10388
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Ângulos e suas construções

Plano de aula de Matemática com atividades para 8ºano do Fundamental sobre Construção de ângulos.

Plano 01 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Edinalva Rodrigues Ferreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista da área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA13. Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares

Objetivo específico

Tornar o aluno capaz de construir ângulos com auxílio de instrumentos de medidas (régua, transferidor e compasso).

Conceito-chave

Construção de ângulos.

Recursos necessários

  • Régua;
  • Compasso;
  • Lápis;
  • Atividade impressa.






Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Inicie fazendo os questionamentos do slide 3. Busque motivar os alunos a falarem sobre o que conhecem sobre medidas de ângulos.

Em seguida, passe para o Slide 4 e entregue os círculos para os alunos. Você pode pedir para que eles recortem o círculo das folhas ou já entregá-los recortados. Consulte o item Materiais complementares para acessar o material para impressão.

Quando todos estiverem com os círculos em mãos, solicite que eles façam as orientações do slide e lhe respondam as perguntas, uma a uma.

Propósito: Fazer com que os alunos sintam-se ambientalizados com a aula, envolvidos e motivados para desenvolver as atividades e aprender o conceito estudado.

Discuta com a turma:

- O que vocês conhecem sobre ângulos?

- Quais os instrumentos usados para medir ângulo?

- Qual a unidade de medida dos ângulos?

- Em nosso cotidiano, onde podemos notá-los?

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Inicie fazendo os questionamentos do slide 3. Busque motivar os alunos a falarem sobre o que conhecem sobre medidas de ângulos.

Em seguida, passe para o Slide 4 e entregue os círculos para os alunos. Você pode pedir para que eles recortem o círculo das folhas ou já entregá-los recortados. Consulte o item Materiais complementares para acessar o material para impressão.

Quando todos estiverem com os círculos em mãos, solicite que eles façam as orientações do slide e lhe respondam as perguntas, uma a uma.

Propósito: Fazer com que os alunos sintam-se ambientalizados com a aula, envolvidos e motivados para desenvolver as atividades e aprender o conceito estudado.

Discuta com a turma:

- O que vocês conhecem sobre ângulos?

- Quais os instrumentos usados para medir ângulo?

- Qual a unidade de medida dos ângulos?

- Em nosso cotidiano, onde podemos notá-los?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos respondam sozinhos cada uma das questões, primeiro as do slide 5 e depois as do slide 6. Neste momento, circule pela sala, pois os alunos estarão lendo o enunciado e respondendo e podem ter dúvidas em relação a alguns termos que estão sendo usados. Em caso de dúvidas, faça intervenções de modo que os alunos possam pensar e ter conclusões.

Propósito: Fazer com que os alunos aprendam o conceito de ângulos ao longo da atividade, enquanto realizam as construções.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos respondam sozinhos cada uma das questões, primeiro as do slide 5 e depois as do slide 6. Neste momento, circule pela sala, pois os alunos estarão lendo o enunciado e respondendo e podem ter dúvidas em relação a alguns termos que estão sendo usados. Em caso de dúvidas, faça intervenções de modo que os alunos possam pensar e ter conclusões.

Propósito: Fazer com que os alunos aprendam o conceito de ângulos ao longo da atividade, enquanto realizam as construções.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostra as duas resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostra uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostra as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostra uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça juntamente com os alunos uma sistematização do conceito de construção de ângulos de 30º, 40º, 60º e 90º, desenvolvido na atividade.

Propósito: Fazer a sistematização das formulações feitas pelos alunos em relação ao conceito de construção de ângulos de 30º, 40º, 60º e 90º.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Faça juntamente com os alunos uma sistematização das construções de ângulos notáveis para que a aluno se aproprie do conceito. Pode-se fazer uma síntese dos passos e recursos usados nas construções.

Propósito: Fazer uma síntese das atividades desenvolvidas na aula, de modo que o aluno perceba os caminhos percorridos durante a atividade para alcançar o objetivo proposto.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Durante a atividade, circule entre os alunos e observe as falas e resoluções deles. Faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos dos alunos.

Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão do conceito de construção de ângulos de 30º, 45º, 60º e 90º, e se é capaz de construir e descrever as construções.

Discuta com a turma:

- Quais foram as estratégias de construção do ângulo?

- Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?

- Quais os possíveis erros na resolução da atividade?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista da área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA13. Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares

Objetivo específico

Tornar o aluno capaz de construir ângulos com auxílio de instrumentos de medidas (régua, transferidor e compasso).

Conceito-chave

Construção de ângulos.

Recursos necessários

  • Régua;
  • Compasso;
  • Lápis;
  • Atividade impressa.





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Inicie fazendo os questionamentos do slide 3. Busque motivar os alunos a falarem sobre o que conhecem sobre medidas de ângulos.

Em seguida, passe para o Slide 4 e entregue os círculos para os alunos. Você pode pedir para que eles recortem o círculo das folhas ou já entregá-los recortados. Consulte o item Materiais complementares para acessar o material para impressão.

Quando todos estiverem com os círculos em mãos, solicite que eles façam as orientações do slide e lhe respondam as perguntas, uma a uma.

Propósito: Fazer com que os alunos sintam-se ambientalizados com a aula, envolvidos e motivados para desenvolver as atividades e aprender o conceito estudado.

Discuta com a turma:

- O que vocês conhecem sobre ângulos?

- Quais os instrumentos usados para medir ângulo?

- Qual a unidade de medida dos ângulos?

- Em nosso cotidiano, onde podemos notá-los?

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Inicie fazendo os questionamentos do slide 3. Busque motivar os alunos a falarem sobre o que conhecem sobre medidas de ângulos.

Em seguida, passe para o Slide 4 e entregue os círculos para os alunos. Você pode pedir para que eles recortem o círculo das folhas ou já entregá-los recortados. Consulte o item Materiais complementares para acessar o material para impressão.

Quando todos estiverem com os círculos em mãos, solicite que eles façam as orientações do slide e lhe respondam as perguntas, uma a uma.

Propósito: Fazer com que os alunos sintam-se ambientalizados com a aula, envolvidos e motivados para desenvolver as atividades e aprender o conceito estudado.

Discuta com a turma:

- O que vocês conhecem sobre ângulos?

- Quais os instrumentos usados para medir ângulo?

- Qual a unidade de medida dos ângulos?

- Em nosso cotidiano, onde podemos notá-los?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos respondam sozinhos cada uma das questões, primeiro as do slide 5 e depois as do slide 6. Neste momento, circule pela sala, pois os alunos estarão lendo o enunciado e respondendo e podem ter dúvidas em relação a alguns termos que estão sendo usados. Em caso de dúvidas, faça intervenções de modo que os alunos possam pensar e ter conclusões.

Propósito: Fazer com que os alunos aprendam o conceito de ângulos ao longo da atividade, enquanto realizam as construções.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos respondam sozinhos cada uma das questões, primeiro as do slide 5 e depois as do slide 6. Neste momento, circule pela sala, pois os alunos estarão lendo o enunciado e respondendo e podem ter dúvidas em relação a alguns termos que estão sendo usados. Em caso de dúvidas, faça intervenções de modo que os alunos possam pensar e ter conclusões.

Propósito: Fazer com que os alunos aprendam o conceito de ângulos ao longo da atividade, enquanto realizam as construções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostra as duas resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostra uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostra as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostra uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 7 a 16)

Orientação: No slide 7, mostre as dua resoluções aos alunos e deixe que eles investiguem se elas estão corretas ou não. Você pode perguntar se algum deles respondeu desta forma ou de forma semelhante.

Em seguida, nos slides 8 e 9, mostre uma possível resolução para a pergunta 1 da atividade.

Lembre-se de escutar com atenção os alunos, e de dar a todos a chance de compartilhar suas opiniões sobre as respostas.

É possível que durante a discussão das soluções apareçam diferentes respostas, sendo assim você deve fazer juntamente com os alunos uma sistematização das construções para que não haja dúvidas relacionadas ao conceito da construção do ângulo em estudo.

Nos slides seguintes (10 a 15), seguem possíveis respostas para as perguntas 2, 3 e 4.

No slide 16, você pode fazer as perguntas indicadas a fim de ouvir mais um pouco sobre as dúvidas e aprendizagens dos alunos.

Propósito: Dar ao aluno a oportunidade de expor seus entendimentos a respeito do conceito estudado, auxiliando no diagnóstico e intervenções de possíveis dificuldades.

Discuta com a turma:

- O que você pensou para resolver desta forma?

- O que se pode notar na resolução do colega?

- Qual o ângulo teve mais facilidade em construir?

- O que aprenderam com a atividade?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça juntamente com os alunos uma sistematização do conceito de construção de ângulos de 30º, 40º, 60º e 90º, desenvolvido na atividade.

Propósito: Fazer a sistematização das formulações feitas pelos alunos em relação ao conceito de construção de ângulos de 30º, 40º, 60º e 90º.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Faça juntamente com os alunos uma sistematização das construções de ângulos notáveis para que a aluno se aproprie do conceito. Pode-se fazer uma síntese dos passos e recursos usados nas construções.

Propósito: Fazer uma síntese das atividades desenvolvidas na aula, de modo que o aluno perceba os caminhos percorridos durante a atividade para alcançar o objetivo proposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Durante a atividade, circule entre os alunos e observe as falas e resoluções deles. Faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos dos alunos.

Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão do conceito de construção de ângulos de 30º, 45º, 60º e 90º, e se é capaz de construir e descrever as construções.

Discuta com a turma:

- Quais foram as estratégias de construção do ângulo?

- Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?

- Quais os possíveis erros na resolução da atividade?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano