17966
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - A diversidade da Indonésia

Plano de aula de Geografia com atividades para 9° ano do Fundamental sobre compreender a diversidade étnica, econômica e religiosa da Indonésia como fruto de sua localização transcontinental e insular

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lara D'Assunção Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_08UND02

Ferramentas sugeridas
- WhatsApp
- E-mail

Valor trabalhado
Solidariedade

Apresentação do tema da aula
Explique que o objetivo dessa aula é compreender a diversidade étnica, econômica e religiosa da Indonésia como fruto de sua localização transcontinental e insular. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor solidariedade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Professor, envie o material disponível neste link, explique que todo o material para esta aula está disponível nele. Essa imagem do globo com o continente asiático é interessante para dar aos alunos a noção do tamanho desse continente. Grave um áudio e pergunte a localização da Indonésia para os alunos. Mostre o próximo mapa com foco no sudeste asiático. Diga que a Indonésia está no chamado Sudeste asiático, junto com outros países, como: Tailândia, Malásia, Filipinas, Singapura, Vietnã, Laos, Camboja, Mianmar, Brunei e Timor Ocidental. É possível que eles já tenham ouvido dizer sobre alguns deles no conteúdo “Novos Tigres Asiáticos”. Se não, diga que alguns desses países foram influenciados pelo modelo “plataformas de exportação” adotado pelo Tigres Asiáticos. Você pode consultar o Plano de Aula aqui, assim você acessa mais detalhes. Tempo estimado de 5 minutos.

Problematização
Solicite que eles abram os 4 mapas temáticos, disponíveis neste link (páginas 2 e 3) e peça para que eles falem sobre a quantidade de informações presentes em cada um deles. Em seguida, pergunte se eles imaginam alguns fatores da diversidade da Indonésia que podem ameaçar a unidade do país. Solicite que os alunos enviem mensagens ou áudios. Tempo estimado de 15 minutos.

Ação propositiva
Grave um áudio e envie pelo WhatsApp para explicar todas as etapas necessárias. A turma será dividida em 3 grupos. Cada grupo receberá um texto diferente (neste link) cujo os temas dialogam com os mapas presentes na problematização. Os textos abordam a divisão política das províncias da Indonésia, o IDH do país e a diversidade étnica e religiosa. Eles deverão ler o texto, destacar um trecho e criar duas manchetes: uma sem sensacionalismo e outra com sensacionalismo. Peça que escrevam na folha de papel um ofício com letras maiúsculas e legíveis, de preferência com hidrocor preto. Mostre o exemplo no link acima. Em seguida, todos os grupos deverão compartilhar as manchetes sensacionalistas. Os outros dois grupos tentarão explicar cada aspecto da Indonésia com base nas manchetes sensacionalistas. Em seguida, os grupos enviarão a manchete sem sensacionalismo. Os grupos deverão explicar suas escolhas e aprofundar as informações trazidas pelas manchetes para que a turma compreenda que, apesar de a Indonésia pregar em seu lema nacional a unidade na diversidade, esse país vive sob tensão devido à multiplicidade política-econômica, étnica, religiosa e linguística. Peça para que elaborem um pequeno texto abaixo da manchete sem sensacionalismo, informando ao público leigo alguns aspectos sobre a Indonésia. O texto deverá ser elaborado com base nas informações trazidas nos mapas e nos textos do material complementar. A produção final também será compartilhada pelo WhatsApp. Tempo estimado de 50 minutos.

Sistematização
Agora é hora de expor a produção final. Solicite que todos leias as produções dos amigos e troquem ideias e sugestões. Professor, retome o objetivo da aula para finalizar o tema. Tempo estimado de 15 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para assistirem a reportagem sobre a Indonésia, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_08UND02

(EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas