10387
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Relacionando a adição e a subtração de números inteiros

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre adição de números inteiros; subtração de números inteiros

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danilo Pires de Azevedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Danilo Pires de Azevedo

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.



Objetivos específicos

  1. Relacionar a adição e subtração de números inteiros.
  2. Calcular variações de saldos através de situações problema.



Conceito-chave

Adição de números inteiros; Subtração de números inteiros.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. O objetivo dessa aula é fazer com que os alunos consigam relacionar de maneira eficaz a adição e subtração de números inteiros, por meio de estratégias pessoais ou convencionais.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material complementar:

Operações com números inteiros (página 1)

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Veja se os alunos se lembram de situações que utilizam os números inteiros. Leia os problemas e, se necessário, realize algumas anotações no quadro da representação matemática para resolver cada um deles. Destaque a utilização dos parênteses e a se há formas diferentes de resolução.

Propósito: Relembrar a soma e subtração de números inteiros e suas aplicações em diferentes contextos.

Discuta com a turma:

  • Quando utilizamos a adição de números inteiros?
  • Quando utilizamos a subtração de números inteiros?
  • Quais palavras podemos relacionar com adição e subtração de números inteiros?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Retomada

Resolução da Atividade de Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Veja se os alunos se lembram de situações que utilizam os números inteiros. Leia os problemas e, se necessário, realize algumas anotações no quadro da representação matemática para resolver cada um deles. Destaque a utilização dos parênteses e a se há formas diferentes de resolução.

Propósito: Relembrar a soma e subtração de números inteiros e suas aplicações em diferentes contextos.

Discuta com a turma:

  • Quando utilizamos a adição de números inteiros?
  • Quando utilizamos a subtração de números inteiros?
  • Quais palavras podemos relacionar com adição e subtração de números inteiros?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Você pode projetar, imprimir ou anotar no quadro. Agrupe os alunos em duplas ou trios para que consigam perceber as regularidades que ocorrem em cada uma das tabelas. Verifique se estão tentando descobrir os números por tentativa e erro ou se estão utilizando alguma estratégia, como por exemplo, a operação inversa (1ª tabela) ou a relação entre minuendo, subtraendo e resto (2ª tabela).

Propósito: Trabalhar com todas as formas de adições e subtrações de números inteiros: dois números negativos; dois positivos; positivo e negativo; negativo e positivo

Discuta com a turma:

  • Como fazemos para descobrir os números que faltam?
  • Usamos a mesma estratégia para descobrir todos os números? Quais as diferenças?
  • Qual a diferença de fazermos 2 + (-3) ou 2 - (3)?

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10)

Orientação: Ouça os comentários dos alunos sobre como conseguiram descobrir os números que faltavam. Deixe que utilizem suas próprias palavras para explicar como chegaram à resposta, porém aproxime-os sempre da representação matemática e da forma como deve aparecer.

Propósito: Perceber se os alunos conseguiram utilizar a operação inversa e as relações entre minuendo, subtraendo e resto.

Discuta com a turma:

  • Podemos dizer que subtrair um número positivo é o mesmo que somar um número negativo? Por quê?
  • Qual a diferença entre se efetuar a - b e se fazer b - a ?
  • Você consegue encontrar mais alguma regularidade?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10)

Orientação: Ouça os comentários dos alunos sobre como conseguiram descobrir os números que faltavam. Deixe que utilizem suas próprias palavras para explicar como chegaram à resposta, porém aproxime-os sempre da representação matemática e da forma como deve aparecer.

Propósito: Perceber se os alunos conseguiram utilizar a operação inversa e as relações entre minuendo, subtraendo e resto.

Discuta com a turma:

  • Podemos dizer que subtrair um número positivo é o mesmo que somar um número negativo? Por quê?
  • Qual a diferença entre se efetuar a - b e se fazer b - a ?
  • Você consegue encontrar mais alguma regularidade?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Comente com os alunos que a relação entre a adição e subtração de números inteiros pode ser utilizada de uma forma bem ampla. É importante que consigam estabelecer tais relações com números naturais, assim as dificuldades poderão ser menores com os números inteiros.

Propósito: Finalizar a aula com comentários dos alunos sobre o que compreenderam da relação entre adição e subtração de números inteiros.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Essa atividade será realizada individualmente. É necessário que os alunos consigam estabelecer uma relação entre as palavras que aparecem no texto e números positivos ou negativos. A resposta do item “a” é extremamente importante, pois os demais resultados dependem dele. Reforce a necessidade de deixar registrado como cada um pensou.

Propósito: Relacionar a adição e subtração de números inteiros.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. O objetivo dessa aula é fazer com que os alunos consigam relacionar de maneira eficaz a adição e subtração de números inteiros, por meio de estratégias pessoais ou convencionais.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material complementar:

Operações com números inteiros (página 1)


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Danilo Pires de Azevedo

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.



Objetivos específicos

  1. Relacionar a adição e subtração de números inteiros.
  2. Calcular variações de saldos através de situações problema.



Conceito-chave

Adição de números inteiros; Subtração de números inteiros.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Veja se os alunos se lembram de situações que utilizam os números inteiros. Leia os problemas e, se necessário, realize algumas anotações no quadro da representação matemática para resolver cada um deles. Destaque a utilização dos parênteses e a se há formas diferentes de resolução.

Propósito: Relembrar a soma e subtração de números inteiros e suas aplicações em diferentes contextos.

Discuta com a turma:

  • Quando utilizamos a adição de números inteiros?
  • Quando utilizamos a subtração de números inteiros?
  • Quais palavras podemos relacionar com adição e subtração de números inteiros?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Retomada

Resolução da Atividade de Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Veja se os alunos se lembram de situações que utilizam os números inteiros. Leia os problemas e, se necessário, realize algumas anotações no quadro da representação matemática para resolver cada um deles. Destaque a utilização dos parênteses e a se há formas diferentes de resolução.

Propósito: Relembrar a soma e subtração de números inteiros e suas aplicações em diferentes contextos.

Discuta com a turma:

  • Quando utilizamos a adição de números inteiros?
  • Quando utilizamos a subtração de números inteiros?
  • Quais palavras podemos relacionar com adição e subtração de números inteiros?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Você pode projetar, imprimir ou anotar no quadro. Agrupe os alunos em duplas ou trios para que consigam perceber as regularidades que ocorrem em cada uma das tabelas. Verifique se estão tentando descobrir os números por tentativa e erro ou se estão utilizando alguma estratégia, como por exemplo, a operação inversa (1ª tabela) ou a relação entre minuendo, subtraendo e resto (2ª tabela).

Propósito: Trabalhar com todas as formas de adições e subtrações de números inteiros: dois números negativos; dois positivos; positivo e negativo; negativo e positivo

Discuta com a turma:

  • Como fazemos para descobrir os números que faltam?
  • Usamos a mesma estratégia para descobrir todos os números? Quais as diferenças?
  • Qual a diferença de fazermos 2 + (-3) ou 2 - (3)?

Leitura sugerida - Aprendizado do trabalho em grupo: aqui.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10)

Orientação: Ouça os comentários dos alunos sobre como conseguiram descobrir os números que faltavam. Deixe que utilizem suas próprias palavras para explicar como chegaram à resposta, porém aproxime-os sempre da representação matemática e da forma como deve aparecer.

Propósito: Perceber se os alunos conseguiram utilizar a operação inversa e as relações entre minuendo, subtraendo e resto.

Discuta com a turma:

  • Podemos dizer que subtrair um número positivo é o mesmo que somar um número negativo? Por quê?
  • Qual a diferença entre se efetuar a - b e se fazer b - a ?
  • Você consegue encontrar mais alguma regularidade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10)

Orientação: Ouça os comentários dos alunos sobre como conseguiram descobrir os números que faltavam. Deixe que utilizem suas próprias palavras para explicar como chegaram à resposta, porém aproxime-os sempre da representação matemática e da forma como deve aparecer.

Propósito: Perceber se os alunos conseguiram utilizar a operação inversa e as relações entre minuendo, subtraendo e resto.

Discuta com a turma:

  • Podemos dizer que subtrair um número positivo é o mesmo que somar um número negativo? Por quê?
  • Qual a diferença entre se efetuar a - b e se fazer b - a ?
  • Você consegue encontrar mais alguma regularidade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Comente com os alunos que a relação entre a adição e subtração de números inteiros pode ser utilizada de uma forma bem ampla. É importante que consigam estabelecer tais relações com números naturais, assim as dificuldades poderão ser menores com os números inteiros.

Propósito: Finalizar a aula com comentários dos alunos sobre o que compreenderam da relação entre adição e subtração de números inteiros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Essa atividade será realizada individualmente. É necessário que os alunos consigam estabelecer uma relação entre as palavras que aparecem no texto e números positivos ou negativos. A resposta do item “a” é extremamente importante, pois os demais resultados dependem dele. Reforce a necessidade de deixar registrado como cada um pensou.

Propósito: Relacionar a adição e subtração de números inteiros.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano