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Plano de aula > Geografia > 5º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Imagens de satélites e florestas

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar o uso de imagens de satélites para preservação e monitoramento de florestas.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, notebook, pincel, papel A4.

Para você saber mais:

Imagem de satélite da Nasa mostra incêndios florestais no Colorado

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/imagem-de-satelite-da-nasa-mostra-incendios-florestais-no-colorado.html

Monitoramento da Floresta Amazônica brasileira por satélite

http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2018/05/14/143634-monitoramento-da-floresta-amazonica-brasileira-por-satelite.html

Contextos prévios: Satélites, satélites naturais, satélites artificiais, desmatamento, preservação do meio ambiente. O plano de aula GEO5_08UND03 pode ajudar a complementar a aula.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie fazendo a leitura do tema do plano de aula em voz alta ou solicitando a turma que faça a leitura com você. Após isso, pergunte se eles conhecem ou já viram alguma notícia sobre o uso de imagens de satélites para observação de florestas.

Para você saber mais:

Dados de satélite indicam que desmatamento está acelerando no mundo

https://br.reuters.com/article/topNews/idBRKBN0LY27E20150302

ONU e Nasa lançam plataforma para usar satélites no monitoramento de terras e meio ambiente

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/63-meio-ambiente/6951-onu-e-nasa-lanasam-plataforma-para-usar-satelites-no-monitoramento-de-terras-e-meio-ambiente.html

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Oriente os seus alunos e alunas a lerem o trecho da notícia. Inicialmente, peça que identifiquem informações básicas do gênero textual, como tema abordado, título da notícia, fonte, data e autor. Faça perguntas gerais como: Onde o fato da notícia ocorreu? Do que trata a notícia? Você sabia que era possível utilizar satélites para monitorar e observar florestas pelo mundo?

Link para a notícia completa:

https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2015/03/02/dados-de-satelite-indicam-que-desmatamento-esta-acelerando-no-mundo.htm

Para você saber mais:

Google Earth

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/

Monitoramento por satélite identifica desmatamento ilegal de 26 mil hectares em áreas cobertas por nuvens em MT

http://amazonia.org.br/2018/06/monitoramento-por-satelite-identifica-desmatamento-ilegal-de-26-mil-hectares-em-areas-cobertas-por-nuvens-em-mt/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Leia a seguinte orientação para a sua turma: Vocês viram na notícia que as imagens de satélites podem ser utilizadas para observar e monitorar florestas. Os pesquisadores da notícia observaram que florestas estão desaparecendo num ritmo bastante acelerado. Então, sabendo que os satélites podem registrar diversas informações e fotografias, como os satélites têm contribuído para a preservação das florestas?

Para você saber mais:

Brasil vigia desmatamento na Amazônia por satélites

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/12/13/interna_internacional,1012885/brasil-vigia-desmatamento-na-amazonia-por-satelites.shtml

Em três décadas, Brasil perde 71 milhões de hectares de florestas

https://www.gazetaonline.com.br/noticias/ciencia_e_tecnologia/2018/08/em-tres-decadas-brasil-perde-71-milhoes-de-hectares-de-florestas-1014144666.html

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça a turma para ler o trecho da notícia e identificarem elementos do texto como título, autor, fonte, ano de publicação. Faça perguntas como: Do que trata a notícia? Qual o título da notícia? Onde ocorreu a informação noticiada? Você acha importante o monitoramento que os satélites fazem sobre as florestas? Que informações podemos obter a partir de imagens registradas por satélites em relação às florestas?

Em seguida, divida a turma em quatro equipes e solicite que, a partir da notícia do slide, cada uma delas elabore 4 frases verdadeiras e 4 frases falsas em relação a pergunta exposta, no slide anterior: “Como os satélites têm contribuído para a preservação das florestas?”

Cada frase deverá ser escrita em uma folha de papel A4 ou metade dela. Em folhas separadas, os alunos deverão escrever as palavras “verdadeiro” e “falso” para cada equipe.

Se preferir, você pode imprimir o texto da notícia para os alunos:

http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2011/11/brasil-lidera-monitoramento-de-florestas-tropicais

Para você saber mais:

Amazônia perde por ano 350km² de superfície de água revela estudo com imagens de satélite (publicado pelo Estadão)

https://imazon.org.br/imprensa/amazonia-perde-por-ano-350-km²-de-superficie-de-agua-revela-estudo-com-imagens-de-satelite-publicado-pelo-estadao/

Imagens de satélite da Nasa mostra a gravidade dos incêndios florestais na Columbia Britânica

http://www.jornalnorthnews.com/noticia/929/imagens-de-satelite-da-nasa-mostram-a-gravidade-dos-incendios-florestais-na-columbia-britanica.html

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com a sala dividida em quatro equipes, faça um rodízio utilizando a pergunta: “Como os satélites têm contribuído para a preservação das florestas?” do slide anterior (problematização) com as frases elaboradas por eles.

Por exemplo, enquanto a equipe 01 apresenta uma de suas frases, as outras três equipes fazem a avaliação, levantando a folha com a palavra “verdadeiro” ou a folha com a palavra “falso”, sinalizando se a resposta da equipe está condizente ou não com as contribuições dos satélites para a preservação e monitoramento do meio ambiente.

Cada equipe apresentará oralmente uma resposta por vez, seguindo um rodízio entre elas.

Para você saber mais:

Satélites exibem fotos da devastação causada pela mudança climática

https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2018072711817474-satelites-exibem-fotos-devastacao-causada-mudanca-climatica/

Inpe usa tecnologia de ponta para monitorar desmatamento e incêndios florestais no Cerrado

http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/salaImprensa/noticias/arquivos/2018/09/Inpe_usa_tecnologia_de_ponta_para_monitorar_desmatamento_e_incendios_florestais_no_Cerrado.html

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, notebook, pincel, papel A4.

Para você saber mais:

Imagem de satélite da Nasa mostra incêndios florestais no Colorado

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/imagem-de-satelite-da-nasa-mostra-incendios-florestais-no-colorado.html

Monitoramento da Floresta Amazônica brasileira por satélite

http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2018/05/14/143634-monitoramento-da-floresta-amazonica-brasileira-por-satelite.html

Contextos prévios: Satélites, satélites naturais, satélites artificiais, desmatamento, preservação do meio ambiente. O plano de aula GEO5_08UND03 pode ajudar a complementar a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie fazendo a leitura do tema do plano de aula em voz alta ou solicitando a turma que faça a leitura com você. Após isso, pergunte se eles conhecem ou já viram alguma notícia sobre o uso de imagens de satélites para observação de florestas.

Para você saber mais:

Dados de satélite indicam que desmatamento está acelerando no mundo

https://br.reuters.com/article/topNews/idBRKBN0LY27E20150302

ONU e Nasa lançam plataforma para usar satélites no monitoramento de terras e meio ambiente

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/63-meio-ambiente/6951-onu-e-nasa-lanasam-plataforma-para-usar-satelites-no-monitoramento-de-terras-e-meio-ambiente.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Oriente os seus alunos e alunas a lerem o trecho da notícia. Inicialmente, peça que identifiquem informações básicas do gênero textual, como tema abordado, título da notícia, fonte, data e autor. Faça perguntas gerais como: Onde o fato da notícia ocorreu? Do que trata a notícia? Você sabia que era possível utilizar satélites para monitorar e observar florestas pelo mundo?

Link para a notícia completa:

https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2015/03/02/dados-de-satelite-indicam-que-desmatamento-esta-acelerando-no-mundo.htm

Para você saber mais:

Google Earth

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/

Monitoramento por satélite identifica desmatamento ilegal de 26 mil hectares em áreas cobertas por nuvens em MT

http://amazonia.org.br/2018/06/monitoramento-por-satelite-identifica-desmatamento-ilegal-de-26-mil-hectares-em-areas-cobertas-por-nuvens-em-mt/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Leia a seguinte orientação para a sua turma: Vocês viram na notícia que as imagens de satélites podem ser utilizadas para observar e monitorar florestas. Os pesquisadores da notícia observaram que florestas estão desaparecendo num ritmo bastante acelerado. Então, sabendo que os satélites podem registrar diversas informações e fotografias, como os satélites têm contribuído para a preservação das florestas?

Para você saber mais:

Brasil vigia desmatamento na Amazônia por satélites

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/12/13/interna_internacional,1012885/brasil-vigia-desmatamento-na-amazonia-por-satelites.shtml

Em três décadas, Brasil perde 71 milhões de hectares de florestas

https://www.gazetaonline.com.br/noticias/ciencia_e_tecnologia/2018/08/em-tres-decadas-brasil-perde-71-milhoes-de-hectares-de-florestas-1014144666.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça a turma para ler o trecho da notícia e identificarem elementos do texto como título, autor, fonte, ano de publicação. Faça perguntas como: Do que trata a notícia? Qual o título da notícia? Onde ocorreu a informação noticiada? Você acha importante o monitoramento que os satélites fazem sobre as florestas? Que informações podemos obter a partir de imagens registradas por satélites em relação às florestas?

Em seguida, divida a turma em quatro equipes e solicite que, a partir da notícia do slide, cada uma delas elabore 4 frases verdadeiras e 4 frases falsas em relação a pergunta exposta, no slide anterior: “Como os satélites têm contribuído para a preservação das florestas?”

Cada frase deverá ser escrita em uma folha de papel A4 ou metade dela. Em folhas separadas, os alunos deverão escrever as palavras “verdadeiro” e “falso” para cada equipe.

Se preferir, você pode imprimir o texto da notícia para os alunos:

http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2011/11/brasil-lidera-monitoramento-de-florestas-tropicais

Para você saber mais:

Amazônia perde por ano 350km² de superfície de água revela estudo com imagens de satélite (publicado pelo Estadão)

https://imazon.org.br/imprensa/amazonia-perde-por-ano-350-km²-de-superficie-de-agua-revela-estudo-com-imagens-de-satelite-publicado-pelo-estadao/

Imagens de satélite da Nasa mostra a gravidade dos incêndios florestais na Columbia Britânica

http://www.jornalnorthnews.com/noticia/929/imagens-de-satelite-da-nasa-mostram-a-gravidade-dos-incendios-florestais-na-columbia-britanica.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com a sala dividida em quatro equipes, faça um rodízio utilizando a pergunta: “Como os satélites têm contribuído para a preservação das florestas?” do slide anterior (problematização) com as frases elaboradas por eles.

Por exemplo, enquanto a equipe 01 apresenta uma de suas frases, as outras três equipes fazem a avaliação, levantando a folha com a palavra “verdadeiro” ou a folha com a palavra “falso”, sinalizando se a resposta da equipe está condizente ou não com as contribuições dos satélites para a preservação e monitoramento do meio ambiente.

Cada equipe apresentará oralmente uma resposta por vez, seguindo um rodízio entre elas.

Para você saber mais:

Satélites exibem fotos da devastação causada pela mudança climática

https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2018072711817474-satelites-exibem-fotos-devastacao-causada-mudanca-climatica/

Inpe usa tecnologia de ponta para monitorar desmatamento e incêndios florestais no Cerrado

http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/salaImprensa/noticias/arquivos/2018/09/Inpe_usa_tecnologia_de_ponta_para_monitorar_desmatamento_e_incendios_florestais_no_Cerrado.html

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