Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO5 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, será possível conhecer algumas características dos principais biomas brasileiros através da pesquisa e experimentação de algumas receitas ou alimentos típicos. Assim, teremos a oportunidade de refletir sobre aspectos referentes à interação entre clima, vegetação e cultura de uma região. Como atividade, montaremos um pequeno livro de receitas que deverá especificar além da receita, as características climáticas, a vegetação e alguma curiosidade sobre o prato escolhido.
Materiais necessários: Folha de papel A4, impressora, celular ou computador com acesso a internet, imagens dos alimentos ou pratos típicos e dos biomas, lápis, caneta colorida, lápis de cor, canetas hidrocor e borracha.
Se a escola não tiver acesso à internet, sugiro que o professor divida a turma em 6 grupos, para que cada grupo corresponda a um bioma brasileiro, e peça para que eles façam uma pesquisa em casa sobre o bioma correspondente ao seu grupo. Esta pesquisa precisa conter informações sobre a região, clima, vegetação característica de cada bioma e a receita do prato ou alimento típico associado a uma curiosidade cultural (algum hábito associado à cultura local), por exemplo: a culinária da região Norte tem sua base na mandioca, devido a influência indígena que aprimorou suas técnicas de plantio e cultivo. A partir da mandioca são feitos beijus, farinha d`água, pirões e mingaus.
Para você saber mais:
BRASIL, Ministério da Cultura. Guia gastronômico reúne os sabores da 5 regiões. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2014/02/guia-gastronomico-brasileiro-reune-sabores-das-5-regioes>. Acesso em: 30 mar 2019.
Receitas com espécies nativas do cerrado e da caatinga. Disponível em: <http://www.cerratinga.org.br/receitas-com-especies-nativas-do-cerrado-e-da-caatinga/>. Acesso em: 30 mar 2019.
Contextos prévios: Seria interessante que os alunos tivessem conhecimento sobre o clima e a vegetação brasileira, compreendessem a relação entre clima e vegetação e fossem capazes de relacionar esses conhecimentos aos aspectos culturais da população.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema da aula e comente que a turma estudará sobre as características do clima e da vegetação dos biomas brasileiros e fará uma associação com os alimentos ou pratos típicos da área em que cada bioma se estende. Como atividade, dividiremos a turma em 6 grupos, em que cada representará um bioma (Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Campos e Pantanal, faremos uma pesquisa com celular ou na sala de informática sobre as principais características desses biomas considerando o clima, vegetação, prato ou alimento típico e curiosidade cultural sobre esse prato. Para finalizar, cada grupo terá que escrever a sua receita para a publicação de um livro de receitas da turma.
Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula informações extras sobre o bioma característico da sua cidade e o seu principal prato típico.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete as imagens e instigue a turma a pensar sobre a interação entre clima e a vegetação de uma região.
- Será que a vegetação e os animais de um lugar estão relacionados ao seu clima?
- Será que as características climáticas e as formações vegetais interagem com o modo de vida/ hábitos culturais da população?
- E como podemos relacionar as características físicas e os costumes alimentares de uma população?
Cite um exemplo de um alimento típico da região que os alunos vivem e que possa ser relacionado ao bioma típico da região, como por exemplo o costume de comer açaí na região Norte, que vem da influência de costumes indígenas associados à riqueza dos recursos naturais da floresta amazônica.
As imagens do slide referem-se a diversidade ambiental que reflete nos hábitos alimentares brasileiros como as uvas adaptadas ao clima da região Sul, tradicional na produção de vinho, e o doce de compota muito comum no interior do nosso país, podendo ser feito da fruta característica da região
Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula um prato ou alimento típico da região que você mora para utilizar como exemplo e relaciona-lo ao bioma da região considerando os aspectos naturais e culturais.
Contextualização
Orientações: Projete as imagens e instigue a turma a pensar sobre a interação entre clima e a vegetação de uma região.
- Será que a vegetação e os animais de um lugar estão relacionados ao seu clima?
- Será que as características climáticas e as formações vegetais interagem com o modo de vida/ hábitos culturais da população?
- E como podemos relacionar as características físicas e os costumes alimentares de uma população?
Cite um exemplo de um alimento típico da região que os alunos vivem e que possa ser relacionado ao bioma típico da região, como por exemplo o costume de comer açaí na região Norte, que vem da influência de costumes indígenas associados à riqueza dos recursos naturais da floresta amazônica.
As imagens do slide referem-se a diversidade ambiental que reflete nos hábitos alimentares brasileiros como as uvas adaptadas ao clima da região Sul, tradicional na produção de vinho, e o doce de compota muito comum no interior do nosso país, podendo ser feito da fruta característica da região
Como adequar à sua realidade: Você pode levar para sala de aula um prato ou alimento típico da região que você mora para utilizar como exemplo e relaciona-lo ao bioma da região considerando os aspectos naturais e culturais.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Explique à turma que assim como cada bioma apresenta diferentes características seja referente ao clima, relevo, biodiversidade e ao modo de vida da população, os problemas ambientais, a interferência humana e a exploração desregulada dos recursos naturais também ocorrem de forma distintas e causam consequências graves à vida de cada bioma, podendo interferir diretamente nos hábitos culturais locais, como os relacionados à alimentação. Pergunte à turma o que vem a memória deles quando falamos sobre extinção.
- A extinção está relacionada à fauna e à flora de um bioma?
- Como a extinção de uma espécie poderia interferir no hábito alimentar de uma população?
A extinção de uma espécie, seja da fauna ou flora também refere-se a recursos utilizados como alimentos, portanto, mais que nunca devemos pensar no manejo e consumo sustentável dos recursos naturais.
Como adequar à sua realidade: Leve para a sala de aula exemplos de alimentos que estão em risco de extinção e interferirão nos hábitos alimentares das populações, como o palmito Jussara presente no bioma mata atlântica.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Diga a turma que este será o momento de pesquisar uma receita ou alimento típico que seja característico a um dos biomas brasileiros. Os alunos poderão realizar essa atividade individualmente ou em grupo e não há problema caso algum bioma se repita, no entanto, você deverá orientar a turma para que o alimento ou prato típico não seja repetido. Neste momento, os alunos poderão fazer uso do celular ou computador com acesso à internet e impressora para imprimir as imagens dos alimentos, mas caso esses recursos não estejam disponíveis, a sugestão é que seja pedida uma pesquisa prévia sobre os alimentos ou pratos típicos de cada bioma, com informações sobre: região, clima, vegetação e curiosidade cultural sobre o prato ou alimento escolhido e imagem para ilustrar o livro de receitas.
As informações sobre os alimentos e pratos típicos de cada bioma deverão ser escritas pelos alunos na folha de papel A4 e poderão ser decoradas por eles.
Como adequar à sua realidade: Seria interessante levar para a sala de aula alguma amostra de alimentos típicos de alguns biomas para que os alunos pudessem experimentar.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Neste momento da aula os alunos trabalharão em grupo. Peça para que se juntem aos colegas que escolheram o mesmo bioma e troquem as receitas. Eles deverão observar se cada trabalho apresenta, além da receita, as características climáticas, a região, a vegetação, a curiosidade sobre o alimento e a imagem.
Assim que os grupos terminarem a avaliação final, reúna os trabalhos para a montagem do livro de receitas.
Desdobramentos para as aulas seguintes: Peça para que os alunos façam uma ilustração para a capa do livro de receitas e organize na sala de aula um dia de degustação com os alimentos possíveis de serem encontrados e que façam parte das receitas do livro.