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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Características físicas do Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre observar e caracterizar o relevo, a hidrografia, o clima e os solos do Brasil

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Rezende Lisboa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nessa aula serão observadas características físicas do Brasil relacionadas ao clima, ao relevo, a hidrografia e ao solo.

Para o desenvolvimento da ação propositiva os alunos deverão estar divididos em 4 grupos. Deverá ser preparada quatro estações, cada uma contendo um mapa e recorte de palavras que formarão uma frase caracterizando cada um dos seguintes aspectos físicos do Brasil: Solos, climas, vegetação e hidrografia.

Materiais necessários: Atlas Geográfico ou cópia dos mapas físicos do Brasil (Solo, Vegetação, Clima e Relevo), fichas da atividade recortadas, caderno e caneta.

Material complementar:

Palavras a serem ordenadas para a formação das frases: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rh5EyFSTjwjx4EbtT88anm6TvKdSBU9BPDQ6a95wtsPwf7dD2sdXxGdmAnKU/geo6-05und04-para-impressao-e-recorte.pdf

Atividade para escrita das frases:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ScyTwuzgsSVTSXQUYG9E5vQFjaSyqEVKHnqbcqFnNBUyBKakfhRRcx6eESjs/geo6-05und04-para-escrita-das-frases.pdf

Link para os mapas:

Hidrografia do Brasil:

Regiões Hidrográficas. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_bacias.pdf>. Acesso em: 04 abr 2019.

Clima do Brasil:

Clima. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_clima.pdf>. Acesso em: 04 abr 2019.

Vegetação do Brasil:

Retração da vegetação nativa. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_retracao_veg_nativa.pdf>. Acesso em: 04 abr 2019.

Solos do Brasil:

Solos: potencialidade agrícola. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_solos.pdf>. Acesso em: 04 abr 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema da aula para os alunos e questione-os:

  • Se tivessem que definir o território brasileiro em uma palavra, qual seria?

Permita que alguns alunos se expressem em voz alta. Conclua dizendo que nessa aula eles terão a oportunidade de conhecer um pouco mais das características físicas do território brasileiro.

Link da imagem: https://www.cgu.gov.br/assuntos/transparencia-publica/brasil-transparente/adesao/imagens/mapa.png/view, acesso em 04/04/2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Comente sobre algumas palavras, citadas na etapa anterior, que definiram o Brasil. Pergunte os alunos se essas palavras realmente retratam o território brasileiro como um todo. Pergunte qual é a primeira imagem que eles imaginam ao pensar no Brasil. Permita que reflitam por alguns instantes e exponham as suas opiniões oralmente. É provável que os alunos comentem imagens distintas, tais como o Cristo Redentor, a Floresta Amazônica ou a sede do Governo.

Projete o slide e comente com os alunos que alguns lugares nos trazem à memória paisagens que as retratam. Lugares como o Egito e a Antártida nos remetem à paisagens bem definidas. Para concluir, questione-os:

  • Por que com relação ao Brasil não conseguimos definir apenas uma paisagem retratando todo o país?

Como adequar à sua realidade: Para aproximar o tema da realidade dos alunos, questionar qual seria a palavra que definiria a sua cidade, o seu município ou a região onde a escola se localiza.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Solicite que os alunos observem as imagens apresentadas, reserve um minuto para que eles façam essa observação. Depois questione:

  • Pelo que vocês conhecem do nosso país qual dessas imagens melhor caracterizam as características físicas do nosso país?
  • Permita que eles discutam a respeito por alguns instantes. Lembre-os que as paisagens são resultados da interação dos aspectos físicos como o clima, da vegetação, do relevo e da hidrografia, dentre outros fatores.

Conclua questionando-os: Em poucas palavras, como poderíamos descrever as características físicas do Brasil?

Fonte das imagens:

Aerial view of the Amazon Rainforest. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Biomas_do_Brasil#/media/File:Aerial_view_of_the_Amazon_Rainforest.jpg>. Acesso em: 04 abr 2019.

Cerrado cajuzinho fruto típico da culinária de goiás com serra dourada ao fundo. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Biomas_do_Brasil#/media/File:Cerrado_cajuzinho_fruto_t%C3%ADpico_da_culin%C3%A1ria_de_goi%C3%A1s_com_serra_dourada_ao_fundo.JPG>. Acesso em: 04 abr 2019.

Pantanal. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Biomas_do_Brasil#/media/File:Pantanal_em_Mato_Grosso_Brasil.jpg>. Acesso em: 04 abr 2019.

FIUSA, Bernardo. Pampa. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Biomas_do_Brasil#/media/File:P1240007.JPG>. Acesso em: 04 abr 2019.

Pico da Neblina (FAB). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_da_Neblina#/media/File:Pico_da_Neblina_(FAB).jpg>. Acesso em: 04 abr 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: A sala deverá estar dividida em quatro grupos. Cada grupo começará em uma das estações (hidrografia, clima, solo e vegetação). Cada estação terá disponível palavras soltas que deverão formar uma frase que caracterize o tema e um mapa relacionado ao tema, onde poderão verificar a veracidade da frase formada. A ideia é que os alunos construam frases pensando em algo que faça sentido e depois verifiquem se a ordem realmente está correta observando o mapa. As frases prontas deverão ser anotadas na folha de atividade disponibilizada no link a seguir. Os alunos terão seis minutos para formar cada frase. Após os seis minutos deverão mudar de estação, levando consigo a folha para a escrita de suas frases, até que completem todo o circuito.

Link para a impressão e recorte das palavras a serem ordenadas para a formação das frases: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rh5EyFSTjwjx4EbtT88anm6TvKdSBU9BPDQ6a95wtsPwf7dD2sdXxGdmAnKU/geo6-05und04-para-impressao-e-recorte.pdf

Link para o documento de escrita das frases:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ScyTwuzgsSVTSXQUYG9E5vQFjaSyqEVKHnqbcqFnNBUyBKakfhRRcx6eESjs/geo6-05und04-para-escrita-das-frases.pdf

Links para os mapas:

Hidrografia do Brasil: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_bacias.pdf

Clima do Brasil: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_clima.pdf

Vegetação do Brasil: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_retracao_veg_nativa.pdf

Solos do Brasil: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_solos.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para a sistematização das informações encontradas, cada grupo deverá ler as frases que formaram a respeito de cada um dos temas. Após todos exporem as suas frases, refaça oralmente a questão da problematização:

  • Em poucas palavras, como poderíamos descrever as características físicas do Brasil?

Permita que os grupos respondam ao questionamento e copie as respostas encontradas no quadro.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nessa aula serão observadas características físicas do Brasil relacionadas ao clima, ao relevo, a hidrografia e ao solo.

Para o desenvolvimento da ação propositiva os alunos deverão estar divididos em 4 grupos. Deverá ser preparada quatro estações, cada uma contendo um mapa e recorte de palavras que formarão uma frase caracterizando cada um dos seguintes aspectos físicos do Brasil: Solos, climas, vegetação e hidrografia.

Materiais necessários: Atlas Geográfico ou cópia dos mapas físicos do Brasil (Solo, Vegetação, Clima e Relevo), fichas da atividade recortadas, caderno e caneta.

Material complementar:

Palavras a serem ordenadas para a formação das frases: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rh5EyFSTjwjx4EbtT88anm6TvKdSBU9BPDQ6a95wtsPwf7dD2sdXxGdmAnKU/geo6-05und04-para-impressao-e-recorte.pdf

Atividade para escrita das frases:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ScyTwuzgsSVTSXQUYG9E5vQFjaSyqEVKHnqbcqFnNBUyBKakfhRRcx6eESjs/geo6-05und04-para-escrita-das-frases.pdf

Link para os mapas:

Hidrografia do Brasil:

Regiões Hidrográficas. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_bacias.pdf>. Acesso em: 04 abr 2019.

Clima do Brasil:

Clima. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_clima.pdf>. Acesso em: 04 abr 2019.

Vegetação do Brasil:

Retração da vegetação nativa. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_retracao_veg_nativa.pdf>. Acesso em: 04 abr 2019.

Solos do Brasil:

Solos: potencialidade agrícola. IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_solos.pdf>. Acesso em: 04 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema da aula para os alunos e questione-os:

  • Se tivessem que definir o território brasileiro em uma palavra, qual seria?

Permita que alguns alunos se expressem em voz alta. Conclua dizendo que nessa aula eles terão a oportunidade de conhecer um pouco mais das características físicas do território brasileiro.

Link da imagem: https://www.cgu.gov.br/assuntos/transparencia-publica/brasil-transparente/adesao/imagens/mapa.png/view, acesso em 04/04/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Comente sobre algumas palavras, citadas na etapa anterior, que definiram o Brasil. Pergunte os alunos se essas palavras realmente retratam o território brasileiro como um todo. Pergunte qual é a primeira imagem que eles imaginam ao pensar no Brasil. Permita que reflitam por alguns instantes e exponham as suas opiniões oralmente. É provável que os alunos comentem imagens distintas, tais como o Cristo Redentor, a Floresta Amazônica ou a sede do Governo.

Projete o slide e comente com os alunos que alguns lugares nos trazem à memória paisagens que as retratam. Lugares como o Egito e a Antártida nos remetem à paisagens bem definidas. Para concluir, questione-os:

  • Por que com relação ao Brasil não conseguimos definir apenas uma paisagem retratando todo o país?

Como adequar à sua realidade: Para aproximar o tema da realidade dos alunos, questionar qual seria a palavra que definiria a sua cidade, o seu município ou a região onde a escola se localiza.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Solicite que os alunos observem as imagens apresentadas, reserve um minuto para que eles façam essa observação. Depois questione:

  • Pelo que vocês conhecem do nosso país qual dessas imagens melhor caracterizam as características físicas do nosso país?
  • Permita que eles discutam a respeito por alguns instantes. Lembre-os que as paisagens são resultados da interação dos aspectos físicos como o clima, da vegetação, do relevo e da hidrografia, dentre outros fatores.

Conclua questionando-os: Em poucas palavras, como poderíamos descrever as características físicas do Brasil?

Fonte das imagens:

Aerial view of the Amazon Rainforest. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Biomas_do_Brasil#/media/File:Aerial_view_of_the_Amazon_Rainforest.jpg>. Acesso em: 04 abr 2019.

Cerrado cajuzinho fruto típico da culinária de goiás com serra dourada ao fundo. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Biomas_do_Brasil#/media/File:Cerrado_cajuzinho_fruto_t%C3%ADpico_da_culin%C3%A1ria_de_goi%C3%A1s_com_serra_dourada_ao_fundo.JPG>. Acesso em: 04 abr 2019.

Pantanal. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Biomas_do_Brasil#/media/File:Pantanal_em_Mato_Grosso_Brasil.jpg>. Acesso em: 04 abr 2019.

FIUSA, Bernardo. Pampa. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Biomas_do_Brasil#/media/File:P1240007.JPG>. Acesso em: 04 abr 2019.

Pico da Neblina (FAB). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_da_Neblina#/media/File:Pico_da_Neblina_(FAB).jpg>. Acesso em: 04 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: A sala deverá estar dividida em quatro grupos. Cada grupo começará em uma das estações (hidrografia, clima, solo e vegetação). Cada estação terá disponível palavras soltas que deverão formar uma frase que caracterize o tema e um mapa relacionado ao tema, onde poderão verificar a veracidade da frase formada. A ideia é que os alunos construam frases pensando em algo que faça sentido e depois verifiquem se a ordem realmente está correta observando o mapa. As frases prontas deverão ser anotadas na folha de atividade disponibilizada no link a seguir. Os alunos terão seis minutos para formar cada frase. Após os seis minutos deverão mudar de estação, levando consigo a folha para a escrita de suas frases, até que completem todo o circuito.

Link para a impressão e recorte das palavras a serem ordenadas para a formação das frases: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rh5EyFSTjwjx4EbtT88anm6TvKdSBU9BPDQ6a95wtsPwf7dD2sdXxGdmAnKU/geo6-05und04-para-impressao-e-recorte.pdf

Link para o documento de escrita das frases:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ScyTwuzgsSVTSXQUYG9E5vQFjaSyqEVKHnqbcqFnNBUyBKakfhRRcx6eESjs/geo6-05und04-para-escrita-das-frases.pdf

Links para os mapas:

Hidrografia do Brasil: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_bacias.pdf

Clima do Brasil: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_clima.pdf

Vegetação do Brasil: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_retracao_veg_nativa.pdf

Solos do Brasil: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_solos.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Para a sistematização das informações encontradas, cada grupo deverá ler as frases que formaram a respeito de cada um dos temas. Após todos exporem as suas frases, refaça oralmente a questão da problematização:

  • Em poucas palavras, como poderíamos descrever as características físicas do Brasil?

Permita que os grupos respondam ao questionamento e copie as respostas encontradas no quadro.

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