17967
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Urbanização e mudanças no campo

Plano de aula de Geografia com atividades para 9° ano do Fundamental sobre Entender o processo de urbanização à luz das transformações da produção agropecuária brasileira: o caso de Matopiba

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Murilo Rossi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Google Meet ou Zoom
WhatsApp ou e-mail

Valor trabalhado
Cidadania

Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é entender o processo de urbanização à luz das transformações da produção agropecuária brasileira, com foco no caso de Matopiba. A aula será organizada para ser síncrona, via Google Meet (veja o tutorial disponível aqui) ou Skype, Zoom etc. Agende um dia e horário com a turma. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp, outra sugestão é adaptar a aula para WhatsApp ou e-mail. Nesta aula, o valor da cidadania estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
No dia e na hora marcados, conecte-se e espere os alunos. Comente que nesta aula vocês irão discutir processos de urbanização decorrentes de expansões agrícolas no Brasil pós-século XX, ou seja, redes agroindustriais globalizadas, que atraem multidões em decorrência da oferta precarizada de trabalho. Compartilhe com a turma as fotos desta etapa, disponíveis aqui. É importante levantar os conhecimentos prévios dos alunos, sensibilizando-os a respeito da temática. Proponha as seguintes questões em relação às imagens expostas no slide:
1 - Descreva o que você vê em cada imagem exposta.
2 - Você sabe falar qual é a relação de uma paisagem com a outra?
3 - Por que estão expostas uma imagem com um colheitadeira e outra com um trabalhador do campo?
4 - Por que estão expostas uma imagem com prédios e outra com poucas casas esparsas?
É esperado que os alunos reconheçam todas as paisagens, mas talvez não a relação entre elas proposta aqui. O caráter subjetivo das imagens pode ajudá-los a reconhecer o papel dos diferentes tipos de urbanização e suas relações com o campo. Incentive-os a participar do debate. Tempo estimado: 10 minutos.

Problematização
Apresente a imagem com a problematização, disponível aqui. Diga que nela temos uma área de expansão agrícola, e pergunte: vocês sabem qual é? Houve crescimento/surgimento de cidades nessa região? Conforme for recebendo as respostas, comente que há muitas frentes de expansão do agronegócio no país, mas uma tem chamado a atenção: a MATOPIBA. Essas são as iniciais dos estados onde está alocada (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Historicamente, essa área, que está dentro do bioma cerrado, viveu da agricultura familiar, apresentando cidades pequenas e recentes (por exemplo, Luís Eduardo Guimarães, na Bahia; Araguaína, no Tocantins; Balsas, no Maranhão; Uruçuí, no Piauí, etc.). Mas isso tem mudado com a plantação mecanizada, principalmente de soja, milho e algodão. As cidades dantes pequenas (principalmente as citadas anteriormente) hoje se consolidam como locais com alto índice de urbanização (verticalização, aumento populacional, aumento do PIB e investimentos), impulsionado pela agropecuária voltada para a exportação. Mas é preciso se atentar às diferenças entre a relação campo-cidade nesse novo momento (se preciso, retome a discussão da contextualização). Diante disso, problematize a temática lançando as questões expostas no slide. É provável que os alunos não reconheçam a MATOPIBA, mas reconheçam traços do mapa e localizem a região. Caso isso aconteça, faça uma leitura do mapa e explore as delimitações e fronteiras. Tempo estimado: 10 minutos.

Ação propositiva
Diga à turma que eles irão fazer uma atividade audiovisual. Os alunos terão que assistir ao vídeo chamado "Matopida Tchê", disponível aqui. Explique para eles que precisam analisar alguns itens (disponíveis aqui) no vídeo. A duração da atividade é de cerca de 10 minutos. Determine mais tempo para responderem aos itens. É importante que eles leiam os itens antes de assistirem ao vídeo. Tempo estimado: 30 minutos.

Sistematização
Chegou o momento de verificar o aprendizado dos alunos. Pergunte: Matopiba melhorou as condições urbanas na região? Proponha que falem um pouco das questões trabalhadas na atividade da ação propositiva. Caso eles saiam muito da temática, conduza-os de volta aos objetivos da aula, trazendo os pontos positivos e negativos da ideia de uma região voltada, a partir de ações públicas e privadas, para o desenvolvimento de uma rede agroindustrial globalizada. Isso certamente gera desenvolvimento para a região, porém, ao mesmo tempo, gera também muitos problemas humanos de cunho urbano, concentrando ainda mais a renda numa população que cresce rápido, com uma infraestrutura urbana precária e sempre inacabada. Diante disso, é esperado que a pergunta acima seja relativizada pelos alunos, construindo um aprendizado a partir da reflexão sobre fenômenos que não podem ser encarados de uma forma absoluta, pois o processo de Matopiba ainda é recente e está em andamento. Tempo estimado de 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao vídeo "Matopiba Tchê", disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_12UND01

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas