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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Os biomas e os alimentos típicos das áreas onde estão localizados

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre conhecer as características dos biomas brasileiros através dos pratos ou alimentos típicos.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Teixeira De Mello

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO5 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, será possível conhecer algumas características dos principais biomas brasileiros através da pesquisa e experimentação de algumas receitas ou alimentos típicos. Assim, teremos a oportunidade de refletir sobre aspectos referentes à interação entre clima, vegetação e cultura de uma região. Como atividade, montaremos um pequeno livro de receitas que deverá especificar além da receita, as características climáticas, a vegetação e alguma curiosidade sobre o prato escolhido.

Materiais necessários: Folha de papel A4, impressora, celular ou computador com acesso a internet, imagens dos alimentos ou pratos típicos e dos biomas, lápis, caneta colorida, lápis de cor, canetas hidrocor e borracha.

Se a escola não tiver acesso à internet, sugiro que o professor divida a turma em 6 grupos, para que cada grupo corresponda a um bioma brasileiro, e peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o bioma correspondente ao seu grupo. Esta pesquisa precisa conter informações sobre a região, clima, vegetação característica de cada bioma e a receita do prato ou alimento típico associado a uma curiosidade cultural (algum hábito associado à cultura local), por exemplo: a culinária da região Norte tem sua base na mandioca, devido a influência indígena que aprimorou suas técnicas de plantio e cultivo. A partir da mandioca são feitos beijus, farinha d`água, pirões e mingaus.

Para você saber mais:

BRASIL, Ministério da Cultura. Guia gastronômico reúne os sabores da 5 regiões. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2014/02/guia-gastronomico-brasileiro-reune-sabores-das-5-regioes>. Acesso em: 30 mar 2019.

Receitas com espécies nativas do cerrado e da caatinga. Disponível em: <http://www.cerratinga.org.br/receitas-com-especies-nativas-do-cerrado-e-da-caatinga/>. Acesso em: 30 mar 2019.

Contextos prévios: Seria interessante que os alunos tivessem conhecimento sobre o clima e a vegetação brasileira, compreendessem a relação entre clima e vegetação e fossem capazes de relacionar esses conhecimentos aos aspectos culturais da população.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula e comente que a turma estudará sobre as características do clima e da vegetação dos biomas brasileiros e fará uma associação com os alimentos ou pratos típicos da área em que cada bioma se estende. Como atividade, dividiremos a turma em 6 grupos, em que cada representará um bioma (Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Campos e Pantanal, faremos uma pesquisa com celular ou na sala de informática sobre as principais características desses biomas considerando o clima, vegetação, prato ou alimento típico e curiosidade cultural sobre esse prato. Para finalizar, cada grupo terá que escrever a sua receita para a publicação de um livro de receitas da turma.

Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula informações extras sobre o bioma característico da sua cidade e o seu principal prato típico.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete as imagens e instigue a turma a pensar sobre a interação entre clima e a vegetação de uma região.

  • Será que a vegetação e os animais de um lugar estão relacionados ao seu clima?
  • Será que as características climáticas e as formações vegetais interagem com o modo de vida/ hábitos culturais da população?
  • E como podemos relacionar as características físicas e os costumes alimentares de uma população?

Cite um exemplo de um alimento típico da região que os alunos vivem e que possa ser relacionado ao bioma típico da região, como por exemplo o costume de comer açaí na região Norte, que vem da influência de costumes indígenas associados à riqueza dos recursos naturais da floresta amazônica.

As imagens do slide referem-se a diversidade ambiental que reflete nos hábitos alimentares brasileiros como as uvas adaptadas ao clima da região Sul, tradicional na produção de vinho, e o doce de compota muito comum no interior do nosso país, podendo ser feito da fruta característica da região

Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula um prato ou alimento típico da região que você mora para utilizar como exemplo e relaciona-lo ao bioma da região considerando os aspectos naturais e culturais.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens e instigue a turma a pensar sobre a interação entre clima e a vegetação de uma região.

  • Será que a vegetação e os animais de um lugar estão relacionados ao seu clima?
  • Será que as características climáticas e as formações vegetais interagem com o modo de vida/ hábitos culturais da população?
  • E como podemos relacionar as características físicas e os costumes alimentares de uma população?

Cite um exemplo de um alimento típico da região que os alunos vivem e que possa ser relacionado ao bioma típico da região, como por exemplo o costume de comer açaí na região Norte, que vem da influência de costumes indígenas associados à riqueza dos recursos naturais da floresta amazônica.

As imagens do slide referem-se a diversidade ambiental que reflete nos hábitos alimentares brasileiros como as uvas adaptadas ao clima da região Sul, tradicional na produção de vinho, e o doce de compota muito comum no interior do nosso país, podendo ser feito da fruta característica da região

Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula um prato ou alimento típico da região que você mora para utilizar como exemplo e relaciona-lo ao bioma da região considerando os aspectos naturais e culturais.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Explique à turma que assim como cada bioma apresenta diferentes características seja referente ao clima, relevo, biodiversidade e ao modo de vida da população, os problemas ambientais, a interferência humana e a exploração desregulada dos recursos naturais também ocorrem de forma distintas e causam consequências graves à vida de cada bioma, podendo interferir diretamente nos hábitos culturais locais, como os relacionados à alimentação. Pergunte à turma o que vem a memória deles quando falamos sobre extinção.

  • A extinção está relacionada à fauna e à flora de um bioma?
  • Como a extinção de uma espécie poderia interferir no hábito alimentar de uma população?

A extinção de uma espécie, seja da fauna ou flora também refere-se a recursos utilizados como alimentos, portanto, mais que nunca devemos pensar no manejo e consumo sustentável dos recursos naturais.

Como adequar à sua realidade: Leve para a sala de aula exemplos de alimentos que estão em risco de extinção e interferirão nos hábitos alimentares das populações, como o palmito Jussara presente no bioma mata atlântica.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Diga a turma que este será o momento de pesquisar uma receita ou alimento típico que seja característico a um dos biomas brasileiros. Os alunos poderão realizar essa atividade individualmente ou em grupo e não há problema caso algum bioma se repita, no entanto, você deverá orientar a turma para que o alimento ou prato típico não seja repetido. Neste momento, os alunos poderão fazer uso do celular ou computador com acesso à internet e impressora para imprimir as imagens dos alimentos, mas caso esses recursos não estejam disponíveis, a sugestão é que seja pedida uma pesquisa prévia sobre os alimentos ou pratos típicos de cada bioma, com informações sobre: região, clima, vegetação e curiosidade cultural sobre o prato ou alimento escolhido e imagem para ilustrar o livro de receitas.

As informações sobre os alimentos e pratos típicos de cada bioma deverão ser escritas pelos alunos na folha de papel A4 e poderão ser decoradas por eles.

Como adequar à sua realidade: Seria interessante levar para a sala de aula alguma amostra de alimentos típicos de alguns biomas para que os alunos pudessem experimentar.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Neste momento da aula os alunos trabalharão em grupo. Peça para que se juntem aos colegas que escolheram o mesmo bioma e troquem as receitas. Eles deverão observar se cada trabalho apresenta, além da receita, as características climáticas, a região, a vegetação, a curiosidade sobre o alimento e a imagem.

Assim que os grupos terminarem a avaliação final, reúna os trabalhos para a montagem do livro de receitas.

Desdobramentos para as aulas seguintes: Peça para que os alunos façam uma ilustração para a capa do livro de receitas e organize na sala de aula um dia de degustação com os alimentos possíveis de serem encontrados e que façam parte das receitas do livro.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO5 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, será possível conhecer algumas características dos principais biomas brasileiros através da pesquisa e experimentação de algumas receitas ou alimentos típicos. Assim, teremos a oportunidade de refletir sobre aspectos referentes à interação entre clima, vegetação e cultura de uma região. Como atividade, montaremos um pequeno livro de receitas que deverá especificar além da receita, as características climáticas, a vegetação e alguma curiosidade sobre o prato escolhido.

Materiais necessários: Folha de papel A4, impressora, celular ou computador com acesso a internet, imagens dos alimentos ou pratos típicos e dos biomas, lápis, caneta colorida, lápis de cor, canetas hidrocor e borracha.

Se a escola não tiver acesso à internet, sugiro que o professor divida a turma em 6 grupos, para que cada grupo corresponda a um bioma brasileiro, e peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o bioma correspondente ao seu grupo. Esta pesquisa precisa conter informações sobre a região, clima, vegetação característica de cada bioma e a receita do prato ou alimento típico associado a uma curiosidade cultural (algum hábito associado à cultura local), por exemplo: a culinária da região Norte tem sua base na mandioca, devido a influência indígena que aprimorou suas técnicas de plantio e cultivo. A partir da mandioca são feitos beijus, farinha d`água, pirões e mingaus.

Para você saber mais:

BRASIL, Ministério da Cultura. Guia gastronômico reúne os sabores da 5 regiões. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2014/02/guia-gastronomico-brasileiro-reune-sabores-das-5-regioes>. Acesso em: 30 mar 2019.

Receitas com espécies nativas do cerrado e da caatinga. Disponível em: <http://www.cerratinga.org.br/receitas-com-especies-nativas-do-cerrado-e-da-caatinga/>. Acesso em: 30 mar 2019.

Contextos prévios: Seria interessante que os alunos tivessem conhecimento sobre o clima e a vegetação brasileira, compreendessem a relação entre clima e vegetação e fossem capazes de relacionar esses conhecimentos aos aspectos culturais da população.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema da aula e comente que a turma estudará sobre as características do clima e da vegetação dos biomas brasileiros e fará uma associação com os alimentos ou pratos típicos da área em que cada bioma se estende. Como atividade, dividiremos a turma em 6 grupos, em que cada representará um bioma (Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Campos e Pantanal, faremos uma pesquisa com celular ou na sala de informática sobre as principais características desses biomas considerando o clima, vegetação, prato ou alimento típico e curiosidade cultural sobre esse prato. Para finalizar, cada grupo terá que escrever a sua receita para a publicação de um livro de receitas da turma.

Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula informações extras sobre o bioma característico da sua cidade e o seu principal prato típico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete as imagens e instigue a turma a pensar sobre a interação entre clima e a vegetação de uma região.

  • Será que a vegetação e os animais de um lugar estão relacionados ao seu clima?
  • Será que as características climáticas e as formações vegetais interagem com o modo de vida/ hábitos culturais da população?
  • E como podemos relacionar as características físicas e os costumes alimentares de uma população?

Cite um exemplo de um alimento típico da região que os alunos vivem e que possa ser relacionado ao bioma típico da região, como por exemplo o costume de comer açaí na região Norte, que vem da influência de costumes indígenas associados à riqueza dos recursos naturais da floresta amazônica.

As imagens do slide referem-se a diversidade ambiental que reflete nos hábitos alimentares brasileiros como as uvas adaptadas ao clima da região Sul, tradicional na produção de vinho, e o doce de compota muito comum no interior do nosso país, podendo ser feito da fruta característica da região

Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula um prato ou alimento típico da região que você mora para utilizar como exemplo e relaciona-lo ao bioma da região considerando os aspectos naturais e culturais.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete as imagens e instigue a turma a pensar sobre a interação entre clima e a vegetação de uma região.

  • Será que a vegetação e os animais de um lugar estão relacionados ao seu clima?
  • Será que as características climáticas e as formações vegetais interagem com o modo de vida/ hábitos culturais da população?
  • E como podemos relacionar as características físicas e os costumes alimentares de uma população?

Cite um exemplo de um alimento típico da região que os alunos vivem e que possa ser relacionado ao bioma típico da região, como por exemplo o costume de comer açaí na região Norte, que vem da influência de costumes indígenas associados à riqueza dos recursos naturais da floresta amazônica.

As imagens do slide referem-se a diversidade ambiental que reflete nos hábitos alimentares brasileiros como as uvas adaptadas ao clima da região Sul, tradicional na produção de vinho, e o doce de compota muito comum no interior do nosso país, podendo ser feito da fruta característica da região

Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula um prato ou alimento típico da região que você mora para utilizar como exemplo e relaciona-lo ao bioma da região considerando os aspectos naturais e culturais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Explique à turma que assim como cada bioma apresenta diferentes características seja referente ao clima, relevo, biodiversidade e ao modo de vida da população, os problemas ambientais, a interferência humana e a exploração desregulada dos recursos naturais também ocorrem de forma distintas e causam consequências graves à vida de cada bioma, podendo interferir diretamente nos hábitos culturais locais, como os relacionados à alimentação. Pergunte à turma o que vem a memória deles quando falamos sobre extinção.

  • A extinção está relacionada à fauna e à flora de um bioma?
  • Como a extinção de uma espécie poderia interferir no hábito alimentar de uma população?

A extinção de uma espécie, seja da fauna ou flora também refere-se a recursos utilizados como alimentos, portanto, mais que nunca devemos pensar no manejo e consumo sustentável dos recursos naturais.

Como adequar à sua realidade: Leve para a sala de aula exemplos de alimentos que estão em risco de extinção e interferirão nos hábitos alimentares das populações, como o palmito Jussara presente no bioma mata atlântica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Diga a turma que este será o momento de pesquisar uma receita ou alimento típico que seja característico a um dos biomas brasileiros. Os alunos poderão realizar essa atividade individualmente ou em grupo e não há problema caso algum bioma se repita, no entanto, você deverá orientar a turma para que o alimento ou prato típico não seja repetido. Neste momento, os alunos poderão fazer uso do celular ou computador com acesso à internet e impressora para imprimir as imagens dos alimentos, mas caso esses recursos não estejam disponíveis, a sugestão é que seja pedida uma pesquisa prévia sobre os alimentos ou pratos típicos de cada bioma, com informações sobre: região, clima, vegetação e curiosidade cultural sobre o prato ou alimento escolhido e imagem para ilustrar o livro de receitas.

As informações sobre os alimentos e pratos típicos de cada bioma deverão ser escritas pelos alunos na folha de papel A4 e poderão ser decoradas por eles.

Como adequar à sua realidade: Seria interessante levar para a sala de aula alguma amostra de alimentos típicos de alguns biomas para que os alunos pudessem experimentar.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Neste momento da aula os alunos trabalharão em grupo. Peça para que se juntem aos colegas que escolheram o mesmo bioma e troquem as receitas. Eles deverão observar se cada trabalho apresenta, além da receita, as características climáticas, a região, a vegetação, a curiosidade sobre o alimento e a imagem.

Assim que os grupos terminarem a avaliação final, reúna os trabalhos para a montagem do livro de receitas.

Desdobramentos para as aulas seguintes: Peça para que os alunos façam uma ilustração para a capa do livro de receitas e organize na sala de aula um dia de degustação com os alimentos possíveis de serem encontrados e que façam parte das receitas do livro.

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