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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Água e a erosão do solo

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre analisar a água como agente erosivo e a formação de voçorocas em ambientes rurais e urbanos.

Plano 10 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Teixeira De Mello

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano, os alunos estudarão a ação da água como agente erosivo em área rural e urbana e sua contribuição para a formação de voçorocas. Para tanto se faz necessário revisar o ciclo da água na natureza e caracterizar o ambiente rural e urbano. Utilizaremos ilustrações que representem o relevo e a ação da água como agente erosivo, estudaremos as causas e consequências da formação das voçorocas e finalizaremos com a produção de um jogo da forca sobre a formação de voçorocas.

Materiais necessários: Data show, celular ou computador com acesso à internet, folha de papel A4, lápis, caneta colorida. Peça o material previamente para os alunos individualmente e para a escola.

Para você saber mais:

A erosão é o processo natural de transporte e deposição de materiais do solo e das rochas, geralmente relacionado ao intemperismo que, por sua vez, está relacionado a desagregação e decomposição dos solos e rochas. A água é um dos principais agentes erosivos do relevo, seja devido a ação da água da chuva, rios, mares ou glaciação.

Voçoroca é um dos tipos de erosão causada pela escavação do solo devido a ação da água canalizada que flui por um longo período de tempo numa ravina (depressão no solo produzida pelo escoamento da água.

A voçoroca está associada à paisagens que tiveram o solo exposto devido a retirada da vegetação

Práticas mecânicas de conservação de água e solo. Unesp. Disponível em:

<https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/62/2/Unidade_1.pdf>. Acesso em: 17 mar 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos conheçam as principais formas de relevo terrestre, que saibam o conceito de erosão, compreendam a importância da água como agente modelador do relevo e que possam diferenciar os ambientes rural e urbano.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte para a turma que nesta aula eles estudarão sobre a ação da água como agente erosivo e a formação de voçorocas em ambientes rurais e urbanos. Após analisar a ação da erosão será proposto a confecção do tradicional jogo da forca sobre a formação da voçoroca.

Como adequar à sua realidade: Leve para a sala de aula reportagens de jornal, revista ou internet sobre a formação de voçorocas na sua cidade.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a imagem ou a imprima para a turma e pergunte quais formas de relevo estão presente nesta paisagem. Aproveite para revisar as formas de relevo e explique que ele está em constante transformação, principalmente devido aos processos erosivos. Explique à turma que erosão é um processo natural de transporte e deposição de materiais do solo e das rochas. Questione a turma sobre quais agentes externos são corresponsáveis pelas formas terrestres. Neste momento, espera-se que os alunos apresentem como exemplo o vento, a água e a ação humana que são os principais modeladores do relevo terrestre.

Em seguida, projete as imagens para a turma e pergunte o que há em comum entre elas. É esperado que os alunos falem sobre a presença da água. Comente que a água, por ser o principal agente erosivo, interfere diretamente no relevo. Como nas imagens acima, devemos pensar nas diversas formas que a água atua, como exemplo: os rios, mares, geleiras e águas subterrâneas. Nesta aula aprofundaremos nossos conhecimentos sobre a ação da água como agente erosivo e consideraremos também ação humana nesse processo.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete a imagem ou a imprima para a turma e pergunte quais formas de relevo estão presente nesta paisagem. Aproveite para revisar as formas de relevo e explique que ele está em constante transformação, principalmente devido aos processos erosivos. Explique à turma que erosão é um processo natural de transporte e deposição de materiais do solo e das rochas. Questione a turma sobre quais agentes externos são corresponsáveis pelas formas terrestres. Neste momento, espera-se que os alunos apresentem como exemplo o vento, a água e a ação humana que são os principais modeladores do relevo terrestre.

Em seguida, projete as imagens para a turma e pergunte o que há em comum entre elas. É esperado que os alunos falem sobre a presença da água. Comente que a água, por ser o principal agente erosivo, interfere diretamente no relevo. Como nas imagens acima, devemos pensar nas diversas formas que a água atua, como exemplo: os rios, mares, geleiras e águas subterrâneas. Nesta aula aprofundaremos nossos conhecimentos sobre a ação da água como agente erosivo e consideraremos também ação humana nesse processo.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Mostre as imagens acima e pergunte a turma o que eles observam na imagem, se o solo sofreu algum tipo de desgaste e quais as evidências que eles podem notar para explicar a existência o não desse desgaste. Diga aos alunos as imagens representam 2 voçorocas. Explique que voçoroca é um dos tipos de erosão causada pela escavação do solo devido à ação da água canalizada que flui por um longo período de tempo no solo. Ela está associada a paisagens que tiveram o solo exposto devido à retirada da vegetação e ao impacto das gotículas de chuva no solo, que fazem com que sedimentos sejam transportados de um lugar para o outro. Ela consiste na formação de grandes buracos, como esses representados pelas imagens, causados pela chuva e intempéries por um período de tempo, em solos onde a vegetação é escassa e acaba por interferir na proteção do solo deixando-o suscetível de carregamento (deslizamento) por enxurradas. As voçorocas podem ocorrer tanto em ambientes rurais quanto em ambientes urbanos. Mostre que na primeira imagem há uma voçoroca em processo de erosão bastante avançado e a segunda imagem representa a recuperação do solo. Pergunte se algum aluno poderia pensar sobre quais fatores podem contribuir para a sua formação nesses dois ambientes e ajude-os a refletir sobre como o manejo inadequado do solo pode contribuir para isso como: queimadas, desmatamento, declividade da área, a agropecuária e a ocupação irregular do solo urbano.

Como adequar à sua realidade: Leve para a sala de aula reportagens de jornal, revista ou internet sobre a formação de voçorocas na sua cidade.

Para você saber mais:

GOMES, Marco Antonio F.; FILIZOLA, Heloisa F.; BOULET, René. Formação de Voçorocas. Agência Embrapa de Informação Tecnológica. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agricultura_e_meio_ambiente/arvore/CONTAG01_58_210200792814.html>. Acesso em: 18 mar 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Explique aos alunos que neste momento eles farão uma pesquisa sobre o tema da aula e que essa pesquisa contribuirá para produção do nosso jogo da forca. Pergunte se todos conhecem o jogo da forca.

Forca é um jogo bastante tradicional, em que o jogador precisa acertar a palavra proposta, por meio de dicas e o número de letras. No entanto, a proposta do nosso jogo da forca é que seja feito por frases e não palavras e que essas frases estejam relacionadas aos seguintes temas:

  • Formação das voçorocas;
  • Impactos ambientais das voçorocas
  • Prevenção e diminuição de riscos de formação das voçorocas.

Para a produção das frases que serão utilizadas para o jogo da forca, organize a turma em grupos e explique que cada grupo deverá escolher um dos temas sugeridos. Após a escolha do tema, os grupos deverão fazer uma pesquisa na internet, utilizando celular ou até mesmo no computador com acesso à internet no laboratório de informática. Caso a escola não tenha esse recurso, divida a turma em grupos e distribua os temas previamente para que os alunos tenham tempo de fazer a pesquisa em casa e levar para a aula.

Após a pesquisa sobre o tema escolhido pelo grupo será o momento de confeccionar o nosso jogo da forca. Explique para turma que cada aluno do grupo deverá apresentar uma informação que seja correspondente ao tema, como exemplo: se o tema for prevenção e diminuição de riscos de formação de voçorocas, um dos alunos pode apresentar como informação: replantio da vegetação. Após a formulação das informações, peça que cada aluno a escreva num pedaço de folha de papel A4 e entregue ao professor.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Após recolher todas as frases feitas pelos alunos é a hora de jogar. Embaralhe as folhas com as informações e chame um aluno para começar o jogo.

Faça o desenho tradicional da forca no quadro e explique que o jogo será de frases sobre o tema da aula. O aluno deverá sortear uma carta fazer os tracinhos correspondente a cada letra da informação no quadro. Peça para que o aluno reforce a formação de cada palavra por meio de espaços e diga qual o tema da carta e quantas palavras têm.

O aluno que começar a palpitar sobre a informação poderá escolher uma letra, palavra ou a frase completa. Após o seu palpite, acertando ou não, será a vez de outro aluno de um outro grupo jogar.

Nesse momento os alunos continuarão jogando (dando os palpites sobre a frase) individualmente, porém representarão o grupo e por esta razão deverão agir em equipe para formar as frases e dessa forma pontuar para o grupo. O aluno do grupo que acertar a frase concederá o ponto ao seu grupo, e será a vez de um dos alunos do grupo vencedor escolher uma carta para recomeçar o jogo. Caso nenhum grupo acerte a frase, o bonequinho será enforcado e outro aluno de outro grupo deverá ser escolhido para reiniciar o jogo.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano, os alunos estudarão a ação da água como agente erosivo em área rural e urbana e sua contribuição para a formação de voçorocas. Para tanto se faz necessário revisar o ciclo da água na natureza e caracterizar o ambiente rural e urbano. Utilizaremos ilustrações que representem o relevo e a ação da água como agente erosivo, estudaremos as causas e consequências da formação das voçorocas e finalizaremos com a produção de um jogo da forca sobre a formação de voçorocas.

Materiais necessários: Data show, celular ou computador com acesso à internet, folha de papel A4, lápis, caneta colorida. Peça o material previamente para os alunos individualmente e para a escola.

Para você saber mais:

A erosão é o processo natural de transporte e deposição de materiais do solo e das rochas, geralmente relacionado ao intemperismo que, por sua vez, está relacionado a desagregação e decomposição dos solos e rochas. A água é um dos principais agentes erosivos do relevo, seja devido a ação da água da chuva, rios, mares ou glaciação.

Voçoroca é um dos tipos de erosão causada pela escavação do solo devido a ação da água canalizada que flui por um longo período de tempo numa ravina (depressão no solo produzida pelo escoamento da água.

A voçoroca está associada à paisagens que tiveram o solo exposto devido a retirada da vegetação

Práticas mecânicas de conservação de água e solo. Unesp. Disponível em:

<https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/62/2/Unidade_1.pdf>. Acesso em: 17 mar 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos conheçam as principais formas de relevo terrestre, que saibam o conceito de erosão, compreendam a importância da água como agente modelador do relevo e que possam diferenciar os ambientes rural e urbano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte para a turma que nesta aula eles estudarão sobre a ação da água como agente erosivo e a formação de voçorocas em ambientes rurais e urbanos. Após analisar a ação da erosão será proposto a confecção do tradicional jogo da forca sobre a formação da voçoroca.

Como adequar à sua realidade: Leve para a sala de aula reportagens de jornal, revista ou internet sobre a formação de voçorocas na sua cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete a imagem ou a imprima para a turma e pergunte quais formas de relevo estão presente nesta paisagem. Aproveite para revisar as formas de relevo e explique que ele está em constante transformação, principalmente devido aos processos erosivos. Explique à turma que erosão é um processo natural de transporte e deposição de materiais do solo e das rochas. Questione a turma sobre quais agentes externos são corresponsáveis pelas formas terrestres. Neste momento, espera-se que os alunos apresentem como exemplo o vento, a água e a ação humana que são os principais modeladores do relevo terrestre.

Em seguida, projete as imagens para a turma e pergunte o que há em comum entre elas. É esperado que os alunos falem sobre a presença da água. Comente que a água, por ser o principal agente erosivo, interfere diretamente no relevo. Como nas imagens acima, devemos pensar nas diversas formas que a água atua, como exemplo: os rios, mares, geleiras e águas subterrâneas. Nesta aula aprofundaremos nossos conhecimentos sobre a ação da água como agente erosivo e consideraremos também ação humana nesse processo.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete a imagem ou a imprima para a turma e pergunte quais formas de relevo estão presente nesta paisagem. Aproveite para revisar as formas de relevo e explique que ele está em constante transformação, principalmente devido aos processos erosivos. Explique à turma que erosão é um processo natural de transporte e deposição de materiais do solo e das rochas. Questione a turma sobre quais agentes externos são corresponsáveis pelas formas terrestres. Neste momento, espera-se que os alunos apresentem como exemplo o vento, a água e a ação humana que são os principais modeladores do relevo terrestre.

Em seguida, projete as imagens para a turma e pergunte o que há em comum entre elas. É esperado que os alunos falem sobre a presença da água. Comente que a água, por ser o principal agente erosivo, interfere diretamente no relevo. Como nas imagens acima, devemos pensar nas diversas formas que a água atua, como exemplo: os rios, mares, geleiras e águas subterrâneas. Nesta aula aprofundaremos nossos conhecimentos sobre a ação da água como agente erosivo e consideraremos também ação humana nesse processo.

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Mostre as imagens acima e pergunte a turma o que eles observam na imagem, se o solo sofreu algum tipo de desgaste e quais as evidências que eles podem notar para explicar a existência o não desse desgaste. Diga aos alunos as imagens representam 2 voçorocas. Explique que voçoroca é um dos tipos de erosão causada pela escavação do solo devido à ação da água canalizada que flui por um longo período de tempo no solo. Ela está associada a paisagens que tiveram o solo exposto devido à retirada da vegetação e ao impacto das gotículas de chuva no solo, que fazem com que sedimentos sejam transportados de um lugar para o outro. Ela consiste na formação de grandes buracos, como esses representados pelas imagens, causados pela chuva e intempéries por um período de tempo, em solos onde a vegetação é escassa e acaba por interferir na proteção do solo deixando-o suscetível de carregamento (deslizamento) por enxurradas. As voçorocas podem ocorrer tanto em ambientes rurais quanto em ambientes urbanos. Mostre que na primeira imagem há uma voçoroca em processo de erosão bastante avançado e a segunda imagem representa a recuperação do solo. Pergunte se algum aluno poderia pensar sobre quais fatores podem contribuir para a sua formação nesses dois ambientes e ajude-os a refletir sobre como o manejo inadequado do solo pode contribuir para isso como: queimadas, desmatamento, declividade da área, a agropecuária e a ocupação irregular do solo urbano.

Como adequar à sua realidade: Leve para a sala de aula reportagens de jornal, revista ou internet sobre a formação de voçorocas na sua cidade.

Para você saber mais:

GOMES, Marco Antonio F.; FILIZOLA, Heloisa F.; BOULET, René. Formação de Voçorocas. Agência Embrapa de Informação Tecnológica. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agricultura_e_meio_ambiente/arvore/CONTAG01_58_210200792814.html>. Acesso em: 18 mar 2019.

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Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Explique aos alunos que neste momento eles farão uma pesquisa sobre o tema da aula e que essa pesquisa contribuirá para produção do nosso jogo da forca. Pergunte se todos conhecem o jogo da forca.

Forca é um jogo bastante tradicional, em que o jogador precisa acertar a palavra proposta, por meio de dicas e o número de letras. No entanto, a proposta do nosso jogo da forca é que seja feito por frases e não palavras e que essas frases estejam relacionadas aos seguintes temas:

  • Formação das voçorocas;
  • Impactos ambientais das voçorocas
  • Prevenção e diminuição de riscos de formação das voçorocas.

Para a produção das frases que serão utilizadas para o jogo da forca, organize a turma em grupos e explique que cada grupo deverá escolher um dos temas sugeridos. Após a escolha do tema, os grupos deverão fazer uma pesquisa na internet, utilizando celular ou até mesmo no computador com acesso à internet no laboratório de informática. Caso a escola não tenha esse recurso, divida a turma em grupos e distribua os temas previamente para que os alunos tenham tempo de fazer a pesquisa em casa e levar para a aula.

Após a pesquisa sobre o tema escolhido pelo grupo será o momento de confeccionar o nosso jogo da forca. Explique para turma que cada aluno do grupo deverá apresentar uma informação que seja correspondente ao tema, como exemplo: se o tema for prevenção e diminuição de riscos de formação de voçorocas, um dos alunos pode apresentar como informação: replantio da vegetação. Após a formulação das informações, peça que cada aluno a escreva num pedaço de folha de papel A4 e entregue ao professor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Após recolher todas as frases feitas pelos alunos é a hora de jogar. Embaralhe as folhas com as informações e chame um aluno para começar o jogo.

Faça o desenho tradicional da forca no quadro e explique que o jogo será de frases sobre o tema da aula. O aluno deverá sortear uma carta fazer os tracinhos correspondente a cada letra da informação no quadro. Peça para que o aluno reforce a formação de cada palavra por meio de espaços e diga qual o tema da carta e quantas palavras têm.

O aluno que começar a palpitar sobre a informação poderá escolher uma letra, palavra ou a frase completa. Após o seu palpite, acertando ou não, será a vez de outro aluno de um outro grupo jogar.

Nesse momento os alunos continuarão jogando (dando os palpites sobre a frase) individualmente, porém representarão o grupo e por esta razão deverão agir em equipe para formar as frases e dessa forma pontuar para o grupo. O aluno do grupo que acertar a frase concederá o ponto ao seu grupo, e será a vez de um dos alunos do grupo vencedor escolher uma carta para recomeçar o jogo. Caso nenhum grupo acerte a frase, o bonequinho será enforcado e outro aluno de outro grupo deverá ser escolhido para reiniciar o jogo.

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