Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
Todos os corpos celestes realizam movimentos. A Terra, ao todo, realiza 14 movimentos. No entanto, dois deles, o de rotação e o de translação são os que possuem um efeito direto e mais notório em nossas vidas.
Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de compreender a existência desses movimentos, conhecer suas características e consequências mais relevantes. De posse dessas informações, os alunos serão desafiados a construírem um mapa conceitual com informações desses dois movimentos.
Materiais necessários: datashow, cartolina ou papel cartão (meia folha por quarteto), lápis, caneta, cola, tesoura, lápis de cor, canetas coloridas, e uma cópia por grupo dos seguintes documentos impressos: Exemplo de Mapa Conceitual, Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação e Etiquetas, links abaixo.
Material complementar:
GEO6_03UND04 Exemplo de Mapa Conceitual, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pwd7g8qBcanysywwSrE7WcyDTsDDGKDFze9E3asWSMhmtYuDMfFBsGDAeKya/geo6-03und04-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf
GEO6_03UND04 Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação, disponível em:
GEO6_03UND04 Etiquetas, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TfAYqSsHPCtSJzTn87Ma9w8Rth5BNk3RBrUgq9hqXc7t4nS3ZYu93eMCf4e/geo6-03und04-acao-propositiva-etiquetas.pdf
Para você saber mais:
Os movimentos da Terra, CEPA, disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo6A/MOVTERRA.HTM Acesso em 16 de Abril de 2019.
Mapa conceitual modelo. Adaptação de: CORREIA, Paulo Rogério Miranda; VALLE, Bruno Xavier do; ROMANO JUNIOR, Jerson Geraldo; SILVA, Amanda Cristina da. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Anais do Encontro… Florianópolis, 2000, disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2019.
Tutorial de Mapa Conceitual, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E Acesso em: 15 de Abril de 2019.
Contextos prévios: Caso a turma não tenha como prática a construção de mapas conceituais, numa aula anterior à aplicação desse plano, faça uma exibição do vídeo Tutorial de Mapa Conceitual, link disponível no ítem Para você saber mais ou solicite que o assistam em casa.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que a Terra realiza uma série de movimentos, quatorze no total, mas, nessa aula, eles irão estudar os dois mais conhecidos e importantes para a vida terrestre: o de rotação e o de translação. Fale, também, que eles construirão um mapa conceitual sobre o tema.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete o slide 3 ou desenhe e escreva no quadro a pergunta.
Após observarem a imagem e identificarem o movimento representado, incentive-os a falarem o que sabem sobre a rotação da Terra.
Pergunte por exemplo:
“Como esse movimento acontece?”, “Qual a direção?”, “Qual a posição da Terra no espaço em relação ao seu eixo de rotação?”, “Qual a duração?” “Qual a consequência?”
A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central, durante um período aproximado de 24 horas, com uma velocidade de 1666 km/h. A rotação ocorre de oeste para leste, o que faz com que o movimento aparente do Sol seja de leste (nascente) para oeste (poente). A principal consequência deste movimento é a sucessão dos dias e das noites.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide 4, fale ou escreva no quadro o texto. Peça que desenhem no caderno um único esquema representando os movimentos de rotação e de translação da Terra. Pergunte a eles qual a diferença entre o movimento de rotação e o movimento de translação da Terra. Em seguida, projete o slide 5 para que eles possam comparar com o modelo que desenharam. Chame a atenção para a orientação dos movimentos indicados pelas setas e a inclinação do eixo de rotação ( 23, 27º) em relação à vertical do plano da órbita da Terra em torno do Sol. Peça que um aluno explique o movimento de translação da Terra.
Problematização
Orientações: Projete o slide 4, fale ou escreva no quadro o texto. Peça que desenhem no caderno um único esquema representando os movimentos de rotação e de translação da Terra. Em seguida, projete o slide 5 para que eles possam comparar com o modelo que desenharam. Chame a atenção para a orientação dos movimentos indicados pelas setas e a inclinação do eixo de rotação ( 23, 27º) em relação à vertical do plano da órbita da Terra em torno do Sol. Peça que um aluno explique o movimento de translação da Terra.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete o vídeo, link abaixo, que demonstra os movimentos da Terra. Ao término da exibição, conserve com a turma se ficou claro como esses movimentos ocorrem e responda possíveis dúvidas. Se a internet da sua escola não for de boa qualidade, faça download do vídeo antecipadamente.
Em seguida, peça que se organizem em quartetos e entregue para cada grupo uma cópia impressa dos seguintes documentos: Exemplo de Mapa Conceitual, Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação e Etiquetas, links disponíveis no ítem Material Complementar. Calcule a impressão das etiquetas para que cada grupo receba mais ou menos 12 etiquetas.
Informe que agora eles irão organizar as informações sobre os movimentos em um mapa conceitual.
Projete o slide 7 ou peça que acompanhem a explicação observando o exemplo do mapa conceitual que receberam.
Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas. Ele ajuda a melhor entender e lembrar conceitos
estudados.
Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos: formas, que representam conceitos e ideias; setas, que fazem a ligação entre os conceitos e o texto, que identifica e descreve a relação entre eles. O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo recebido a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?
Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.
Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico Para você saber mais.
Explique que cada grupo irá construir um mapa conceitual, cujo conceito principal é Movimentos da Terra e a pergunta focal é: Como são e quais as consequências dos movimentos de rotação e translação da Terra?
Explique que eles devem ler os textos, discutir e selecionar as informações que acham importante que conste no mapa conceitual. Em seguida, escrevam nas etiquetas as informações selecionadas. Planejem sobre a cartolina o mapa conceitual, mas ainda não finalizem. Lembre-os de consultar o modelo de mapa conceitual que receberam.
Nessa etapa eles ainda não devem colar as etiquetas na cartolina e nem escreverem as proposições e desenharem as setas.
Passe pelos grupos e, se necessário, dê alguma sugestão.
Material complementar:
GEO6_03UND04 Exemplo de Mapa Conceitual, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pwd7g8qBcanysywwSrE7WcyDTsDDGKDFze9E3asWSMhmtYuDMfFBsGDAeKya/geo6-03und04-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf
GEO6_03UND04 Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação, disponível em:
GEO6_03UND04 Etiquetas, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TfAYqSsHPCtSJzTn87Ma9w8Rth5BNk3RBrUgq9hqXc7t4nS3ZYu93eMCf4e/geo6-03und04-acao-propositiva-etiquetas.pdf
Link do vídeo:
Movimentos de Rotação e Translação, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia, 1:22 de duração, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA Acesso em 12 de Abril de 2019.
Para você saber mais:
Os movimentos da Terra, CEPA, disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo6A/MOVTERRA.HTM Acesso em 16 de Abril de 2019.
Mapa conceitual modelo. Adaptação de: CORREIA, Paulo Rogério Miranda; VALLE, Bruno Xavier do; ROMANO JUNIOR, Jerson Geraldo; SILVA, Amanda Cristina da. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Anais do Encontro… Florianópolis, 2000, disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2019.
Tutorial de Mapa Conceitual, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E Acesso em 15 de Abril de 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Projete o vídeo, link abaixo, que demonstra os movimentos da Terra. Ao término da exibição, conserve com a turma se ficou claro como esses movimentos ocorrem e responda possíveis dúvidas. Se a internet da sua escola não for de boa qualidade, faça download do vídeo antecipadamente.
Em seguida, peça que se organizem em quartetos e entregue para cada grupo uma cópia impressa dos seguintes documentos: Exemplo de Mapa Conceitual, Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação e Etiquetas, links disponíveis no ítem Material Complementar. Calcule a impressão das etiquetas para que cada grupo receba mais ou menos 12 etiquetas.
Informe que agora eles irão organizar as informações sobre os movimentos em um mapa conceitual.
Projete o slide 7 ou peça que acompanhem a explicação observando o exemplo do mapa conceitual que receberam.
Esclareça que o mapa conceitual é uma maneira visual de organizar ideias e a ligação entre elas. Ele ajuda a melhor entender e lembrar conceitos
estudados.
Um mapa conceitual é formado por três elementos básicos: formas, que representam conceitos e ideias; setas, que fazem a ligação entre os conceitos e o texto, que identifica e descreve a relação entre eles. O mapa conceitual deve responder a uma pergunta focal. No exemplo recebido a pergunta focal é: O que há no Sistema Solar?
Tomando como base o exemplo explique que para construir o mapa conceitual partiu-se de um conceito principal, Sistema Solar, que foi colocado no topo do diagrama e abaixo dele distribuiu-se os conceitos mais específicos (Sol, planetas, Lua, Terra…), usando as setas para fazer a ligação entre eles. Para relacionar os conceitos utilizou-se de proposições (incluem, são divididos em …). As proposições podem ser verbos ou termos.
Mais informações sobre construção de mapas conceituais podem ser obtidas nos links elencados no tópico Para você saber mais.
Explique que cada grupo irá construir um mapa conceitual, cujo conceito principal é Movimentos da Terra e a pergunta focal é: Como são e quais as consequências dos movimentos de rotação e translação da Terra?
Explique que eles devem ler os textos, discutir e selecionar as informações que acham importante que conste no mapa conceitual. Em seguida, escrevam nas etiquetas as informações selecionadas. Planejem sobre a cartolina o mapa conceitual, mas ainda não finalizem. Lembre-os de consultar o modelo de mapa conceitual que receberam.
Nessa etapa eles ainda não devem colar as etiquetas na cartolina e nem escreverem as proposições e desenharem as setas.
Passe pelos grupos e, se necessário, dê alguma sugestão.
Material complementar:
GEO6_03UND04 Exemplo de Mapa Conceitual, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pwd7g8qBcanysywwSrE7WcyDTsDDGKDFze9E3asWSMhmtYuDMfFBsGDAeKya/geo6-03und04-acao-propositiva-exemplo-de-mapa-conceitual.pdf
GEO6_03UND04 Textos sobre os Movimentos de Rotação e Translação, disponível em:
GEO6_03UND04 Etiquetas, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8TfAYqSsHPCtSJzTn87Ma9w8Rth5BNk3RBrUgq9hqXc7t4nS3ZYu93eMCf4e/geo6-03und04-acao-propositiva-etiquetas.pdf
Link do vídeo:
Movimentos de Rotação e Translação, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia, 1:22 de duração, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA Acesso em 12 de Abril de 2019.
Para você saber mais:
Os movimentos da Terra, CEPA, disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo6A/MOVTERRA.HTM Acesso em 16 de Abril de 2019.
Mapa conceitual modelo. Adaptação de: CORREIA, Paulo Rogério Miranda; VALLE, Bruno Xavier do; ROMANO JUNIOR, Jerson Geraldo; SILVA, Amanda Cristina da. O mapa conceitual como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades de mudanças na sala de aula. Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Anais do Encontro… Florianópolis, 2000, disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1262.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2019.
Tutorial de Mapa Conceitual, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E Acesso em 15 de Abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após discutirem e planejarem como ficará o mapa conceitual, esclareça que agora eles deverão finalizar o diagrama.
Para tanto, deverão colar as etiquetas na cartolina, desenharem as setas e escreverem as proposições. Diga que uma boa apresentação visual do trabalho é também importante e que o mapa conceitual deve dar conta de responder à pergunta focal.
Havendo tempo, peça que troquem entre os grupos os mapas confeccionados, para que todos possam avaliar e comparar o resultado do trabalho.
Escolha um local na sala ou no corredor para expôr os trabalhos.