Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos compreendam a importância da agricultura sustentável como uma alternativa para o mau uso e conservação inadequada do solo que vem prejudicando sua qualidade, de seus produtos e, consequentemente, da qualidade alimentar das pessoas. Para isso, na etapa da ação propositiva será apresentada aos alunos a história de Paco, um adolescente que mora em um pequeno sítio e começa a observar ações não sustentáveis de seu vizinho. A partir dessa história inicial, os alunos a darão uma continuidade, criando um clímax envolvendo-se nesse contexto inicial, no entanto não darão um desfecho para a história. O desfecho será realizado na etapa de sistematização, etapa em que os alunos deverão também indicar ações sustentáveis.
Materiais necessários: Caderno, lápis e/ou canetas e folhas sulfite ou almaço.
Material complementar:
Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5tFQPck4jP4JaKGcWM5m45VJMsPk8skDmQMb9uGNpjRKHcJmrHvm6WJttGcC/geo6-11und07-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Agricultura sustentável. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/agricultura_sustentavel.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.
CANCIAN, Natália. Registro de agrotóxicos no Brasil cresce e atinge maior marca em 2018. Folha de S. Paulo, 04/03/2019. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/03/registro-de-agrotoxicos-no-brasil-cresce-e-atinge-maior-marca-em-2018.shtml>. Acesso em: 14 abr 2019.
DANTAS, Tiago. Agricultura sustentável, o homem e o meio ambiente. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-sustentavel-homem-meio-ambiente.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.
Ministério da Agricultura aprova registro de agrotóxicos de alta toxicidade. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/ministerio-da-agricultura-aprova-registro-de-agrotoxicos-de-alta-toxicidade-23393036>. Acesso em: 14 abr 2019.
TRIGUEIRO, André. Licenciamento recorde de novos agrotóxicos. G1. Disponível em:
<https://g1.globo.com/natureza/blog/andre-trigueiro/post/2019/02/21/licenciamento-recorde-de-novos-agrotoxicos.ghtml>. Acesso em: 14 abr 2019.
Contextos prévios: Para este plano é importante que os alunos já consigam diferenciar o espaço rural do urbano, assim como o desenvolvimento de suas atividades e práticas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Comente com os alunos acerca do que será desenvolvido em sala de aula a partir do tema exposto e que uma atividade prática será proposta em equipe para que os alunos possam identificar as melhores alternativas técnicas da agricultura sustentável.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a etapa questionando aos alunos o que compreendem pela palavra “sustentável”. Espere que apresentem alguns apontamentos e os questione se já ouviram falar em “agricultura sustentável”. Caso prefira, escreva no centro do quadro e ao passo que os alunos forem acrescentando palavras e assuntos associados ao tema, faça ligações entre eles. Espera-se que os alunos possam relacionar a palavra sustentável ao meio ambiente, sua preservação e consumo consciente dos recursos naturais do planeta, assim como que a agricultura sustentável possa ajudar a garantir a sustentabilidade do meio ambiente a partir de uma produção sem poluentes e sem agrotóxicos.
Explique que a agricultura sustentável pode garantir a produção alimentar para as futuras gerações, de forma justa e igualitária, mas que também seja economicamente viável. Uma das alternativas da agricultura sustentável é a agricultura orgânica, que está diretamente ligada ao manuseio desses alimentos, principalmente ao que se refere ao solo.
A imagem do slide ilustra alimentos produzidos a partir da agricultura orgânica.
Ao tratar do assunto, chame a atenção dos alunos para um dos principais recursos utilizados na produção de alimento: o solo. Chame a atenção dos alunos para alguns problemas relacionados à produção do solo na agricultura, como: o desmatamento e a utilização de agrotóxicos, o que prejudica a qualidade dos alimentos consumidos.
Exponha aos alunos que a agricultura sustentável visa então produzir mais e com mais qualidade, sem causar danos ao meio ambiente, conservando as características dos solos, dos rios e águas subterrâneas. Por este motivo, prioriza-se na produção sustentável o cultivo de alimentos orgânicos, que não utilizem agrotóxicos para tal, os quais preservam a qualidade do alimento, do solo e dos recursos hídricos.
Como adequar à sua realidade: Caso em em sua escola tenham práticas consideradas sustentáveis, utilize-as como exemplo. Pode-se citar como exemplo de agricultura sustentável as hortas orgânicas, formas de captação da água da chuvas para reuso etc.
Para você saber mais:
Agricultura sustentável. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/agricultura_sustentavel.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.
Como produzir orgânicos. Centro de Inteligência Orgânicos. Disponível em: <https://ciorganicos.com.br/organicos/como-produzir-alimentos-organicos/>. Acesso em: 20 mai 2019.
DANTAS, Tiago. Agricultura sustentável, o homem e o meio ambiente. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-sustentavel-homem-meio-ambiente.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.
GONÇALVES, Vinícius. Agricultura Orgânica: O que é, características e como fazer. Novo Negócio. Disponível em: <https://novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/agricultura-organica/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Divida os alunos em trios e solicite que, em seus cadernos, comparem as ações que podem ser tomadas a partir da visão da agricultura sustentável e as ações apresentadas na manchete. Ao finalizarem, discuta rapidamente o conteúdo da manchete, colocando também as consequências do insumo dessas substâncias e degradação do solo.
Para você saber mais:
CANCIAN, Natália. Registro de agrotóxicos no Brasil cresce e atinge maior marca em 2018. Folha de S. Paulo, 04/03/2019. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/03/registro-de-agrotoxicos-no-brasil-cresce-e-atinge-maior-marca-em-2018.shtml>. Acesso em: 14 abr 2019.
Ministério da Agricultura aprova registro de agrotóxicos de alta toxicidade. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/ministerio-da-agricultura-aprova-registro-de-agrotoxicos-de-alta-toxicidade-23393036>. Acesso em: 14 abr 2019.
TRIGUEIRO, André. Licenciamento recorde de novos agrotóxicos. G1. Disponível em:
<https://g1.globo.com/natureza/blog/andre-trigueiro/post/2019/02/21/licenciamento-recorde-de-novos-agrotoxicos.ghtml>. Acesso em: 14 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Os alunos devem permanecer em trios. Entregue para cada trio uma folha almaço e a história de Paco em folha impressa ou a escreva no quadro para que os alunos a copiem na folha almaço. A história está disponível no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5tFQPck4jP4JaKGcWM5m45VJMsPk8skDmQMb9uGNpjRKHcJmrHvm6WJttGcC/geo6-11und07-acao-propositiva.pdf
Leia junto com os alunos a história de Paco. Explique a eles que terão que dar continuidade à história, construindo um clímax. Mas chame a atenção dos alunos para que não criem um desfecho para a história, pois fará parte da próxima etapa da atividade.
Defina um número de linhas aproximado para que os alunos criem, pensando no que foi discutido ao longo das etapas anteriores. Não esqueça de atentá-los que agricultura orgânica não é só a ausência de agrotóxicos na lavoura. Existem vários outros fatores que precisam incluir num cultivo orgânico. Caso avalie necessário, liste ideias e fatores de um cultivo orgânico na lousa para que eles consigam colocar na continuidade da história de Paco, consultando a seção “Para você saber mais”.
A atividade poderá ser desenvolvida junto com o professor de Língua Portuguesa.
Para você saber mais:
Agricultura sustentável. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/agricultura_sustentavel.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.
Como produzir orgânicos. Centro de Inteligência Orgânicos. Disponível em: <https://ciorganicos.com.br/organicos/como-produzir-alimentos-organicos/>. Acesso em: 20 mai 2019.
DANTAS, Tiago. Agricultura sustentável, o homem e o meio ambiente. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-sustentavel-homem-meio-ambiente.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.
GONÇALVES, Vinícius. Agricultura Orgânica: O que é, características e como fazer. Novo Negócio. Disponível em: <https://novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/agricultura-organica/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Este momento será reservado para que os alunos troquem suas histórias entre os trios, de modo que nenhuma história permaneça com o trio que a elaborou. Auxilie os alunos nesse momento.
Com as novas histórias, os trios as lerão e darão um desfecho para a história de Paco. Lembre-os de propor ações sustentáveis para o desfecho da história.
Em um outro momento, os alunos poderão socializar as histórias.