17961
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Influência europeia: formação das colônias de migrantes no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 9° ano do Fundamental sobre Traçar um panorama das principais colônias de migrantes europeus existentes do Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_09UND05

Ferramentas sugeridas
WhatsApp
E-mail

Valor trabalhado
Respeito à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
O tema desta aula é a Influência europeia: formação das colônias de migrantes no Brasil. Professor, a sugestão é termos momentos assíncronos, para isto vamos usar o WhatsApp, caso não seja possível, uma sugestão é adaptar a aula para uso do e-mail. Para este momento aconselhe os alunos que estejam num local adequado com uma mesa, caderno, lápis etc. O local deve ser silencioso também para que o aluno se concentre na aula. É importante você dividir a turma em quatro grupos. Grave um áudio ou um vídeo curto e explique estes detalhes para os alunos, além disso, explique que cada grupo trabalhará com uma colônia de migrante: italianos; holandeses; poloneses; e alemães. Já faça divisão dos temas. Tempo estimado de 10 minutos.

Contextualização
Professor, envie por WhatsApp as imagens de contextualização (disponíveis aqui). Grave um áudio ou um vídeo e pergunte para os alunos se eles conhecem e sabem qual grupo de imigrantes ocuparam estas cidades. De acordo, com as respostas oriente os alunos, você pode desafiá-los a pesquisa na internet e esperar que eles encontrem as respostas. Para ampliar a discussão, envie a reportagem "O desafio das escolas brasileiras com alunos imigrantes", disponível aqui. Uma opção é fazer o download em pdf no site da revista. Peça que os grupos leiam a reportagem e envie um áudio por grupo comentando-a. Tempo para esta etapa: 30 minutos.

Problematização
Professor, envie um áudio com o questionamento para os alunos: "De que maneira a chegada de colonos europeus em diferentes locais do Brasil influenciaram a cultura do lugar que eles se estabeleceram?''. Explique não há necessidade de responder agora, mas devem refletir sobre. Tempo para esta etapa: 05 minutos.

Ação propositiva
Agora é o momento de planejar uma feira cultural. Grave um áudio explicando as orientações para a organização de uma desta feira (consulte as orientações do plano de aula da ação propositiva). Basicamente, os alunos terão que organizar uma feira cultural, explique que eles devem pensar nas músicas, comidas típicas, danças, folclore etc. Os grupos podem fazer em cartolina (um aluno do grupo monta) através de conversas pelo WhatsApp, é importante todos contribuírem, deixe isso bem claro. Agende uma data para entrega dos trabalhos. Tempo para esta etapa: 01 hora 20 minutos.

Sistematização
Este é o momento de analisar as produções dos grupos. Peça para que os alunos gravem um áudio explicando como ocorreu o planejamento da feira cultural. Eles devem enviar estes relatos com fotos dos seus cartazes para o WhatsApp da turma, assim todos irão conhecer as características de cada grupo de imigrante. Após analisar todas as produções, faça comentários específicos para cada grupo incentive os alunos a buscarem mais informações para completar a feira cultural se for necessário. (tempo para esta etapa 15 minutos)

Convite às famílias
Professor, convide os pais para assistir o documentário da ONU Brasil sobre imigrantes na atualidade, "Refugiados e migrantes: longe de casa", disponível aqui. Pode ser uma maneira de ampliar a discussão sobre os imigrantes, é uma outra visão que inclui os refugiados.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_01UND05

(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas