17969
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - As estações do ano e os solstícios e equinócios

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Reconhecer os processos que originam as estações do ano, identificando o que são os solstícios e os equinócios

Plano 03 de 12 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Rasera Garagorry

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento deste plano é importante que o aluno saiba localizar geograficamente os hemisférios norte e sul e os paralelos principais (Equador, trópicos de Câncer e Capricórnio e círculos polares Ártico e Antártico), conheça o movimento de translação da Terra e domine conhecimentos sobre latitude.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

Normalmente, ao descrever detalhadamente o clima de uma região, convenciona-se dividir o ano em quatro trimestres. Cada trimestre corresponde a uma estação do ano. Tal divisão, ocorre porque as diferentes localidades que o planeta ocupa ao longo da sua trajetória em torno do Sol, associada à inclinação do seu eixo de rotação, faz com que a incidência dos raios solares varie ao longo do ano, influenciando a circulação geral da atmosfera.

Neste plano, por meio de discussões e da observação de uma simulação do movimento de translação da Terra, os alunos terão a oportunidade de compreender a existência das estações do ano, por que ocorrem em épocas diferentes nos hemisférios sul e norte e o que são e quando ocorrem os equinócios e os solstícios.

Materiais necessários: datashow, caderno, lápis ou caneta e uma cópia do documento Ficha de Registro por trio, link abaixo.

Para a simulação: um globo terrestre e um suporte de abajur com lâmpada. Na impossibilidade de se obter um globo, use uma esfera de isopor atravessada com um palito de churrasco para representar o eixo imaginário de rotação.

Observação: O material para a simulação deve ser providenciado (ou preparado) com antecedência pelo professor.

Material complementar:

GEO6_03UND03 Informações para a Simulação, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5eZuc9dbnnwSgRdFRzTYj6VxqZXwbbhyNq8Z7933MARXAU4xbh8eJvjDKMy/geo6-03und03-acao-propositiva-informacoes-para-a-simulacao.pdf

GEO6_03UND03 Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xscbf2zYegzEquKhwq8ZpdF9638r5Dz2e2KxzMKvAtB9fwpBGAcBJRmdJShF/geo6-03und03-problematizacao-ficha-de-registro.pdf

GEO03_03UND03 Gabarito da Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QYaJjaBMB2PBHHDt6SzBmkMW32zXKeaUnvtFD6a9zuQYKzpDtMbEg4Kjr7K9/geo03-03und03-sistematizacao-gabarito-da-ficha-de-registro.pdf

Para você saber mais:

Início das estações do ano, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - IAG, Departamento de Astronomia, USP, disponível em: http://www.iag.usp.br/astronomia/inicio-das-estacoes-do-ano Acesso em 08 de Abril de 2019.

Informações sobre as Estações do Ano na cidade de São Paulo, Estação Meteorológica do IAG/USP, Seção Técnica de Serviços Meteorológicos, disponível em: http://www.estacao.iag.usp.br/seasons/index.php Acesso em 08 de Abril de 2019.

Qual o motivo das estações do ano? Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - IAG, USP, disponível em: http://www.iag.usp.br/~agg_1400200/moddata/METEOROLOGIA/2_Temperatura-p2.pdf Acesso em 08 de Abril de 2019.

O Problema do Ensino da Órbita da Terra, de João Batista Garcia Canalle, Instituto de Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, disponíve em: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol4/Num2/v4n2a06.pdf Acesso em10 de Abril de 2019.

Simulador interativo do Movimento de Translação da Terra, elaborado pelo Astronomy Education at the University of Nebraska-Lincoln, disponível em: https://tudogeo.com.br/2018/08/21/simulador-movimento-translacao-tera/ Acesso em 10 de Abril de 2019.

Os dois vídeos abaixo podem, também, auxiliá-lo nas explicações da simulação:

Como adequar à sua realidade: Na contextualização ou durante a simulação, converse com os alunos sobre as características das estações do ano do lugar onde esse plano está sendo aplicado, bem como, sobre a duração de horas de dia e noite ao longo do ano.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula, por meio de discussões e da observação de uma simulação do movimento de translação da Terra, eles irão compreender a razão das estações do ano, por que ocorrem em épocas diferentes nos hemisférios sul e norte e o que são e quando ocorrem os equinócios e os solstícios.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Como adequar à sua realidade: Projete o slide 3 ou imprima de forma ampliada a imagem e apresente-a aos alunos. Peça que observem e falem o que representa. Assim que eles fizerem a relação da imagem com as estações do ano, faça uma sondagem sobre o que eles conhecem sobre o tema. Para tanto lance algumas perguntas, como por exemplo: “Quais são as estações do ano?”, “Em que estação do ano estamos?”, “Onde vivemos, como é o comportamento do clima na estação do ano que estamos?”, “Onde, no Brasil, durante o inverno ocorre precipitação de neve?”, “Em qual estação do ano encontra-se o Hemisfério Norte?”, “Onde vivemos, a paisagem se altera à medida que as estações do ano mudam?”, “Justifiquem a resposta”.

Assim que perceber que a discussão proporcionou à turma rever alguns conhecimentos, bem como se envolver com o tema, projete o slide 4.

Como adequar à sua realidade: Na contextualização ou durante a simulação, converse com os alunos sobre as características das estações do ano do lugar onde esse plano está sendo aplicado, bem como, sobre a duração de horas de dia e noite ao longo do ano.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete o slide 4, fale ou escreva no quadro o texto da problematização. Solicite que se organizem em trios para discutirem e resolverem a questão. Entregue para cada trio uma cópia do documento Ficha de Registro, link abaixo. Peça que escrevam na Ficha o que concluíram sobre a pergunta.

Explique que agora a turma irá observar uma simulação que permitirá que eles entendam a existência das estações do ano, o que marca o início de cada uma delas (solstícios e equinócios), bem como o fato de ocorrerem de forma inversa nos hemisférios Norte e Sul.

Material complementar:

GEO6_03UND03 Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xscbf2zYegzEquKhwq8ZpdF9638r5Dz2e2KxzMKvAtB9fwpBGAcBJRmdJShF/geo6-03und03-problematizacao-ficha-de-registro.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Posicione os alunos ao redor de uma mesa, garantindo que todos possam observar a simulação. Antes da simulação pergunte para a turma o que eles sabem sobre o globo terrestre e porque ele é apresentado inclinado em relação ao pedestal.

O globo terrestre é uma representação em escala reduzida do planeta Terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério. Explique que, apesar do globo representar a Terra como uma esfera, o planeta apresenta um leve achatamento nos polos. Esse achatamento é insignificante se considerarmos a escala pequena do globo.

Em sua forma mais tradicional, o globo apresenta-se inclinado 23,27° em relação ao pedestal, representando, teoricamente, a posição da Terra no plano da sua órbita em torno do Sol.

Aproveite, também, esse momento, para revisar o conteúdo Movimentos da Terra. Para tanto, convide os alunos para que expliquem e demonstrem esses movimentos, fazendo uso dos materiais disponíveis.

Simulação:

Para simular o movimento de translação e explicar a existência das estações do ano, os solstícios e os equinócios, você precisará de um suporte de abajur com uma lâmpada, giz para desenhar sobre a mesa a órbita da Terra, um globo terrestre e uma lanterna. Caso não seja possível obter um globo, atravesse um palito de churrasco numa bola de isopor, de maneira que as partes fiquem iguais. Na esfera, desenhe a localização dos principais trópicos: Equador, trópicos de Câncer e Capricórnio e os círculos polares Ártico e Antártico. Fixe o palito numa base, com uma inclinação de aproximadamente 25° ou demonstre o movimento segurando nas mão o palito de forma que a esfera fique inclinada em relação ao seu eixo. Esses materiais devem ser preparados com antecedência.

Posicione no centro da mesa o suporte do abajur com uma lâmpada acesa, para simular o Sol, desenhe a órbita da Terra sobre a mesa e posicione o globo terrestre sobre a órbita. Apague as luzes para que o efeito da luz seja melhor observado. Caso a sala seja muito clara, realize o experimento em um outro espaço da escola, na sala de vídeo, por exemplo.

Durante a simulação, para que eles participem de forma mais ativa, intercale as explicações com perguntas.

Inicie a simulação pedindo que um aluno demonstre os dois principais movimentos da Terra, fazendo uso dos materiais disponíveis.

Explique que as posições da Terra em relação ao Sol, ao longo do seu movimento de translação, dão origem às estações do ano: primavera,verão, outono e inverno. Fale que, em razão da inclinação do eixo de rotação do globo terrestre, as estações do ano ocorrem de maneira invertida nos hemisférios Norte e Sul e que os solstícios e os equinócios são as datas que marcam o início das estações do ano: os solstícios marcam o início do verão e do inverno e os equinócios do outono e da primavera.

Com base na figura 1, do documento Informações para a Simulação, link abaixo, coloque o globo na Posição 1 para que eles percebam que o Hemisfério Sul recebe a maior quantidade de luz solar quando a Terra está nesta posição. Fale que isso ocorre por volta de 21 de Dezembro, quando se inicia o verão neste hemisfério, isto é: o Solstício de Verão no Hemisfério Sul.

Neste momento, você deve usar a lanterna. O uso da lanterna permite que você direcione com mais precisão o facho de luz sobre o globo terrestre.

Aponte o facho de luz da lanterna para o Trópico de Capricórnio, dizendo que o início do verão no Hemisfério Sul acontece no instante em que os raios solares estão perpendiculares ao Trópico de Capricórnio. Nesse dia acontece o dia mais longo e a noite mais curta do ano, pois esse hemisfério está mais voltado para o Sol. No Equador a duração do dia e da noite é igual, mas, quanto mais ao sul do Equador estiver uma localidade, a diferença entre o dia e a noite será maior. Ao mesmo tempo, o Hemisfério Norte estará vivenciando o Solstício de Inverno, em que a noite será mais longa nas localidades de maior latitude norte.

Diga, que a partir deste instante, graças ao movimento de translação, no Hemisfério Sul, a duração do dia vai diminuindo e da noite vai aumentando, até que o dia tenha a mesma duração que a noite em qualquer lugar do planeta. Isso ocorre quando os raios solares incidem mais diretamente sobre a linha do Equador.

Posicione agora o globo na Posição 2 e direcione o facho de luz da lanterna para o Equador. Nesta posição, o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul ficam igualmente iluminados. A Terra atinge esta posição por volta do dia 21 de Março. Esta data marca o fim do verão e o início do outono no Hemisfério Sul e o fim do inverno e início da primavera no Hemisfério Norte. Portanto, neste instante ocorre o Equinócio de Outono no Hemisfério Sul

e o Equinócio de Primavera no Hemisfério Norte. Explique que o período entre um solstício e um equinócio é de aproximadamente 3 meses, que é a duração de cada uma das estações do ano.

Desloque, agora, o globo para a Posição 3, e com a lanterna, ilumine diretamente o Trópico de Câncer. Peça que um aluno explique o que acontece quando a Terra atinge essa posição em relação ao Sol, aproximadamente no dia 21 de Junho.

Nesta posição, é o Hemisfério Norte que recebe a maior quantidade de luz. Ocorre o Solstício de Verão no Hemisfério Norte e o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul. Agora, é no Hemisfério Norte que ocorre o dia mais longo do ano, enquanto o Hemisfério Sul vive a noite mais longa do ano.

Desloque lentamente o globo sobre a órbita até atingir a Posição 4. Pergunte quanto tempo a Terra leva para percorrer essa distância. Fale que esta posição é alcançada por volta do dia 23 de Setembro. Peça que alguém explique o que acontece neste instante e que aponte o facho de luz da lanterna para o ponto de maior incidência dos raios solares.

Por volta de 23 de Setembro, os dois hemisférios voltam a receber igualmente a mesma quantidade de luz. Ocorre o início do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul.

Ao término da simulação, dê oportunidade para que os alunos que tiverem alguma pergunta ou comentário se manifestem. Depois disso , peça que voltem a se organizar em trios.

Material complementar:

GEO6_03UND03 Informações para a Simulação, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5eZuc9dbnnwSgRdFRzTYj6VxqZXwbbhyNq8Z7933MARXAU4xbh8eJvjDKMy/geo6-03und03-acao-propositiva-informacoes-para-a-simulacao.pdf

Para você saber mais:

Os dois vídeos abaixo podem, também, auxiliá-lo nas explicações da simulação:

Como adequar à sua realidade: Na contextualização ou durante a simulação, converse com os alunos sobre as características das estações do ano do lugar onde esse plano está sendo aplicado, bem como, sobre a duração de horas de dia e noite ao longo do ano.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Projete o slide 6 e informe que agora eles deverão finalizar a ficha que receberam. Antes de iniciarem, oriente-os a conversarem sobre a simulação para saber se ainda ficou alguma dúvida.

Caso a dúvida não consiga ser esclarecida no grupo, você poderá auxiliá-los. Após as fichas estarem completas, troque-as entre os grupos para que façam a correção. Projete ou imprima e entregue para cada grupo o gabarito da ficha.

Material complementar:

GEO6_03UND03 Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xscbf2zYegzEquKhwq8ZpdF9638r5Dz2e2KxzMKvAtB9fwpBGAcBJRmdJShF/geo6-03und03-problematizacao-ficha-de-registro.pdf

GEO03_03UND03 Gabarito da Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QYaJjaBMB2PBHHDt6SzBmkMW32zXKeaUnvtFD6a9zuQYKzpDtMbEg4Kjr7K9/geo03-03und03-sistematizacao-gabarito-da-ficha-de-registro.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientação: Projete o slide 6 e informe que agora eles deverão finalizar a ficha que receberam. Antes de iniciarem, oriente-os a conversarem sobre a simulação para saber se ainda ficou alguma dúvida.

Caso a dúvida não consiga ser esclarecida no grupo, você poderá auxiliá-los. Após as fichas estarem completas, troque-as entre os grupos para que façam a correção. Projete ou imprima e entregue para cada grupo o gabarito da ficha.

Material complementar:

GEO6_03UND03 Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xscbf2zYegzEquKhwq8ZpdF9638r5Dz2e2KxzMKvAtB9fwpBGAcBJRmdJShF/geo6-03und03-problematizacao-ficha-de-registro.pdf

GEO03_03UND03 Gabarito da Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QYaJjaBMB2PBHHDt6SzBmkMW32zXKeaUnvtFD6a9zuQYKzpDtMbEg4Kjr7K9/geo03-03und03-sistematizacao-gabarito-da-ficha-de-registro.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento deste plano é importante que o aluno saiba localizar geograficamente os hemisférios norte e sul e os paralelos principais (Equador, trópicos de Câncer e Capricórnio e círculos polares Ártico e Antártico), conheça o movimento de translação da Terra e domine conhecimentos sobre latitude.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a estudos dos movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

Normalmente, ao descrever detalhadamente o clima de uma região, convenciona-se dividir o ano em quatro trimestres. Cada trimestre corresponde a uma estação do ano. Tal divisão, ocorre porque as diferentes localidades que o planeta ocupa ao longo da sua trajetória em torno do Sol, associada à inclinação do seu eixo de rotação, faz com que a incidência dos raios solares varie ao longo do ano, influenciando a circulação geral da atmosfera.

Neste plano, por meio de discussões e da observação de uma simulação do movimento de translação da Terra, os alunos terão a oportunidade de compreender a existência das estações do ano, por que ocorrem em épocas diferentes nos hemisférios sul e norte e o que são e quando ocorrem os equinócios e os solstícios.

Materiais necessários: datashow, caderno, lápis ou caneta e uma cópia do documento Ficha de Registro por trio, link abaixo.

Para a simulação: um globo terrestre e um suporte de abajur com lâmpada. Na impossibilidade de se obter um globo, use uma esfera de isopor atravessada com um palito de churrasco para representar o eixo imaginário de rotação.

Observação: O material para a simulação deve ser providenciado (ou preparado) com antecedência pelo professor.

Material complementar:

GEO6_03UND03 Informações para a Simulação, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5eZuc9dbnnwSgRdFRzTYj6VxqZXwbbhyNq8Z7933MARXAU4xbh8eJvjDKMy/geo6-03und03-acao-propositiva-informacoes-para-a-simulacao.pdf

GEO6_03UND03 Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xscbf2zYegzEquKhwq8ZpdF9638r5Dz2e2KxzMKvAtB9fwpBGAcBJRmdJShF/geo6-03und03-problematizacao-ficha-de-registro.pdf

GEO03_03UND03 Gabarito da Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QYaJjaBMB2PBHHDt6SzBmkMW32zXKeaUnvtFD6a9zuQYKzpDtMbEg4Kjr7K9/geo03-03und03-sistematizacao-gabarito-da-ficha-de-registro.pdf

Para você saber mais:

Início das estações do ano, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - IAG, Departamento de Astronomia, USP, disponível em: http://www.iag.usp.br/astronomia/inicio-das-estacoes-do-ano Acesso em 08 de Abril de 2019.

Informações sobre as Estações do Ano na cidade de São Paulo, Estação Meteorológica do IAG/USP, Seção Técnica de Serviços Meteorológicos, disponível em: http://www.estacao.iag.usp.br/seasons/index.php Acesso em 08 de Abril de 2019.

Qual o motivo das estações do ano? Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - IAG, USP, disponível em: http://www.iag.usp.br/~agg_1400200/moddata/METEOROLOGIA/2_Temperatura-p2.pdf Acesso em 08 de Abril de 2019.

O Problema do Ensino da Órbita da Terra, de João Batista Garcia Canalle, Instituto de Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, disponíve em: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol4/Num2/v4n2a06.pdf Acesso em10 de Abril de 2019.

Simulador interativo do Movimento de Translação da Terra, elaborado pelo Astronomy Education at the University of Nebraska-Lincoln, disponível em: https://tudogeo.com.br/2018/08/21/simulador-movimento-translacao-tera/ Acesso em 10 de Abril de 2019.

Os dois vídeos abaixo podem, também, auxiliá-lo nas explicações da simulação:

Como adequar à sua realidade: Na contextualização ou durante a simulação, converse com os alunos sobre as características das estações do ano do lugar onde esse plano está sendo aplicado, bem como, sobre a duração de horas de dia e noite ao longo do ano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula, por meio de discussões e da observação de uma simulação do movimento de translação da Terra, eles irão compreender a razão das estações do ano, por que ocorrem em épocas diferentes nos hemisférios sul e norte e o que são e quando ocorrem os equinócios e os solstícios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Como adequar à sua realidade: Projete o slide 3 ou imprima de forma ampliada a imagem e apresente-a aos alunos. Peça que observem e falem o que representa. Assim que eles fizerem a relação da imagem com as estações do ano, faça uma sondagem sobre o que eles conhecem sobre o tema. Para tanto lance algumas perguntas, como por exemplo: “Quais são as estações do ano?”, “Em que estação do ano estamos?”, “Onde vivemos, como é o comportamento do clima na estação do ano que estamos?”, “Onde, no Brasil, durante o inverno ocorre precipitação de neve?”, “Em qual estação do ano encontra-se o Hemisfério Norte?”, “Onde vivemos, a paisagem se altera à medida que as estações do ano mudam?”, “Justifiquem a resposta”.

Assim que perceber que a discussão proporcionou à turma rever alguns conhecimentos, bem como se envolver com o tema, projete o slide 4.

Como adequar à sua realidade: Na contextualização ou durante a simulação, converse com os alunos sobre as características das estações do ano do lugar onde esse plano está sendo aplicado, bem como, sobre a duração de horas de dia e noite ao longo do ano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete o slide 4, fale ou escreva no quadro o texto da problematização. Solicite que se organizem em trios para discutirem e resolverem a questão. Entregue para cada trio uma cópia do documento Ficha de Registro, link abaixo. Peça que escrevam na Ficha o que concluíram sobre a pergunta.

Explique que agora a turma irá observar uma simulação que permitirá que eles entendam a existência das estações do ano, o que marca o início de cada uma delas (solstícios e equinócios), bem como o fato de ocorrerem de forma inversa nos hemisférios Norte e Sul.

Material complementar:

GEO6_03UND03 Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xscbf2zYegzEquKhwq8ZpdF9638r5Dz2e2KxzMKvAtB9fwpBGAcBJRmdJShF/geo6-03und03-problematizacao-ficha-de-registro.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Posicione os alunos ao redor de uma mesa, garantindo que todos possam observar a simulação. Antes da simulação pergunte para a turma o que eles sabem sobre o globo terrestre e porque ele é apresentado inclinado em relação ao pedestal.

O globo terrestre é uma representação em escala reduzida do planeta Terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério. Explique que, apesar do globo representar a Terra como uma esfera, o planeta apresenta um leve achatamento nos polos. Esse achatamento é insignificante se considerarmos a escala pequena do globo.

Em sua forma mais tradicional, o globo apresenta-se inclinado 23,27° em relação ao pedestal, representando, teoricamente, a posição da Terra no plano da sua órbita em torno do Sol.

Aproveite, também, esse momento, para revisar o conteúdo Movimentos da Terra. Para tanto, convide os alunos para que expliquem e demonstrem esses movimentos, fazendo uso dos materiais disponíveis.

Simulação:

Para simular o movimento de translação e explicar a existência das estações do ano, os solstícios e os equinócios, você precisará de um suporte de abajur com uma lâmpada, giz para desenhar sobre a mesa a órbita da Terra, um globo terrestre e uma lanterna. Caso não seja possível obter um globo, atravesse um palito de churrasco numa bola de isopor, de maneira que as partes fiquem iguais. Na esfera, desenhe a localização dos principais trópicos: Equador, trópicos de Câncer e Capricórnio e os círculos polares Ártico e Antártico. Fixe o palito numa base, com uma inclinação de aproximadamente 25° ou demonstre o movimento segurando nas mão o palito de forma que a esfera fique inclinada em relação ao seu eixo. Esses materiais devem ser preparados com antecedência.

Posicione no centro da mesa o suporte do abajur com uma lâmpada acesa, para simular o Sol, desenhe a órbita da Terra sobre a mesa e posicione o globo terrestre sobre a órbita. Apague as luzes para que o efeito da luz seja melhor observado. Caso a sala seja muito clara, realize o experimento em um outro espaço da escola, na sala de vídeo, por exemplo.

Durante a simulação, para que eles participem de forma mais ativa, intercale as explicações com perguntas.

Inicie a simulação pedindo que um aluno demonstre os dois principais movimentos da Terra, fazendo uso dos materiais disponíveis.

Explique que as posições da Terra em relação ao Sol, ao longo do seu movimento de translação, dão origem às estações do ano: primavera,verão, outono e inverno. Fale que, em razão da inclinação do eixo de rotação do globo terrestre, as estações do ano ocorrem de maneira invertida nos hemisférios Norte e Sul e que os solstícios e os equinócios são as datas que marcam o início das estações do ano: os solstícios marcam o início do verão e do inverno e os equinócios do outono e da primavera.

Com base na figura 1, do documento Informações para a Simulação, link abaixo, coloque o globo na Posição 1 para que eles percebam que o Hemisfério Sul recebe a maior quantidade de luz solar quando a Terra está nesta posição. Fale que isso ocorre por volta de 21 de Dezembro, quando se inicia o verão neste hemisfério, isto é: o Solstício de Verão no Hemisfério Sul.

Neste momento, você deve usar a lanterna. O uso da lanterna permite que você direcione com mais precisão o facho de luz sobre o globo terrestre.

Aponte o facho de luz da lanterna para o Trópico de Capricórnio, dizendo que o início do verão no Hemisfério Sul acontece no instante em que os raios solares estão perpendiculares ao Trópico de Capricórnio. Nesse dia acontece o dia mais longo e a noite mais curta do ano, pois esse hemisfério está mais voltado para o Sol. No Equador a duração do dia e da noite é igual, mas, quanto mais ao sul do Equador estiver uma localidade, a diferença entre o dia e a noite será maior. Ao mesmo tempo, o Hemisfério Norte estará vivenciando o Solstício de Inverno, em que a noite será mais longa nas localidades de maior latitude norte.

Diga, que a partir deste instante, graças ao movimento de translação, no Hemisfério Sul, a duração do dia vai diminuindo e da noite vai aumentando, até que o dia tenha a mesma duração que a noite em qualquer lugar do planeta. Isso ocorre quando os raios solares incidem mais diretamente sobre a linha do Equador.

Posicione agora o globo na Posição 2 e direcione o facho de luz da lanterna para o Equador. Nesta posição, o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul ficam igualmente iluminados. A Terra atinge esta posição por volta do dia 21 de Março. Esta data marca o fim do verão e o início do outono no Hemisfério Sul e o fim do inverno e início da primavera no Hemisfério Norte. Portanto, neste instante ocorre o Equinócio de Outono no Hemisfério Sul

e o Equinócio de Primavera no Hemisfério Norte. Explique que o período entre um solstício e um equinócio é de aproximadamente 3 meses, que é a duração de cada uma das estações do ano.

Desloque, agora, o globo para a Posição 3, e com a lanterna, ilumine diretamente o Trópico de Câncer. Peça que um aluno explique o que acontece quando a Terra atinge essa posição em relação ao Sol, aproximadamente no dia 21 de Junho.

Nesta posição, é o Hemisfério Norte que recebe a maior quantidade de luz. Ocorre o Solstício de Verão no Hemisfério Norte e o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul. Agora, é no Hemisfério Norte que ocorre o dia mais longo do ano, enquanto o Hemisfério Sul vive a noite mais longa do ano.

Desloque lentamente o globo sobre a órbita até atingir a Posição 4. Pergunte quanto tempo a Terra leva para percorrer essa distância. Fale que esta posição é alcançada por volta do dia 23 de Setembro. Peça que alguém explique o que acontece neste instante e que aponte o facho de luz da lanterna para o ponto de maior incidência dos raios solares.

Por volta de 23 de Setembro, os dois hemisférios voltam a receber igualmente a mesma quantidade de luz. Ocorre o início do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul.

Ao término da simulação, dê oportunidade para que os alunos que tiverem alguma pergunta ou comentário se manifestem. Depois disso , peça que voltem a se organizar em trios.

Material complementar:

GEO6_03UND03 Informações para a Simulação, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q5eZuc9dbnnwSgRdFRzTYj6VxqZXwbbhyNq8Z7933MARXAU4xbh8eJvjDKMy/geo6-03und03-acao-propositiva-informacoes-para-a-simulacao.pdf

Para você saber mais:

Os dois vídeos abaixo podem, também, auxiliá-lo nas explicações da simulação:

Como adequar à sua realidade: Na contextualização ou durante a simulação, converse com os alunos sobre as características das estações do ano do lugar onde esse plano está sendo aplicado, bem como, sobre a duração de horas de dia e noite ao longo do ano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Projete o slide 6 e informe que agora eles deverão finalizar a ficha que receberam. Antes de iniciarem, oriente-os a conversarem sobre a simulação para saber se ainda ficou alguma dúvida.

Caso a dúvida não consiga ser esclarecida no grupo, você poderá auxiliá-los. Após as fichas estarem completas, troque-as entre os grupos para que façam a correção. Projete ou imprima e entregue para cada grupo o gabarito da ficha.

Material complementar:

GEO6_03UND03 Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xscbf2zYegzEquKhwq8ZpdF9638r5Dz2e2KxzMKvAtB9fwpBGAcBJRmdJShF/geo6-03und03-problematizacao-ficha-de-registro.pdf

GEO03_03UND03 Gabarito da Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QYaJjaBMB2PBHHDt6SzBmkMW32zXKeaUnvtFD6a9zuQYKzpDtMbEg4Kjr7K9/geo03-03und03-sistematizacao-gabarito-da-ficha-de-registro.pdf

Slide Plano Aula

Orientação: Projete o slide 6 e informe que agora eles deverão finalizar a ficha que receberam. Antes de iniciarem, oriente-os a conversarem sobre a simulação para saber se ainda ficou alguma dúvida.

Caso a dúvida não consiga ser esclarecida no grupo, você poderá auxiliá-los. Após as fichas estarem completas, troque-as entre os grupos para que façam a correção. Projete ou imprima e entregue para cada grupo o gabarito da ficha.

Material complementar:

GEO6_03UND03 Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xscbf2zYegzEquKhwq8ZpdF9638r5Dz2e2KxzMKvAtB9fwpBGAcBJRmdJShF/geo6-03und03-problematizacao-ficha-de-registro.pdf

GEO03_03UND03 Gabarito da Ficha de Registro, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QYaJjaBMB2PBHHDt6SzBmkMW32zXKeaUnvtFD6a9zuQYKzpDtMbEg4Kjr7K9/geo03-03und03-sistematizacao-gabarito-da-ficha-de-registro.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano