Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, notebook, pincel, papel A4.
Para você saber mais:
Imagem de satélite da Nasa mostra incêndios florestais no Colorado
Monitoramento da Floresta Amazônica brasileira por satélite
Contextos prévios: Satélites, satélites naturais, satélites artificiais, desmatamento, preservação do meio ambiente. O plano de aula GEO5_08UND03 pode ajudar a complementar a aula.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie fazendo a leitura do tema do plano de aula em voz alta ou solicitando a turma que faça a leitura com você. Após isso, pergunte se eles conhecem ou já viram alguma notícia sobre o uso de imagens de satélites para observação de florestas.
Para você saber mais:
Dados de satélite indicam que desmatamento está acelerando no mundo
https://br.reuters.com/article/topNews/idBRKBN0LY27E20150302
ONU e Nasa lançam plataforma para usar satélites no monitoramento de terras e meio ambiente
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Oriente os seus alunos e alunas a lerem o trecho da notícia. Inicialmente, peça que identifiquem informações básicas do gênero textual, como tema abordado, título da notícia, fonte, data e autor. Faça perguntas gerais como: Onde o fato da notícia ocorreu? Do que trata a notícia? Você sabia que era possível utilizar satélites para monitorar e observar florestas pelo mundo?
Link para a notícia completa:
Para você saber mais:
Google Earth
https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/
Monitoramento por satélite identifica desmatamento ilegal de 26 mil hectares em áreas cobertas por nuvens em MT
Problematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Leia a seguinte orientação para a sua turma: Vocês viram na notícia que as imagens de satélites podem ser utilizadas para observar e monitorar florestas. Os pesquisadores da notícia observaram que florestas estão desaparecendo num ritmo bastante acelerado. Então, sabendo que os satélites podem registrar diversas informações e fotografias, como os satélites têm contribuído para a preservação das florestas?
Para você saber mais:
Brasil vigia desmatamento na Amazônia por satélites
Em três décadas, Brasil perde 71 milhões de hectares de florestas
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça a turma para ler o trecho da notícia e identificarem elementos do texto como título, autor, fonte, ano de publicação. Faça perguntas como: Do que trata a notícia? Qual o título da notícia? Onde ocorreu a informação noticiada? Você acha importante o monitoramento que os satélites fazem sobre as florestas? Que informações podemos obter a partir de imagens registradas por satélites em relação às florestas?
Em seguida, divida a turma em quatro equipes e solicite que, a partir da notícia do slide, cada uma delas elabore 4 frases verdadeiras e 4 frases falsas em relação a pergunta exposta, no slide anterior: “Como os satélites têm contribuído para a preservação das florestas?”
Cada frase deverá ser escrita em uma folha de papel A4 ou metade dela. Em folhas separadas, os alunos deverão escrever as palavras “verdadeiro” e “falso” para cada equipe.
Se preferir, você pode imprimir o texto da notícia para os alunos:
Para você saber mais:
Amazônia perde por ano 350km² de superfície de água revela estudo com imagens de satélite (publicado pelo Estadão)
Imagens de satélite da Nasa mostra a gravidade dos incêndios florestais na Columbia Britânica
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Com a sala dividida em quatro equipes, faça um rodízio utilizando a pergunta: “Como os satélites têm contribuído para a preservação das florestas?” do slide anterior (problematização) com as frases elaboradas por eles.
Por exemplo, enquanto a equipe 01 apresenta uma de suas frases, as outras três equipes fazem a avaliação, levantando a folha com a palavra “verdadeiro” ou a folha com a palavra “falso”, sinalizando se a resposta da equipe está condizente ou não com as contribuições dos satélites para a preservação e monitoramento do meio ambiente.
Cada equipe apresentará oralmente uma resposta por vez, seguindo um rodízio entre elas.
Para você saber mais:
Satélites exibem fotos da devastação causada pela mudança climática
Inpe usa tecnologia de ponta para monitorar desmatamento e incêndios florestais no Cerrado