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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Os biomas e os alimentos típicos das áreas onde estão localizados

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre conhecer as características dos biomas brasileiros através dos pratos ou alimentos típicos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Teixeira De Mello

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO6_05UND07

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Internet

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta de pesquisar sobre os alimentos típicos de cada região brasileira. A apresentação do tema pode ser feita enviando a seguinte pergunta aos estudantes por meio de alguma ferramenta tecnológica: "Você conhece os alimentos típicos de cada região brasileira?".

Contextualização
A contextualização dessa aula deve procurar relacionar os alimentos típicos regionais com a condições naturais, históricas e étnicas das regiões brasileiras. É importante que os estudantes entendam, a princípio, que a diversidade natural e sociohistórica brasileira também se reflete nos hábitos alimentares e na culinária regional. Para a contextualização do tema, peça aos estudantes que perguntem em casa, liguem para os parentes mais velhos ou para algum amigo da família para levantar informações sobre pratos típicos da região em que mora. Solicite também que perguntem sobre a origem do prato. Caso nenhuma das opções seja possível, peça para fazerem uma pesquisa na internet. A ideia aqui é que o estudante identifique a relação entre culinária e regionalidades. Peça que compartilhem com a turma o que descobriram.

Ação propositiva
A ação propositiva é uma adaptação da proposta original do plano de aula. A primeira adaptação necessária é que a atividade será realizada individualmente. Cada estudante deve escolher uma região brasileira representada por um bioma. Procure, na medida do possível, estabelecer alguma proporcionalidade entre a quantidade de estudantes por região. Oriente os estudantes a pesquisar um prato típico do bioma que escolheu. Para a pesquisa, peça: a) o nome do prato típico; b) a história sobre esse prato; c) uma fotografia do prato pronto. Com a pesquisa finalizada, oriente os estudantes a refletirem sobre a relação entre o prato típico e as características naturais e socioeconômicas da região. Podemos dizer que há alguma relação entre os ingredientes ou a forma de cozinhar esse prato e a região brasileira de origem? Essa é a pergunta que deve ser respondida pelos estudantes. Todas as informações devem ser registradas no caderno de Geografia.

Sistematização
Por fim, solicite aos estudantes que socialize com a turma o nome do prato, a fotografia e a conclusão que o estudante chegou sobre a relação do prato típico com as características naturais e socioeconômicas da região.

Convite às famílias
Vamos cozinhar? A sugestão para as famílias é preparar em casa algum prato regional brasileiro para a família desfrutar. Bom apetite!

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO6_05UND07

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.


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