17970
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Os movimentos de rotação e translação da Terra

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Diferenciar os movimentos de rotação e translação da Terra e caracterizá-los quanto à direção, duração, velocidade e consequências

Plano 04 de 12 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

Todos os corpos celestes realizam movimentos. A Terra, ao todo, realiza 14 movimentos. No entanto, dois deles, o de rotação e o de translação são os que possuem um efeito direto e mais notório em nossas vidas.

Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de compreender a existência desses movimentos, conhecer suas características e consequências mais relevantes. De posse dessas informações, os alunos serão desafiados a construírem um mapa conceitual com informações desses dois movimentos.

Materiais necessários: datashow, cartolina ou papel cartão (meia folha por quarteto), lápis, caneta, cola, tesoura, lápis de cor, canetas coloridas, e uma cópia por grupo dos seguintes documentos impressos: Exemplo de Mapa Conceitual, Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação e Etiquetas, links abaixo.

Material complementar:

GEO6_03UND04 Exemplo de Mapa Conceitual, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pwd7g8qBcanysywwSrE7WcyDTsDDGKDFze9E3asWSMhmtYuDMfFBsGDAeKya/geo6-03und04-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

GEO6_03UND04 Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TqSnxHMErsHCcU7eZcmBJNa3d8BVazNKBey33PbnZzfZ9DtqKKNXgZ89yWr6/geo6-03und04-acao-propositiva-textos-sobre-os-movimentos-de-rotacao-e-translacao.pdf

GEO6_03UND04 Etiquetas, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TfAYqSsHPCtSJzTn87Ma9w8Rth5BNk3RBrUgq9hqXc7t4nS3ZYu93eMCf4e/geo6-03und04-acao-propositiva-etiquetas.pdf

Para você saber mais:

Os movimentos da Terra, CEPA, disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo6A/MOVTERRA.HTM Acesso em 16 de Abril de 2019.

Mapa conceitual modelo. Adaptação de: CORREIA, Paulo Rogério Miranda; VALLE, Bruno Xavier do; ROMANO JUNIOR, Jerson Geraldo; SILVA, Amanda Cristina da. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Anais do Encontro… Florianópolis, 2000, disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2019.

Tutorial de Mapa Conceitual, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E Acesso em: 15 de Abril de 2019.

Contextos prévios: Caso a turma não tenha como prática a construção de mapas conceituais, numa aula anterior à aplicação desse plano, faça uma exibição do vídeo Tutorial de Mapa Conceitual, link disponível no ítem Para você saber mais ou solicite que o assistam em casa.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que a Terra realiza uma série de movimentos, quatorze no total, mas, nessa aula, eles irão estudar os dois mais conhecidos e importantes para a vida terrestre: o de rotação e o de translação. Fale, também, que eles construirão um mapa conceitual sobre o tema.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete o slide 3 ou desenhe e escreva no quadro a pergunta.

Após observarem a imagem e identificarem o movimento representado, incentive-os a falarem o que sabem sobre a rotação da Terra.

Pergunte por exemplo:

“Como esse movimento acontece?”, “Qual a direção?”, “Qual a posição da Terra no espaço em relação ao seu eixo de rotação?”, “Qual a duração?” “Qual a consequência?”

A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central, durante um período aproximado de 24 horas, com uma velocidade de 1666 km/h. A rotação ocorre de oeste para leste, o que faz com que o movimento aparente do Sol seja de leste (nascente) para oeste (poente). A principal consequência deste movimento é a sucessão dos dias e das noites.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide 4, fale ou escreva no quadro o texto. Peça que desenhem no caderno um único esquema representando os movimentos de rotação e de translação da Terra. Pergunte a eles qual a diferença entre o movimento de rotação e o movimento de translação da Terra. Em seguida, projete o slide 5 para que eles possam comparar com o modelo que desenharam. Chame a atenção para a orientação dos movimentos indicados pelas setas e a inclinação do eixo de rotação ( 23, 27º) em relação à vertical do plano da órbita da Terra em torno do Sol. Peça que um aluno explique o movimento de translação da Terra.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide 4, fale ou escreva no quadro o texto. Peça que desenhem no caderno um único esquema representando os movimentos de rotação e de translação da Terra. Em seguida, projete o slide 5 para que eles possam comparar com o modelo que desenharam. Chame a atenção para a orientação dos movimentos indicados pelas setas e a inclinação do eixo de rotação ( 23, 27º) em relação à vertical do plano da órbita da Terra em torno do Sol. Peça que um aluno explique o movimento de translação da Terra.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o vídeo, link abaixo, que demonstra os movimentos da Terra. Ao término da exibição, conserve com a turma se ficou claro como esses movimentos ocorrem e responda possíveis dúvidas. Se a internet da sua escola não for de boa qualidade, faça download do vídeo antecipadamente.

Em seguida, peça que se organizem em quartetos e entregue para cada grupo uma cópia impressa dos seguintes documentos: Exemplo de Mapa Conceitual, Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação e Etiquetas, links disponíveis no ítem Material Complementar. Calcule a impressão das etiquetas para que cada grupo receba mais ou menos 12 etiquetas.

Informe que agora eles irão organizar as informações sobre os movimentos em um mapa conceitual.

Projete o slide 7 ou peça que acompanhem a explicação observando o exemplo do mapa conceitual que receberam.

Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas. Ele ajuda a melhor entender e lembrar conceitos

estudados.

Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos: formas, que representam conceitos e ideias; setas, que fazem a ligação entre os conceitos e o texto, que identifica e descreve a relação entre eles. O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo recebido a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?

Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.

Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico Para você saber mais.

Explique que cada grupo irá construir um mapa conceitual, cujo conceito principal é Movimentos da Terra e a pergunta focal é: Como são e quais as consequências dos movimentos de rotação e translação da Terra?

Explique que eles devem ler os textos, discutir e selecionar as informações que acham importante que conste no mapa conceitual. Em seguida, escrevam nas etiquetas as informações selecionadas. Planejem sobre a cartolina o mapa conceitual, mas ainda não finalizem. Lembre-os de consultar o modelo de mapa conceitual que receberam.

Nessa etapa eles ainda não devem colar as etiquetas na cartolina e nem escreverem as proposições e desenharem as setas.

Passe pelos grupos e, se necessário, dê alguma sugestão.

Material complementar:

GEO6_03UND04 Exemplo de Mapa Conceitual, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pwd7g8qBcanysywwSrE7WcyDTsDDGKDFze9E3asWSMhmtYuDMfFBsGDAeKya/geo6-03und04-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

GEO6_03UND04 Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TqSnxHMErsHCcU7eZcmBJNa3d8BVazNKBey33PbnZzfZ9DtqKKNXgZ89yWr6/geo6-03und04-acao-propositiva-textos-sobre-os-movimentos-de-rotacao-e-translacao.pdf

GEO6_03UND04 Etiquetas, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TfAYqSsHPCtSJzTn87Ma9w8Rth5BNk3RBrUgq9hqXc7t4nS3ZYu93eMCf4e/geo6-03und04-acao-propositiva-etiquetas.pdf

Link do vídeo:

Movimentos de Rotação e Translação, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia, 1:22 de duração, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA Acesso em 12 de Abril de 2019.

Para você saber mais:

Os movimentos da Terra, CEPA, disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo6A/MOVTERRA.HTM Acesso em 16 de Abril de 2019.

Mapa conceitual modelo. Adaptação de: CORREIA, Paulo Rogério Miranda; VALLE, Bruno Xavier do; ROMANO JUNIOR, Jerson Geraldo; SILVA, Amanda Cristina da. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Anais do Encontro… Florianópolis, 2000, disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2019.

Tutorial de Mapa Conceitual, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E Acesso em 15 de Abril de 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o vídeo, link abaixo, que demonstra os movimentos da Terra. Ao término da exibição, conserve com a turma se ficou claro como esses movimentos ocorrem e responda possíveis dúvidas. Se a internet da sua escola não for de boa qualidade, faça download do vídeo antecipadamente.

Em seguida, peça que se organizem em quartetos e entregue para cada grupo uma cópia impressa dos seguintes documentos: Exemplo de Mapa Conceitual, Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação e Etiquetas, links disponíveis no ítem Material Complementar. Calcule a impressão das etiquetas para que cada grupo receba mais ou menos 12 etiquetas.

Informe que agora eles irão organizar as informações sobre os movimentos em um mapa conceitual.

Projete o slide 7 ou peça que acompanhem a explicação observando o exemplo do mapa conceitual que receberam.

Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas. Ele ajuda a melhor entender e lembrar conceitos

estudados.

Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos: formas, que representam conceitos e ideias; setas, que fazem a ligação entre os conceitos e o texto, que identifica e descreve a relação entre eles. O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo recebido a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?

Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.

Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico Para você saber mais.

Explique que cada grupo irá construir um mapa conceitual, cujo conceito principal é Movimentos da Terra e a pergunta focal é: Como são e quais as consequências dos movimentos de rotação e translação da Terra?

Explique que eles devem ler os textos, discutir e selecionar as informações que acham importante que conste no mapa conceitual. Em seguida, escrevam nas etiquetas as informações selecionadas. Planejem sobre a cartolina o mapa conceitual, mas ainda não finalizem. Lembre-os de consultar o modelo de mapa conceitual que receberam.

Nessa etapa eles ainda não devem colar as etiquetas na cartolina e nem escreverem as proposições e desenharem as setas.

Passe pelos grupos e, se necessário, dê alguma sugestão.

Material complementar:

GEO6_03UND04 Exemplo de Mapa Conceitual, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pwd7g8qBcanysywwSrE7WcyDTsDDGKDFze9E3asWSMhmtYuDMfFBsGDAeKya/geo6-03und04-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

GEO6_03UND04 Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TfAYqSsHPCtSJzTn87Ma9w8Rth5BNk3RBrUgq9hqXc7t4nS3ZYu93eMCf4e/geo6-03und04-acao-propositiva-etiquetas.pdf

GEO6_03UND04 Etiquetas, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TfAYqSsHPCtSJzTn87Ma9w8Rth5BNk3RBrUgq9hqXc7t4nS3ZYu93eMCf4e/geo6-03und04-acao-propositiva-etiquetas.pdf

Link do vídeo:

Movimentos de Rotação e Translação, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia, 1:22 de duração, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA Acesso em 12 de Abril de 2019.

Para você saber mais:

Os movimentos da Terra, CEPA, disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo6A/MOVTERRA.HTM Acesso em 16 de Abril de 2019.

Mapa conceitual modelo. Adaptação de: CORREIA, Paulo Rogério Miranda; VALLE, Bruno Xavier do; ROMANO JUNIOR, Jerson Geraldo; SILVA, Amanda Cristina da. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Anais do Encontro… Florianópolis, 2000, disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2019.

Tutorial de Mapa Conceitual, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E Acesso em 15 de Abril de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após discutirem e planejarem como ficará o mapa conceitual, esclareça que agora eles deverão finalizar o diagrama.

Para tanto, deverão colar as etiquetas na cartolina, desenharem as setas e escreverem as proposições. Diga que uma boa apresentação visual do trabalho é também importante e que o mapa conceitual deve dar conta de responder à pergunta focal.

Havendo tempo, peça que troquem entre os grupos os mapas confeccionados, para que todos possam avaliar e comparar o resultado do trabalho.

Escolha um local na sala ou no corredor para expôr os trabalhos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

Todos os corpos celestes realizam movimentos. A Terra, ao todo, realiza 14 movimentos. No entanto, dois deles, o de rotação e o de translação são os que possuem um efeito direto e mais notório em nossas vidas.

Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de compreender a existência desses movimentos, conhecer suas características e consequências mais relevantes. De posse dessas informações, os alunos serão desafiados a construírem um mapa conceitual com informações desses dois movimentos.

Materiais necessários: datashow, cartolina ou papel cartão (meia folha por quarteto), lápis, caneta, cola, tesoura, lápis de cor, canetas coloridas, e uma cópia por grupo dos seguintes documentos impressos: Exemplo de Mapa Conceitual, Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação e Etiquetas, links abaixo.

Material complementar:

GEO6_03UND04 Exemplo de Mapa Conceitual, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pwd7g8qBcanysywwSrE7WcyDTsDDGKDFze9E3asWSMhmtYuDMfFBsGDAeKya/geo6-03und04-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

GEO6_03UND04 Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TqSnxHMErsHCcU7eZcmBJNa3d8BVazNKBey33PbnZzfZ9DtqKKNXgZ89yWr6/geo6-03und04-acao-propositiva-textos-sobre-os-movimentos-de-rotacao-e-translacao.pdf

GEO6_03UND04 Etiquetas, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TfAYqSsHPCtSJzTn87Ma9w8Rth5BNk3RBrUgq9hqXc7t4nS3ZYu93eMCf4e/geo6-03und04-acao-propositiva-etiquetas.pdf

Para você saber mais:

Os movimentos da Terra, CEPA, disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo6A/MOVTERRA.HTM Acesso em 16 de Abril de 2019.

Mapa conceitual modelo. Adaptação de: CORREIA, Paulo Rogério Miranda; VALLE, Bruno Xavier do; ROMANO JUNIOR, Jerson Geraldo; SILVA, Amanda Cristina da. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Anais do Encontro… Florianópolis, 2000, disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2019.

Tutorial de Mapa Conceitual, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E Acesso em: 15 de Abril de 2019.

Contextos prévios: Caso a turma não tenha como prática a construção de mapas conceituais, numa aula anterior à aplicação desse plano, faça uma exibição do vídeo Tutorial de Mapa Conceitual, link disponível no ítem Para você saber mais ou solicite que o assistam em casa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que a Terra realiza uma série de movimentos, quatorze no total, mas, nessa aula, eles irão estudar os dois mais conhecidos e importantes para a vida terrestre: o de rotação e o de translação. Fale, também, que eles construirão um mapa conceitual sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete o slide 3 ou desenhe e escreva no quadro a pergunta.

Após observarem a imagem e identificarem o movimento representado, incentive-os a falarem o que sabem sobre a rotação da Terra.

Pergunte por exemplo:

“Como esse movimento acontece?”, “Qual a direção?”, “Qual a posição da Terra no espaço em relação ao seu eixo de rotação?”, “Qual a duração?” “Qual a consequência?”

A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central, durante um período aproximado de 24 horas, com uma velocidade de 1666 km/h. A rotação ocorre de oeste para leste, o que faz com que o movimento aparente do Sol seja de leste (nascente) para oeste (poente). A principal consequência deste movimento é a sucessão dos dias e das noites.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide 4, fale ou escreva no quadro o texto. Peça que desenhem no caderno um único esquema representando os movimentos de rotação e de translação da Terra. Pergunte a eles qual a diferença entre o movimento de rotação e o movimento de translação da Terra. Em seguida, projete o slide 5 para que eles possam comparar com o modelo que desenharam. Chame a atenção para a orientação dos movimentos indicados pelas setas e a inclinação do eixo de rotação ( 23, 27º) em relação à vertical do plano da órbita da Terra em torno do Sol. Peça que um aluno explique o movimento de translação da Terra.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide 4, fale ou escreva no quadro o texto. Peça que desenhem no caderno um único esquema representando os movimentos de rotação e de translação da Terra. Em seguida, projete o slide 5 para que eles possam comparar com o modelo que desenharam. Chame a atenção para a orientação dos movimentos indicados pelas setas e a inclinação do eixo de rotação ( 23, 27º) em relação à vertical do plano da órbita da Terra em torno do Sol. Peça que um aluno explique o movimento de translação da Terra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o vídeo, link abaixo, que demonstra os movimentos da Terra. Ao término da exibição, conserve com a turma se ficou claro como esses movimentos ocorrem e responda possíveis dúvidas. Se a internet da sua escola não for de boa qualidade, faça download do vídeo antecipadamente.

Em seguida, peça que se organizem em quartetos e entregue para cada grupo uma cópia impressa dos seguintes documentos: Exemplo de Mapa Conceitual, Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação e Etiquetas, links disponíveis no ítem Material Complementar. Calcule a impressão das etiquetas para que cada grupo receba mais ou menos 12 etiquetas.

Informe que agora eles irão organizar as informações sobre os movimentos em um mapa conceitual.

Projete o slide 7 ou peça que acompanhem a explicação observando o exemplo do mapa conceitual que receberam.

Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas. Ele ajuda a melhor entender e lembrar conceitos

estudados.

Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos: formas, que representam conceitos e ideias; setas, que fazem a ligação entre os conceitos e o texto, que identifica e descreve a relação entre eles. O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo recebido a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?

Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.

Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico Para você saber mais.

Explique que cada grupo irá construir um mapa conceitual, cujo conceito principal é Movimentos da Terra e a pergunta focal é: Como são e quais as consequências dos movimentos de rotação e translação da Terra?

Explique que eles devem ler os textos, discutir e selecionar as informações que acham importante que conste no mapa conceitual. Em seguida, escrevam nas etiquetas as informações selecionadas. Planejem sobre a cartolina o mapa conceitual, mas ainda não finalizem. Lembre-os de consultar o modelo de mapa conceitual que receberam.

Nessa etapa eles ainda não devem colar as etiquetas na cartolina e nem escreverem as proposições e desenharem as setas.

Passe pelos grupos e, se necessário, dê alguma sugestão.

Material complementar:

GEO6_03UND04 Exemplo de Mapa Conceitual, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pwd7g8qBcanysywwSrE7WcyDTsDDGKDFze9E3asWSMhmtYuDMfFBsGDAeKya/geo6-03und04-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

GEO6_03UND04 Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TqSnxHMErsHCcU7eZcmBJNa3d8BVazNKBey33PbnZzfZ9DtqKKNXgZ89yWr6/geo6-03und04-acao-propositiva-textos-sobre-os-movimentos-de-rotacao-e-translacao.pdf

GEO6_03UND04 Etiquetas, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TfAYqSsHPCtSJzTn87Ma9w8Rth5BNk3RBrUgq9hqXc7t4nS3ZYu93eMCf4e/geo6-03und04-acao-propositiva-etiquetas.pdf

Link do vídeo:

Movimentos de Rotação e Translação, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia, 1:22 de duração, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA Acesso em 12 de Abril de 2019.

Para você saber mais:

Os movimentos da Terra, CEPA, disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo6A/MOVTERRA.HTM Acesso em 16 de Abril de 2019.

Mapa conceitual modelo. Adaptação de: CORREIA, Paulo Rogério Miranda; VALLE, Bruno Xavier do; ROMANO JUNIOR, Jerson Geraldo; SILVA, Amanda Cristina da. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Anais do Encontro… Florianópolis, 2000, disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2019.

Tutorial de Mapa Conceitual, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E Acesso em 15 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o vídeo, link abaixo, que demonstra os movimentos da Terra. Ao término da exibição, conserve com a turma se ficou claro como esses movimentos ocorrem e responda possíveis dúvidas. Se a internet da sua escola não for de boa qualidade, faça download do vídeo antecipadamente.

Em seguida, peça que se organizem em quartetos e entregue para cada grupo uma cópia impressa dos seguintes documentos: Exemplo de Mapa Conceitual, Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação e Etiquetas, links disponíveis no ítem Material Complementar. Calcule a impressão das etiquetas para que cada grupo receba mais ou menos 12 etiquetas.

Informe que agora eles irão organizar as informações sobre os movimentos em um mapa conceitual.

Projete o slide 7 ou peça que acompanhem a explicação observando o exemplo do mapa conceitual que receberam.

Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas. Ele ajuda a melhor entender e lembrar conceitos

estudados.

Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos: formas, que representam conceitos e ideias; setas, que fazem a ligação entre os conceitos e o texto, que identifica e descreve a relação entre eles. O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo recebido a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?

Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.

Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico Para você saber mais.

Explique que cada grupo irá construir um mapa conceitual, cujo conceito principal é Movimentos da Terra e a pergunta focal é: Como são e quais as consequências dos movimentos de rotação e translação da Terra?

Explique que eles devem ler os textos, discutir e selecionar as informações que acham importante que conste no mapa conceitual. Em seguida, escrevam nas etiquetas as informações selecionadas. Planejem sobre a cartolina o mapa conceitual, mas ainda não finalizem. Lembre-os de consultar o modelo de mapa conceitual que receberam.

Nessa etapa eles ainda não devem colar as etiquetas na cartolina e nem escreverem as proposições e desenharem as setas.

Passe pelos grupos e, se necessário, dê alguma sugestão.

Material complementar:

GEO6_03UND04 Exemplo de Mapa Conceitual, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pwd7g8qBcanysywwSrE7WcyDTsDDGKDFze9E3asWSMhmtYuDMfFBsGDAeKya/geo6-03und04-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf

GEO6_03UND04 Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TfAYqSsHPCtSJzTn87Ma9w8Rth5BNk3RBrUgq9hqXc7t4nS3ZYu93eMCf4e/geo6-03und04-acao-propositiva-etiquetas.pdf

GEO6_03UND04 Etiquetas, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TfAYqSsHPCtSJzTn87Ma9w8Rth5BNk3RBrUgq9hqXc7t4nS3ZYu93eMCf4e/geo6-03und04-acao-propositiva-etiquetas.pdf

Link do vídeo:

Movimentos de Rotação e Translação, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia, 1:22 de duração, disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA Acesso em 12 de Abril de 2019.

Para você saber mais:

Os movimentos da Terra, CEPA, disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo6A/MOVTERRA.HTM Acesso em 16 de Abril de 2019.

Mapa conceitual modelo. Adaptação de: CORREIA, Paulo Rogério Miranda; VALLE, Bruno Xavier do; ROMANO JUNIOR, Jerson Geraldo; SILVA, Amanda Cristina da. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Anais do Encontro… Florianópolis, 2000, disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2019.

Tutorial de Mapa Conceitual, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E Acesso em 15 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após discutirem e planejarem como ficará o mapa conceitual, esclareça que agora eles deverão finalizar o diagrama.

Para tanto, deverão colar as etiquetas na cartolina, desenharem as setas e escreverem as proposições. Diga que uma boa apresentação visual do trabalho é também importante e que o mapa conceitual deve dar conta de responder à pergunta focal.

Havendo tempo, peça que troquem entre os grupos os mapas confeccionados, para que todos possam avaliar e comparar o resultado do trabalho.

Escolha um local na sala ou no corredor para expôr os trabalhos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano