Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Danilo Pires de Azevedo
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
Objetivos específicos
- Relacionar a adição e subtração de números inteiros.
- Calcular variações de saldos através de situações problema.
Conceito-chave
Adição de números inteiros; Subtração de números inteiros.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. O objetivo dessa aula é fazer com que os alunos consigam relacionar de maneira eficaz a adição e subtração de números inteiros, por meio de estratégias pessoais ou convencionais.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Material complementar:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Veja se os alunos se lembram de situações que utilizam os números inteiros. Leia os problemas e, se necessário, realize algumas anotações no quadro da representação matemática para resolver cada um deles. Destaque a utilização dos parênteses e a se há formas diferentes de resolução.
Propósito: Relembrar a soma e subtração de números inteiros e suas aplicações em diferentes contextos.
Discuta com a turma:
- Quando utilizamos a adição de números inteiros?
- Quando utilizamos a subtração de números inteiros?
- Quais palavras podemos relacionar com adição e subtração de números inteiros?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Veja se os alunos se lembram de situações que utilizam os números inteiros. Leia os problemas e, se necessário, realize algumas anotações no quadro da representação matemática para resolver cada um deles. Destaque a utilização dos parênteses e a se há formas diferentes de resolução.
Propósito: Relembrar a soma e subtração de números inteiros e suas aplicações em diferentes contextos.
Discuta com a turma:
- Quando utilizamos a adição de números inteiros?
- Quando utilizamos a subtração de números inteiros?
- Quais palavras podemos relacionar com adição e subtração de números inteiros?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientação: Você pode projetar, imprimir ou anotar no quadro. Agrupe os alunos em duplas ou trios para que consigam perceber as regularidades que ocorrem em cada uma das tabelas. Verifique se estão tentando descobrir os números por tentativa e erro ou se estão utilizando alguma estratégia, como por exemplo, a operação inversa (1ª tabela) ou a relação entre minuendo, subtraendo e resto (2ª tabela).
Propósito: Trabalhar com todas as formas de adições e subtrações de números inteiros: dois números negativos; dois positivos; positivo e negativo; negativo e positivo
Discuta com a turma:
- Como fazemos para descobrir os números que faltam?
- Usamos a mesma estratégia para descobrir todos os números? Quais as diferenças?
- Qual a diferença de fazermos 2 + (-3) ou 2 - (3)?
Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.
Materiais complementares para impressão:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10)
Orientação: Ouça os comentários dos alunos sobre como conseguiram descobrir os números que faltavam. Deixe que utilizem suas próprias palavras para explicar como chegaram à resposta, porém aproxime-os sempre da representação matemática e da forma como deve aparecer.
Propósito: Perceber se os alunos conseguiram utilizar a operação inversa e as relações entre minuendo, subtraendo e resto.
Discuta com a turma:
- Podemos dizer que subtrair um número positivo é o mesmo que somar um número negativo? Por quê?
- Qual a diferença entre se efetuar a - b e se fazer b - a ?
- Você consegue encontrar mais alguma regularidade?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10)
Orientação: Ouça os comentários dos alunos sobre como conseguiram descobrir os números que faltavam. Deixe que utilizem suas próprias palavras para explicar como chegaram à resposta, porém aproxime-os sempre da representação matemática e da forma como deve aparecer.
Propósito: Perceber se os alunos conseguiram utilizar a operação inversa e as relações entre minuendo, subtraendo e resto.
Discuta com a turma:
- Podemos dizer que subtrair um número positivo é o mesmo que somar um número negativo? Por quê?
- Qual a diferença entre se efetuar a - b e se fazer b - a ?
- Você consegue encontrar mais alguma regularidade?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Comente com os alunos que a relação entre a adição e subtração de números inteiros pode ser utilizada de uma forma bem ampla. É importante que consigam estabelecer tais relações com números naturais, assim as dificuldades poderão ser menores com os números inteiros.
Propósito: Finalizar a aula com comentários dos alunos sobre o que compreenderam da relação entre adição e subtração de números inteiros.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Essa atividade será realizada individualmente. É necessário que os alunos consigam estabelecer uma relação entre as palavras que aparecem no texto e números positivos ou negativos. A resposta do item “a” é extremamente importante, pois os demais resultados dependem dele. Reforce a necessidade de deixar registrado como cada um pensou.
Propósito: Relacionar a adição e subtração de números inteiros.
Materiais complementares para impressão: