17961
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Influência europeia: formação das colônias de migrantes no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 9° ano do Fundamental sobre Traçar um panorama das principais colônias de migrantes europeus existentes do Brasil

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Especificamente sobre esta aula o objetivo é refletir sobre a influência europeia no Brasil por meio da formação de colônias.

Esta habilidade pode ser trabalhada conjuntamente com outra como a EF09GE05 que aborda os processos de globalização e mundialização, o que permite compreender de forma mais abrangente aspectos associados à cultura pelo mundo.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno, dê ênfase aos detalhes. Será necessário também:

- lápis preto;

- canetinhas coloridas;

- régua;

- borracha;

- uma folha de cartolina por grupo;

- acesso a internet (celular, tablet ou computador) ou cópia do material contido no item sugestão para pesquisa do aluno.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMx2Xc9VJwZfpg28rb5QvjRjACDSQ3v9twyFPmerKfCjtdHVhEvdF2ZtTex/geo9-01und05-contextualizacao-imagens.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TpWrY5YPfkTanrFwNyVkKkSreMBHRDWdMyGp7hrNVBtMJcb9dVXxJuAuwPxa/geo9-01und05-problematizacao-copia-do-slide.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GMwXgZQ3CNtp6XCNPZBtu4WYvHrpWkYsZMYJs9eCZ5wxExndb7Tsq4gg4M5H/geo9-01und05-acao-propositiva-copia-do-slide.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xnEPPCnJBDbjt8jhYnp3DbuVu4g5RPT9xDSUsvyMfsTRXzDdMxaHepFF3kWC/geo09-01und05-sistematizacao-copia-do-slide.pdf

Para você saber mais:

“Geografia Cultural: um balanço” de Paul Charles Christophe Claval. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/14160. Acesso em: 16 abr. 2019.

“Quais foram as maiores levas de imigração para o Brasil?´da Redação da Revista Mundo Estranho.

“ Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-foram-as-maiores-levas-de-imigracao-para-o-brasil/. Acesso em: 19 abr. 2019.

“imigração no Brasil” do site Brasil Escola. Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/brasil/imigracao-no-brasil.htm. Acesso em: 19 abr. 2019.

Contextos prévios:

Características gerais da importância, atuação e influência da cultura europeia no Brasil.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupo. A temática é sobre a influência europeia na cultura brasileira por meio da formação, atuação e perpetuação das colônias de migrantes europeus no Brasil. Sugerimos que seja formado 4 grupos, sendo que cada um deverá ter como tema uma colônia de migrante:

  • italianos;
  • holandeses;
  • poloneses;
  • alemães.

O fato do Brasil possuir inúmeras outras colônias, essas que foram sugeridas poderão ser substituídas caso haja uma outra em seu município ou em sua região.

Como adequar à sua realidade:

Questione os alunos sobre o conhecimento que eles têm de colônias de migrantes europeus. Peça para eles relatarem de maneira rápida elementos que eles lembram de estar associados a essa colônias.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Peça para os alunos buscarem identificar de que lugar ou região são as imagens:

- Holambra - SP- colonização holandesa;

- Caxias do Sul - RS - colonização italiana;

- Paraty - R J - colonização portuguesa;

-Nova Petrópolis - RS - colonização alemã.

As imagens visam denotar o quanto o Brasil sofreu influência dos migrantes europeus, que se fixaram aqui e deixaram como legado sua cultura e costumes, uma herança tanto material quanto imaterial.

Portugueses e espanhóis foram os primeiros, ainda no século XV, e juntamente com italianos e alemães, a partir do século XIX, representam hoje as maiores colônias de origem europeia no Brasil.

De acordo com Gadelha (1982) a formação de núcleos coloniais (projeto de assentamento promovido pelo Império, com glebas de terras loteadas para venda a imigrantes, na qual deveriam se instalar, implantar uma cultura e construir sua própria casa) e colônias (conjunto de habitações/casas iguais, que serviam como moradia para os migrantes, chamados colonos, enquanto esses trabalhavam nas plantações de café ou de cana nas propriedades dos fazendeiros) foi mais intenso a partir de 1812. Foram eles, principalmente, que deram origem às colônias de migrantes que existem até hoje.

A influência desses povos podem ser vistas em inúmeras áreas e fazem parte de nossas vidas de alguma forma, com maior ou menor intensidade. Há municípios em que elas se tornam mais evidente, principalmente na região Sul do país, onde os colonos conservaram a cultura de seus antepassados.

Material complementar:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMx2Xc9VJwZfpg28rb5QvjRjACDSQ3v9twyFPmerKfCjtdHVhEvdF2ZtTex/geo9-01und05-contextualizacao-imagens.pdf

Fonte das imagens

Figura 01 - Holambra - SP

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Holambra_-_SP_-_panoramio_(7).jpg. Acesso em: 19 abr. 2019.

Figura 02 - Caxias do Sul - RS

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Neve_Caxias_do_Sul_(3).jpg. Acesso em: 19 abr. 2019.

Figura 03 - Paraty - RJ

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paraty2530.tiff. Acesso em: 19 abr. 2019.

Figura 04 - Nova Petrópolis - RS

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Petr%C3%B3polis_-_Parque_do_imigrante_-_panoramio_(18).jpg. Acesso em: 19 abr. 2019.

Referência

GADELHA, Regina Maria D´Aquino Fonseca. Os Núcleos Coloniais e o Processo de Acumulação Cafeeira (1850-1920): Contribuição ao Estudo da Colonização em São Paulo.

1982. 401 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível leia o questionamento para os alunos.

Esta etapa tem como objetivo levar os alunos a refletirem sobre a formação das colônias europeias no Brasil e a atuação que exercem.

Não é necessário que o aluno responda o questionamento neste momento, mas sim ponderar sobre a influência dos descendentes europeus no Brasil. Esta etapa tem o objetivo de instigá-los para desenvolverem a atividade da ação propositiva.

Material complementar:

Cópia do slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TpWrY5YPfkTanrFwNyVkKkSreMBHRDWdMyGp7hrNVBtMJcb9dVXxJuAuwPxa/geo9-01und05-problematizacao-copia-do-slide.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, anote no quadro.

Deixe claro que esta é uma atividade hipotética, mas que ela está sendo proposta a fim de levá-los a compreender o quanto elementos e hábitos, que talvez passem despercebidos no dia-a-dia, são na verdade um legado de descendentes europeus.

Peça para os alunos se organizarem em grupos e diga qual a colônia que eles são responsáveis. Oriente-os a fazerem um rascunho no próprio caderno sobre o planejamento para a feira. Eles devem elencar as ações e os elementos que caracterizam a colônia; terminada essa fase, distribua uma cartolina para cada grupo e peça que eles escrevam o que planejaram para a feira das nações. Circule pela sala e acompanhe o desenvolvimento da atividade retirando dúvidas se for preciso.

Esta atividade é atrelada a Geografia da Cultura que dá enfoque a dimensão simbólica e na cultura dos lugares, comunidades, pessoas.

Por meio da consulta dos sites sugeridos, além de outros que eles podem encontrar (internet), ou por meio do material impresso, caso seja necessário optar por essa alternativa, é esperado que os alunos elenque músicas, danças e comidas típicas, além de do folclore/lendas e hábitos das diferentes colônias que potencialmente podem fazer parte do evento.

Indicação de sites de pesquisa para os alunos

Itália

https://www.suapesquisa.com/musicacultura/cultura_italiana.htm

https://www.eurodicas.com.br/tradicoes-da-cultura-italiana/

https://www.infoescola.com/geografia/imigracao-italiana-no-brasil/

Alemanha

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes/a-contribuicao-alema-para-a-formacao-da-cultura-brasileira.html

http://www.wunderwelt-a.com.br/conheca-influencia-alema-na-cultura-brasileira/

https://www.infoescola.com/historia/imigracao-alema-no-brasil/

http://www.alemanhaeamusica.com.br/index.php/historia/dancas

Polônia

https://kurytyba.msz.gov.pl/pt/c/MOBILE/comunidade_polonesa_no_brasil/

https://www.infoescola.com/historia/imigracao-polonesa-no-brasil/

https://www.resumoescolar.com.br/geografia-do-brasil/imigracao-polonesa-no-brasil/

https://www.geni.com/projects/Imigrantes-Poloneses-ao-Brasil-Polish-immigrants-to-Brazil/23550

Holanda

http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_imigr_holandesa.htm

https://www.infoescola.com/historia/imigracao-holandesa-no-brasil/

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/12/imigrantes-holandeses-comemoram-100-anos-da-chegada-ao-brasil.html

https://www.expoflora.com.br/historia-da-imigracao-holandesa-para-o-brasil/

Material Complementar:

Cópia do slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GMwXgZQ3CNtp6XCNPZBtu4WYvHrpWkYsZMYJs9eCZ5wxExndb7Tsq4gg4M5H/geo9-01und05-acao-propositiva-copia-do-slide.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, reproduza no quadro ou leia para os alunos.

Esta etapa é dedicada à socialização das sugestões dos alunos. Conhecedor(a) de sua turma determine um tempo para que os 4 grupos falem.

É esperado que eles considerem que as colônias europeias influenciam fortemente os lugares onde elas estão e que em maior ou menor grau temos contato com uma ou mais tradições dos países europeus.

Material complementar

Cópia do slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xnEPPCnJBDbjt8jhYnp3DbuVu4g5RPT9xDSUsvyMfsTRXzDdMxaHepFF3kWC/geo09-01und05-sistematizacao-copia-do-slide.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Especificamente sobre esta aula o objetivo é refletir sobre a influência europeia no Brasil por meio da formação de colônias.

Esta habilidade pode ser trabalhada conjuntamente com outra como a EF09GE05 que aborda os processos de globalização e mundialização, o que permite compreender de forma mais abrangente aspectos associados à cultura pelo mundo.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno, dê ênfase aos detalhes. Será necessário também:

- lápis preto;

- canetinhas coloridas;

- régua;

- borracha;

- uma folha de cartolina por grupo;

- acesso a internet (celular, tablet ou computador) ou cópia do material contido no item sugestão para pesquisa do aluno.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMx2Xc9VJwZfpg28rb5QvjRjACDSQ3v9twyFPmerKfCjtdHVhEvdF2ZtTex/geo9-01und05-contextualizacao-imagens.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TpWrY5YPfkTanrFwNyVkKkSreMBHRDWdMyGp7hrNVBtMJcb9dVXxJuAuwPxa/geo9-01und05-problematizacao-copia-do-slide.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GMwXgZQ3CNtp6XCNPZBtu4WYvHrpWkYsZMYJs9eCZ5wxExndb7Tsq4gg4M5H/geo9-01und05-acao-propositiva-copia-do-slide.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xnEPPCnJBDbjt8jhYnp3DbuVu4g5RPT9xDSUsvyMfsTRXzDdMxaHepFF3kWC/geo09-01und05-sistematizacao-copia-do-slide.pdf

Para você saber mais:

“Geografia Cultural: um balanço” de Paul Charles Christophe Claval. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/14160. Acesso em: 16 abr. 2019.

“Quais foram as maiores levas de imigração para o Brasil?´da Redação da Revista Mundo Estranho.

“ Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-foram-as-maiores-levas-de-imigracao-para-o-brasil/. Acesso em: 19 abr. 2019.

“imigração no Brasil” do site Brasil Escola. Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/brasil/imigracao-no-brasil.htm. Acesso em: 19 abr. 2019.

Contextos prévios:

Características gerais da importância, atuação e influência da cultura europeia no Brasil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupo. A temática é sobre a influência europeia na cultura brasileira por meio da formação, atuação e perpetuação das colônias de migrantes europeus no Brasil. Sugerimos que seja formado 4 grupos, sendo que cada um deverá ter como tema uma colônia de migrante:

  • italianos;
  • holandeses;
  • poloneses;
  • alemães.

O fato do Brasil possuir inúmeras outras colônias, essas que foram sugeridas poderão ser substituídas caso haja uma outra em seu município ou em sua região.

Como adequar à sua realidade:

Questione os alunos sobre o conhecimento que eles têm de colônias de migrantes europeus. Peça para eles relatarem de maneira rápida elementos que eles lembram de estar associados a essa colônias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Peça para os alunos buscarem identificar de que lugar ou região são as imagens:

- Holambra - SP- colonização holandesa;

- Caxias do Sul - RS - colonização italiana;

- Paraty - R J - colonização portuguesa;

-Nova Petrópolis - RS - colonização alemã.

As imagens visam denotar o quanto o Brasil sofreu influência dos migrantes europeus, que se fixaram aqui e deixaram como legado sua cultura e costumes, uma herança tanto material quanto imaterial.

Portugueses e espanhóis foram os primeiros, ainda no século XV, e juntamente com italianos e alemães, a partir do século XIX, representam hoje as maiores colônias de origem europeia no Brasil.

De acordo com Gadelha (1982) a formação de núcleos coloniais (projeto de assentamento promovido pelo Império, com glebas de terras loteadas para venda a imigrantes, na qual deveriam se instalar, implantar uma cultura e construir sua própria casa) e colônias (conjunto de habitações/casas iguais, que serviam como moradia para os migrantes, chamados colonos, enquanto esses trabalhavam nas plantações de café ou de cana nas propriedades dos fazendeiros) foi mais intenso a partir de 1812. Foram eles, principalmente, que deram origem às colônias de migrantes que existem até hoje.

A influência desses povos podem ser vistas em inúmeras áreas e fazem parte de nossas vidas de alguma forma, com maior ou menor intensidade. Há municípios em que elas se tornam mais evidente, principalmente na região Sul do país, onde os colonos conservaram a cultura de seus antepassados.

Material complementar:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMx2Xc9VJwZfpg28rb5QvjRjACDSQ3v9twyFPmerKfCjtdHVhEvdF2ZtTex/geo9-01und05-contextualizacao-imagens.pdf

Fonte das imagens

Figura 01 - Holambra - SP

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Holambra_-_SP_-_panoramio_(7).jpg. Acesso em: 19 abr. 2019.

Figura 02 - Caxias do Sul - RS

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Neve_Caxias_do_Sul_(3).jpg. Acesso em: 19 abr. 2019.

Figura 03 - Paraty - RJ

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paraty2530.tiff. Acesso em: 19 abr. 2019.

Figura 04 - Nova Petrópolis - RS

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Petr%C3%B3polis_-_Parque_do_imigrante_-_panoramio_(18).jpg. Acesso em: 19 abr. 2019.

Referência

GADELHA, Regina Maria D´Aquino Fonseca. Os Núcleos Coloniais e o Processo de Acumulação Cafeeira (1850-1920): Contribuição ao Estudo da Colonização em São Paulo.

1982. 401 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível leia o questionamento para os alunos.

Esta etapa tem como objetivo levar os alunos a refletirem sobre a formação das colônias europeias no Brasil e a atuação que exercem.

Não é necessário que o aluno responda o questionamento neste momento, mas sim ponderar sobre a influência dos descendentes europeus no Brasil. Esta etapa tem o objetivo de instigá-los para desenvolverem a atividade da ação propositiva.

Material complementar:

Cópia do slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TpWrY5YPfkTanrFwNyVkKkSreMBHRDWdMyGp7hrNVBtMJcb9dVXxJuAuwPxa/geo9-01und05-problematizacao-copia-do-slide.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, anote no quadro.

Deixe claro que esta é uma atividade hipotética, mas que ela está sendo proposta a fim de levá-los a compreender o quanto elementos e hábitos, que talvez passem despercebidos no dia-a-dia, são na verdade um legado de descendentes europeus.

Peça para os alunos se organizarem em grupos e diga qual a colônia que eles são responsáveis. Oriente-os a fazerem um rascunho no próprio caderno sobre o planejamento para a feira. Eles devem elencar as ações e os elementos que caracterizam a colônia; terminada essa fase, distribua uma cartolina para cada grupo e peça que eles escrevam o que planejaram para a feira das nações. Circule pela sala e acompanhe o desenvolvimento da atividade retirando dúvidas se for preciso.

Esta atividade é atrelada a Geografia da Cultura que dá enfoque a dimensão simbólica e na cultura dos lugares, comunidades, pessoas.

Por meio da consulta dos sites sugeridos, além de outros que eles podem encontrar (internet), ou por meio do material impresso, caso seja necessário optar por essa alternativa, é esperado que os alunos elenque músicas, danças e comidas típicas, além de do folclore/lendas e hábitos das diferentes colônias que potencialmente podem fazer parte do evento.

Indicação de sites de pesquisa para os alunos

Itália

https://www.suapesquisa.com/musicacultura/cultura_italiana.htm

https://www.eurodicas.com.br/tradicoes-da-cultura-italiana/

https://www.infoescola.com/geografia/imigracao-italiana-no-brasil/

Alemanha

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes/a-contribuicao-alema-para-a-formacao-da-cultura-brasileira.html

http://www.wunderwelt-a.com.br/conheca-influencia-alema-na-cultura-brasileira/

https://www.infoescola.com/historia/imigracao-alema-no-brasil/

http://www.alemanhaeamusica.com.br/index.php/historia/dancas

Polônia

https://kurytyba.msz.gov.pl/pt/c/MOBILE/comunidade_polonesa_no_brasil/

https://www.infoescola.com/historia/imigracao-polonesa-no-brasil/

https://www.resumoescolar.com.br/geografia-do-brasil/imigracao-polonesa-no-brasil/

https://www.geni.com/projects/Imigrantes-Poloneses-ao-Brasil-Polish-immigrants-to-Brazil/23550

Holanda

http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_imigr_holandesa.htm

https://www.infoescola.com/historia/imigracao-holandesa-no-brasil/

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/12/imigrantes-holandeses-comemoram-100-anos-da-chegada-ao-brasil.html

https://www.expoflora.com.br/historia-da-imigracao-holandesa-para-o-brasil/

Material Complementar:

Cópia do slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GMwXgZQ3CNtp6XCNPZBtu4WYvHrpWkYsZMYJs9eCZ5wxExndb7Tsq4gg4M5H/geo9-01und05-acao-propositiva-copia-do-slide.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, reproduza no quadro ou leia para os alunos.

Esta etapa é dedicada à socialização das sugestões dos alunos. Conhecedor(a) de sua turma determine um tempo para que os 4 grupos falem.

É esperado que eles considerem que as colônias europeias influenciam fortemente os lugares onde elas estão e que em maior ou menor grau temos contato com uma ou mais tradições dos países europeus.

Material complementar

Cópia do slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xnEPPCnJBDbjt8jhYnp3DbuVu4g5RPT9xDSUsvyMfsTRXzDdMxaHepFF3kWC/geo09-01und05-sistematizacao-copia-do-slide.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano