17951
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Floresta Amazônica: a relação entre o clima e a floresta

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender a relação entre o clima e a vegetação e a formação dos rios voadores na floresta Amazônica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Teixeira De Mello

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO6_05UND08

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Internet

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta de entender a interdependência entre clima e vegetação na Amazônia brasileira. Para apresentar o tema da aula aos estudantes, seria interessante enviar uma fotografia da Amazônia, como a que está disponível no slide de apresentação do tema da aula, juntamente com seu título: Clima e Vegetação da Amazônia. Esse envio deve ser feito por alguma ferramenta de comunicação tecnológica.

Contextualização
A contextualização dessa aula será feita conforme a proposta original do plano, com o envio das perguntas: "Você conhece os rios voadores? Qual a relação que o vídeo faz entre os rios voadores e o clima e vegetação da Amazônia?" O vídeo para a turma assistir está disponível aqui. Peça que registrem no caderno a resposta às duas perguntas.

Ação propositiva
A ação propositiva é uma adaptação da proposta original feita pelo plano de aula. A primeira adaptação necessária é que a atividade será realizada individualmente. Cada estudante deve produzir um cartum a partir da reflexão sobre o vídeo de acordo com os seguintes temas: Floresta Amazônica, Biodiversidade, Rios voadores (a relação entre vegetação e chuva) e o Equilíbrio climático do planeta. O cartum pode ser feito à mão ou no computador. Peça que o estudante solicite ajuda dos familiares para fotografar o cartum pronto e enviar por meio de alguma ferramenta tecnológica ao professor.

Sistematização
Organize, professor, uma exposição dos cartuns produzidos pelos estudantes em formato de slides, usando Powerpoint ou Google Apresentações. Retorne aos estudantes para que eles vejam a produção dos colegas.

Convite às famílias
Convide as famílias a conhecerem um pouco mais sobre o rios voadores da Amazônia. Há dois documentários bem interessantes: "Rios Voadores da Amazônia - sem floresta não tem água", disponível aqui; "Um Rio no Céu",  da National Geographic, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO6_05UND08

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas