depois discuta com os alunos a forma que eles resolveram. Busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a turma:

  • Como conseguiram encontrar o valor da caneta?
  • Como conseguiram encontrar o valor do frete?
  • Qual foi o padrão que usaram para identificarem a formação da sequência (ou dos próximos valores)?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos. (Slides 5 a 8).

Orientações: Apresente as soluções que estão no slide e depois discuta com os alunos a forma que eles resolveram. Busque mostrar que existem diversas formas de solução e que eles não devem ficar presos a uma delas somente.

Utilize o Guia de Intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem as diversas formas de resolução e corrijam possíveis erros.

Discuta com a turma:

  • Como conseguiram encontrar o valor da caneta?
  • Como conseguiram encontrar o valor do frete?
  • Qual foi o padrão que usaram para identificarem a formação da sequência (ou dos próximos valores)?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 9 e 10).

Orientações: Leia com os alunos o slide ou escreva no quadro, explicando o que é a incógnita (variável). Mostre que algum ou alguns dos termos de uma expressão pode não ter uma incógnita, tendo apenas números neste termo especificamente.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam entender os conceitos e os termos matemáticos e as suas aplicações.

Discuta com a Turma:

  • Usando a mesma expressão algébrica, podemos calcular o valor que será pago comprando mais canetas?
  • O uso desta expressão pode nos ajudar ganhar tempo nestes cálculos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 9 e 10).

Orientações: Leia com os alunos o slide ou escreva no quadro, explicando o que é a incógnita (variável). Mostre que algum ou alguns dos termos de uma expressão pode não ter uma incógnita, tendo apenas números neste termo especificamente.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam entender os conceitos e os termos matemáticos e as suas aplicações.

Discuta com a Turma:

  • Usando a mesma expressão algébrica, podemos calcular o valor que será pago comprando mais canetas?
  • O uso desta expressão pode nos ajudar ganhar tempo nestes cálculos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete-a no quadro. Peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, faça-os pensar na solução sozinhos.

Propósito: Fazer com que o aluno identifique a sequência numérica e a expressão algébrica e as descreva. Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado da atividade, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo, se necessário.

Materiais complementares para download:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano